Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

RSS iMasters

[Resolvido] Apresento-lhes o Oracle APEX - Parte 01

Recommended Posts

 

 

Olá, pessoal! Hoje irei iniciar uma série de artigos sobre o APEX, da Oracle. E, para começar, vou lhes apresentar um pouco da ferramenta, que está começando a ganhar popularidade no mercado brasileiro, mas já é muito difundida no exterior.

 

APEX é a sigla para Oracle Application Express, com foco em construção rápida de aplicativos web. Usando apenas um browser e experiência limitada de programação, você pode construir rapidamente aplicações profissionais e seguras. O APEX foi projetado para suportar tanto aplicações para apenas dúzias de usuários, quanto para milhares, em diferentes idiomas e fuso horários. Em seu pacote, temos uma ferramenta SQL muito boa para acesso direto ao banco de dados, sem a necessidade de ferramentas de terceiros. Contém também facilidades para suportar o ciclo de desenvolvimento de software. Além disso, a licença do APEX já está incluída ao adquirir um banco de dados Oracle.

 

O Apex pode ser instalado em banco de dados Oracle a partir da versão 9.2. E já vem instalado a partir da versão 11g. Ou seja, o APEX roda em qualquer lugar onde o banco de dados Oracle estiver instalado!

 

Desde sua criação, em 2004, quando era conhecido em DB HTML, muitas outras novas funcionalidades e recursos foram implementados até a versão atual, a 4.1.1.

 

 

Arquitetura

47825.png

 

Baseado em interface WEB, o Oracle APEX utiliza uma arquitetura simples, onde as páginas são geradas dinamicamente, usando o próprio metadata do APEX, e exibidas por um servidor web. Não é necessário compilação de qualquer arquivo, tão pouco criação daqueles códigos enormes de difícil manutenção e evolução. Contém recursos para utilização de WEB Services e DATABASE links, que faz com que sua integração alcance qualquer outro sistema, como por exemplo o Oracle E-Business Suite (EBS).

 

 

Administração

Toda a administração das aplicações desenvolvidas no APEX pode ser acompanhada de dentro do próprio APEX. É possível ter uma ampla visão de todo o ambiente, desde o status atual do serviço, passando por gerenciamento de grupos, usuários, associação de quais esquemas de banco de dados que um usuário pode visualizar, monitor de atividades do servidor de aplicação, acompanhamento de logs e gráficos interativos com estatísticas do ambiente em tempo real.

 

47827.png

 

 

Ciclo de desenvolvimento

Dentro do APEX também é possível gerenciar o ciclo de desenvolvimento, dividir os desenvolvedores em equipes, criar demandas a serem executadas, controlar novas features, bugs ocorridos e também medir a eficiência do time de desenvolvimento.

 

47829.png

 

 

Ferramenta SQL

Como dito anteriormente, também temos uma ferramenta SQL interligada ao APEX. Ela contém recursos como visualizar as últimas tabelas criadas, os comandos executados recentemente, importar e executar scripts, importar dados de planilhas Excel ou de arquivos texto, gerar massa de dados dinamicamente, efetuar comparações entre esquemas de banco de dados, dentre outros recursos que também estão disponíveis em outras ferramentas SQL do mercado, como por exemplo o TOAD ou PL/SQL Developer.

 

47831.png

 

 

Desenvolvimento

Mesmo com todos os outros recursos disponíveis, a finalidade do APEX, como em qualquer outra ferramenta de programação, continua sendo o desenvolvimento. E, quando falamos disso, temos uma poderosa ferramenta em nossas mãos. No APEX, podem-se desenvolver os mais variados tipos de aplicações, como um sistema de controle de estoque totalmente integrado com o Oracle EBS e autenticado por Single sign-on, um sistema de apontamento de horas com autenticação local, ou um simples site sem necessidade de autenticação, utilizando uma mesma WORKSPACE de desenvolvimento.

 

Ele possui funcionalidades pré-definidas baseadas em Javascript, AJAX, CSS, DOM, Jquery e PL/SQL. Também utiliza Wizards para criação de novas telas, aplicações, campos, eventos, grids e relatórios, gráficos e mapas; assim, qualquer pessoa com o mínimo de conhecimento em desenvolvimento de software pode criar uma aplicação de forma rápida, segura e com muita qualidade.

 

 

O design de uma aplicação no APEX é baseada em templates, que são divididos em regiões. Na versão 4.1.1, a Oracle já disponibiliza 24 templates padrões para sua escolha, todos muitos legais e alguns já desenvolvidos utilizando HTML 5 e CSS 3. Mas também é possível criar o próprio template personalizado.

 

47833.png

 

Para facilitar o desenvolvimento e promover a reutilização, é possível criar componentes globais para uma aplicação, por exemplo, uma lista de valores ?SIM/NÃO?, um relatório, uma variável que contém informações da empresa que o usuário esta logado ou uma barra de navegações. Durante a criação de uma nova aplicação, é possível efetuar a importação de componentes já utilizados anteriormente em outras aplicações, como por exemplo templates, esquemas de autorizações, barras de navegações e outros.

 

47835.png

 

Existem diversos tipos de páginas pré-definidas que podem ser facilmente criadas, como Formulários, Relatórios, Mapas, Calendários, Gráficos, páginas de ajuda, árvores, dentre outras.

 

47837.png

 

A criação de novos formulários lembra muito o wizard de um outro produto da Oracle, o Forms, onde a partir uma tabela procedure ou uma SQL Query, uma tela padrão, com todos os eventos de inserção, atualização e deleção, é gerada automaticamente.

 

Além de ser possível selecionar um serviço web e a partir de seus atributos montar uma tela padrão. Também temos a opção de criar um formulário e um relatório ao mesmo tempo.

 

47839.png

 

Vale dar uma atenção especial aos modelos de gráficos existentes no APEX. Para criação de gráficos, também temos Wizards amigáveis. Existe a opção de criar gráficos em HTML e em Flash - em HTML atualmente existe apenas o modelo de gráfico de barras, mas para Flash, temos outras oito opções:

 

47841.png

 

Além de Wizards amigáveis, uma característica bem útil do APEX é seu suporte ao desenvolvedor; suas referências e explicações podem ser encontradas facilmente clicando no label do atributo que o desenvolvedor gostaria de saber mais informações:

 

47843.png

 

Você pode utilizar esse recurso de ajuda para auxiliar os usuários em suas aplicações.

 

Também contém campos para colocar comentários e, quando algum atributo é alterado automaticamente, é gravado o usuário e a data da alteração.

 

47845.png

 

 

Instalação e utilização

Existem três formas de instalação do APEX. Ele pode ser instalado localmente na máquina do desenvolvedor, instalado em servidores da empresa (ou dividir a WORKSPACE por departamentos), ou ainda utilizar em CLOD Computer, alocando fora da empresa.

 

Para nossos exemplos, vamos utilizar a ultima forma. A Oracle disponibiliza para fins de estudo o endereço: http://apex.oracle.com/pls/apex/

 

47847.png

 

É possível solicitar no canto inferior esquerdo da página seu próprio workspace. É rápido e fácil:

 

47848.png

 

No ambiente da Oracle, podem ser instaladas algumas aplicações demonstrativas, como um típico sistema de controle de estoque ou um sistema de cotações pela web, que podem ser muito úteis para quem está iniciando.

 

Existem dezenas de recursos e facilidades para ajudar no desenvolvimento. Nos próximos artigos, irei abordar algumas delas!

 

Até a próxima!

 

 

 

Referências:

 

 

 

http://imasters.com.br/artigo/24765/oracle/apresento-lhes-o-oracle-apex-parte-01

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.