Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Rodrigo Dos Reis Lopes

Iniciando em Desenvolvimento Web

Recommended Posts

Boa noite Pessoal,

Estou precisando de uma ajudinha...

Atualmente sou desenvolvedor windows e trabalho com Visual Studio.Net.

Estou iniciando desenvolvimento Web, porém existem muitas linguagens como PHP, JAVA, Adobe Flex (Action Script), Asp.net...

Após algumas pesquisas identifiquei que Php seria uma das melhores escolhas inclusive indicaram-me o framework Twitter Bootstrap...

Gostaria de saber a opinião de vocês que já atuam na área, Php realmente e a melhor, esse framework é bom e se me indicam algum curso ou tutorial para iniciação...

Muito Obrigado...

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Quem te indicou está muito mal informado. Bootstrap não é um framework PHP, mas uma biblioteca de estilos LessCSS e JavaScript, não há uma linha de código PHP nele.

Os principais frameworks PHP são:

- Zend Framework;

- CakePHP; e

- Symfony.

PHP é como fast-food, é um lixo mas todo mundo come. ASP.net, Ruby e Python são linguagens muito melhores, em termos técnicos. Mas PHP é imbatível na facilidade de uso, instalação e manutenção e pelo fato de ser uma linguagem voltada exclusivamente para um único propósito: gerar resposta para requisições HTTP. Emfim, se você for pragmático e quiser ter as coisas prontas em pouco tempo e mantê-las com baixo custo, PHP é a melhor solução, apesar de todos os (muitos) defeitos.

Compartilhar este post

Link para o post

Caraca acabou com PHP.

mangakah, discordo que PHP é um "lixo".

Penso que cada linguagem tem seus pontos fortes e pontos fracos.

A regra é, como dizia um professor meu:

-Saiba um pouco de muitos e muito de um!

Compartilhar este post

Link para o post

Nós podemos facilmente abstrair esse "lixo" que você falou.

ASP.NET, nunca, mas nunca que algo proprietário será superior ao open source.

Python, o modelo de orientação a objetos é fraco comparado ao PHP (sem visibilidade, sem verificação de tipos, etc.)

Ruby sofre com o mal do monkey-patching e o mal do "Ruby significa Rails", além de que algumas vezes a sintaxe parece de louco.

Cada linguagem possui qualidades e defeitos, não podemos falar que uma coisa "sucks" a não ser que realmente seja uma bela de uma porcaria.

Eu não sou pragmático (não totalmente, no fundo tem um pouco de pragmatismo dentro de minha pessoa, não sou um teórico louco) e uso o PHP, sabendo de todos os problemas. É igual o JavaScript, ambos ficaram anos no escuro, com sobrinhos sendo 99% dos desenvolvedores, mas agora está crescendo e desbancando esse discurso "elitista".

Compartilhar este post

Link para o post

O Mangakah se equivocou e muito no seu comentário.

se eu tenho uma arma e não sei usar ela direito não significa que a arma é ruim, significa que EU sou ruim.

o php é visto com péssimo olhos por 2 motivos:

1 - Sobrinhos:

Pessoas que não sabem o que estão fazendo e pegam o código na internet e sai cobrando 50 conto por sistemas e esse mesmo sistema apresenta erros e erros e o cliente fica insatisfeito com o programador/linguagem, as vezes acha que o problema é só na linguagem pelo fato do cara que esta se arriscando em PHP conhecer outra linguagem um pouco melhor.

2 - O simples fato de ser open source:

Empresas muito grandes descriminam o open source pelo seguinte motivo, deu pal a quem eu recorro? quem desenvolveu?

pra mim é o certo mas eu trabalho com um produto muito grande escrito em PHP e as empresas recusam pelo fato de ser Open Source e não por ser PHP em si.

Agora quanto a sua dúvida Rodrigo, não aprenda framework agora..

pense vc criando um carro sozinho sem saber encaixar as peças, é mais ou menos isso.

O php é muito bom e muito ruim pela quantidade de conteudo na internet, conteúdo nem sempre válido.

aprenda a linguagem, entenda:

Globais, requisições, tipos de variaveis, loops e depois de uma boa e vasta base recomendo trabalhar com um framework.

Compartilhar este post

Link para o post

tambem acho que o mangakah se equivocou e muito se PHP não fosse uma linguagem boa ela não estaria presente em grandes projetos, o fato de que PHP é por assim dizer muito "utilizado por subrinhos" pelo fato do facil aprendizado não seguinifica que ela é uma linguagem ruim!

Compartilhar este post

Link para o post

nunca que algo proprietário será superior ao open source.

Não generalize,todos sabemos que o photoshop (pago) é muito superior ao gimp(opensuorce), do mesmo jeito que eclipse (opensuorce) é muito melhor que qualquer outra ide 'proprietária'..

Python, o modelo de orientação a objetos é fraco comparado ao PHP

Sem comentários.

Mesmo com tantos blablabla, php continua sendo um lixo no geral, mais ainda sim é muito usado, por ser gratis e facil de se usar...

Para começar com web sugiro que aprenda o PHP OOP direto, ficar perdendo tempo querendo aprender a usar funçõezinha ou manipular arrays com for e if's é bobeira

Compartilhar este post

Link para o post

PHP é bom porque é mais usado? Ora, se é assim, McDonalds serve comida excelente porque tem filiais em tudo quanto é canto.

Cada linguagem possui qualidade e defeitos? Ninguém nega isso. Mas algumas tem mais defeitos que as outras.

Ao contrário de alguns, não tenho nenhum preconceito quanto a código aberto ou fechado. Python e Ruby são open-source. Se um software é proprietário ou aberto, isso não diz absolutamente nada sobre sua qualidade. Obviamente que é uma questão a ser levada em conta, mas não serve como evidencia de sua qualidade.

Como eu já disse, se quer algo que dê pro gasto, seja fácil de instalar e de manutenção barata, PHP é a melhor solução.

Compartilhar este post

Link para o post

cristianoolv, eu falei de linguagens.. não de outros softwares.

Python não tem visibilidade, inerface, type hinting, etc. o modelo de OO do PHP é mais rico e sólido.

Além das funções mal feitas, o que você considera lixo?

Compartilhar este post

Link para o post

esse negócio de defender a linguagem x ou y com unhas e dentes já tá manjado, programador nenhum deveria se deter a isso, se falarem os defeitos e qualidades das linguagens, que elas tem, e isso é fato, sem tomarem as dores por desenvolverem nelas não cairia o nível da discussão isso é se limitar a relatividade de suas experiências.

Compartilhar este post

Link para o post

Não posso rebater sua avaliação por não conhecer a estrutura de outros..

Falam que o Zend é bonzinho.

Poderia citar os pontos fracos X fortes dos dois frameworks?

Não posso rebater sua avaliação por não conhecer a estrutura de outros..

Falam que o Zend é bonzinho.

Poderia citar os pontos fracos X fortes dos dois frameworks?

Enriquecerá a discussão.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu penso assim.

Tudo depende do objetivo final.

Para quem quer fazer sites e ter alguns sistemas rodando web e tal.. o PHP faz com excelencia. Tem muitos grandes projetos que rodam em PHP, o Facebook mesmo é um.

Comece com o php, mas nao use frameworks, desenvolva vc mesmo suas aplicações, assim vc começa do começo.

Um defeito das pessoas que vem ate o forum é achar que aqui a nós vamos fazer os scripts para ele na faixa, Estamos aqui para orientar, podemos resolver e ate desenvolver para quem quiser, mas eu particularmente cobro por isso.

Comece conhecendo a instalação do php manualmente, para vc entender de onde vem os modulos, os caminhos que o php usa para funcionar e tal...

feito isso, conhecendo de apache, php, mysql.. aprende sobre html e css, veja para que cada tag existe, tem gente que n tem nem noção.. ai depois nao consegue validar o cod no w3c

em fim.. a caminhada e longa, mas comece direito pra n precisar fazer retrabalhos..

PHP é bom sim, os criticos tem q pensar assim, o bom é o que da dinheiro..rs Se vc ta ganhando dinheiro com isso é pq é bom.. independente do que vc usa para isso, php, asp, jsp.. etc

[]'s

Compartilhar este post

Link para o post

PHP é bom sim, os criticos tem q pensar assim, o bom é o que da dinheiro..rs Se você ta ganhando dinheiro com isso é pq é bom.. independente do que você usa para isso, php, asp, jsp.. etc

Você estava com texto perfeito até o instante dessa frase, o final realmente não faz o menor sentido.

BBB da dinheiro e é o pior lixo já existente na televisão brasileira, é um programa de nome culto e com um apresentador culto considero eu mas é pura merda.

AS Músicas de hoje em dia é mina de dinheiro mas eu tenho vontade de furar meus ouvidos quando toca em algum lugar.

o BOM é o que te agrada, o magakah acha o php lixo por que ele deve conhecer alguma outra linguagem que atende melhor o que ele precisa.

fora esse comentário o resto ta certo, ENTENDER O PHP e lembrar que ele sozinho não vai fazer muita coisa HTML é básico.

Compartilhar este post

Link para o post

É possível uma analogia entre PHP e um revólver: um revólver é bom para a auto-defesa, mas com um revólver você pode sair matando quem você vir pela rua. Da mesma forma PHP é bom para criar aplicações web, mas com PHP você tem alta chance de criar uma bosta de código.

O PHP, desde uns 5 anos atrás vem crescendo e melhorando muito. O preconceito de "PHP sucks" é coisa antiga (da mesma forma com JavaScript).

Ele possui problemas de design nas funções, mas como eu disse, podemos abstrair boa parte deles.

PHP tem uma comunidade grande, um suporte para diversos paradigmas de programação, um suporte à Orientação à Objetos animal (só falta scalar typehinting, tipagem de retorno e visibilidade de classes para ficar perfeito), ferramentas, frameworks, bibliotecas, extensões, uma linguagem extensível e dinâmica. Basta saber usá-la.

Compartilhar este post

Link para o post

A programação a muito é rodeada por sobrinhos, digo todas as linguagens. No entanto, o PHP é de fácil adaptação com seus contextos, no entanto é mesma coisa que você ter uma bola, saber como mandar ela pra frente, mas não ser inteligente contra seus adversários, ou seja, você sabe mas ao mesmo tempo não sabe.

É oque acontece com o PHP, ele se popularizou, e sobrinhos, sem a inteligência e lógica, criam qualquer código, apenas o que servirá, não pensando em benchmark, no próximo programador, na organização, desempenho, etc. Mas isso mudou do PHP 4 até hoje, porque antes tinhamos menor capacidade de orientação a objetos ou quase nada. E o suporte hoje á ela está mudando completamente os programadores dos Sobrinhos "Quebra" Galhos. Pois o conceito de OO, nos integra a um mundo completamente organizado e todos os fatores que eu disse antes.

Hoje na web, sim, há muitos tutoriais de sobrinhos, a maioria desatualizados. Isso porque o PHP já está quase no 6, falta pouco. Então é uma linguagem imensa, com alta taxa de atualização, comunidade gigante, etc. Então hoje sobrinhos são sobrinhos e programadores são programadores.

Outro detalhe, CodeIgniter é excelente adaptação do OO no PHP, Pode ser mal feito como disseram, mas é rápido e pra quem começa no OO, é excelente, pra mim está sendo.

Você já deve saber lógica de programação, então sugiro algum curso de início ao PHP, logo em seguida algum livro sobre. Em seguida, cursos de OO.

Obs.: essa de citar problemas de cada linguagem, é caô para este tópico. Quem desejar saber que procure no nosso amigo G, a diferença entre linguagens. E uma frase que serve para tudo e todos (qualquer profissão, qualquer escolha): somos feitos de escolhas, onde terão benefícios e sacríficios, todas elas. Tudo tem um benefício, mas tem de haver um sacríficio! Ou vice-versa!

E é isso, hoje PHP já não considero mais como propriedade dos sobrinhos pelos fatos que citei acima! A revolução do PHP está em fase inicial.

E por fim, PROGRAMADORES, VALORIZEM-SE! E sobrinhos, podem continuar cobrando baratinho mesmo. Afinal, está aí a diferença que vocês mesmo podem ver, estampada em sua cara: sobrinhos fazem serviço de sobrinhos e ganham péssimo, programadores fazem serviço de programadores e ganham bem (ou não, graças aos sobrinhos que ocupam lugar, mas não qualidade).

É que nem Hitman: "matar seu inimigo é fácil, quero ver passar por ele como um fantasma, sem ninguém o ver".

Compartilhar este post

Link para o post

PHP tem uma comunidade grande, um suporte para diversos paradigmas de programação, um suporte à Orientação à Objetos animal (só falta scalar typehinting, tipagem de retorno e visibilidade de classes para ficar perfeito)

Traduzindo: pra ficar perfeito, o PHP tem que virar Java... asuhaushuahsasuashsahu

O principal problema do PHP (e de todas as linguagens mais ou menos antigas) é o código legado. Não seria difícil resolver todos os problemas da linguagem se não tivéssemos que mantê-la compatível com versões anteriores. Se você for ver, um grande número de aplicações por aí ainda roda sobre o PHP4.

Como nada é perfeito, há sim muitas falhas na linguagem, o que é relatado aqui:

:seta: http://phpsadness.com

Muitos apontam a facilidade de uso como um defeito do PHP, pois isso facilita o surgimento de "sobrinhos". Entretando, NUNCA, JAMAIS, facilidade de uso pode ser considerada um defeito. Eu, como muitos, aprendi a programar com PHP. Pensei até em desisitr, pois era "difícil", mas a enorme quantidade de exemplos que se encontra na internet facilitam as coisas. Mesmo exemplos ruins têm uma utilidade: te mostram como NÃO fazer. E com o passar do tempo, naturalmente você aprende a separar o joio do trigo.

Para desenvolver aplicações web em PHP você não precisa nem saber da existência do protocolo HTTP, muito menos entender como ele funciona. É claro que seria muito mais fácil pegar os conceitos, resolver problemas, etc. se você soubesse, mas isso não é um pré-requisito. Agora vai brincar de web com Java, Pyton, .NET...

Não importa a linguagem, enquanto você está aprendendo, seus códigos vão ser porcos por um bom tempo. Programar não é arte, tampouco uma ciência exata. Você só aprende o jeito certo de fazer algo depois de tentar alguns bons jeitos errados.

A sugestão que eu te dou: aprenda, mas se deixe cometer erros. Aprenda na prática.

Compartilhar este post

Link para o post

[quote}PHP tem uma comunidade grande, um suporte para diversos paradigmas de programação, um suporte à Orientação à Objetos animal (só falta scalar typehinting, tipagem de retorno e visibilidade de classes para ficar perfeito)

Traduzido: pra ficar perfeito, o PHP tem que virar Java... asuhaushuahsasuashsahu

O principal problema do PHP (e de todas as linguagens mais ou menos antigas) é o código legado. Não seria difícil resolver todos os problemas da linguagem se não tivéssemos que mantê-la compatível com versões anteriores. Se você for ver, um grande número de aplicações por aí ainda roda sobre o PHP4.

Como nada é perfeito, há sim muitas falhas na linguagem, o que é relatado aqui:

:seta: http://phpsadness.com

Muitos apontam a facilidade de uso como um defeito do PHP, pois isso facilita o surgimento de "sobrinhos". Entretando, NUNCA, JAMAIS, facilidade de uso pode ser considerada um defeito. Eu, como muitos, aprendi a programar com PHP. Pensei até em desisitr, pois era "difícil", mas a enorme quantidade de exemplos que se encontra na internet facilitam as coisas. Mesmo exemplos ruins têm uma utilidade: te mostram como NÃO fazer. E com o passar do tempo, naturalmente você aprende a separar o joio do trigo.

Para desenvolver aplicações web em PHP você não precisa nem saber da existência do protocolo HTTP, muito menos entender como ele funciona. É claro que seria muito mais fácil pegar os conceitos, resolver problemas, etc. se você soubesse, mas isso não é um pré-requisito. Agora vai brincar de web com Java, Pyton, .NET...

Não importa a linguagem, enquanto você está aprendendo, seus códigos vão ser porcos por um bom tempo. Programar não é arte, tampouco uma ciência exata. Você só aprende o jeito certo de fazer algo depois de tentar alguns bons jeitos errados.

A sugestão que eu te dou: aprenda, mas se deixe cometer erros. Aprenda na prática.

:clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap:

Faço das suas as minhas palavras...

Compartilhar este post

Link para o post

Como eu disse: se souber como usar, o PHP é excelente.

Toda linguagem tem seus problemas.

Quase todos os problemas do PHP estão relacionados ao design dele, e nós podemos abstrair isso, veja:

<?php

class String
{
    private $string;

public function __construct($string)
    {
        $this->string = $string;
    }

public function length()
    {
        return strlen($this->string);
    }
}

$string = new String('Hello world!');
echo $string->length();

Eu consigo abstrair qualquer API do PHP por uma API de alto nível. No futuro, provavelmente teremos autoboxing, o que nos permitirá converter todos os primitivos por objetos e assim poderemos esquecer as funções (que não são muito bem feitas) que os tratam.

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.