Detonador PHP 1 Denunciar post Postado Março 8, 2012 Olá pessoal. Estou tetando largar o desenvolvimento com tabelas para partir para TableLess e HTML5. Mas minha principal preocupação é a correta estruturação dois códigos HTML e CSS. Abandonar as tabelas não é o mais difícil, mas sim, saber quando e onde usar Divs. Tenho medo de inserir div em todo o site e deixá-lo ainda mais bagunçado. Alguém saberia me informar onde posso conseguir um curso completo de Tableless, onde eu aprenda além de trabalhar com ele, aprenda a estruturar de forma correta toda a codificação? Sei que aqui não cabe esta pergunta, mas já deixo no ar (admin, não me move! hehe) Isso serve também para desenvolvimento de códigos Javascript. As vezes sinto que meu código e desorganizado e sujo. Por isso conto com vocês. Grande abraço. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
NetBoy16 72 Denunciar post Postado Março 8, 2012 Cara, no comeco você tem que meta a cara a tapa mesmo, se você errar da nada, corrije, as vezes aprendemos errando. Vou te dar uma dica, div você tem que usar principalmente em partes que vao constituir seu layout, mas div tb pdoe ser usado para outros propósitos, visto que nao possui uma semantica. Vamos supor que eu queira montar um simples site com topo, conteudo e rodape, nesse caso eu usaria 3 divs, uma pro topo, outra pro conteudo e outra pro rodape. Quanto ao curso, eu conheco um excelente site, que você pode aprender de graca, varios artigos, esse aqui É isso, bons estudos :thumbsup: Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
William Bruno 1501 Denunciar post Postado Março 8, 2012 Oi @Detonator, Tenho 3 artigos que acredito que lhe ajudarão: http://wbruno.com.br/2011/10/10/como-iniciar-um-recorte-tableless-comece/ http://wbruno.com.br/2011/10/18/como-iniciar-um-recorte-tableless-ensinando-pensar/ e http://wbruno.com.br/2011/05/17/nem-so-de-div-vive-um-desenvolvedor-frontend/ Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Evandro Oliveira 331 Denunciar post Postado Março 8, 2012 Não tem como lhe dizer. Varia entre os layouts. O mais comum que aparece por aqui é composto de cabeçalho / coluna | coluna | coluna / rodapé. Cada elemento descrito é uma DIV. Em HTML5 varia. Apesar de termos HEADER e FOOTER bem definidos, há muita discussão sobre quando utilizar ARTICLE, SECTION e DIV. O que eu recomendo é que você leia a especificação e entenda pra qual motivo cada TAG foi designada. Assim saberá quando utilizar todas de maneira correta. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Marcos Xavier 189 Denunciar post Postado Março 8, 2012 Nesse site tem alguns posts sobre tableless Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Diéssica 140 Denunciar post Postado Março 8, 2012 Abandonar as tabelas não é o mais difícil, mas sim, saber quando e onde usar Divs. Aí já estamos entrando em semântica. Tu vai ler muito isso ainda no tableless :thumbsup: Olha esse trecho da página do Wikipédia: Tableless é uma forma de desenvolvimento de sites que não utiliza tabelas para disposição de conteúdo na página sugerido pela W3C [1], pois defende que os códigos HTML deveriam ser usados para o propósito que foram criados, sendo que tabelas foram criadas para exibir dados tabulares. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Michard Medeiros 0 Denunciar post Postado Março 10, 2012 A última postagem do amigo ja resume. De acordo com o Wikipedia: tabela só pra exibir conteúdo de tabela. ksksks Ou seja, se você for mostrar tabela no site, coloca elas. As div's são basicamente caixas, onde você poderá controlar tamanho-posicionamento-características e demais valores. Pense como blocos flutuantes que são. No projeto de sites, organize essas zonas, que são as divs, e depois leia, e muito, assista vídeo aula, e no final vai aparecer fácil. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Detonador PHP 1 Denunciar post Postado Março 11, 2012 beleza... usar tabelas apenas para dados tabulares. Mas e se eu quiser fazer um efeito de drag drop com jquery. Acho que estes tipos de efeitos só podem ser feitos com DIVs e não em tabelas, pelo que sei pelo menos. Por isso pergunto... agente nunca deve usar div para tabelas também, ou não há problema em montar uma tabela usando Divs também? Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Diéssica 140 Denunciar post Postado Março 11, 2012 Por isso pergunto... agente nunca deve usar div para tabelas também, ou não há problema em montar uma tabela usando Divs também? Por qual motivo tu faria isso? Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Detonador PHP 1 Denunciar post Postado Março 12, 2012 Não sei confere... mas efeitos como Drag and Drop acho que funcionam apenas com DIVs e não em tabelas. Dai não sei se vale apenas contruir uma tabela toda com divs ou se existe sim uma alternativa para este caso. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Vinicius Ianni 189 Denunciar post Postado Março 12, 2012 Tabela é para dados tabulares, por exemplo, uma listagem de paises e seu pib no ultimo trimestre, comparação de preços da cesta básica em dois ou mais supermercados existentes na cidade ou bairro, variação de preços de materiais escolares em lojas de uma mesma cidade ou em sites que vendem esses produtos, etc... Como já foi dito, div pode e deve ser usada para a estruturação do layout, até mesmo a paginação de produtos de uma loja virtual onde se exibe normalmente de 3 a 5 produtos por linha, com 4 a 10 linhas por página por exemplo, é feito usando div atualmente. Outro problema apontado há muito tempo, é em "encapsular" todo o conteudo de um site ou boa parte dele numa tabela. A tabela só é exibida depois que todo o seu conteudo estiver carregado pelo navegador, se dentro dessa tabela tiver muitas imagens e demais dados, eles só serão exibidos depois de carregados e esse é um dos pontos que podem causar a demora de um site apresentar os dados daquela página. Preferencialmente, use tabelas apenas para aquilo que elas foram criadas, que é apresentar dados tabulares. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites