Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Guilherme Oderdenge

Diretórios de mais pode prejudicar desempenho?

Recommended Posts

Cavalheiros, a pergunta é bastante genérica e eu não encontrei outra área mais viável que o Off-Topic.

Pois bem, cá estou eu para perguntar: diretórios de mais em um projeto - independente da linguagem - pode prejudicar ou comprometer o desempenho da aplicação e/ou da máquina? Se sim, por quê?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tem como ser mais específico no seu questionamento?

"Diretórios demais" pode ter várias maneiras de organização.

Movendo para Dúvidas Gerais

Compartilhar este post

Link para o post

O que seria "demais" para você? Sistemas de arquivos devem possuir um limite de diretórios, mas é bem grande (acima de centenas de milhares). Isso geralmente varia conforme a largura de bits do inode do sistema de arquivos (ext3, ext4, ntfs etc. E isso só atrapalharia em situações onde é necessário ler disco, ou seja, percorrer esses diretórios.

alguns links

http://blog.zachwaugh.com/post/309921185/ext3-filesystem-sub-directory-limit

http://serverfault.com/questions/104986/what-is-the-maximum-number-of-files-a-file-system-can-contain

não achei links mais úteis. isso depende do sistema de arquivos em questão

Compartilhar este post

Link para o post

Desculpe a área incorreta, Prog. Valeu por mover. :thumbsup:

Então, Beraldo, obrigado por me esclarecer essa questão de "inode do sistema de arquivos". Não lembrava desse porém.

Pois bem, considerando que há uma pasta com 3 subpastas, e em uma dessas subpastas, tem uma com mais duas subpastas; em uma dessas subpastas, há mais duas subpastas... Pergunto: esse nivelamento de pastas pode comprometer a leitura em uma aplicação de grande porte?

Para melhorar o entendimento, eis a estrutura:

+ Seres vivos
+ -- Humanos
     -- Homens
        -- Brancos
        -- Negros
     -- Mulheres
+ -- Cachorros
+ -- Gatos

A pergunta é trivial, mas como não se nasce sabendo, né?

Obrigado pela atenção!

Compartilhar este post

Link para o post

Isso não é problema. Se fosse, o Java estaria perdido. Aquela desgraça tem mais diretórios do que linhas de código :lol:

- com
-- java
---pacote
---sub-nome do pacote
----sub-sub-nome do pacote
-----controller
------components
-----model
-----view

(é, eu odeio java e adoro reclamar dele :P )

Compartilhar este post

Link para o post

Também odeio Java heuaehuaehuae... a diferença entre eu e você é que eu não conheço a linguagem, mas o fato d'ele ser pesado já me enoja. Desculpe o preconceito Javistas, mas é só cabeça-durismo mesmo. :thumbsup:

Mas valeu Beraldo, isso mesmo que eu queria! :grin:

Compartilhar este post

Link para o post

Guilherme...

Diretórios são organizações lógicas, se você tiver muitos diretórios ou arquivos dentro de uma mesma organização lógica, isto pode comprometer o desempenho para listar, fazer uma leitura sequencial, mas para acesso direto o tempo e os recursos necessários serão o mesmo.

Se você aumentar demasiadamente a quantidade de diretórios pode comprometer o limite para o seu sistema de arquivos, este sistema de arquivos será organizado com as várias partições. Para os sistemas de arquivos mais comuns há um limite de (2^32)-1 arquivos/diretórios por volume/partição.

Beraldo...

Em Java, normalmente há um empacotamento do projeto (arquivos JAR e WAR). Mas se todos esses empacotamentos fossem extraídos, certamente haveria um problema. Rs

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.