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Apenas Eu

Valor de logotipo. A partir de quanto mesmo?

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Se você faz o redesenho da logo da coca-cola, então mais do que certo que você não faz o do 'joão da padaria'. É um exemplo descabido de realidade, o que, por si só não deve ser levado em consideração.

 

E mais: Você não pode alterar o valor de um serviço 'porque um cliente pode pagar mais ou pagar menos'. Isso é absolutamente incompatível. O valor é um para o serviço. Se você contrata uma empresa para limpar sua piscina ela irá cobrar o mesmo valor que cobraria de um Eike Batista, desde que a piscina e serviços (limpeza, manutenção e etc) sejam compatíveis. A mudança de valores "de acordo com a cara do cliente" é errada e anti-ética. Não conheço nenhum profissional / agência sérios e de renome que faça(m) tal prática. O que eles podem fazer, para um cliente de maior poder de investimento, é oferecer MAIS serviços, MAIS estratégias, MAIS ferramentas o que assim, faz 'engordar' o valor investido.

 

 

Faça cálculos: estime seus custos variáveis, seus impostos, coloque no papel seus custos fixos, a depreciação de patrimônio, estime um lucro. Entenda lucro != faturamento. A partir daí você terá um norte para ver qual valor da sua hora/trabalho e por fim, mensurar um valor para seu trabalho.

 

É chato. É, muito. Mas É assim que funciona! :)

 

 

Abraços!

 

Casar contigo cara, tem vaga ainda ? ieoweiowieowe

Mudei minha opinião sobre algumas coisas depois de ler este comentário ! o/

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Bem ao meu ponto de vista de toda essa discussão, o valor deve ser unico levando em conta a região, a concorrencia e o tipo de cliente.

 

Cobrar por hora não acho algo viavel... O melhor é você olhar para seu cliente e saber o que ele pode te oferecer hoje e futuramente...

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A muita malandragem em serviços assim por isso so por que o cliente eh uma empresa gigantesca não significa irar ser trabalhoso as vezes a primeira arte criada logo de esboço o cliente aceita, cobrando por hora eu se fosse cliente iria me sentir muito desconfiado de um serviço desses.

 

Cobrando pelo serviço é isso o preço feito a arte pode sair em segs ou em dias mas a garantia esta feita.

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Veja José,

 

Você está confundindo as bolas.

 

 

Antes de iniciar QUALQUER trabalho, sempre há um contrato assinado pelas partes e, com isso, um orçamento previamente acordado.

É impossível criar um logotipo em "segundos", porque exige estudo, exige pesquisa, exige N disciplinas. E ainda tem a produção do manual, a apresentação, a elaboração do briefing... Claro, estamos aqui assumindo um trabalho de qualidade indiscutível e não o contrário...

 

Com isso, temos em mente um "startup" de horas e o quanto uma hora do nosso trabalho custa. Obviamente você passa o valor por um "trabalho" completo.

Em uma equação bem simples: (custos proporcionais / faturamento) + lucro. Eis aí o valor de sua hora/trabalho.

 

Em sua experiência você consegue mensurar que produz o trabalho do cliente em, ahn, sei lá, 20h, então será a partir daí sua base.

 

 

O fato de uma empresa se "gigantesca" afronta o fato de qualidade/preço.

 

Mas aí já são outros quinhentos...

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designer freelancer

 

Trabalho como Designer freelancer e sempre faço contratos, igual qualquer empresa.

 

Esse tipo de atitude (não assinar contrato) é ruim para o mercado, para o designer e para o cliente. Não a tenha.

 

Não vou comentar sobre formas de cálculo pois já responderam apesar de alguns não entenderem, portanto abordarei um assnto que parece fora de foco mas acredito ser importante. Quem quiser ler, opinar, fique a vontade.

 

O texto é crítico, não é voltado para alguém específico o grupos específicos.

Outra observação imortante, o texto tem mais de 3 linhas:

 

Li os posts e observei que o T.Colucci expõe argumentos de forma madura.

Qualquer empresa ou profissional sério consegue ver um bom profissional pela postura, modo de se expressar, opinião, visão, etc.

 

Não desmecerendo outros que discordam dele, pois cada um está num nivel de aprendizado.

 

Empresários espertos gostam de amadores talentosos pois são fáceis de lidar. Dão valores sem fazer o orçamento nem ao menos um briefing e muitas vezes o valor é abaixo do que realmente vale. O empresário sai no lucro pois obtém o que quer. Quem perde é o amador, apesar da maioria das vezes nem se apercebem do prejuízo. Todavia, os outros profissionais perdem também de forma indireta pois desvaloriza a área.

 

Complementando o que o T.Coluci colocou sobre o nível de clientes de um profissional, falo por experiência própria.

Quando estava iniciando na carreira eu pegava qualquer serviço, chutava preços sem analisar nada, muitas vezes até trabalhava de graça só para ter portfolio e achava que estava no lucro.. Sim.. já fui um prostituto, um sobrinho... para ter noção de como eu era ingênuo e amador, teve um serviço que fiz onde o cara me pagou com uma fita de vídeo ---ô usada.. Eu aceitei.. puts... isso já tem uns 12 anos.. O cara ficou pasmo por eu ter aceito e deu outras duas fitas no dia seguinte. Tpo.. um brinde extra... hahaha

 

Atualmente sou estável, lido com clientes de médio e grande porte e rejeito clientes pequenos, principalmente os que querem pagar com permuta ou vem com conversas de sociedade, parceria, etc... Aceito um cliente pequeno somente quando vejo que o mesmo tem potencial de crescimento e seriedade.

 

No post #28... justificar ser freelancer para não fazer contrato, é dar tiro no pé... ou pior na própria cabeça.. pois está se desvalorizando.

Não existe contrato verbal, pois palavras se vão com o vento.

Contrato firme é feito em cartório com reconhecimento de firma, independente de ser freelancer ou mega corporação.

 

Atualmente o Brasil possui novas leis que colocam os autônomos num patamar mais respeitável.

Um autônomo é uma empresa numa pessoa só.

Autônomo é algo como um tri-atleta. É o operacional, negociante, vendedor, motoboy, contador e suporte tudo numa única pessoa. Faz tudo, bombril multi uso.. canivete suíço..

 

Quando alguém te chamar de "rapaz da informática", "o carinha do computador", "o fazedor de site", não aceite esse tipo de colocação, pois é desrespeitoso. Quem aceita isso está se desvalorizando.

 

Você é um autônomo, profissional de tecnologia, engenheiro de sofwares.

Viu a diferença? Quem sabe pode ser chamado de "Doutor"..

 

Mas para isso tem que começar se valorizando. Não digo que deve enxertar o currículo e fazer pose de profissional. Deve se profissionalizar, fazer os serviços com firmeza, seriedade.

você vai perder clientes dos quais está acostumado. Mas atrairá outro nível de clientes.

 

Como diz o ditado "os semelhantes se agrupam"..

Se você é sério, honesto, objetivo, haverá pessoas sérias, honestas e objetivas a sua volta.

Ou seja, um profissional sério e honesto terá clientes sérios e honestos.

 

Se você for apenas um pôser terá também clientes pôser (falsos)

 

Simples assim..

 

 

 

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Opa, obrigado hinon! A gente tenta sempre ajudar o pessoal e fazer assim, de alguma forma, melhorar o mercado como um todo e para todos. :)

 

--

 

 

Ahh, e para quem tem iPhone ou Ipad, existe esse aplicativo que é muito bom:

http://www.mypriceapp.com/

 

 

Ajuda freelancers a calcularem o valor de sua hora bem como a chegar a um valor de um projeto inteiro. É muito interessante serve perfeitamente bem de parâmetro. Lembrando que é todo em inglês (técnico) e os valores são em USD, mas sabendo fazer algumas conversões e leitura do nosso mercado, se torna muito útil.

 

É uma boa!

 

 

Agora eu paro senão vão pensar que tô vendendo o app... hahahahaha!

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Puxaa...obrigado em. Quando eu postei essa pergunta não imaginava que ele iria tão longe..rss

 

Gostei muito das dicas mencionadas aqui. Antigamente eu era conhecido como "o rapaz dos cartões"...vamos ver se consigo mudar esse apelido hehehe.

 

A partir de agora eu farei contratos para a criação deste tipo de material. É verdade que eu não sou expert nesta área, mas também querer cobrar barato demais realmente não funciona. Ainda pq se cobra um valor mais justo, agente automaticamente fica mais animado em fazer o serviço e gastar o tempo que for necessário. Se cobra mais barato do que deveria, a vontade é de entregar logo e isso afeta a qualidade do produto final...

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Excelente discussão pessoal e ótimo texto, Hinom.

Agora fiquei em dúvida: meus contratos são assinados em 2 vias e têm todas a páginas rubricadas, mas não levo em cartório para reconhecer firma. Quer dizer que ele não vale nada se eu tiver algum problema e precisar recorrer à justiça?

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sem problemas..

todavia, há possibilidade de uma das partes dizer que nunca assinou contrato algum.

E aí? Como provar se não há uma testemunha ?

Se houver plena confiança entre ambas as partes, não se preocupe, mas se for um negócio com alguém que você não conhece muito bem ou se o valor for razoavelmente alto, o recomendado é o registro de "reconhecimento de firma", que pode ser feto em cartórios ou no órgão competente de sua região.

 

No caso de não registrar em cartório e houver processo judicial, o julgamento se tornará mais exaustivo pois deverá recolher todo tipo de prova para poder comprovar que houve um acordo.

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Ah, entendi. Obrigada. Então sempre que eu desconfiar ou que o valor for alto vou reconhecer firma. Ou incluir testemunhas, uma de cada parte.

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Você não pode alterar o valor de um serviço 'porque um cliente pode pagar mais ou pagar menos'. Isso é absolutamente incompatível. O valor é um para o serviço. Se você contrata uma empresa para limpar sua piscina ela irá cobrar o mesmo valor que cobraria de um Eike Batista, desde que a piscina e serviços (limpeza, manutenção e etc) sejam compatíveis. A mudança de valores "de acordo com a cara do cliente" é errada e anti-ética.

 

Fiquei pensando sobre estas colocações e me bateram algumas contradições a elas tais como, quer dizer que devemos cobrar o mesmo por nosso TRABALHO CRIATIVO E INTELECTUAL de uma padaria e de uma indústria sendo que a primeira vai faturar uns zilhões por cento a menos que a indústria que irá faturar um monte a mais utilizando a marca e conceito que criamos para ela? Será que o mais correto não seria prever o custo benefício que cada empresa iria agregar em faturamento e benefícios a partir do teu serviço? Pra mim fazendo isso ficaria óbvio que não é anti-ético cobrar mais de empresas maiores. A não ser que se compare o trabalho criativo, artístico e intelectual  com o serviço de limpeza de uma piscina. O último qualquer um faz, nem precisa de grandes cursos, o primeiro leva uma vida para ser razoavelmente bom.

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Esse nicho de mercado, o de projetos de identidade visual no geral é atendido por todo tipo de profissional (e de não profissionais), como também existe todo tipo de cliente. O nosso equipamento é caro, uma sala com conexão a internet banda larga e um ar-condicionado tem um custo bem significativo. Cobrar R$50, é pra quem tá na casa dos pais, sem despesas ou responsabilidades e quer ganhar um dinheiro pra ir comprar uma pizza.

 

Quem quer fazer disso uma profissão, deve fazer um estudo contextual para definir valores a serem cobrados. Uma dica é avaliar um custo mensal para manter seu negócio ativo, pesquisar valores com outras empresas da sua região que oferecem o mesmo serviço e assim criar pelo menos 3 pacotes para oferecer.

 

1. Pacote básico. 

Apenas logotipo + cartão comercial. 

Valor sugerido: Não cobrar menos que 1 salário mínimo. (http://salariominimo2017.net.br/)

 

2. Pacote Médio.

Logotipo + Papelaria Básica (importante especificar todas as peças para não ter problemas ex. cartão, pasta com bolso, envelope ofício, envelope saco, papel timbrado).

Valor sugerido: 10% a mais que o Básico.

 

3. Paconte avançado

Logotipo + Papelaria Básica + Guia de utilização / Manual (importante especificar a quantidade de páginas ex. Pág.01 - Grid, Pág.02 Aplicação em monocromia, Pág. Padrão cromático...)

Valor sugerido: 10% a mais que o Médio.

---

Dica: É interessante que a diferença entre os valores seja pequena, para induzir sempre ao pacote Avançado.

Como a Bob´s faz com o MilkShake.

 

50% antecipado é Vital. Gerar boleto ajuda. Ter uma máquina de cartão de crédito ajuda.

 

A autorização para início do projeto deve ser feita por email, para deixar registrado.

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Na minha opinião deverias verificar qual a média que os profissionais de sua cidade cobra ou qual o salario médio de um designer e assim estipular o quanto gostaria de ganhar por mês com este tipo de trabalho e assim fazer um calculo do valor de sua hora de desenvolvimento.  E após isso fazer um calculo mínimo de horas para que você também não saia perdendo caso gaste só uma hora pra fazer a logo. Por exemplo a minha hora técnica de acordo com a cidade que eu  moro é R$ 40,00 e acho justo.

Agora referente outros comentários que li, basear preço de acordo com a empresa eu não concordo não,  tipo se a empresa é grande então vou cobrar mais e caso contrario cobrar menos. Não acho certo pois isso pode lhe trazer problemas, afinal o mundo é pequeno e o cara da empresa grande pode lhe indicar para uma empresa menor e aí vai fazer preço muito diferente ?
Tenha seu preço por hora ou fixo, tem que seja R$600 ou R$ 1500,00 uma logo com identidade visual ou não. Mas tenha seu preço, quem puder pagar paga se não puder paciência.

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