Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

EmanuelSouza

Semântica HTML5 - Seção de Comentários

Recommended Posts

Olá pessoal!! È o seguinte, vejo em muitos lugares diversos artigos falando sobre a tag article e o uso dela não só para posts, mas para as seções de comentários de um post por exemplo.

Pergunta:
O que vocês acham desse uso? a semântica na opinião de vocês realmente fica correta para SEO?

Pergunto pq a outros artigos na internet que também incentivam este mesmo uso, e o próprio html5doctor é um que usa article nos comentários. Porem, alguns outros já dizem totalmente o contrario, que pensando em SEO, jamais deve ser feito isso, e sim, com o uso da tag aside.

EX:
procurem por "jamais faria isso pensando em SEO".
http://odesenvolvedor.andafter.org/publicacoes/html5-section-ou-article_1893.html

ou "< aside >"
http://www.seomaster.com.br/blog/post/novas-tags-de-html-5-no-seo

Qual vocês usam quando fazem uma seção de comentários no site de vocês?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

eu uso aside. Pra mim os comentários não fazem sentido sozinhos, por isso eu nunca usaria article neles.

Compartilhar este post

Link para o post

[inline]<article>[/inline]

When article elements are nested, the inner article elements represent articles that are in principle related to the contents of the outer article. For instance, a blog entry on a site that accepts user-submitted comments could represent the comments as article elements nested within the article element for the blog entry.

:seta: http://dev.w3.org/html5/spec-author-view/the-article-element.html#the-article-element

Compartilhar este post

Link para o post

eu uso aside. Pra mim os comentários não fazem sentido sozinhos, por isso eu nunca usaria article neles.

Pois é amigo William, a tag aside é a que faz mais sentido para mim também. Só uma coisa, vc usa uma tag aside para cada um dos comentários? ou engloba todos eles nesta única tag?

Compartilhar este post

Link para o post

Todos eles numa só tag aside. Faço cada comentário em um LI.

Compartilhar este post

Link para o post

[inline]<article>[/inline] dos comentários deve ser interno ao [inline]<article>[/inline] da postagem. Assim, o contexto de um comentário será seu bloco de conteúdo pai. Analisemos:

When article elements are nested, the inner article elements represent articles that are in principle related to the contents of the outer article. For instance, a blog entry on a site that accepts user-submitted comments could represent the comments as articleelements nested within the article element for the blog entry.

Quanto ao blog, o autor sequer argumentou sobre o assunto. Acredito que há um pouco de exagero em cima desse "jamais". O motivo da afirmação, possivelmente, foi o valor semântico da tag article, uma vez que os motores de busca priorizam o conteúdo desse elemento. Porém, penso que o errado seria relacionar uma discussão (comentários) com a razão da discussão (o bloco de conteúdo — no caso, por exemplo, um artigo polêmico), que é a função do [inline]<aside>[/inline]. São dois autores completamente diferentes, com opiniões muitas vezes distintas.

Concordo que comentários muitas vezes não fazem sentido quando sozinhos, mas não é argumento para não considerá-los um bloco de conteúdo individual. Assim entendem os motores! :)

Em suma, notícias (por exemplo) e comentários podem ter um elemento [inline]<aside>[/inline]. Não devem ser o próprio.

Compartilhar este post

Link para o post

Pois é pessoal, ai vendo artigos diferentes em vários sites, eu fui obrigado a postar um tópico aqui a busca de mais informações.

Mas já deu para ter uma ideia melhor, muito obrigado aew viu pessoal!!

William, vc falou sobre o uso da li, e eu acabei lembrando de uma coisa, pq o pessoal tem usado < ol > ao invés de < ul > para lista de comentários?

Compartilhar este post

Link para o post

pq geralmente os comentários estão ordenados por data de postagem =)

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.