Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Michel Kuguio

Pool de Conexões PDO.

Recommended Posts

Apesar de estarmos falando sobre pool de conexão utilizando pconnect, preciso lhe "falar umas verdades".

1º - Não é recomendável o uso de conexões persistentes, evite-as (com ou sem pool, não é recomendável);

2º - Não é só o caso de duplicar a conexão (ou não). Também duplicará as classes, criará redundâncias inúteis e maior consumo de memória;

3º - Ela não é uma conexão. Nesse caso não cabe à herança;

4º - Leia sobre Liskov Substitution Principle.

A herença (extends) cabe quando uma sub-classe é a super-classe com "algo a mais".

O exemplo clássico é de uma pessoa.

- Pessoa é a classe base;

- PessoaFisica e PessoaJuridica são as especializações;

- Ambas são Pessoa (class). Possuem tudo que uma Pessoa possui e mais suas peculiaridades.

Um model/ORM/DAO não é uma conexão, somente utiliza uma. Portanto, não cabe à herança.

entendo, eu usei o registre como você falou mas de forma diferente.. tipo...

eu executo a classe conexão e nela coloca o valor na classe registre.

e depois na claque query eu peço para recuperar o valor do registre.

ao inves de fica colocando em cada objeto coloquei direto na classe base de todo o crud das tabelas.

você acha que fiz certo?

pq sem ele disponibilizando as variáveis... a aplicação fica mais rápida... mas é mais trabalhosa. ja ele é mais facil. xD.

quando a conexao persistente.. aumentou muito a velocidade do site.. mas ela nao encerra as mesma.. tipo sem persistente ele demora mais porem encerra todas. ja com ele é muito rapido porem nao encerra.. =S

quanto a explicação de extends antes eu havia feito as seguintes classes..

o sinal -> vaiindicar a a proxia é filha;

conexao->query->crud->tabelaX

conexao->query->crud->tabelaY

agora ficou.

Conexao

query->crud->tabelaX

query->crud->tabelaY

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

entendo, eu usei o registre como você falou mas de forma diferente.. tipo...

eu executo a classe conexão e nela coloca o valor na classe registre.

e depois na claque query eu peço para recuperar o valor do registre.

ao inves de fica colocando em cada objeto coloquei direto na classe base de todo o crud das tabelas.

você acha que fiz certo?

De que forma você inclui? Precisaria ver.

quando a conexao persistente.. aumentou muito a velocidade do site.. mas ela nao encerra as mesma.. tipo sem persistente ele demora mais porem encerra todas. ja com ele é muito rapido porem nao encerra.. =S

Dependendo da quantidade de conexões com o banco, uma conexão sempre ligada vai te limitar o número de usuários.

Compartilhar este post

Link para o post

De que forma você inclui? Precisaria ver.

Mudei, eu estudei o registre e consgui entender como ele funciona.. com isso eu deixei a função de retornar como statica.

ficou assim, a classe Conexao cria o Obj PDO.

a Classe tabelaUM é extend da classe Crud e tem todas as Querys da tabelaUM.

e a classe Crud é extend da classe Query(que nada mais é q a base para a query).

Obs: antes a minha classe Crud funcionava como se fosse um framework, só precisava passar campos e valores e dizer oq que queria q fizer-se q ela fazia automática, mas achei q iria sobrecarregar o server pois a classe tinha muita condição e também gerar trabalho pro server por preguiça de construir as SQL seria burrice. então eu mudei ela e a parte de Select,Update,eu passo o sql manual, o update por ser simples ele construi.. e o Inser ficou top, ele recebe o array e inseri automaticamente e fiz um insert múltiplo que inseri varios dados em um unico sql e exute.

se interessar eu posto ela pra você ver, eu testei e o ganho de desempenho foi bom com esse tipo de insert xD;

Dependendo da quantidade de conexões com o banco, uma conexão sempre ligada vai te limitar o número de usuários.

é eu encontrei uma redação sobre conexões persistente e apesar de ser rapida tem esse problema do limite.

Cara valeu mesmo por tirar minhas duvidas... sou meio burrinho, mas com a ajuda do pessoal consegui entender melhor sobre POO e Conexões , encontrar e corrigir muitos erros meu nos meus algorítimos!

Compartilhar este post

Link para o post

Eu acho que esse tópico já está tomando outro rumo que não o de Pool de Conexões.

Se concordarem, proponho uma divisão dele.

Eu não ia opiniar sobre o assunto porque não entendi direito mas, não seria um caso simples de Registry não?

Compartilhar este post

Link para o post

[...]não seria um caso simples de Registry não?

Para um único usuário acessando o sistema, sim. Para multi-usuários, não. É basicamente como o pool de impressão. Você envia documentos para imprimir, de diversos computadores, e eles serão impressos na ordem que foram recebidos. O SGBD já não, ele recebe os processos e executa-os em "paralelo", o primeiro que terminar terá seu resultado retornado.

Antes de existir o pool de impressão, acontecia as "impressões paralelas", vários arquivos sendo impressos ao mesmo tempo. Uma hora saia uma folha de um arquivo, duas de outro, mais uma do primeiro. O pool foi criado para resolver isso.

Em um SGBD, eu vejo como uma "fila" de processos, você vai enfileirando as consultas realizando uma de cada vez. Como o processo é priorizado, sua execução é extremamente rápida. Se existirem muitos processos, são enfileirados e aguardarão sua execução. Isso é processamento em batelada(batch) e é útil, ao meu ver, em sistemas do mesmo tipo(batch), onde não há interação do usuário e o sistema necessita da resposta para continuar o processo. Não vou adentrar sobre os tipos de processamento, pois ai já é outra história.

Eu, particularmente, gosto do trabalho paralelo dos SGBDs. "Processamento paralelo" (que não é tão paralelo assim) foi um grande avanço na tecnologia dos SOs.

Compartilhar este post

Link para o post

Beleza, já clareou um pouco.

Eu nunca mexi com isso mas possivelmente o Gearman resolveria esse problema. Tenho poucas informações sobre seu funcionamento mas tudo indica que bastaria adicionar o IP/Nome do Servidor responsável por esse Pool.

E ao invés de os clientes executarem as queries diretamente eles enviariam informações para que o pool adicionasse uma tarefa.

Compartilhar este post

Link para o post

Beleza, já clareou um pouco.

Eu nunca mexi com isso mas possivelmente o Gearman resolveria esse problema. Tenho poucas informações sobre seu funcionamento mas tudo indica que bastaria adicionar o IP/Nome do Servidor responsável por esse Pool.

E ao invés de os clientes executarem as queries diretamente eles enviariam informações para que o pool adicionasse uma tarefa.

Bom creio que consegui o que queria...

pode fechar o tópico. xD

Compartilhar este post

Link para o post

Convém postar como fez não apenas para elucidar os pontos não tão definidos ao longo da discussão como também ajudar àqueles que tiveram, têm ou poderão ter o mesmo problema/necessidade.

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.