Ruan Souza 0 Denunciar post Postado Junho 10, 2012 eae pessoal esse é o meu primeiro post aqui no forum eu e um amigo meu da faculdade estamos com dificuldades para solucionar um determinado problema no algoritmo. A função deste algoritmo é o seguinte: Desenvolva uma função que receba uma frase por argumento e retorne quantas palavras a nessa frase. Também faça o modulo principal do programa. Entao 1º fizemos o basicão: algoritmo var frase : caractere funcao total_palavra (ipalavra : caractere) : inteiro var quant, i : inteiro aux : caractere inicio quant:= 1 i:= 1 enquanto (ipalavra <> "") faca aux:= copia(ipalavra,i,1) SE (aux = " ") ENTAO quant:= quant + 1 FIMSE SE (aux = "") ENTAO interrompa FIMSE i:= i + 1 fimenquanto retorne quant fimfuncao //--------------------- MODULO PRINCIPAL ------------------------- inicio escreva ("Escreva uma frase: ") leia (frase) escreval ("O total de palavras na frase é: ", total_palavra(frase)) fimalgoritmo nesse algoritmo ele funciona normal, so que se informar apenas espaços ele ira contar como palavra e retornara o nº de espaços que foi inserido e nesse outro algoritmo algoritmo var frase, quan: caractere funcao quapal(palavra: caractere): inteiro var cont,i: inteiro naoespaco: caractere inicio cont := 1 i := 1 naoespaco := copia(palavra,1,1) se(naoespaco <> " ") entao repita i := i + 1 quan := copia(palavra,i,1) se (quan = " ") entao cont := cont + 1 fimse ate (quan = "") senao cont := 0 fimse retorne cont fimfuncao // -------------MODULO PRINCIPAL ---------------- inicio escreval("Informe Uma Frase: ") leia(frase) se(quapal(frase) > 1) entao escreval("-> Essa Frase contem:", quapal(frase), " Palavras.") senao escreval("-> Essa Frase Não Contem Palavras Ou só contem espaços !") fimse fimalgoritmo e nesse se você digitar apenas um nome (ex.: ruan) da como frase inválida e se digitar uma determinada quantidade de espaços e depois o nome da como frase inválida, se caso alguem puder me ajudar agradeço e o programa que estamos usando é o VisualG Ruan Souza Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
quitZAUMMM 18 Denunciar post Postado Junho 13, 2012 Tipo mais o programa precisa ter esses controles? tipo o cara digito uma frase e deu 3 espaços e uma frase.. ele tem q esperar esse tipo de entrada e tratar? até da e podemos desenvolver juntos.. []s Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites