Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Kaue Machado

Iniciando no mundo do PHP, primeiro sistema.

Recommended Posts

#14

:seta:

deixe que o cliente decida e oriente pelo lado mais prático, porque se você decidir por conta própria, e ocorrer que o cliente fiqeu insatisfeito, toda a responsabilidade cairá sobre os seus ombros.

 

Em negrito, é uma condicional. Quer dizer que você deve oferecer as opções ao cliente mas logicamente dê mais ênfase àquilo que pretende negociar.

 

Se prefere desenvolver, dê mais ênfase e guie o cliente para esse lado.

 

O que aconselho é que faça isso para evitar ter problemas futuros.

Outros profissionais criticarão o seu trabalho. Se estiver mal feito as críticas poderão te queimar perante o cliente. Ou seja, perde-se credibilidade. Pode não acontecer logo em seguida, isso pode vir a curto-médio prazo.

 

Por isso, deixe tudo bem claro. Obviamente, para clientes leigos, deixe oculta a parte técnica. Mantenha o "foco do discurso", na parte visual e prática mas deixe claro também que há a parte técnica na qual o cliente , se tiver interesse, poderá consultar.

 

O cliente, por mais leigo que seja, um dia vai consultar outras empresas e profissionais ou mesmo buscar por conta própria. Se o seu aplicativo não for suficientemente compatível ou melhor que os concorrentes, isso também lhe queimará.

 

Para entender na prática, veja 2 orçamentos simplórios:

(sem intuito pejorativo)

 

orçamento 1

1. quanto custa instalar um wordpress ?

50 reais ?

2. desenvolvimento e instalação do layout personalizado

2 mil reais (profissional, de alto nível)

 

prazo: 15 a 30 dias

total (preço de custo): 2.050,00

Está bem em conta.. mesmo para um layout caro..

 

 

orçamento 2

1. quanto custa desenvolver do zero ?

15 dias x 8 horas/dia x 18 reais/hora = 1.800,00 reais

Veja aqui.. tem apenas 15 dias para fazer algo tão bom quanto wordpress que é gratuito e o preço tem que ser tão acessível quanto. Podemos dizer que você já sai numa desvantagem mínima de 1.750,00 reais. Pense nisso... e olha que o valor/hora está também muito baixo.

 

2. desenvolvimento e instalação do layout personalizado

2 mil reais (profissional, de alto nível)

O que pode acontecer é você acabar optando por um design mais "enxuto" (amador). Por 500 reais consegue fazer, mas não terá o mesmo brilho.

 

prazo: 15 a 30 dias

total (preço de custo): 3.800,00

Quase o dobro do orçamento anterior, não possui a qualidade de um sistema maduro como o wordpress.

 

Qualquer outro profissional que olhar isso vai "cair em cima"... Pode ter certeza.. vão querer tirar o serviço da sua mão e não será difícil.

 

 

 

Enfim.. é apenas um meio de precaução. Não quer dizer que deve seguir isso dessa forma. Aplique o que for conveniente para o seu caso e esteja ciente dos riscos.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

alem do q ja citei? procure por session, cookie, roubo de recurso, roubo de sessao, sql injection, xss (cross site script - nao confundao com rss)...seguranca eh algo extremamente grande....mas de uma estudada no q ja citei...depois darei o pulo do gato..

 

so citando o q o hinom disse, o wordpress eh maduro, como assim?

 

hj cerca de 59% dos sites mundiais sao feitos em php, 21% sao feitos em wordpress, 14% em joomla,

 

por ser um sistema distribuido, ou seja, dado a kem kiser utilizar, ja tem suas protecoes de seguranca...veja o quanto você tera q aprender para um projeto, se fosse ao longo de um periodo, mas para um projeto, eh perda de tempo...fora q alem de projetar, programar, ainda tera q testar...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

tenho msm situação que você e fiz meu sistema do zero....

 

levo tempo- ainda não ta pronto! ja ta vendido e vo pega meu mensal numa boa.. ^^

 

Aprendizagem que você adquir não tem preço...

 

meu sistema base ta pronto.. Continua meus estudos e melhora ele a cada dia..

ja tenho um novo projeto.. minha base ja ta pronta.. sei onde ta cada linha d codigo

 

MEu filinho ta evoluindo kkkkkkkk.....

 

 

um Wordpress e joomla da vida vai te deixa acomodado.. e você não vai aprender nada..

 

c seu cliente te deu tempo pra desenvolve...ESTUDE E DESENVOLVA...

 

obs. eu rachei o bico desse video q o shini mostro no topico kkkkk...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

tenho msm situação que você e fiz meu sistema do zero....

 

levo tempo- ainda não ta pronto! ja ta vendido e vo pega meu mensal numa boa.. ^^

 

Aprendizagem que você adquir não tem preço...

 

meu sistema base ta pronto.. Continua meus estudos e melhora ele a cada dia..

ja tenho um novo projeto.. minha base ja ta pronta.. sei onde ta cada linha d codigo

 

MEu filinho ta evoluindo kkkkkkkk.....

 

 

um Wordpress e joomla da vida vai te deixa acomodado.. e você não vai aprender nada..

 

c seu cliente te deu tempo pra desenvolve...ESTUDE E DESENVOLVA...

5% dos clientes sao um tempo razoavel, 95% nao dao tempo...tenho 6 anos neste ramo, sei bem o q falo...

 

como eu disse admiro q tenhas vontade de aprender, so digo q pra agora você nao vai aprender por osmose...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
1-analisde de requisitos (funcionalidades - mas nao como ira ser feitas)

2- modelagem de dados ( os dadoq precisara)

3- modelagem do banco de dados (como os dados se relacionarao no banco - se for usar mysql_aconselho a usar mysql workbench)

4- php - procure funcoes mysqli_*, sessions, arrays

5- html e css

6 javascript...

7- uml (uma linguagem para documentacao de sistema - bem simples)

 

Para o segundo e terceiro item desta lista recomendo este curso gratuito:

http://www.softblue.com.br/site/curso/id/3/CURSO+SQL+COMPLETO+BASICO+AO+AVANCADO+ON+LINE+BD03

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Para o segundo e terceiro item desta lista recomendo este curso gratuito:

http://www.softblue.com.br/site/curso/id/3/CURSO+SQL+COMPLETO+BASICO+AO+AVANCADO+ON+LINE+BD03

espero q o curso seja melhor o livro de postgres do cara........q basicamente é uma tradução da documentação...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Para o segundo e terceiro item desta lista recomendo este curso gratuito:

http://www.softblue....DO+ON+LINE+BD03

 

modelagem de dados nao tem nada a haver com SQL ou banco de dados e sin engenharia de software, assim como analise de requisitos tem a haver com analise de sistema...

 

a modelagem de dados segue os documentos de DFD e DER...

 

podelagem de banco de dados nao tem nada a haver com sql...e sim como obter a melhor performance do banco, como progrma-lo pra aki, SQL eh apenas uma linguagem de banco de dados e nao conjunto de tecnicas...

 

Structured Query Language...linguagem de consulta estruturada...ela nao t ensina em q casos fazer chave estrangeira ou composta, ou mesmo programar um trigger ou procedure...

 

tanto eh q as duas modelagens eu pus em topicos separados um do outro...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Structured Query Language...linguagem de consulta estruturada...ela nao t ensina em q casos fazer chave estrangeira ou composta, ou mesmo programar um trigger ou procedure...

 

Pode ser, mas no curso ensina.

 

Quanto a modelagem de dados só sei o que tenho pesquisado, só irei estudar engenharia do software neste semestre

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Pode ser, mas no curso ensina.

 

Quanto a modelagem de dados só sei o que tenho pesquisado, só irei estudar engenharia do software neste semestre

 

Você nem aprende modelagem de dados na disciplina de eng. de software, pelo menos não nos lugares que conheço.

No meu curso, tem uma disciplina exclusiva para bancos de dados, na verdade, duas, uma em que aprendemos o Modelo Entidade-Relacionamento, Mapeamento Relacional, SQL básico e outros conceitos, e outra onde aprendemos SQL na prática.

 

E só pra deixar minha opinião: CMS amarra demais o programador, você tem que fazer do jeito dele, e esse jeito nem sempre é o melhor, nem sempre é o mais intuitivo, nem sempre é flexível o bastante.

 

É claro que é muito mais simples aprender a usar o CMS do que aprender o necessário para desenvolver um projeto de "médio/grande porte", aí o que vale é a urgência da coisa.

Eu nunca utilizei CMS pois sempre tomei o cuidado de nunca pegar projetos acima do meu nível de conhecimento, mas tem gente que gosta de desafios. O problema é você não dar conta, entregar uma coisa totalmente mal feita e ficar "queimado" com o cliente.

 

Dizem que vergonha é roubar e não dar conta de carregar, eu já digo que vergonha é ser contratado e não dar conta de desenvolver...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

E só pra deixar minha opinião: CMS amarra demais o programador, você tem que fazer do jeito dele, e esse jeito nem sempre é o melhor, nem sempre é o mais intuitivo, nem sempre é flexível o bastante.

 

Eu já tive esse ponto de vista, hoje eu não concordo mais com isso.

 

Como eu disse, o PayPal X Brasil é todo em WP e o fórum é um IPB, ambos plataformas prontas. Os limites do desenvolvedor estão no seu conhecimento da ferramenta, não na ferramenta em si.

 

Se você conhece PHP e conhece a plataforma, seja ela um Magento, IPB, WP ou qualquer que seja, você conseguirá fazer qualquer coisa dentro dos seus limites, que podem ser diferentes dos limites de outros desenvolvedores.

 

;)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Você nem aprende modelagem de dados na disciplina de eng. de software, pelo menos não nos lugares que conheço.

No meu curso, tem uma disciplina exclusiva para bancos de dados, na verdade, duas, uma em que aprendemos o Modelo Entidade-Relacionamento, Mapeamento Relacional, SQL básico e outros conceitos, e outra onde aprendemos SQL na prática.

 

E só pra deixar minha opinião: CMS amarra demais o programador, você tem que fazer do jeito dele, e esse jeito nem sempre é o melhor, nem sempre é o mais intuitivo, nem sempre é flexível o bastante.

 

É claro que é muito mais simples aprender a usar o CMS do que aprender o necessário para desenvolver um projeto de "médio/grande porte", aí o que vale é a urgência da coisa.

Eu nunca utilizei CMS pois sempre tomei o cuidado de nunca pegar projetos acima do meu nível de conhecimento, mas tem gente que gosta de desafios. O problema é você não dar conta, entregar uma coisa totalmente mal feita e ficar "queimado" com o cliente.

 

Dizem que vergonha é roubar e não dar conta de carregar, eu já digo que vergonha é ser contratado e não dar conta de desenvolver...

 

no meu curso tb eh assim, banco de dados I e II, eng de software, analise de sistemas I (analise estruturada) e II (analise OO)...

 

CMS amarra demais o programador, você tem que fazer do jeito dele, e esse jeito nem sempre é o melhor, nem sempre é o mais intuitivo, nem sempre é flexível o bastante.

 

discordo, com o joomla magento ipb phpbb pode ser, mas wordpress apendar de ter as manias dele, tem uma alta flexibilidade, basta procurar no portal os artigos sobre custom post ype...

 

eu já digo que vergonha é ser contratado e não dar conta de desenvolver...

 

concordo...

 

veja este site

 

www.batman-3d.de

 

reiterando, veja esta lista...

 

nao limitou o design em nada, e foi feito no wordpress...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Como eu disse antes, concordo com o João quanto ao Wordpress, ele te da sim uma liberdade incrível no design, se você souber usa-lo (eu honestamente não sei). Acho que é legal usa-lo em projetos com grande quantidade de notícias, notícias diárias ou ao menos dia sim dia não. Já pra projetos em que o sistema vai além das notícias, acho que o ideal é algo feito a mão.

 

Mas também concordo com o Henrique, CMS´s em geral te prendem demais aos seus próprios padrões estruturais, alguns que posso citar nesse caso são Joomla! e Drupal, mas existem muitos outros.

 

Mas por experiência própria, por ter trabalhado tantos anos com Joomla! e depois passar pro desenvolvimento no bloco de notas, posso dizer com certeza que nada te da mais liberdade e experiência do que o desenvolvimento a partir do 0.

 

Além do mais, acho que o profissional depois de um tempo ganha uma certa proficiência, a ponto da diferença no tempo de desenvolvimento em relação a um CMS não ser tão grande, não posso afirmar com certeza em relação a programação php, mas ao menos com HTML/CSS/Javascript/jQuery foi assim pra mim, hoje pra eu desenvolver um projeto com 10 páginas gasto menos tempo desenvolvendo no bloco de notas do que gastava com Joomla!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Como eu disse antes, concordo com o João quanto ao Wordpress, ele te da sim uma liberdade incrível no design, se você souber usa-lo (eu honestamente não sei). Acho que é legal usa-lo em projetos com grande quantidade de notícias, notícias diárias ou ao menos dia sim dia não. Já pra projetos em que o sistema vai além das notícias, acho que o ideal é algo feito a mão.

 

concordo com você, mas como foi dito antes tudo depende de sua imaginacao...eu aconselhei 3x, e aconselho mais uma vez, procure por custom post type do wordpress pra você ver o nivel de persolinalizacao do wordpress, o joomla, limita sim de certa forma, mas o wordpress nao...de ao menos uma lida em algum tutorial, ou na documentacao dele, vera q nao vai perder 5min, vai ganhar...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Meus queridos, acho que o grande entrave pra quem não defende o uso de CMS's é um treco chamado curva de aprendizado.

 

Vejam, o Kauã já vai ter que se aprofundar na linguagem, rotinas, fluxos, controles de fluxo, condicionais, loops, acesso a banco, requisições, consultas, enfim.

 

Paralelo a isso, o uso de um CMS vai, primeiramente te obrigar a consultar a API do mesmo quase que o tempo inteiro. Depois, você tem que adaptar o que, explicitamente, você faria de maneira livre leve e solta se fizesse do zero à mesma API que você já estaria de saco cheio de consultar o tempo todo pra montar o layout.

 

Mas então o que CMS's e Frameworks têm a seu favor que fazem com que sejam tão amplamente utilizados?

 

Sem querer questionar a veracidade dos fatos, mas se é mesmo verdade que o Kauã passou anos fazendo markup pra Joomla, ele tira um template Wordpress, ainda mais defendendo tanto que seja simples, com um pé nas costas.

 

É possível se ajustar, escolher o quanto de tempo vai ser dispensado aprendendo a linguagem e quanto aprendendo o CMS. Se eu não quiser saber como é feita a comunicação com o DB, eu simplesmente uso a API do CMS e pronto, mais pra frente, num outro projeto eu estudo a respeito.

 

É a realidade que mostrada no vídeo, tenho contato com um designer que diz que adoraria saber programar, mas não sabe PHP. Ele faz layouts fantásticos, pra Wordpress. Como que não sabe PHP?? Mas o nível dosado de linguagem foi apenas o necessário para usar a API do CMS.

 

Com um CMS/Framework, você tem esse equilíbrio: o quanto eu quero aprender da linguagem???

 

Como já foi defendido, Wordpress está há anos no mercado, é uma plataforma que, apesar de open source, vale milhões de dólares, é mantida pela comunidade e material não falta, tanto pago quanto de graça.

 

Independente do porte da aplicação, se é para uso profissional, sugiro que utilize uma ferramenta consolidada, e deixe para fazer experiências com o seu material de estudo.

 

Não vou me alongar mais nesse post para não perder o foco novamente.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Independente do porte da aplicação, se é para uso profissional, sugiro que utilize uma ferramenta consolidada, e deixe para fazer experiências com o seu material de estudo.

 

:clap: eh ae q keremos chegar...se ele tem duvidas de como fazer significa q fazer na mao ainda encontra-se inseguro, por isso a sugestao de um cms...independente de fazer na mao ou usar cms/fw, sempre tera curva de aprendizado, ainda mais falando de seguranca de sistema...o ponto focal eh custo x beneficio...no caso dele tempo, os clientes sempre pedem 2 unicas coisas: prazo (tempo) e custo, nada de coisa tecnica, isso da sono ao cliente, e o cliente gosta de emocao e aventura, logo, ele deseja usar o seu sistema logo ...

 

PS sobre o video eu ja o tinha visto, mas algo curioso passou pela minha cabeça, ele fala q nao consegue aprender php, mas nao fala se aprendeu outras linguagens, ate mesmo javascript, muitos designers q conheco gostam de javascript....o video da a sensacao de alguem kerer denegrir a imagem do php, ja conheco um monte de gente q fala mal, nao leva em consideracoes as estatisticas...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Concordo com tudo o que você disse Evandro, mas no meu caso, como venho dizendo, eu não tenho a necessidade de um sistema, o cliente também não o pediu, mas estou com o prazo folgado, já terminei quase tudo, por isso vou fazer essa experiência para aprender um pouco de Php, honesta e objetivamente, não menosprezando qualquer CMS, não vou utilizar Wordpress no momento porque não quero aprender Wordpress, quero aprender PHP a fundo e esse vai ser um início.

 

Resumindo, posso entregar o projeto hoje, muito antes do fim do prazo, com as notícias sendo inseridas por includes, mas vou usar esse tempo pra desenvolver um sistema de notícias simples e aprender com ele. Não tem porque eu usar Wordpress agora se o que quero aprender agora é PHP.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Concordo com tudo o que você disse Evandro, mas no meu caso, como venho dizendo, eu não tenho a necessidade de um sistema, o cliente também não o pediu, mas estou com o prazo folgado, já terminei quase tudo, por isso vou fazer essa experiência para aprender um pouco de Php, honesta e objetivamente, não menosprezando qualquer CMS, não vou utilizar Wordpress no momento porque não quero aprender Wordpress, quero aprender PHP a fundo e esse vai ser um início.

 

Resumindo, posso entregar o projeto hoje, muito antes do fim do prazo, com as notícias sendo inseridas por includes, mas vou usar esse tempo pra desenvolver um sistema de notícias simples e aprender com ele. Não tem porque eu usar Wordpress agora se o que quero aprender agora é PHP.

 

bom, se esta com o prazo folgado, entao eu retiro minhas palavras, e concordo com você em refazer o sistema utilizando tudo o q a linguagem oferece...e claro, aprender mais...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

veja esse video...

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk...... nem tudo na vida é como queremos... já passei por isso, agora estou a passos curtos, mas ja sei muita coisa... é horrivel nao saber e muito menos nao entender as coisas...kkk

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.