Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Daniel Santos_171012

Dicas para montar uma plataforma social PHP

Recommended Posts

oi pessoal tudo bem? eu estou estudando um projeto grande que irei desenvolver, alguem ai tem dicas para me dar de como deve ser feita a conexão mysql ou se devo utilizar pdo, de que irei precisar, como utilizar url amigaveis e etc.

me deem dica de tudo que vocês acham que vou precisar :D

att: Daniel Santos

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Recomendo a utilização do PDO com ele poderá ter uma conexão 100% segura contra sql injection claro sabendo utilizar, então estude o manual PHP que fala sobre o mesmo.

Url amigável de fato e necessário.

Modelagem de banco de dados para modelar sua rede social deixando limpa, profissional, e interligação eficiente sem error de ligação e criação de campos desnecessário.

OOP para ter reaproveitamento e melhorias futuras.

Nota: Não e necessário o OOP poderá programar de modo estrutural, sendo que, recomendo fazer em OOP.

Conhecer alguns design patterns e o PHP claro.

Compartilhar este post

Link para o post

Outra dica pegue alguma plataforma free disponível e estude os códigos e sua estrutura.

Outra dica estude alguns frameworks e escolha um para agilizar o processo.

Outra dica você acredita que esta plataforma vai gerar valor para outras pessoas.

Outra dica pegue dicas de marketing de alguns gurus na net, tem muita coisa de graça.

Outra dica primeiro trace sua metas de marketing e ajuste sua plataforma a estrategia de mkt, somente depois vá para a codificação.

Outra dica se não seguir a dicas 4 e 5, esqueça tudo que falei e vai ser programador.

Compartilhar este post

Link para o post

Um bom começo seria você entender o conceito de plataforma social e entender como funciona sua codificação.

Caso tenha conhecimento, utilize um framework para adiantar seu lado. Utilize PDO ou MySQLi e lembre-se de que nada é 100% seguro.

Compartilhar este post

Link para o post

poxa galera valeu mesmo, mais vou deixar o tópico aberto, estou estudando bastante o conceito da plataforma social, e não prefiro utlizar framworks, no minha opinião eles não vão fazer bem no fufuro.

pontos positivo a todos :D

Compartilhar este post

Link para o post

no minha opinião eles não vão fazer bem no fufuro.

Então vai na unha e ve se aguenta o tranco, não confunda frameworks com DREAMWAVER.

Compartilhar este post

Link para o post

Utilize PDO para a conexão com o banco de dados, pois, apesar de a extensão mysqli ser ligeiramente mais rápida, num futuro não tão distante (considerando que você vai ter sucesso) pode ser necessário migrar sua aplicação do MySQL para um banco de dados mais rápido e robusto, como por exemplo PostgreSQL e Oracle, quem sabe até migrar para NoSQL e ganhar alguma performance. Usando PDO você vai estar preparado para esta mudança sem dores de cabeça.

No caso de NoSQL, salvo engano, vai precisar de um driver específico para a conexão, mas ainda assim o PDO vai te dar melhor legibilidade no seu código.

Dependendo da sua aplicação, também vai precisar de uma infraestrutura bacana. Sugiro trabalhar com a Amazon, que é cara mas é muito boa, e te proporciona escalabilidade e alta disponibilidade (EC2 + S3). Procure um pouco sobre a Amazon. Ainda vai ter alguns detalhes de infra a mais, comoum balanceador de carga também, mas aí a questão vai entrar puramente em infra...é necessário um estudo de caso para sua aplicação...Grandes aplicações envolvem muitos assuntos...

Quanto ao caso de URLs amigáveis, você pode usar o Apache e se virar muito bem com o htaccess, tem milhares de tutoriais e é bem fácil, mas eu evitaria essa (demasia de) reescrita de URLs em grandes aplicações. Leitura recomendada:

https://github.com/Respect/Rest

Compartilhar este post

Link para o post

Bom caro amigo, nada contra você desenvolver na unha... mais é preciso muuuuita paciência e que você não pare no meio do caminho, é um caminho árduo de se seguir, melhor estudar um framework, mais, vai de cada um. Boa sorte.

Compartilhar este post

Link para o post

sim, acho que vou até precisar de outra pessoa. :) más mesmo assim vou continuar. Mais dicas gogogo

Então vai na unha e ve se aguenta o tranco, não confunda frameworks com DREAMWAVER.

kkk, nada disto amigo, eu sei oque são frameworks

Compartilhar este post

Link para o post

Vai fundo, faça como Alaerte Gabriel disse, não desista.

Como já passei por isso e ainda passo, pois estou para lançar uma plataforma, depois de alguns anos de estudo e muito trabalho e noites sem dormir.

Assista estes vídeos quando as dores começarem a chegar, pode ter certeza elas vão chegar, se não chegar é porque você desistiu pelo caminho.

http://goo.gl/PFKLYK

http://goo.gl/F7JwCG

Vai te dar força novamente.

Sucesso na empreitada. :thumbsup:

Compartilhar este post

Link para o post

Como você quer desenvolver um projeto grande se não sabe nem conexão

Mas aonde o impede de aprender, e a montar um projeto grande, uma conexão?

Quando comecei meu primeiro projeto, não sabia nem o que era query strings.

Pensar grande é para poucos e é para os geeks, pensar pequeno e achar que uma conexão impedira ele de não fazer. <_<

Compartilhar este post

Link para o post

vonzuben entende oque eu perguntei antes de postar merda ok?

Gente eu sei que nao vou precisar só de php mais tambem de javascript, entre outras. O vonzuben vai la e posta que eu nao sei criar uma conexão. Vou nem zuar vai que é doença.

Compartilhar este post

Link para o post

Está cheio de post seu vago, pois pensa que para fazer um projeto qualquer uma faz.
Então mostra projetos grandes desse tipo quem já fez !

Primeiro para fazer projeto grande tem que tem PHP avançado !

Outra coisa tem um post que você pediu
http://forum.imasters.com.br/topic/520210-exibir-perfil-do-usuario-pela-url/

O Williams passou o que você precisava e nem para testar teve vontade e pediu para o outro fazer o teste.

Seu primeiro projeto era grande ?

Compartilhar este post

Link para o post

#17 é grande e começamos pensando grande e hoje tem + 2 milhões de registros "é um guia virtual", talvez tenha seu telefone nele, se tiver uma empresa ou se for um bom profissional, vendi o ano passado, pois entrei em um novo projeto e ainda maior.

Aqui eu falo um pouco sobre como comecei o guia acima a uma amiga.

http://bit.ly/1jfOeMg

Digamos que agora estou fazendo um projeto para mudar a vida de muita gente. =D

Pense grande, pois pensar pequeno da o mesmo trabalho.

Pô ae é foda, não tinha visto, pedir para outro testar, ae tenho que concordar com vonzuben

Compartilhar este post

Link para o post

Desculpa, mas isso eu não considero projeto grande !
Ter 2 milhões de registro não quer dizer grande, sendo que um guia virtual tem mais é cadastro e outras coisas.
Serviço grande digo com várias FUNÇÕES no sistema como Mercadolivre, Wallmart, Google +, Buscapé e etc.. ( uma plataforma social GRANDE está dentro da categoria citado acima )

Sem querer desmerecer ninguém, mas veja quantas informações que juntaram para criar o Tyfu e não saiu.

Agora tipo o garoto acima, pois não queira começar grande se não tem conhecimento suficiente para começar um projeto grande.

Faz 2 anos estudando e só pergunta, pois coloca código para turma ir ajudando e sempre pede código pronto.

Será já fez pelo menos um site em php ?

Será que o garoto sabe o que é Memcached, Hiphop, Haystack, BigPipe, Cassandra, Scribe, Hadoop, Varnish e etc...

Conclusão final para uma plataforma social GRANDE: Estuda, estuda muito e muito !

Começa por baixo, pois não queria dar o passo maior que a perna !

Abs e fui !

Compartilhar este post

Link para o post

Companheiro vonzuben, projeto "grande" não vai somente de sua estrutura ou quantas páginas ele possui ou quantos registros ou quantas funções, tem todo um processo por trás como por exemplo o marketing bem aplicado, estratégia de lançamento, SEO, e, principalmente ter visão do tamanho da área que ele irá atingir, seu público alvo. Em fim, codificação e funções são apenas 1 parte de um grande projeto.

Ter mais de 2 milhões de registro implica sim em um projeto grande e preparado para receber tais registros e atingir o seus objetivos, do contrário os 2 milhões de registros seria inúteis ou inutilizáveis.

Agora, com relação ao garoto, concordo com o que você disse, certamente ele não deve ter feito nenhum sistema avançado ainda, é como se ele não aprendesse a andar e já quer correr, certamente que ele irá cair por não ter experiência.

O correto é estudar, fazer testes, depois, fazer testes e estudar, e depois estudar de novo, e depois pesquisar, perguntar, se virar, programar, morrer de tanto estudar, e já chega que cansei de escrever estudar e testar e pesquisar. :skull:

O garato está "sonhando" alto, se é de sonho que a vida é feita então sonhe, mais se esqueça do "estudar","testar","pesquisar","perguntar","fé","paciência" para realizá-lo, nada contra.

Tem uma frase que diz: "Dizem que pra quem sonha alto o tombo é grande.. porém, já mais me perguntaram se eu tenho medo de cair." :kiss:

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.