Jump to content
FuryHost

Como traduzir meu site automaticamente

Recommended Posts

Olá galera, estou desenvolvendo um site(www.asbesc.org.br) para meu tio e o mesmo precisa de que o site fique em até 3 idiomas, porém eu não faço a menor ideia de como fazer isso, um amigo me disse que por PHP daria certo da seguinte maneira:

Eu criaria 3 pastas, cada uma contendo seus textos em cada idioma especifico e dai chamaria uma função pra saber qual é o idioma do navegador da pessoa e depois viria uma condição se o idioma for 'tal' redirecionava o usuário para a pasta desse idioma, por exemplo:

www.asbesc.org.br/en ou www.asbesc.org.br/pt

Não sei se esse é o jeito certo de se fazer e também não sei se daria certo!

Infelizmente a prática não é tão trivial quanto a teoria. Criar 3 pastas é a pior abordagem para o seu problema (acredite, é a pior mesmo).

Procure utilizar alguma biblioteca para lhe ajudar a configurar os idiomas. Você terá que digitar nos três de qualquer forma. De uma olhada no link abaixo:

http://stackoverflow.com/a/6954120

A opção não profissional, mas que seria "automática", é colocar o plugin de translate do google. Ele realiza uma tradução literal do conteúdo. Mas não recomendo-a.

---

Devo fazer um adendo: quando me refiro a pior abordagem, é realmente possuir um site para cada idioma.

O fato de você ter pacotes de idiomas/linguagens separados por pastas é irrelevante. É apenas uma questão de organização.

Edited by Gabriel Heming
Complementar resposta

Eu faço da seguinte maneira.

Separo em 3 pastas, porém, para facilitar a manutenção, tudo o que for comum entre os 3 idiomas entrará numa quarta pasta. Exemplo:

- Raiz

index.php

---- /portugues

---- /css

---- /img

---- /js

---- /ingles

---- /css

---- /img

---- /js

---- /espanhol

---- /css

---- /img

---- /js

---- comum (geralmente esta é a pasta que contém mais coisas)

---- /css

---- /img

---- /js

Aí em uma index na raíz, vejo qual o domínio que foi digitado e puxo as informações das pastas certinhas. Exemplo:

// * Configuração de acordo com o servidor hospedado
	switch( $_SERVER["SERVER_NAME"] ){
		case "en.site.com.br":
			define( "PATH_BASE", "ingles" );
		break;
		case "site.com.br":
			define( "PATH_BASE", "portugues" );
		break;
		case "en.site.com.br":
			define( "PATH_BASE", "espanhol" );
		break;
	}

E crio os subdomínios na hospedagem, pra ficar com o endereço mais bonitinho e não conflitar com as URLs amigáveis.

Cuidado com a tradução automática, pode distorcer o conteúdo e dificilmente você terá a qualidade da tradução que deseja.

Principalmente se você desejar transmitir com clareza e exatidão as suas informações.

Infelizmente agente vê muita coisa absurda por ai, principalmente em inglês.