Marcos Xavier 189 Denunciar post Postado Abril 15, 2012 Meu parecer sobre a tag <nav> , é o seguinte.... The <nav> element represents a section with navigation links. O elemento <nav> representa uma seção com links de navegação. fonte:http://www.w3.org/wiki/HTML/Elements/nav Logo percebe-se que <nav> não é necessariamente um menu, e sim links que,como sabemos, tem a função de direcionar os usuarios a outras partes do site ou a outros sites. Então posso concordar com o que Willian Bruno disse Nós é que nos acostumamos a dizer que "um menu" é uma lista de links. Porém uma navegação pode ser qualquer coisa, como vcs mesmo já demonstraram. Eu defendo que uma nav podem ser apenas links. Cada link é único, e semanticamente falando não há nenhum problema nisso. Logo, penso que : seção com links de navegação = menu Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Pablo RD 5 Denunciar post Postado Abril 16, 2012 Se pensarmos no site como um livro com várias páginas, e as páginas tem uma aba saliente, então podemos fazer a marcação do site sem o elemento de lista, somente com <nav>, pois isto não é uma lista. Agora se pensarmos no site como um livro com um índice, aí sim temos uma lista. Que tal? Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Diéssica 140 Denunciar post Postado Abril 16, 2012 Sou a favor de <ul> dentro de <nav>. Eu colocaria em <nav> tudo que é navegável. É assim a semântica. Sem regra, sem nada. O problema é utilizar <ul> sem necessidade dentro de <nav>, e acho que é essa a questão do tópico. Não? :bye: Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Evandro Oliveira 331 Denunciar post Postado Abril 16, 2012 Sou a favor de <ul> dentro de <nav>. Eu colocaria em <nav> tudo que é navegável. É assim a semântica. Sem regra, sem nada. O problema é utilizar <ul> sem necessidade dentro de <nav>, e acho que é essa a questão do tópico. Não? :bye: Exatamente! Mas, quando é necessário?? Pra mim, um menu de navegação é uma lista de opções que você pode conferir quando acessa um site. O William já discorda dessa necessidade. Para ele, basta que um monte de links estejam jogados dentro da TAG NAV para fazerem sentido. :) Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
João Batista Neto 448 Denunciar post Postado Abril 16, 2012 Exatamente! Mas, quando é necessário?? Pra mim, um menu de navegação é uma lista de opções que você pode conferir quando acessa um site. Semântica é algo engraçado. Segundo a Wikipedia, um menu é, de fato, uma lista de opções: In computing and telecommunications, a menu is a list of options or commands presented to an operator by a computer or communications system. A menu is used in contrast to a command-line interface, where instructions to the computer are given in the form of commands (or verbs). Contudo, ainda segundo a Wikipedia, Navegação é outra coisa: Navegação é a ciência, arte, prática ou tecnologia, de planejar e executar uma viagem de um ponto de partida até seu ponto de destino. A principal atividade da navegação é a determinação da posição atual, para possível comparação com posições previstas ou desejadas. Percebemos essa mesma distinção na própria especificação das tags menu e nav. Penso que o uso da lista na nav é interessante quando: 1. A navegação é hierárquica, como uma árvore de diretórios ou categorias e sub-categorias. 2. O sistema de navegação representa uma lista de opções. Penso que o uso da lista na nav é desnecessário quando: 1. A navegação é linear. 2. A navegação possui um formato de "prosa" (como bem ilustrada pelo Evandro). Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
William Bruno 1501 Denunciar post Postado Abril 16, 2012 Perfeito João. Concordo plenamente com oque você acabou de expor. Não existe "uma única forma correta", mas uma mais adequada a cada realidade. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Diéssica 140 Denunciar post Postado Abril 16, 2012 Penso que o uso da lista na nav é interessante quando: 1. A navegação é hierárquica, como uma árvore de diretórios ou categorias e sub-categorias. 2. O sistema de navegação representa uma lista de opções. Penso que o uso da lista na nav é desnecessário quando: 1. A navegação é linear. 2. A navegação possui um formato de "prosa" (como bem ilustrada pelo Evandro). :clap: E mais uma vez, tudo sendo relativo! Cada caso sempre vai ser um caso... Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Pablo RD 5 Denunciar post Postado Abril 16, 2012 Foi o que eu tentei insinuar com meus exemplos grotesco.. :P Mas o importante é o que importa. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites