Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

junaooaks

criar layout

Recommended Posts

ola pessoal

tenho um site, em toda pagina que eu crio eu tenho que colocar o menu e as pagina o cabeçario e o mesmo em toda a pagina

nao tem como eu criar um layout que nao mude e somente carregar a pagina dentro daquela area de acordo com o que o menu chamar.

tipo:

cabeçario

home | produto | contato

conteudo menu

neste conteudo menu quando clicar em produto aparece os produtos sem ficar carregando novamente o cabeçario menu rodape

deu pra entender a sem criar iframe

tem como fazer isto um layout pronto e o que carrega e o conteudo e nao layout

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tem, se você quer criar um website com apenas uma página que se monta de acordo com valores passados através de Links você deverá utilizar uma linguagem de programação serve-side como PHP, Java, Asp etc. Se você quer que o website não se atualize todo, mas apenas uma parte dele precisará usar AJAX, que não é uma linguagem, mas um método de uso de client-side e serve-side.

Compartilhar este post

Link para o post

eu programo com php

so nao tenho a logica de como fazer isto

seria tipo fazendo comparação e isando include ou require ?

tipo

<?php 
if(home=home){include(home.php);}
?>

assim

ai eu teria que colocar os menu dentro de <form

tem como posta algo ai pra nos?

Compartilhar este post

Link para o post

Diéssica colocou um link sobre o assunto, mas dando mais um detalhe.

Seria basicamente includes

<html>
<head></head>
<body>
<div id="cabecalho"><?php include 'cabecalho.php' ?></div>
<div id="menu"><?php include 'cabecalho.php' ?></div>
<div id="conteudo"><?php include 'depende.php' ?></div>
<div id="rodape"><?php include 'cabecalho.php' ?></div>
</body>
</html>

O include da parte que muda, nesse exemplo apenas no conteudo, é de acordo com o valor do parametro passado, eu uso GET e tenho uma classe que pega esse GET e valida numa espécie de whitelist e retorna o caminho do include. É preferível fazer tratamento dos valores para alguém não colocar um valor de link externo no seu GET e mandar carregar a página e o servidor pegar desse include um script malicioso, tipo:

www.seusite.com.br/pg=www.siteexterno.com.br/scriptmalicioso.php

Dai acaba fazendo um include do que você não quer. Por isso uso whitelist de valores GET, mas a forma depende da necessidade do website.

Compartilhar este post

Link para o post

O include da parte que muda, nesse exemplo apenas no conteudo, é de acordo com o valor do parametro passado, eu uso GET e tenho uma classe que pega esse GET e valida numa espécie de whitelist e retorna o caminho do include. É preferível fazer tratamento dos valores para alguém não colocar um valor de link externo no seu GET e mandar carregar a página e o servidor pegar desse include um script malicioso, tipo:

www.seusite.com.br/pg=www.siteexterno.com.br/scriptmalicioso.php

Dai acaba fazendo um include do que você não quer. Por isso uso whitelist de valores GET, mas a forma depende da necessidade do website.

:clap:

Utilizar URLs amigáveis também é uma boa.

Compartilhar este post

Link para o post

:clap:

Utilizar URLs amigáveis também é uma boa.

pega leve, hahahahahah

vamos começando devagarzinho e sugira como leitura adicional.

Compartilhar este post

Link para o post

pega leve, hahahahahah

pior, hehehe percebi também depois que postei

mas nunca é cedo =p

Compartilhar este post

Link para o post

pega leve, hahahahahah

Não é pegar leve, oras. URL's amigáveis não são nada monstruosas. Uma tarde de leitura e dá sim pra botar em prática.

Compartilhar este post

Link para o post

Não é pegar leve, oras. URL's amigáveis não são nada monstruosas. Uma tarde de leitura e dá sim pra botar em prática.

Depende, com PHP ou direto no servidor??

O quanto ele manja de expressões regulares??

Qual é o servidor que ele usa pra desenvolver? Apache, Nginx, Lighttp, Abyss? E em produção?

Se for Apache, qual o nível de domínio que ele tem sobre .htaccess? Sabe habilitar? Conhece a sintaxe? Sabe habilitar o rewrite_module se for necessário?

Se o servidor de produção for Nginx, ele tem acesso à edição de qualquer arquivo de configurações??

Enfim, como isso já não faz mais parte da dúvida inicial, não vou ficar me alongando.

Compartilhar este post

Link para o post

Depende, com PHP ou direto no servidor??

Qual é o servidor que ele usa pra desenvolver? Apache, Nginx, Lighttp, Abyss? E em produção?

Se for Apache, qual o nível de domínio que ele tem sobre .htaccess? Sabe habilitar? Conhece a sintaxe? Sabe habilitar o rewrite_module se for necessário?

Se o servidor de produção for Nginx, ele tem acesso à edição de qualquer arquivo de configurações??

Enfim, como isso já não faz mais parte da dúvida inicial, não vou ficar me alongando.

Não vamos forçar. Considerando que o cara tenha Apache, o maior dos problemas seria habilitar o rewrite_module, que não é nada misterioso.

A partir daí, URL amigável é fácil.

Compartilhar este post

Link para o post

A partir daí, URL amigável é fácil.

Não é querer forçar Guilherme. Entender expressões regulares é importante pra tratar as URLs.

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.