NetBoy16 72 Denunciar post Postado Março 12, 2012 Fala pessoal, beleza, eu to usando o ubuntu 11.10 aqui no meu notebook, primeira vez usando linux, achei muito bonito e funcional, mas oque tá me dificultando é a instalacao de programas, eu sei eu sei, tem o CPU, mas lá nao tem todos os aplicativos, tipo, no windows geralmente é assim: accept->next->next->install, já no ubuntu tem que digita uma série de comandos, eu tento e só dá comando inválido, provalmente porque estou fazendo algo de errado, mas enfim, gostaria de saber se tem alguma distro na qual basta apenas eu clica 2x ou 1x no arquivo, fazer o processo pré instalacao(tipo aquele do windows que falei ali) e instalar, tem ? Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Vinicius Ianni 189 Denunciar post Postado Março 12, 2012 Pela central de programas do ubuntu, voce nao digita comando nenhum, o máximo que terá de fazer é digitar a senha do root (administrador) que é definida na instalação. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Prog 183 Denunciar post Postado Março 12, 2012 Que programa quer instalar? Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
NetBoy16 72 Denunciar post Postado Março 12, 2012 sim, mas é como eu falei, o cpu nao tem TODOS os programas, eu quero instalar o xampp, netbeans, e futuramente outros programas, mas é chato ter que ficar digitando uma série de comandos pra cada instalação, n tem uma distro que tem a instalação estil iwindows ou mac ? Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Vinicius Ianni 189 Denunciar post Postado Março 12, 2012 xampp é apache, mysql, php e phpmyadmin, instale-os separadamante. netbeans tem, e com opções de plugins e complementos em pacotes separados, bastando assim, instalar os plugins que julgar apropriados para ti. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
NetBoy16 72 Denunciar post Postado Março 13, 2012 sim, to ligado, já me falaram, mas é complicado sempre que eu precisar instalar um programa que nao tem no cpu ficar digitando uma série de comandos que nem sempre vou saber :( , nao tem um jeito mais fácil, tipo um programa gerenciador de pacotes, installer ou alguma distro do jeito que eu falei? Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Prog 183 Denunciar post Postado Março 13, 2012 Sobre instalação de programas, quase todas as opções disponíveis você encontra pela Central de Programas do Ubuntu, basta pesquisar, escolher e clicar em instalar (isto também inclui servidores como Apache, MySQL e PostgreSQL). Para usar o Xampp no Linux (eu nunca usei), possivelmente você vai precisar acessar o Terminal. Para o caso do Netbeans, pode baixar no site oficial. Apenas uma observação, para executar programas no Linux é necessário dar permissão apropriada no arquivo. É possível fazê-lo pelo Nautilus (navegador de arquivos da interface gráfica) sem problemas. A instalação será no estilo "next, next, finish". Para o que você quer fazer, fatalmente será necessário aprender alguns comandos do bash (interpretador de comandos default do Linux). A maioria das literaturas (tutoriais e livros) será apresentado um procedimento por linha de comando, isto pelo fato do Linux ser muito utilizado em ambientes de produção como servidor, nestes ambientes, muitas vezes, não há interface gráfica instalada. Ah, mas isso é muito complicado, no Windows eu fazia tudo sem abrir o terminal! Poisé, entendendo o que acontece no terminal, você será capaz de fazer qualquer procedimento pela interface gráfica. Todos os sistemas operacionais são diferentes, tecnicamente falando ou em filosofias. As pessoas até gostam de ficar comparando, mas isto muitas vezes não leva a conclusão alguma. Até o próprio Windows, se comparando algumas versões, o comportamento e fucionamento são bem diferente. Tem um tópico pendurado ali que pode ser útil: http://forum.imasters.com.br/topic/287110-manuais-guias-e-documentacoes-para-usuarios-linux/ Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
NetBoy16 72 Denunciar post Postado Março 13, 2012 beleza, vlw pela ajuda, uma ultima coisa, como faço pra desinstalar o linux e remover a particao que é dedicada a ele '-' ? é porque eu vou deixar o windows 7 como os paar desenvolvimento mesmo, quando for mecher no linux vou rodar ele a partir do pen drive mesmo. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Prog 183 Denunciar post Postado Março 13, 2012 Para remover você pode fazer pelo Windows como se fosse criar uma nova partição, seleciona a partição onde o Linux esta instalado e formata. Se ficar alguma informação na MBR, pode usar ferramentas como o Bootrec para limpar, presente no DVD do Windows 7, ou o FixMbr, presente no CD do Windows XP. Existem opções as apresentadas. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
NetBoy16 72 Denunciar post Postado Março 13, 2012 Ah legal, é tipo aquele processo de instalacao do win7, mas ao invés de selecionar a part. do win7 eu seleciono a do linux, formato e excluo? mas dai oque pertencia ao linux volta a pertencer ao win7 ? Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Prog 183 Denunciar post Postado Março 13, 2012 Ah legal, é tipo aquele processo de instalacao do win7, mas ao invés de selecionar a part. do win7 eu seleciono a do linux, formato e excluo? mas dai oque pertencia ao linux volta a pertencer ao win7 ? Isso, o que vai acontecer neste caso é que você vai formatar aquele pedaço do disco novamente para NTFS (formato de sistema de arquivos reconhecido pelo Windows), desta forma o Windows 7 volta a "enxergar" aquela parte do disco. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
NetBoy16 72 Denunciar post Postado Março 13, 2012 Ahh, beleza, vlw, muito obrigado, se quiser pode deixar como resolvido pois minhas duvidas já foram todas respondidas, vlw :thumbsup: Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites