Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

xXxWesleyxXx

sobre preço

Recommended Posts

Na minha cidade, falta muito profissional. Seguidamente pessoas me perguntam sobre profissionais para determinadas vagas. O que muito acontece é uma empresa "roubando" desenvolvedores de outra por não existir quem atenda os requisitos da função, logo é falta de profissionais. O resto são apenas "sobrinhos".

profissional de q tipo? parece ser algo bem especifico.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Gabriel, esse tipo de filosofia é aplicado em várias instituições brasileiras, não só no ITA. Talvez lá seja mais evidente e mais abrangente pela origem militar e pelo histórico de excelência, mas algumas universidades hoje em dia não deixam em nada a desejar em relação a esse instituto.

Claro que sempre vai ter aquele professor que dá uma ajudinha aqui, outra ali, mas, no meu caso, foram raros... Na maior parte do tempo, você tem que se virar mesmo, igual é feito aqui. A diferença é que no Brasil você passa 3 anos (insuportáveis) onde é só teoria, até a programação é "teórica". Você começa com álgebra e lógica booleana, algoritmos, passa por programação, circuitos digitais, arquitetura de computadores, estruturas de dados (listas, árvores, etc), organização e recuperação da informação (hashes, índices, etc), fora toda a parte de matemática e física que acompanha tudo isso (no meu caso, que é engenharia, pesa um pouco mais)... Só no 4º ano começa a ficar "legal", você começa a ver aquilo pelo qual você resolveu fazer o curso.

Querendo ou não, isso tudo faz diferença... Você entende muito melhor ponteiros em C quando estuda Assembly, você entende muito melhor como funciona a programação depois que conhece os diferentes paradigmas existentes (lógico, funcional, imperativo, declarativo, orientado a aspectos, etc, etc, etc...). Não tem fórmula mágica, você tem que sofrer pra aprender.

Aí, já trabalhando, vem o infeliz solicitar uma mudança em uma aplicação, você pede um prazo e o cara fala:

Mas por que tanto tempo??? Não é só adicionar um botão...

Claro que esse tipo de coisa acontece em toda profissão (pacientes querendo saber mais que o médico, por exemplo), mas na área de TI chega a níveis absurdos. As pessoas não sabem nada do assunto, não tem a vontade de aprender e acha que somos mágicos, que o computador simplesmente adivinha o que é para ser feito.

Esse tipo de coisa é extremamente frustrante e faz você pensar:

Sério que eu sofri 4, 5 anos (ou até mais, dependendo do seu caso =P) pra isso...

Mas no fim de tudo, a gente continua nessa vida, porque é o que a gente gosta... ehuehueh...

E já estamos nos desviando do assunto do tópico... :upset:

Compartilhar este post

Link para o post

Programadores de baixo até alto nível. A maior falta atualmente é C#, pelo menos é o que mais me perguntam, até cogitei a mudar pra C#, o salário é bem atrativo, mas eu teria uma curva (pra baixo) em questão de salário/aprendizado. Mas como eu já mencionei antes. Tem gente vindo da Itália para morar aqui e trabalhar com programação baixo nível. Polo metal-mecânico do RS é aqui. Mas volta e meia pedem sobre Java, PL/SQL Oracle (colocarei assim pois tem mais coisa no meio além de PL/SQL), Postgres, Foxpro. Apesar de eu ser nulo em baixo nível, volta e meia me perguntam sobre programadores em C ou tecnologias similares.

Infelizmente, estamos nos desviando mesmo, apesar de não ser algo "inútil" em todo o caso. Deveria existir aqui no fórum as filosofias de um bom programador e o primeiro ítem:

1º - Aprenda a utilizar o Google

Compartilhar este post

Link para o post

Me intrometendo no tópico.

Gostei bastante do conteúdo abordado nessa discussão. E gostei mais ainda de saber sobre o salário de programadores na Europa. =)

Eu sou de São Paulo, por aqui tem muitas e muitas empresas para se trabalhar com desenvolvimento.

O unico problema é: Salário!

Estudo PHP desde 2007, não gosto mesmo de utilizar o windows por vários motivos (vários deles irracionais, eu sei rs).

Eu tive muita sorte no meu início de carreira. Entrei na faculdade, consegui meu primeiro emprego logo após 2 meses de curso, e um emprego fixo, não estágio nem nada. Depois dos 3 meses de experiencia mudei para a agência que um colega de faculdade trabalhava. Salario foi menor, mas o aprendizado foi excelente. Tive contatos com diversos tipos de clientes (desde o "Nossa, isso aqui vai mudar a minha vida", até o "Puts! TUDO ISSO?").

Tive que parar a faculdade por motivos pessoais e financeiros, continuei trabalhando e progredindo com meus estudos. Sempre fui autodidata e sempre consegui o que queria aprender pesquisando.

Pela minha passagem em algumas instituições percebi que:

Algumas estão desatualizadas em relação a tecnologias utilizadas no mercado de trabalho;

Não oferecem o minimo de ensino de qualidade em prática de programação;

Teoria muito fraca;

Respostas de mão beijada (um professor deu nota 10 para toda a sala, vê se pode?).

Dentre outras.

Nessa empresa que estou agora (o salario também não condiz, mas estamos acostumados né? Rs.) estou limpando a m#### que o antigo funcionário fez, e só tem eu aqui na área de web. Esta praticamente tudo cagado. E era um profissional bem mais velho (tenho apenas 22 anos), vindo de grandes empresas, quando eu vi o que tinha aqui fiquei horrorizado. Tenho muito trabalho fazer aqui (ainda bem).

No Brasil (pelo menos o que eu pude perceber) faltam muitos profissionais dedicados a pesquisar e aprender por si só, estão querendo que as outras pessoas sempre deem tudo do jeito que eles precisam.

Como já comentado, também pensei em ir para o C#, salário realmente bem atrativo. Mas não quero ter essa curva salarial novamente. Estou fazendo alguns projetos pessoais a fins de estudos, estou até gostando. mas quem sabe o que o futuro nos reserva.

Sobre programadores em outros países, tenho contato com alguns desenvolvedores da minha empresa em filiais de outros países, sinto falta de vontade de fazer um serviço com qualidade. Fecham chamado sem desenvolver o necessário, não fazem validação e ainda recebem o titulo de Sênior. Será que, além do café, o Brasil pode ser um grande exportador de desenvolvedores?

Abraços!

Compartilhar este post

Link para o post

Brasil pode ser um grande exportador de desenvolvedores?

hoje não, pq poucos sabem falar inglês fluente dai uns 15,20 anos talvez. O principal rival é a india por ter o custo da mão de obra mais barato além da maioria q fala ingles, quanto ao salarios deles n posso dizer se é bom.

acredito q qto mais terceirizado pior é o salario.

Compartilhar este post

Link para o post

é complicado viver no brasil mesmo com alto potencial e conhecimento em varias areas de programação você não recebe o devido valor por isto , já vi muitas materias falando que depois da explosão dos tablets e celulares com sistema android e tudo mais aqui no Brasil muitas empresas comessaram a buscar mão de obra de outros paises , ou seja o problema e muito grande pois parte das escolas de preparação que hoje não estão valendo nada , aqui na minha cidade tem muitas empresas de Desenvolvimento na area de Design Gráfico mas quando negocio e Programação é Web a sistuação é uma das piores possiveis , existem acho que de 7 a 12 escolas de preparação profissional incluindo 3 faculdades e uma delas tem curso de Engenharia e ciencias da computação . as escolas de preparação Incluindo a microlins e a Prepara, que foi eleita 3anos conssecutivos a melhor do Brasil se não me engano usam o sistema de ensino onbyte video aulas , vi varios alunos da minha turma de programação desistirem quando pegaram a apostila de php ou de Java por não entenderem nada do que esta sendo explicado , e os supostos instrutores sabem menos que os alunos :/

Compartilhar este post

Link para o post

Essas escolas não ensinam nada além do mais básico, coisa que você pega uma apostila e brincando aprende bem mais.

Um amigo meu fez curso de Web Design na Microlins (la por meados de 2008). Quando ele terminou o módulo de JS, pensei que ele já sabia, então fiquei brincando de montar códigos na folha de papel, fiquei surpreso por ele não saber nem montar uma estrutura de repetição.

Sobre a Índia, sempre tem alguém de lá no top 10 do phpclasses..hehe

As vezes eu penso em sair do Brasil que eu tanto amo, apesar de tudo, para trabalhar na Europa.

Compartilhar este post

Link para o post

Cara eu to assinando esse tópico, por aqui ficou quente o negócio hehehe...

Concordo em partes o que vocês falaram anteriormente sobre formação.

Passei por algumas instituições, cursei:

2 Semestres na UNIVALI - São José/SC, (Ciência da Computação / Engenharia de Computação - 2008-2009)

1 Semestre na Unijuí - Ijuí/RS, (Ciência da Computação - 2010)

3 Semestres na URI-FW - Frederico Westphalen/RS (Ciência da Computação 2010-2011),

1 Semestres UFSM/CESNORS - Campus Frederico Westphalen/RS (Sistemas de Informação-2012) Atual 5º Semestre.

E olha, vi de tudo um pouco em termos de ensino, acho que vai mais da dedicação do Aluno em si, pois sempre vai ter um professor camarada aquele que é seu amigo e te "ajuda" a ser aprovado, se alguém me dizer uma instituição que não tenha isso não vou acreditar, ai esse cara que ta de boa vai se f... no mercado de trabalho, ou vai trampa num lugar meia boca e se contentar com aquilo.

E é complicado você estudar/cursar exatas, trabalhando das 7:40 até as 18:18, é puxado eu não desisto disso por que eu realmente gosto de tudo isso, parece que nasci com essa vontade já. Também pretendo ir um dia fora do país, talvez pra conhecer trocar idéias/experiências, projetos, etc...

Talvez a nossa profissão não seja tão valorizada por que não tem um orgão que regulamenta isso no país(tipo uma OAB da vida), digo isso principalmente pra quem mora no interior(fora da capital ou grandes centros) como eu, é bixo feio, pois nas faculdades eles passam uma lista de cargos mais valorizados, só pra citar uma aqui tipo "Diretor de Informática" R$ 20.000,00 o salário, ai a gente fica se perguntando, "mas tão querendo enganar quem?" é fu.... ainda mais no interior, onde a maioria dos cargos disponiveis são como "Suporte" hehehe....

Pooww não to cursando 5 anos ou mais em uma instituição de nível superior pra ser "Suporte" pro resto da vida... :sick:

Pelo menos penso assim pra tirar motivação e estar sempre se atualizando/estudando e praticando(maior parte do tempo por conta própria, digo fora da universidade), para alcançar algo melhor nessa área, . ^_^

Compartilhar este post

Link para o post

Galera, esqueçam Europa por enquanto... A crise aqui tá feia...

Os espanhóis não são muito dados a falar com estrangeiros... O maior nível de interação que eu tive com eles foi durante uma aula que o professor perguntou de onde eu era.

Eu respondi que era do Brasil, aí ele resolveu jogar a isca:

E como anda a computação no Brasil?

Eu respondi que estávamos bem, em expansão.

Aí ele falou pra classe toda:

Prestem atenção aqui... Se vocês querem arrumar um emprego depois de formados, vão para o Brasil. Enquanto aqui estamos em declínio, lá estão em franca ascenção. Sobra vagas.

Todos os alunos da sala pararam o que estavam fazendo e me olharam assim:

Marmota.gif

Além dos EUA e talvez o Japão, todos os outros países "de 1º mundo" não estão pra peixe para profissionais de TI.

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, enquanto um gerente de ti aqui no Brasil esta ganhando entre R$ 10.000 e R$ 15.000.

Não penso em ir para a Espanha, nem Portugal ou algo assim. A empresa que eu trabalho é sediada na Suíça, não sei como as coisas estão por lá. Bom, pelo menos pelas fotos que eu vi de lá, as coisas são bem diferentes mesmo rs.

Eu ainda tenho fé de que vou conseguir algum reconhecimento, sei que tenho do meu patrão, mas não é ele que controla meu salário hehe

Compartilhar este post

Link para o post

NOSSA!!! Primeiro quero pedir desculpas pelo meu descaso, tudo ocorreu tão rápido, que não consegui responder as mensagens. Agora que abrir novamente o tópico, fiquei embasbacado em como o assunto percurtir, com ideias, filosofias e conselhos ótimos. Eu ainda me sinto um pouco perdido, como se, para qual quer preço, eu não foce conseguir ser justos (com migo e com o cliente). Mas creio (espero) que isso é normal, por eu ser novo na aria, conheço e estudo PHP a quase um ano e meio, mas trabalhar mesmo, produzindo algo comercialmente, nunca tive o privilegio!

Bem, agradeço a ajuda de vocês, sempre "compartilhando suas experiencias passadas"! OBRIGADO MESMO!!!

Há, já estava esquecendo, o "cliente" não quis, o sistema, achou caro. Estava cobrando 150 por página com css e 250 com as php, sendo essas ultima, obrigatórias é claro. No exemplo que fiz, tinha umas 7 páginas, mas ele iria dizer certinho com seria o sistema, mas... ele não quis, creio que achava eu um "sobrinho" , hehehe :P

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.