Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

li0n.coder

Aprender modelagem

Recommended Posts

Sim, aprender modelagem 3D ajuda no desenvolvimento de games, até mesmo no 2D... Bom, sobre o programa de modelagem 3D, existem vários e recomendo o BLENDER, ela é grátis e tem um poder de modelagem profissional, depende da pessoa que modela...

 

tente aprender a modelar na prática, assim você cria habilidade...

 

Video:

PS: não se esqueça de focar na animação também.

 

Vou deixar alguns extras aqui pra você.

 

ZBRUSH

3DS STUDIO MAX

STUDIO MAYA

CINEMA 4D

 

Agora, se você não gostar de modelar, e sim só de programar, você pode utilizar http://www.baixaki.com.br/download/yobi3d.htm para desenvolver seus games...

 

Boa sorte

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Com certeza, essas engines que você mencionou e muitas outras trabalham com a extensão .fbx do Blender, é só saber exportar o arquivo corretamente que fica funcional.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Com certeza, essas engines que você mencionou e muitas outras trabalham com a extensão .fbx do Blender, é só saber exportar o arquivo corretamente que fica funcional.

 

Opa, tudo certo? Me diga porque o Blender e não o Zbrush? Sou iniciante e estou com dúvida de qual software escolher para me especializar em desenvolvimento de games, principalmente na modelagem de personagens e veículos.

 

Obrigado!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

Opa, tudo certo? Me diga porque o Blender e não o Zbrush? Sou iniciante e estou com dúvida de qual software escolher para me especializar em desenvolvimento de games, principalmente na modelagem de personagens e veículos.

 

Obrigado!

Olá pabloklein, bom vamos lá...

 

Primeiramente, quero que você saiba que programa de modelagem é igual linguagem de programação, não é questão de melhor software e sim a qual você se identifica mais e tem maior gosto de trabalhar.

Vou dizer a diferença aqui pra esclarecer melhor sua dúvida, mas recomendo que baixe os dois programas e se identifique com qual você mais gostou.

 

No caso, o Zbrush está mais para uma ferramenta de Escultura Digital, e é claro que seu poder de modelagem é superior ao Blender, até por que o Zbrush é muito utilizado filmes, se não me engano o Senhor Dos Anéis foi feito com esse software. O Zbrush é "fodão" nessa questão de modelagem pois o tanto de poligonos que ele é capaz de fazer não é brincadeira.

Mas lembre-se que ele está mais para um software de Escultura Digital, ou seja, é um programa que precisa de complementos, você pode fazer o personagem nele, e anima-lo em 3ds , maya, etc...

Por experiência, recomendo que use o Zbrush com uma mesa digitalizadora, pois os modelos são como argilas, e você pode sentir grande incomodo utilizando o mouse para algumas tarefas.

Lembre-se que o Zbrush cria modelagens ultra reais, e no caso de jogos é sempre melhor faze-los em Low Poly, pois se você tacar uma modelagem com 10.000 poligonos dentro da Engine Unity 3D por exemplo, é um travamento infinito, se quer utilizar modelos realista de forma dinâmica, pode utiliza-lo na UNREAL ENGINE 4.

 

Algumas vantagens do Zbrush:

- Modelos Realista

- Pintura Digital (muito boa, mas muito demorada, mas vale a pena ^^).

- Tem grande suporte pra modelagem, iluminação, sombra, cores, texturas.

- é um Photoshop 3D.

 

No caso do Blender, ele é um software que se auto complementa, nele você pode modelar, texturizar ou pintura digital, rigging, animar, criar Cutscene, poligonos em Low Poly com texturas realista, ângulo de luz e sombra e ele também é uma engine de jogos, ou seja, você cria o modelo, e programa o jogo nele mesmo.

Lembrando que nada são flores... para fazer modelos no Blender você também tem que ter base na criação de texturas no Photoshop, Gimp, ou qualquer outro programa de edição de imagens, e muitas engines já utilizam o formato FBX como importação.

(Mas nada impede de você fazer modelos no Zbrush e anima-los no Blender)

 

Mas na escrita é meio chato de demonstrar o poder dos dois Software, então vamos as imagens.

 

Modelo Humano em Zbrush:

http://4.bp.blogspot.com/-RpB7-ae4-Uk/U0GGQtWkwxI/AAAAAAAAA64/jQmZJVPXYjs/s1600/nicola-web-2.jpg

 

Vídeos de game com Zbrush:

 

 

 

Modelo Humano em Blender:

http://blenderartists.org/forum/attachment.php?attachmentid=171261&d=1329330773

 

Vídeo de game sendo feito em Blender:

https://www.youtube.com/watch?v=xxOuDTPd2SY#t=13

 

Perceba que comparei dois jogos de uma empresa profissional e uma índie, pra mostrar que mesmo que o blender não tenha a qualidade do modelo do Zbrush, é possivel fazer games muito bons.

 

Na minha opinião o Zbrush é legal para trabalhar em Estúdios profissionais de grande porte...

Então volto aos meus primeiros parágrafos, teste os dois softwares, veja qual você se encaixa mais, e não se preocupe pela diferença dos dois, ambos apresentaram grande qualidade.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.