Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Nícolas Luís Huber

[Discussão] Será a morte dos Web Desenvolvedores

Recommended Posts

Toda profissão é desvalorizada quando o mercado satura de profissionais do ramo. Independente se é sobrinho, filho, profissional freelancer ou CLT com doutorado.

Não imagino em momento algum CMSs roubando espaço de desenvolvedores. Facilitam sim, muita coisa. Esperto o desenvolvedor que consegue usar a base de algum CMS "popular" e se readaptar a ele, e dali tirar um resultado satisfatório.

E acho sim que os profissionais hão de se reciclar com o tempo. Não recomendo ninguém ser focado em apenas uma coisa. Que seja excelente, sim, em sua área de interesse, mas que não se esqueça das demais áreas que compõe o ramo.

Saiba ao menos o básico de tudo. :worship:

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

CMS é como Miojo, vc utiliza pela comodidade e facilidade, porém não espere nada além de uma massa com sabor enjoativo e difícil de ser melhorada, milhares de pessoas podem ter o mesmo sabor, basta optar pelo mais fácil. Não se pode comparar um macarrão Miojo com um macarrão a bolonhesa todo preparado em um restaurante granfino por um grande chefe, ou até mesmo pela mamãe ou vovó... da mais trabalho, porém o resultado é mil vezes melhor, e é óbvio... não é todos que tem a capacidade de preparar algo assim, por isso optam pelo mais fácil.

Ótima comparação mesmo.

Acho que com o uso de CMSs cada vez mais frequente, possa mudar a cabeça de um jovem que abriu uma empresa/serviços e precisa um site para divulgar. Ele nasceu na geração Web e não quer gastar dinheiro, logo ele vai e criar um site rapidinho em poucos cliques no Wordpress. Pronto! Já se foi um serviços perdido para um Desenvolvedor.

Vejo pelo exemplo de minha irmã, ela queria criar um site. Ela sabe que eu desenvolvo, porém ela simplesmente procurou na internet sem pedir nada para mim, em poucas horas ela estava com um blog pronto. Mesmo que não iria cobrar, ela achou mais fácil ir e criar algo fácil, rápido e estava com qualidade. Estilo blog, mas com qualidade!

Não será está a mentalidade de pessoas mais novas, criadas na geração web?

Compartilhar este post

Link para o post

A comparação que você sugere agora é similar à uma linha de produção de carros populares com uma de carros de alto luxo.

Ainda não encontro motivos para especular "morte dos desenvolvedores" (toc toc toc). :yay:

Compartilhar este post

Link para o post

analogia macarrão x web foi sensacional.

agora entrando na discussão de CMS, acho que o ponto não é bem esse que estão jogando na mesa.

Wordpress é difícil?

bom.. depende

tem cara que compra hospedagem com wordpress e configura lá na admin, pode ser um cara que sabe mas só procura comodidade

ou pode ser um sobrinho.

tem cara que desenvolve layout e lógica e só usa estrutura wordpress, até pode ser um desenvolver.

só que quantos % utilizam da segunda opção?

Compartilhar este post

Link para o post

nao parece que o problema e cms e sim aqueles sites onde vc cria sites de graça ou por 10 reais.

Compartilhar este post

Link para o post

Cara, WP é muito fácil, não precisa ter conhecimentos avançados, basta seguir um tuto e pronto... nem servidor precisa... basta ele instalar direto no WP.

E por conta disso, muitos acham que são programadores web... aff fala sério.

Uma coisa é fato... WP foi feito para criar sites pre montados... se vc quiser trabalhar nele por completo... AI SIM... vai ter que ter noção, tanto em PHP quando em javascript, css, photoshop, mysql, html.... pois para modificar e criar coisas próprias adaptáveis para o WP o cara tem que saber isso... e vamos ser sinceros... o mercado esta em falta de profissionais com experiencias com todas estas tecnologias, por isso são poucos os sites construídos em WP que se destacam, pois exige que o cara manje bastante, aqueles que não manjam de tudo de duas uma... ou faz um site bost@ ou faz um site bosta com WP hehehehehe

Compartilhar este post

Link para o post

Gostaria de agradecer todos por contribuir com essa discussão, me ajudou a clarear alguns pensamentos negativos que eu tinha sobre a profissão de Web Desenvolvedor, estou entrado agora no mercado de trabalho e achei que seria um profissão que estava parar entrar em declínio, apesar da popularização do HTML5.

Entro agora em outro ramo! O futuro será com certeza os tablets e mobiles. Será que a Web como conhecemos continua, ou será substituída por Aplicativos?

Compartilhar este post

Link para o post

Qual a diferença entra a "web como conhecemos" e aplicativos?

Quero dizer que os tablets irão dominar, sabemos que os usuários preferem aplicativos, ou seja a web pode se tornar inteira de aplicativos! Não todos sites, mas sites de grande fluxo irão preferir ter aplicativos, será?

Compartilhar este post

Link para o post

Essa possibilidade esta longe de existir, pra falar a verdade não sei nem porque as pessoas acham isso.

Muitos utilizam e "preferem" por 2 motivos...

1º - São usuários comuns, com isso de vez em quando faz uma pesquisa, ler uma notícia e acessa um facebook ou twitter...

2º - Telefone, quem não anda com um telefone no bolso? até meu sobrinho de 8 anos tem um e o leva para qualquer canto... com isso ele aproveita e acessa os aplicativos e a internet pelo smart dele, isso somente por conta da comodidade, não nada além disso... esta tudo na mão dele... opsssss... no bolso...

Já pensou se pudéssemos colocar e levar para todos os lugares dentro dos nossos bolsos, nosso querido café do dia a dia... pode ter certeza que você iria toma-lo bem mais que o normal e iria preferi-lo ao invés de ir a uma cafeteria, é claro... quando quisesse algo mas avançado você iria a uma lanchonete ou a uma padaria... mais se quiser o básico ira escolher o que lhe for mais ágil, e estando sempre contigo tu iria "utiliza-lo" mais que o normal.

Os smartphones por exemplo é a mesma coisa... muitos dão atenção e a maioria das pessoas o querem, pelo simples fato de ser comodo... pois se tem que ter um cel no bolso... porque tb não ter uma internet?

A maioria opta por isso, nada mais além disso.

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.