Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Link Afiliados Menchini

Como bloquear o "inspecionar elemento" dos navegadores?

Recommended Posts

Não quero que vejam o código do meu site...

impossível impedir completamente. Tudo oque você fizer é facilmente 'desfeito'. Se o cara quiser MESMO, ele vai ver.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Até onde sei, não.

E mesmo que exista, sempre haverá uma forma de burlar isso.

Pessoalmente, não me importo com isso, pois existem dois ou três aspectos que levo em conta:

As formas de impedir alguma coisa nos navegadores é normalmente via javascript e isso invariavelmente incha seu codigo aumentando o tempo de carga da página, e a velocidade de se carregar uma pagina é um dos fatores levados em consideração pelo google no rankeamento.

Sites que me impedem ou tentam ditar a forma que devo navegar, inibindo sem minha autorização algum comportamento do navegador, além de não me sentir confortavel nesse site, dificilmente retornaria nele.

Provavelmente o que quer que tenha implementado no seu site, deve existir outros que fizeram a mesma implementação e outros que implementaram de forma ainda melhor.

Não existe nada inédito na net, tenha certeza disso.

Se alguem quer ver/consultar como algo foi implementado num site que fiz, ele com certeza está uns 2 passos atrás de mim na epoca que implementei isso, então sempre estarei a frente desse tipo de concorrente.

E se deseja impedir algo, não é inibindo no navegador que você conseguirá isso, pense em outras formas de implementar isso, pelo lado do servidor, que é o lado onde você realmente tem mais controle, pois no navegador, basta usar uma versão mais antiga, ou não permitir certas ações do site no seu navegador e sua "segurança" vai pro brejo.

Compartilhar este post

Link para o post

Do Firebug é parcialmente possível com Javascript:

if( window.console && window.console.firebug ){
alert("firebug desativado");
}

Mas dos navegadores, desiste. Só bloqueando o botão direito e perdendo a navegação toda, o que é muito chato. :bye:

As formas de impedir alguma coisa nos navegadores é normalmente via javascript e isso invariavelmente incha seu codigo aumentando o tempo de carga da página, e a velocidade de se carregar uma pagina é um dos fatores levados em consideração pelo google no rankeamento.

Sites que me impedem ou tentam ditar a forma que devo navegar, inibindo sem minha autorização algum comportamento do navegador, além de não me sentir confortavel nesse site, dificilmente retornaria nele.

:joia:

Compartilhar este post

Link para o post

Mas dos navegadores, desiste. Só bloqueando o botão direito e perdendo a navegação toda, o que é muito chato.

Nem se bloquear teclado E mouse. Ainda temos os menus do navegador.

Via de regra, não é ṕossível aterar o comportamento do navegador. Existem milhares de tópicos aqui tentando forçar imprimir cores e imagens, ler caminho do arquivo em input[file], bloquear mouse e telcado, etc, etc, etc. Se é responsabilidade do navegador, SEMPRE haverá uma forma alternativa de "desfazer" todo o trabalho que o DEV teve. À toa.

Compartilhar este post

Link para o post

Foi o que falei.

Só funciona pros (extremamente) leigos :(

Mas se ele quer né...

Compartilhar este post

Link para o post

Mesmo com o cliente querendo, eu não faço.

Digo claramente que meu preço foi calculado com base no desenvolvimento de um site nos padrões web, de acordo com o que é tido como senso comum em acessibilidade e usabilidade, bem como em termos de rankeamento para os principais buscadores.

Não insiro nada que dificulte de alguma forma o acesso ao site, e não estão inclusas as horas de programação e/ou estudo de viabilidade de alguma forma de impedir esta ou aquela feature do navegador.

Se ele quiser, que contrate outra pessoa para fazer, mas me isento de toda e qualquer responsabilidade se algo passar a não funcionar como esperado.

Gente, temos de ter bom senso em tudo, inclusive nisso.

Não é porque o cliente quer algo, que obrigatoriamente temos de concordar e correr fazer a vontade.

Uma coisa é querer ter um site legal, com esta ou aquela funcionalidade.

Outra coisa é querer impedir ou ditar a forma como deve ser impressa uma pagina da web, como o right-click deve funcionar, etc...

Pois ao concordar com isso, você não está só concordando em impedir uma ação no ie ou firefox, você tem que impedir isso em todos os navegadores, em todas as plataformas existentes.

Imagina o trabalho absurdo que você terá, imagina o numero de horas gastas numa coisa tão inútil e sem sentido que não próxima versão do site irá desaparecer.

Sem falar que você está fazendo sua hora de trabalho valer míseros centavos de real, pois para cada hora adicional gasta em algo que não foi planejado pois se trata de um capricho do cliente, o seu lucro está diminuindo.

E tudo isso para esconder/obscurecer o que exatamente ?

A forma como é colocado um if num css condicional ?

Uma borda diferente num botão ?

Para com isso, quer código fechado vai desenvolver para desktop, e mesmo assim sabemos que é possivel aplicar engenharia reversa.

Esses pedidos não importa quem pede, só mostra o pouco conhecimento que tem seja da programação, seja da web em geral,

Ao pesquisarmos uma determinada funcionalidade para um formulário por exemplo, encontramos centenas de milhares de soluções, algumas muito semelhantes entre si, outras com abordagens interessantes, mas notem que todas não são ineditas, algumas são evolução de um codigo que outro alguem escreveu, outras são abordagens novas, mas baseadas em soluções já conhecidas.

Mesmo as novas funcionalidades e recursos que o CSS3 nos oferece, muitos dos exemplos que temos, a primeira vista são geniais, mas ao estudarmos mais atentamente, notamos os padrões, vemos que alguns codigos apenas evoluiram para aproveitar melhor a funcionalidade que passa a existir.

E exatamente por essa evolução é que digo que não existe nada inédito, pois eu aqui no meu mundinho posso achar que escrevi o melhor código para um site/formulário/o que for, mas e o cara que mora num lugar igualmente esquecido mas na europa ou asia, ou qualquer outro canto do mundo e que fez a mesma coisa, mas com uma estrutura sintatica diferente ?

É uma questão de tempo apenas para que a novidade se torne lugar comum.

Me lembro de quando criar divs ocultas que somente apareciam quando o mouse passava por sobre algum outro elemento e ao sair essa div se tornava novamente oculta era novidade e parecia um lance de deuses da web.

Devia ser no começo de 2000/2001 por ai, e aquilo parecia ser "o" diferencial de algum site, e quem fazia corria inibir o botão direito do mouse, e mais um monte de coisa para ser considerado "o" webqualquercoisa (pois cada hora era um nome) e passados um ou dois meses depois da novidade, aquilo se tornou lugar comum, tudo que era site tinha isso em algum lugar, e passou mais dois meses e isso virou um saco.

De lá pra cá muita coisa rolou, e o que notei foi que desenvolvedor bom faz o seu lugar ao sol mostrando o que sabe, e quem quiser que copie, pois se ele fez tal coisa, ele pode fazer outra melhor, mais surpreendente, mais inovadora.

Não é cerceando de todas as formas imaginaveis o conhecimento que te tornará um bom desenvolvedor.

Fazendo uma analogia, não é entregando carros com o capo soldado, que faz a fabricante do carro ser a melhor.

Quer ver ?

Veja, olhe bem, aprenda com meu código.

E tente criar algo novo, se puder ;)

Compartilhar este post

Link para o post

Algum motivo pra querer bloquear o inspector?

Eu consigo imaginar alguns:

1) Alguma restrição de "segurança", tipo o cara desabilitar sua validação JavaScript. Nesse caso, coisas críticas devem ser feitas sempre no servidor (como validação). O HTML é puramente pra apresentação.

2) Você não quer que ninguém "copie" algum código seu. Bem, viva com isso, a Web é assim. Se você fez um JavaScript bacana, grandes chances de alguém copiar. Você pode tentar dificultar minificando tudo (use o YUI Compressor e o htmlcompressor).

3) Ou você quer só irritar seu usuário tentando tomar conta de como ele usa o navegador dele. E você não devia irritar seu usuário.

Não consigo pensar em um motivo válido pra se bloquear o inspector. Talvez por isso que *ninguém* bloqueia :)

Compartilhar este post

Link para o post

Toda saída HTML/CSS/JS que o servidor gera para o navegador, é possível de ser vista pelo usuário. Caso você queira bloquear isto para o usuário, terá que bloquear também para o navegador, então ter um site já não fará mais sentido...

Compartilhar este post

Link para o post

Resumo da ópera ^_^

... então ter um site já não fará mais sentido...

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.