Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Samuel Gomes_148425

Design Patterns

Recommended Posts

Estou estudando um pouco de design patterns

 

Mas me surgiu umas dúvidas

 

As vezes vejo artigos de outras linguagens, que usam o DbAdapter, o Delegate. Exemplo o .net que usa

o commandAdapter, o Zend_Db_Adapter ...

 

Ai eu vejo que existem patterns com nomes como adapter, deletage, sigleton, factory, strategy

 

Minha pergunta é:

 

O dbadaper, implementa o patterns adapter? O delegate implementa o patterns delegate?

 

Desculpe se essa minha pergunta for meio básica para alguns, mas até uns tempo atras,

eu não conhecia os design patterns.

 

Att Samuel

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Padrões de Projeto na maioria das vezes são mais um conceito do que uma implementação em si, permitindo que estes solucionem problemas nas mais diferentes linguagens.

 

Um Adapter, como o próprio nome diz, adapta a interface de uma classe através de outra. No âmbito das DBAL's pode representar uma mesma interface por você definida que permite acesso à virtualmente infinitos drivers de conexão os quais podem ter assinaturas diferentes.

 

Eu por exemplo utilizo um Adapter para simplificar a interface da PDO pois alguns métodos são muito verbosos ou de uso estranho.

 

Apesar de poder haver uma interface na implementação, o Delegate em si não é uma interface, é outro padrão que visa reduzir o acoplamento entre classes/métodos justamente por "quebrar" uma tarefa maior em múltiplas partes menores, delegando (daí o nome) a responsabilidade de cada uma à uma classe/método diferente.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O dbAdapter não implementa o padrão de projeto Adapter. O que seria este delegate que você falou no Zend? Nunca vi nada parecido.

 

Carlos Eduardo

 

 

obrigado pelas explicacoes galera...

 

Nao disse sobre o zend ter delegate... Quando falei do delegate, quis dizer o .net

 

queria saber se os delegates do .net, tinha alguma coisa a ver com esse negocio de design patterns, pois existe um design patterns chamado delegate se nao me engano

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.