Ir para conteúdo
pabloklein

ZBRUSH é o melhor para Modelagem orgânica?

Recommended Posts

Boa noite pessoal,

Sou novo no fórum e gostaria de tirar uma dúvida de iniciante. Tenho desejo em modelar personagens para games, por isso, procuro o melhor software para este serviço. Tenho conhecimentos básicos no Maya (fiz um ambiente como aula de um curso) pois uma vez me disseram que "todo software é igual, você tem que fazer pelo que você mais se identifica", porém, com a rápida experiência que tive com o Maya, acabei não concordando com esta frase, pois para modelar um personagem, o Maya parece ser muito complicado, pois usa um sistema diferente do ZBrush. Alguém poderia me explicar realmente o porque o ZBrush é o melhor para modelagem orgânica? E que, se com ele, por exemplo, é possível e recomendado criar um game inteiro (carro, casa, produtos em geral), e não apenas os personagens em si.

Obrigado desde já!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Atualizando:

Segundo a descrição desse magnífico trabalho do Glauco Longhi (que o considero um cara muito bom), ele diz que usou o 3D Max para modelling e rig e o ZBrush para detailing e texturing. Aí entra a minha outra dúvida de iniciante: Devo usar o 3D Max pra modelar e criar o movimento do personagem, e o ZBrush pra detalhar e texturalizar ele?

Admito que estou realmente perdido. Não achei nenhum artigo ou vídeo explicando como iniciar os estudos para modelar personagens e demais detalhes para o desenvolvimento de um game.

Espero que alguém consiga me ajudar, peace!

Editado por pabloklein

Compartilhar este post

Link para o post

Zbrush é ideal para detalhamento fino, ex: rugas, poros e refinamento do objeto.

3ds Max é um bom software para blocagem e modelagem com parâmetros reais, ex: maquete eletrônica, personagens com loops correto s para animar.

Maya é o software melhor otimizado para fazer rigging e animação, e também faz modelagem.

O meu conselho é experimente os softwares e use os oque melhor se encaixar no seu workflow. 

Eu por exemplo trabalho de duas formas:

1- Começo pelo Maya fazendo a blocagem com a retopologia correta, depois passo para o zbrush para detalhamento, volto para o Maya texturizo faço o Rigging e animação.

2-inicio a blocagem no zbrush, faço o refinamento, envio para o Maya faço a retopologia, volto para o zbrush aplico o "project" para passar os detalhes da minha mesh refinada  para minha mesh com retopologia. Volto para o Maya, aplico textura, rigging e animação.

Espero ter lhe ajudado, abraço!

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.