Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Ricky Costabile

Por onde eu começo?

Recommended Posts

Olá, pessoal do iMaster.

Sou apaixonado por games, ainda mais a parte gráfica do jogo, quero fazer carreira na area de arte digital, mas como minha familia não tem dinheiro, não consigo pagar um curso para começar a aprender, isso eu posso ir aprendendo na internet, mas enfim...

Vi que hoje em dia o mercado mobile esta em alta, e gostaria de criar alguns games para poder vender no android market, depois evoluir para os arcades do xbox 360 e seguir carreiras nos studios como EA, Ub,isoft e etc.

MAAAAS, não intendo nada programação 0%, gostaria de saber por onde eu começo mesmo para poder programar para o android, também vi que precisaria de um computador da apple para poder fazer para iOS.

Muita gente fala de integrar o Unity com blender, mas como assim? o que um faz que o outro não?

Meu alvo mesmo é a arte do jogo, não a programação, mas como preciso de dinheiro para fazer o curso e ninguém que eu conheço sabe programar, vou ter que aprender sozinho.

Minhas dúvidas são essas?

Qual linguagem o android usa? o que eu preciso saber e ter para aprender a programar?

Unity faz jogos para android e iOS ou você tem que cria todas as texturas no blender e depois programar?

Qual linguagem é feita nos jogos arcade da microsoft, os desenvolvedores usam o microsft XNA.

Como que um desenvolvedor consegue unir a parte gráfica à programação?

Alguem poderia me dar um aulinha rápida e me dizer que é essas coisas de API e afins que falam?

É possivel criar um jogo para android e iOS ao mesmo tempo na engine Unity?

o que o blender faz que o unity não faz?

Obrigado pessoal, são muitas perguntas, mas são de grander ajuda.

Até mais.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Muita gente fala de integrar o Unity com blender, mas como assim? o que um faz que o outro não?

A grosso modo, dependendo da complexidade, não há como fazer tudo numa única ferramenta.

Por vezes, você precisará usar concorrentes do Blender como o Maya, 3dstudio, etc..

Particularmente utilizo além do Blender, o Maya, AutoCAD e SolidWorks. Os dois últimos são específicos para engenharia e arquitetura mas também são poderosos e muito úteis para animações.

Qual linguagem o android usa? o que eu preciso saber e ter para aprender a programar?

http://forum.imasters.com.br/topic/452241-desenvolver-para-android/

Unity faz jogos para android e iOS ou você tem que cria todas as texturas no blender e depois programar?

Sim, inclusive algumas coisas para XBox.. há hackz que permitem cirar para Wii mas não recomendo.

Claro que há limitações do que pode ser feito.. Depdende muito dos recursos que precisa utilizar. Por isso, por vezes precisará de outros softwares como complemento ou mesmo como base.

http://unity3d.com/support/documentation/Components/terrain-Textures.html

Qual linguagem é feita nos jogos arcade da microsoft, os desenvolvedores usam o microsft XNA.

Alguem poderia me dar um aulinha rápida e me dizer que é essas coisas de API e afins que falam?

obs: perguntas como essas 3 acima, você mesmo pode pesquisar no pois são muito simples e um tanto "off-topic"

se pretende mesmo ingressar na área, deve saber pesquisar..

o que o blender faz que o unity não faz?

Como que um desenvolvedor consegue unir a parte gráfica à programação?

Blender é uma ferramenta de animação e modelação (corpo). Possui uma engine (cérebro), mas ultimamente está desatualizada.

O Unity a parte forte é o mecanismo (game engine), o editor é excelente, documentação é boa e a comunidade no fórum oficial é relativamente forte.

De qualqeur forma, o Unity não faz tudo.. Recomendo que use o Blender para criar os assets e o Unity para fazer o game.

Outra ferramenta que pode ser interesante para o seu caso, considerando que esteja procurando somente freeware, é usar o GIMP para texturas dos modelos do Blender (Blender Models)

procurei responder dentro do contexto principal.. você tem diversas perguntas relacionadas, mas se for responder é inviável responder tudo num post.. vá com calma, aprenda primeiro o que é programação pois você sozinho não vai conseguir fazer tudo.. quando você aprender o básico terá uma percepção do tamanho desse universo onde quer entrar.

A partir daí você terá que decidir onde investir.

Compartilhar este post

Link para o post

entendi, então, os desenvolvedores fazem assim?

exemplo:

Criam o personagem, o mapa, os monstros no blender, importam para o unity, o unity edita o mapa, coloca o personagem, cria a programação, por exemplo, o tanto de vida, o ataque e por ai vai, é assim?

e uma dúvida, eu vejo jogos para tablets, e meio que são desenhos, eles usam que software? ou fazem por vetores os personagem?

Compartilhar este post

Link para o post

Criam o personagem, o mapa, os monstros no blender, importam para o unity, o unity edita o mapa, coloca o personagem, cria a programação, por exemplo, o tanto de vida, o ataque e por ai vai, é assim?

sim.. não necessariamente usando as ferramentas mencionadas..

e uma dúvida, eu vejo jogos para tablets, e meio que são desenhos, eles usam que software? ou fazem por vetores os personagem?

flash, illustrator, adobe after effects e diversos outros editores..

Compartilhar este post

Link para o post

Não tenho dinheiro para comprar um mac e programar para o mesmo e nem dinheiro para comprar a licensa pro unity, intão resolvi começar a aprender a programar para o java.

Uma pergunta: a eclipse ide que é feita para programar para o java pode ser feita no netbeans ide? nessa mesma ide eu consigo criar o jogo inteiro? para criar o jogo só precisa do java ou C# também? quero me especializar em desenvolvimento mobile, adroid é só java e iOS objective C, para criar o game eu teria que programar duas vezes certo? e eu estava vendo, para programar para android, o app precisa se adaptar no cel, tem algum código para isso ou é preciso desenvolver mais de uma, pois vi em um post que seria preciso programar mais de uma vez dependendo do alvo de pessoas.

Compartilhar este post

Link para o post

a eclipse ide que é feita para programar para o java pode ser feita no netbeans ide?

o Eclipse já é uma IDE.. não faz sentido..

O recomendado é usar o Eclipse e pessoalmente também recomendo, pois "90%" dos tutoriais, artigos, vídeos, etc, usam o Eclipse IDE, inclusive a documentação oficial refere-se constantemente ao mesmo, recomendando-o.

para criar o jogo só precisa do java ou C# também?

Depende da IDE que está utilizando.

Eclipe é JAVA.

quero me especializar em desenvolvimento mobile, adroid é só java e iOS objective C, para criar o game eu teria que programar duas vezes certo?

Tem que saber JAVA, Objective-C e C++.

Particularmente tive apenas dificuldade com Objective-c até aprender as sintaxes, a forma de uso, etc.. O JAVA, já programava desde 2001 e C++ desde 1999. Por isso sempre recomendo que jamais fique preso numa única ferramenta. Objective-c usa "sintaxes primitivas". Em muitos aspectos é incômodo de se programar, mas com o tempo acostuma... principalmente quando vierem os resultados financeiros da AppStore ^_^ .

para programar para android, o app precisa se adaptar no cel, tem algum código para isso ou é preciso desenvolver mais de uma, pois vi em um post que seria preciso programar mais de uma vez dependendo do alvo de pessoas.

Exato, tudo começa no alvo, qual o objetivo. A partir daí faz o planejamento e seta as metas de desenvolvimento do trabalho.

num exemplo, suponhamos que você queira fazer um app simples que exiba uma lista tabelada, tem o menu em abas.. super simples mesmo. Esse tipo de app no iOS geralmente fazemos duas versões (iPhone e iPad), inclusive pode usar o mesmo código para ambos. Apenas terá que criar um direcionador de xibs (templates, parte visual) assim como fazemos para direcionar um webiste PC e mobile. A parte visual é separada, tem que criar duas versões.

Dependendo da complexidade do app e dos recursos utilizados (alguns recursos são apenas do iPhone e outros apenas do iPad), terá que desenvolver 2 apps distintos. Enfim, depende do seu target e recursos usados no app.

Recomendo manter o target a partir do 4.1

No Android é mais complicado. Há inúmeras marcas de fabricantes de harware no mercado. Pelo menos 20 fortes no mundo inteiro. É importante não focar-se apenas no mercado regional (nacional) se quiser ter bons retornos do investimento.

Portanto, quando pensar em Android, pense nesses "20". Não significa que terá que criar 20 versões de um mesmo aplicativo.. Faça o modo mais padrão possível para que seja executável em todos eles.. Em alguns a experiência será desagradável, mas enfim, é questão de escolha. Avalie se realmente vale a pena criar tantas versões específicas e se compensa o trabalho.

Recomendo que coloque o target na versão 2.1 (no final desse ano planejo mudar para o 2.3). Mas veja que o Android já está na versão 4.0.. Infelizmente é assim.. tem que manter esse "delay" se quiser pegar um público maior.

Um outro problema para business em apps android é o fato de que como há inúmeros fabricantes de hardware, a quantidade de aparelhos de baixa performance é enorme. Podemos dizer que pelos menos 60% usam aparelhos ruins. Outros 30% de qualidade razoável e apenas 10% usam os aparelhos top de boa performance como o Xperia2 ou os tablets poderosos como o GalaxyTab da Samsung.

O android tem um mercado gigantesco mas é afunilado, disperso e há libertinagem. Enquanto que na AppStore é "pequeno" e restrito, porém altamente lucrativo e menos trabalhoso.

[off-topic] investimento na appstore

Infelizmente um mac é muito caro.

Você pode optar pelos mac-mini mas são horíveis em performance, principalmente se for usar algo pesado como o desenvolvimento de games.

Mas se pretende mesmo lucrar a curto-médio prazo, recomendo que faça investimento no mac. Enxergue como um investimento, não como despesa. Te garanto que simples aplicativos, dependendo do target, geram uma boa renda mensal, pelo menos uns 100 dólares mensal um único app garante mesmo com baíssima demanda.

Para se ter idéia de como é lucrativo na appstore, há games super simples que vendem mais de 3 milhões de cópias em 3 anos ao custo de 1 dólar.

No fechamento fiscal do mês, 30% vai para Apple e outros 10~20% vai para os bancos e operações cambiais, ou seja, você receberá de 50~60% do real valor. No caso de 1 dólar, receberia 50 cents de dólar.

Pegue o caso do game que vendeu 3 milhões de cópias:

3 milhões * 0,50 = 1.500.000,00 (um milhão e quinhentos mil dólares) em 3 anos com um único app! É o mesmo que receber 41.666,00 dólares por mês.. uma boa mesada, não ?

Isso sem contar o InAppPurchase e o iAd que são outras duas formas de se gerar renda dentro dos apps.

No Android MarketPlace infelizmente não se tem o mesmo retorno. O problema é que a pirataria toma conta do Android. Qualquer app pode ser facilmente crackeado e colocado na net. O Android permite instalar apps mesmo fora do MarketPlace, por isso, os usuários preferem não gastar nada se já existe um crack. Não sei dizer ao certo o índice de retorno e comparar com a AppStore, pois nenhum dos dois divulgam publicamente. Há diversos artigos que apontam índices mas são especulativos ou baseados e dados pessoais e na movimentação das ações públicas. Mas o certo, é que na AppStore o lucro é de 300% a 400% mais efetivo, mesmo tendo um marketshare de 15% perante os 41% do Android.

Outro problema é que os apps no Android podem ser copiados para o cartão flash que pode ser compartilhado em outro aparelho e os apps copiados livremente.

Por isso e outros motivos os developers preferem focar na AppStore.

Desculpe o texto longo mas é apenas para ter uma noção do que acontece e analisar o que é conveniente para o seu caso.

Compartilhar este post

Link para o post

certo, vou começar na logica de programação, SQL,JAVA,Objective-C e C++ ou seria bom começa pelo c++? e assim, com a evolução das versões do android, é acrescentado novos codigos? a IDE Eclipse ja fica integrado na android sdk certo?

Compartilhar este post

Link para o post

pelo que entendi você quer começar pelo Android, certo?

então comece por aqui:

estude também a documentação oficial:

http://developer.android.com/

pelo que entendi você quer começar pelo Android, certo?

então comece por aqui:

estude também a documentação oficial:

http://developer.android.com/

obs: quanto ao c++, não é obrigatório, mas caso queira se aprofundar, criar suas próprias librarys e fraweworks, é bom ter conhecimento.

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, é possível, porém alguns plugins ou librarys que são específicas para outras plataformas como o Windows, tal como há também plugins e librarys específicas para o OSX.

Mas quanto a isso não precisa se preocupar, pois são coisas bem específicas mesmo.

Experimente ler ao menos a parte básica da documentação e não terá mais esse tipo de dúvida...

Compartilhar este post

Link para o post

Não tenho nenhuma sugestão técnica ou solução mágica, apenas uma dica... procure uma boa parceria que seja motivado como você.

Compartilhar este post

Link para o post

e por exemplo, é possivel você gravar tudo oq acontece no jogo na database? por exemplo, quantos tiros lançados e etc...

Como o sql do android é sqlite, eu tenho aue baixar esse programa certo? e os servidores trabalham com essa database?

para desenvolver para android, é preciso saber Java,XML e SQL certo?

Compartilhar este post

Link para o post
Como o sql do android é sqlite, eu tenho aue baixar esse programa certo? e os servidores trabalham com essa database?

Não há servidor.. os aplicativos rodam no próprio aparelho.. o SQLite está no próprio Android...

Não é um ambiente web tipo PHP, servidor de hospedagem, FTP, etc...

para desenvolver para android, é preciso saber Java,XML e SQL certo?

somente JAVA é o suficiente para criar aplicativos, pois nem todo tipo de app necessita do uso de xml, sqlite, etc..

obs: veja última frase no post #10...

Compartilhar este post

Link para o post

Ricky, eu penso da seguinte maneira.

Você não é programador, mas gosta da parte artística do jogo. Então vamos simplificar a coisa.

Android e IPhone tem ambiente de desenvolvimento diferentes. Um é Java e outro é Objective-C. Se você não tem nenhuma experiência com programação (é o que parece), vai bater muito, mas MUITO mesmo a cabeça até conseguir fazer algum coisa que, de longe, se pareça com um jogo. Mas não desanime, vou te mostar algumas alternativas.

O ideal é se concentrar ou no Android ou no IPhone. Como você não tem Mac, a escolha é óbvia: vá de Android.

Java é uma linguagem bastante complexa para que não manja nada e você vai se perder completamente na documentação da API do Android.

Existem alguns frameworks ótimos e muito mais simples para criação de jogos. Se você conseguir uma graninha, vá de Corona SDK da Ansca Mobile. É extremamente simples, simples mesmo, uma vez que utiliza uma linguagem de script (LUA) com sintaxe muito fácil de aprender. A liguagem LUA foi desenvolvida no Brasil... Ele tem um ótimo emulador para testar em android e ios. Tem vários exemplos e uma comunidade meia boca. Mas é uma opção fantástica.

Bom se você é quebrado como eu. Procure pelo MOAI framework. Também é baseado na linguagem LUA e é totalmente grátis, mas tem uma API um pouquinho mais complexa que o Corona, ainda não tem nenuma IDE e um emulador meio complexo, mas compensa por ser grátis. Vale a pena tentar.

Enfim, Unity é fantástico, mas tem conceito complicados para quem está começando. Dá um pouco de dor de cabeça na hora de importar os modelos 3D, textura e animação. E apesar de exportar para Android e IOS, você vai precisar desembolsar 1500 dólares para publicar nestes ambientes. Ah, para você conseguir compilar seu jogo para IOS no Unity, também precisa de um Mac. Mai$ dinheiro.

A lição é: comece simples. Não tente fazer um FPS ou um MMO logo de cara. Não vai conseguir. É fato! Procure fazer algo simples, 2d e vá aprendendo.

Abraço.

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.