Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Raíne Santana

Existe diferença entre metodologias p/ software e metodologias p/ site

Recommended Posts

Estou redigindo a documentação do meu trabalho de conclusão de curso e o professor praticamente obrigou (com razão) a utilizar uma metodologia. A ideia inicial era utilizar a TDD, mas como o projeto já tem algumas funcionalidades implementadas a hipótese de usar a TDD ficou fora de cogitação. Então ele sugeriu a XP. Ok, estou tentando utiliza-la, mas estou com muitas dúvidas e dificuldades para passar o conteúdo pro papel.

Primeiro porque eu não vejo "nexo" em usar essa metodologia. Pelo que entendi ela visa muito o contato do cliente com a empresa que esta desenvolvendo o software. Meu projeto não tem um cliente específico. Ele vai ser destinado a um público, sem contratantes.

Segundo, todo o conteúdo que encontro na web esta relacionando a mesma com software, não com sites.

E ai entra minha maior dúvida. Existe alguma diferença ou trata-se de uma dificuldade unicamente minha?

Ao tentar escrever sobre os problemas em desenvolver um site encontrei problema como usabilidade (sites "pesados", conteúdo confuso, falta de informações).

Deu pra entender minha dúvida? Alguém consegue me dar uma luz?

Agradeço desde já a todos que se prontificarem a me ajudar.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tecnicamente um site é um software. A diferença é que, via de regra, as pessoas prezam mais no visual em sites do que em softwares.

Mas, praticamente o que um pode fazer o outro também pode.

Por exemplo, era comum apresentações multimídias em CDs até tempos atrás, hoje isso é raro, muito mais fácil fazer um site para isso.

E tá em voga a criação de web-apps, por exemplo o google docs que permite criar e editar documentos online, coisa que só se fazia em programas típicos como o Office.

Compartilhar este post

Link para o post

Olha, pelo que você disse, me parece que você tem em mente um sistema que funcionará através de um site. Se estamos falando do back-end, acho que sim! As metodologias podem ser as mesmas. Mas quando falamos de Front-End e Webdesign, que são duas coisas interligadas mas que não são sinônimos, não se adapta. Claro que você pode tirar o que for útil da metodologia para esta parte. Mas pela minha experiência (que não é muita) não é muito usual não. Já tentei desenvolver sites normais seguindo tudo o que eu aprendi na matéria de Engenharia de Software, e gastei muito mais tempo e no fim das contas não me foi útil. Teria me saído melhor fazendo da forma usual.

Agora, no seu caso, é bem provável que você vá oferecer algum tipo de serviço para seus clientes (estou quase certo disso), e então, é importante sim seguir uma metodologia que ajude a garantir a qualidade do serviço prestado. Creio que o TDD seria ótimo, apesar de consumir um pouquinho mais de tempo. Por que não tenta ele mesmo? Você já tem as funcionalidades prontas, mas pode escrever testes para as mesmas, e nesta ocasião, talvez até melhorar estas funcionalidades. Bem, é o que eu acho.

Compartilhar este post

Link para o post

Primeiro porque eu não vejo "nexo" em usar essa metodologia. Pelo que entendi ela visa muito o contato do cliente com a empresa que esta desenvolvendo o software. Meu projeto não tem um cliente específico. Ele vai ser destinado a um público, sem contratantes.

Como assim não tem um cliente específico? Se alguém usa um software ele é o cliente. Usar o termo cliente ou usuário não faz diferença. Não aqui talvez futuramente quando estiver fazendo o projeto.

Segundo, todo o conteúdo que encontro na web esta relacionando a mesma com software, não com sites.

E ai entra minha maior dúvida. Existe alguma diferença ou trata-se de uma dificuldade unicamente minha?

Site, app, etc., todos são software. Qual dificuldade esta tendo com isso?

Ao tentar escrever sobre os problemas em desenvolver um site encontrei problema como usabilidade (sites "pesados", conteúdo confuso, falta de informações).

Sim, e qual é a dificuldade aqui? Não entendi essa parte.

Tecnicamente um site é um software. A diferença é que, via de regra, as pessoas prezam mais no visual em sites do que em softwares.

Isso não é verdade, existem belas aplicações Desktop, assim como existem aplicações Web com um design tosco - sim, mesmo em 2013.

Mas, praticamente o que um pode fazer o outro também pode.

Isso é relativo.

...gastei muito mais tempo e no fim das contas não me foi útil. Teria me saído melhor fazendo da forma usual.

Conte-nos suas experiências.

Agora, no seu caso, é bem provável que você vá oferecer algum tipo de serviço para seus clientes (estou quase certo disso), e então, é importante sim seguir uma metodologia que ajude a garantir a qualidade do serviço prestado.

Sempre é importante seguir uma metodologia. Se temos tantas empresas oferecendo produtos horríveis de usar e de adaptar às necessidades do cliente é porque essas não utilizam uma metodologia, ou a que usam, usam de forma errada. Pelo mesmo motivo existem tantos projetos que nunca são finalizados e que apenas fazem o cliente, contratante, usuário gastar seu dinheiro e ficar furioso. Uma empresa deve sempre utilizar uma metodologia pois seguir sem uma é certeza de fracasso ou no mínimo de oferta de produto ruim.

É como você mesmo disse, metodologia = qualidade do serviço prestado(e isso também é produto). Mas a metodologia deve ser aplicada corretamente.

Creio que o TDD seria ótimo, apesar de consumir um pouquinho mais de tempo.

Essa não é a ideia do TDD.

Por que não tenta ele mesmo? Você já tem as funcionalidades prontas, mas pode escrever testes para as mesmas, e nesta ocasião, talvez até melhorar estas funcionalidades. Bem, é o que eu acho.

Se ela irá usar XP, SCRUM, ou qualquer outro não significa que ela não deva fazer testes.

Raíne, fale para seu professor que TDD deve ser aplicado sempre que possível, e que TDD não é uma metodologia, mas deve - pelo menos deveria - ser aplicado em qualquer projeto que utilize qualquer metodologia.

Test Driven Development (TDD) ou em português Desenvolvimento dirigido por testes é uma técnica de desenvolvimento de software...

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.