Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Gabriel Menckini

O que fazer durante a faculdade de Computação

Recommended Posts

Boa tarde pessoas e "pessoos" :yes: .

Hoje venho humildemente pedir o conselho dos que já estão no mercado, de preferência trabalhando com programação (mas todo conselho é bem vindo!).

Iniciei em janeiro minha graduação em Computação (embora preferisse Sistemas da Informação, não consegui a vaga para a mesma) na Universidade Federal Fluminense e gostaria de saber o que vocês me recomendam fazer durante esse período de 4 anos que tenho pela frente para facilitar na hora de entrar no mercado (fora o estágio que pretendo fazer). Alguma certificação PHP ou Java? (O que ajuda mais?) Algum curso a distância (por eu estar um pouco longe "do mundo")? O que fazer pra facilitar minha entrada no mercado?

O que eu quero fazer:

Quero atuar no mercado programando para Web (com PHP, Java e/ou outras linguagens web), claro que não ligo se tiver que que colocar a mão no HTML/CSS de vez em quando.

Desde já agradeço a todos e peço desculpas caso não tenha postado o tópico na categoria certa.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu recomendo estudar sozinho, pelo menos no início. Nem todos têm facilidade para serem auto-didatas, então, se você tiver dificuldade, pode escolher algum curso (online ou presencial) para começar.

Sobre PHP ou Java, depende do mercado de sua região e de sua preferência. Eu odeio Java. Na teoria ele é "lindo". Na prática é uma lástima, principalmente no quesito Desempenho.

Eu também sou graduado em Ciência da Computação e posso dizer o seguinte: o curso vai te ensinar a Programar. A partir daí, mudar da linguagem A pra B será meramente uma questão de aprender a sintaxe e as principais funções. Então dedique-se a estudar a Lógica.

15 dicas de PHP: http://www.ultimatephp.com.br/guia/

Compartilhar este post

Link para o post

Já que não liga pra pegar HTML/CSS, sugiro também estudar JavaScript, com calma, mas muito foco. Hoje, do lado front-end já se tornou o item mais requisitado em conhecimento. Com JS puro, aprender a utilizar as bibliotecas (posteriormente) é um passo pequeno.

HTML e CSS são obrigatórios (no básico, leia-se: fazer funcionar) para qualquer desenvolvedor web, independente da área.

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado pelos ótimos conselhos Beraldo e André.

Beraldo: eu já estudo PHP faz 2 anos e acho que já tenho alguma coisa, perguntei sobre o curso mais pelo certificado que eu teria ao finalizar. Talvez esse certificado pudesse ajudar na hora de entrar no mercado. Ou não?

André: Terminei o livro Use a Cabeça JavaScript esses dias, acho que faltam as bibliotecas então :).

Gostaria que me respondessem "O que fazer pra facilitar minha entrada no mercado?" Uma certificação Zend é a única escolha?

Desde já agradeço a ajuda dos parceiros.

Compartilhar este post

Link para o post

Experiência.

Comece a estagiar ou pegue um cargo júnior. Vá crescendo devagar. Talvez você encontre até outros rumos dentro de alguma empresa que você se encaixe.

Hoje tem muitas empresas que gostam de pegar pessoas com conhecimentos 'crus' para adequá-los de acordo com as ideologias da empresa. Cuidado com isto, senão você se torna 'a empresa' e a adaptação futura é custosa.

Para entrar sem experiência? Monte um portfólio. Não tem clientes ou trabalhos feitos? Faça um portfólio de experimentações.

Certificações são acréscimos, não requisitos. Ao meu ver, assim como diplomas universitários, são necessário apenas para o pessoal do RH, e não do TI. Comportamento conta mais do que certificações.

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.