Jump to content
Sign in to follow this  
marcossantana10

Habilitar/Desabilitar campos via Combobox (Select)

Recommended Posts

Queria saber como faço pra habilitar/desabilitar um campo de texto dependendo da minha seleção do combobox.

OBS: Eu fiz com um radiobutton e funciona de boa no "onClick". O código dele tá ai:

<input type="radio" name="q1" value="Não" onclick="if(document.getElementById('qual').disabled==false && document.getElementById('tempo').disabled==false){
document.getElementById('qual').disabled=true
document.getElementById('tempo').disabled=true
}" />
Não</td>
</tr>
<tr>
<td><input type="radio" name="q1" value="Sim" onclick="if(document.getElementById('qual').disabled==true && document.getElementById('tempo').disabled==true){
document.getElementById('qual').disabled=false
document.getElementById('tempo').disabled=false
}" />
Sim
A questão é que quando eu vou pro combobox, não sei consigo colocar pra o "onChange" funcionar direito:
<select name="tipo_consulta" required="true">
<option onchange="if(document.getElementById('valor').disabled==false && document.getElementById('desconto').disabled==false){
document.getElementById('valor').disabled=true
document.getElementById('desconto').disabled=true
}">Consulta</option>
<option onchange="if(document.getElementById('valor').disabled==true && document.getElementById('desconto').disabled==true){
document.getElementById('valor').disabled=false
document.getElementById('desconto').disabled=false
}">Retorno</option>
</select>
"valor" e "descontos" são os campos que eu quero que habilite/desabilite
Dessa forma que tá aí, ele não altera o estado dos campos.
Se eu colocar assim:
<select onchange="if(document.getElementById('valor').disabled==false && document.getElementById('desconto').disabled==false){
document.getElementById('valor').disabled=true
document.getElementById('desconto').disabled=true
}" name="tipo_consulta" required="true">
<option >Consulta</option>
<option onchange="if(document.getElementById('valor').disabled==true && document.getElementById('desconto').disabled==true){
document.getElementById('valor').disabled=false
document.getElementById('desconto').disabled=false
}">Retorno</option>
</select>
Ele desabilita, mas não habilita de novo quando mudo a opção.

Bom dia marcos, crie uma função para fazer isso amigo. veja um exemplo:

<body>
    <form>
        <select id="meuselect">
           <option value="0">Selecione</option>
           <option value="1">Opção 1</option>
           <option value="2">Opção 2</option>
        </select>
    </form>
</body>

<script>
    window.onload = function(){
            var selectBox = document.getElementById("meuselect");

//abaixo crio um evento com javascript para quando haver mudança
            selectBox.addEventListener("change", function(){
                //sua função aqui...
            });
    }
</script>

Conforme script acima, eu criei um ID no meu select para pegar o elemento que eu quero manipular no javascript, e com base nesse elemento criar um evento "change", que é a mesma coisa que o onChange. não se usa evento no option apenas no select caso seja necessário, tenta essa solução

Bom dia marcos, crie uma função para fazer isso amigo. veja um exemplo:

<body>
    <form>
        <select id="meuselect">
           <option value="0">Selecione</option>
           <option value="1">Opção 1</option>
           <option value="2">Opção 2</option>
        </select>
    </form>
</body>

<script>
    window.onload = function(){
            var selectBox = document.getElementById("meuselect");

//abaixo crio um evento com javascript para quando haver mudança
            selectBox.addEventListener("change", function(){
                //sua função aqui...
            });
    }
</script>

Conforme script acima, eu criei um ID no meu select para pegar o elemento que eu quero manipular no javascript, e com base nesse elemento criar um evento "change", que é a mesma coisa que o onChange. não se usa evento no option apenas no select caso seja necessário, tenta essa solução

Eu criei a função com os códigos que postei ai em cima. A solução tava na função pois ela consegue manipular os options pelo select. Obrigado amigo.

Olá Marcos, se a função que eu coloquei resolveu seu problema, nada mais justo do que marcar a minha resposta como solução.

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
Sign in to follow this  

• Similar Content

• By nathicoelhoo
      Tenho um cadastro de cliente e no cadastro é selecionado o sexo e o estado, por exemplo. Na área de edição, preciso puxar esses dados JÁ SELECIONADOS para um combobox. Tentei fazer com foreach porém não funcionou. Alguém pode me ajudar?
      <div class="form-group col-md-5" > <label for="inputSexo">Sexo</label> <select name="sexo_cliente" id="sexo_cliente" class="form-control" disabled> <option selected disabled="">Sexo</option> <?php require_once "api/conexao.php"; try { $prepared3 = $conexao_pdo->prepare("select * from sexo"); $prepared3->execute(); $result3 = $prepared3->fetchAll(); foreach($result3 as $resultado3) { echo "<option value='". $resultado3["cod"] ."'>". $resultado3["sexo"] ."</option>"; } } catch (PDOException $e) { echo "<option></option>"; } ?> </select> </div>  
    • By reytlersouza
      Não consigo passar variável obtida por consulta no banco no value de uma TAG <option> "<option value="<?php $item['id_eq']?>">"

O que está errado no meu código que ele não passa o valor de value no $_GET nem no $_POST?

<?php
          echo $_GET['equi1'];
      ?>
      <form method="GET">   
          <select name="equi1" class="form-control">
              <?php
              require 'conn.php';
              $sql = $pdo->prepare("SELECT * FROM equipamento WHERE 1");
              $sql->execute();
              if($sql->rowCount() > 0) {
              foreach($sql->fetchAll() as $item) {

?>
              <option value="<?php $item['id_eq'];?>"><?php echo $item['nome'];?></option>
              <?php
                  }
                  }
                  ?>
          </select>
          <input type="submit" value="Salvar"/>
      </form>
    • By brunoogm
      Pessoal tenho uma tabela no php cujo resultado do select vindo do bd vem no seguinte formato:
      --------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
      26       46        15/05/2019 13:57:25         Dinheiro                  Pendente                        Bacon Cheddar                          1          60.00
      26       46        15/05/2019 13:57:25         Dinheiro                  Pendente                        Chicken Club Sandwich            1          45.00
      26       46        15/05/2019 13:57:25         Dinheiro                  Pendente                        Philly Cheese Steak                   1          50.00
      26       46        15/05/2019 13:57:25         Dinheiro                  Pendente                        Smoke House                             1          55.00
      26       46        15/05/2019 13:57:25         Dinheiro                  Pendente                        Stream Miller                              1          35.00
      --------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

E eu gostaria de fazer um select para que nao repita os dados iguais e que a tabela viesse assim:

Bacon Cheddar                          1           60.00
                                                                                                                                                      Chicken Club Sandwich           1            45.00
      26    46        15/05/2019 13:57:25         Dinheiro                  Pendente                           Philly Cheese Steak                   1            50.00
                                                                                                                                                      Smoke House                             1            55.00
                                                                                                                                                      Stream Miller                              1            35.00

Alguem pode me ajudar, qual seria a melhor forma de fazer ?

Essa tabela é gerada com um while no php entao se alguem saber uma outra maneira de montar isso aceito dicas.

php: 
      -----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
      echo "<tr role='row' class='odd'>";
                                                      echo "<td class='sorting_1'>" .$resultado['CodigoComanda']. "</td>";
                                                      echo "<td>" .$resultado['Nome']."</td>";
                                                      echo "<td>" .$resultado['Quantidade']."</td>";
                                                      echo "<td>" .$resultado['Preco']."</td>";
                                                      echo "<td>" .$resultado['Metodos']."</td>";
                                                      echo "<td>" .$resultado['DataPedido']."</td>";
                                                      echo "<td>" .$resultado['Situacao']."</td>";
      echo "</tr>";
      -----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

vlw pessoal

• By brunoogm
      Pessoal tenho uma tabela no php cujo resultado do select vindo do bd vem no seguinte formato:
      26       46        15/05/2019 13:57:25         Dinheiro                  Pendente                        Bacon Cheddar                          160.00
      26       46        15/05/2019 13:57:25         Dinheiro                  Pendente                        Chicken Club Sandwich            145.00
      26       46        15/05/2019 13:57:25         Dinheiro                  Pendente                        Philly Cheese Steak                   150.00
      26       46        15/05/2019 13:57:25         Dinheiro                  Pendente                        Smoke House                             155.00
      26       46        15/05/2019 13:57:25         Dinheiro                  Pendente                        Stream Miller                              135.00

E eu gostaria de fazer um select para que nao repita os dados iguais e que a tabela viesse assim:

46        15/05/2019 13:57:25         Dinheiro                  Pendente                        Bacon Cheddar                          160.00
                                                                                                                                                      Chicken Club Sandwich            145.00
                                                                                                                                                      Philly Cheese Steak                   150.00
       Smoke House                             155.00
      26       46        15/05/2019 13:57:25         Dinheiro                  Pendente                        Stream Miller                              135.00

Important Information

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Terms of Use.