Ir para conteúdo
luiz14

Como vender um serviço de desenvolvimento de site para o cliente da forma correta?

Recommended Posts

Eu estou começando a pensar em trabalhar como freela na área de desenvolvimento de sites, eu programo já tem alguns anos, mas tenho dúvidas em relação a como cobrar por um site, ví varios videos na internet, mas normalmente eles dizem para cobrar x valor dependendo do site que formos fazer, porém a minha dúvida é em relação à hospedagem e o domínio, pois esses são valores que se paga periodicamente e não apenas uma vez. Como vocês fazem na hora de vender um site? Vocês cobram por exemplo: R$ 500,00 pela construção do site e dizem para o cliente que ele vai ter que pagar anualmente (ou mensalmente, etc...) a hospedagem e o domínio, ou vocês colocam esse custo da hospedagem e do domínio junto com o preço da manutenção do site e dizem que a manutenção é obrigatória? Quando vocês percebem que o site do cliente é bem simples, vocês colocam em hospedagens gratuitas até ultrapassar o limite, depois migram para uma hospedagem paga?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá, em meu ponto de vista , a hospedagem e o domínio devem ser registrados ou contratados pelos clientes, o que você pode fazer é sugerir alguma empresa ..ajudar na configuração etc. isso cria mais segurança. A sua ossada é desenvolvimento certo ? , então mantenha o foco nisso, cobre pelo número de horas trabalhadas no projeto, pesquise a concorrência para ter uma base e mantenha um preço mediano até conseguir um portfólio. Quanto a hospedagem grátis , jamais utilize um host free em um projeto profissional, não existe garantia nenhuma de suporte e estabilidade do ambiente. Procure sempre trazer o melhor para os seus clientes, ou será apenas mais um nesse mercado tão competitivo. Abraço.

  • Gostei 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Entendo, devo então destacar para o cliente leigo, antes de começar o serviço, que ele deverá além de pagar pelo desenvolvimento do site, posteriormente, pagar a hospedagem e o domínio, para que depois ele esteja ciente desde o começo qual será seu custo total, certo? Pois acredito que muitos clientes leigos não tem a noção de que precisam pagar um valor periódico de hospedagem e domínio e imaginam que o valor do desenvolvimento do site inclui a hospedagem e domínio. Pelo que você colocou acima, acredito que eu estava com uma concepção errada de que deveria, eu mesmo, me responsabilizar pela contratação da hospedagem e registro do site ou o cliente veria meu trabalho como incompleto. Obrigado pela resposta!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá Luiz, exatamente isso,  informe os custos e deixe a parte de infraestrutura com empresas da área, digo isso pois já atuei em um grande provedor e cansei de encontrar clientes perdidos, com domínios congelados e hospedagem bloqueada por que tinham perdido contato com o desenvolvedor(sumiu do mapa!). Hospedagem deve ficar onde exista uma equipe especializada 24x7x365 para que não haja nenhum prejuízo ao cliente final. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

  • Conteúdo Similar

    • Por JondasCortes
      Olá, bom dia a todos! Antes de tudo, deixo claro que sou leigo e agradeço antecipadamente pela paciência, cordialidade e ajuda.
       
      Tenho um site Wordpress com Woocommerce que possui somente 6000 visitas por mês e uma taxa baixíssima de conversão, em muito, por conta da grande lentidão do site.
      A grande questão é que tenho neste woocommerce cerca de 40.000 produtos cadastrados para venda (e preciso que continue com essa quantidade). E é isso, isso é o site, basicamente. Nada demais.
      O site está muito mal posicionado no Google.
      O banco de dados MYSQL pesa cerca  de 600 mb.
      O que fiz até aqui foi instalar o plugin de cache W3.
      Comecei em uma hospedagem compartilhada. Não rolou pois parece que a alta quantidade de postagens(produtos) pesa.
      Depois passei por duas VPNs, e não deu certo também. O site além de lento ficava totalmente instável e vivia saindo do ar. Tudo isso eu mesmo transferindo e levando na garra em hospedagens sem nenhuma adaptação específica para minha situação.
      Por último, eu fui para uma Cloud Hosting da Locaweb com banco de dados dedicado na seguinte configuração:
      4GB MEMÓRIA / 2vCPUs PROCESSAMENTO / Mysql Dedicado / 50GB espaço em disco  / Transferência ilimitada / Gerenciado por eles. (Pagando 329 reais por mês).
      Foi a única que segurou o site, embora esteja ainda bastante lento para carregar.
      A questão é que – na minha visão de leigo – intuo que dê pro site ficar mais rápido e até a hospedagem mais barata ou no mínimo – otimizada – pois o site nada mais é do que um wordpress morto com um woocommerce com 40.000 produtos cadastrados, sem grande complexidades (incialmente eu tinha cadastrado tags mas exclui todas elas pra diminuir o problema)
      Os índices das minhas páginas no PageSpeed Insights do Google estão bem ruins, girando em torno de 30. Ao desativar os plugins e deixar só o essencial dá uma ligeira melhorada, mas penso que era pra essa hospedagem aguentar.
      Simplesmente não sei o que fazer. Gostaria de uma luz, por favor.
      Enfim, minha hospedagem não é otimizada para wordpress (não sei se isso faz diferença e quanto faz) , não estou usando nenhuma CDN (será que isso poderia fazer alguma diferença mesmo eu usando uma Cloud Hosting?) .
      Não sei que tipo de serviço de otimização, ou hospedagem buscar, tendo em vista que sou leigo.
      Em suma, gostaria de saber que dicas a galera poderia me dar, no que diz respeito à esta situação.
      MUITO grato.
    • Por leandrosv
      Boa tarde pessoal, uma dúvida somente,se conseguirem  me responder ficarei grato!.
      Programo em php há 6 meses. Até o momento foquei em aprender e fazer para  mim.
      Peguei meu primeiro projeto, para um amigo, porém design, css e javascript não é meu forte, falta criatividade e aprender bastante sobre o JS.
      A duvida é a seguinte: Comprei um tema no themeforest.net à escolha dele(amigo), e o tema veio com puglins woocommerce, a minha dúvida é se posso hospedar e utilizar normalmente no site esses plugins sem usar o sistema wordpress. Editei o código js e css do que não me interessa e está funcionando legal. A dúvida mesmo, unica dúvida é se posso e vou conseguir rodar meu site em uma hospedagem normal sem o sistema wordpress.
      Obrigado!
      **moderadores e administradores do fórum, caso seja aqui um tópico errado, perdão, procurei mas não achei nada a respeito do assunto.
    • Por M. Alberto
      Estou realizando a migração de meu site que utiliza um banco de dados em mySQL PHP porém estou obtendo erro.
       
      Criei o banco de dados e fiz upload dos arquivos, porém agora neste servidor não roda de maneira alguma. Alguém poderia me ajudar ?
    • Por fael97
      Olá a todos bom dia, tarde ,noite...
      bem estou com um problema meio chato, sempre que relogo a página no meu site a sessão que estava salva some.. eu preciso muito dela pois ela quem me mantem logado e navegando pelo site..
      a estrutura do meu site é assim. É uma rede social: www.onfamily.com.br.
      tenho a pagina de login que me leva para index, paginas de navegação que leva para pagina de cadastro de família caso não houver a sessão família. e caso não houver login nem senha  me leva pra pagina de login novamente.
      o problema é que quando eu logo, após ir para página de navegação mostra a sessão família la emcima, mas quando eu relogo a página a sessão some, e me leva para página de cadastro de família, sendo que a família ja foi cadastrada e validade na página de login do qual está na sessão. alguem poderia me ajudar com este bug? pra não precisar ficar fazendo várias consultas sempre quando relogo a página?
       
      meu codigo é assim:
       
      Página processa_login: 
       
      <?php 
          if((isset($_POST['email'])) and (isset($_POST['senha']))){
              //inclui arquivos de classes
              include('classes/classes.inc.php');
              //inclui arquivo de funcoes
              require_once('funcoes/conexao.func.php');
              $conn = Conn();
              if(!isset($_SESSION)) session_start();
              //recupera dados do form
              $email = $_POST['email'];
              $senha = utf8_encode($_POST['senha']);
              //instãncia novo objeto login da classe login
              $login = NEW Login("","","");
                          
              $retorno_log =  $login->autenticaUsuario("$email","$senha");                        
              if($retorno_log == 1){
                  //atribui os valores a sessão
                  $_SESSION['email'] = $email;
                  $_SESSION['senha'] = $senha;
                  $selecionar = $conn->prepare("
                      SELECT informacoes_usuario.familia FROM informacoes_usuario 
                      JOIN usuarios ON informacoes_usuario.usuario = usuarios.idusuario 
                      WHERE email = ?
                  ");
                  $selecionar->execute(array($email));
                  $registro = $selecionar->fetchAll(PDO::FETCH_ASSOC);
                  if($registro[0]['familia'] != null){
                      $_SESSION['familia'] = $registro[0]['familia'];
                      if(isset($_SESSION['url'])){
                          echo "<script>window.location.assign('$url');</script>";
                      }else{
                          echo "<script>window.location.assign('nav/index.php');</script>";
                      }                            
                  }else{
                      echo "<script>window.location.assign('cadastro/criar_familia.php');</script>";
                  }
              }else{
                  echo "usuário ou senha incorretos";
              }            
          }else{
              echo "Houve um erro interno. <a href=\"javascript:history.back()\">Voltar</a>";
          }
      ?>                
       
      trecho da página index: 
          //se não existe sessão, então inicia
          if(!isset($_SESSION)) session_start();
          
          //$_SESSION['url'] = $_SERVER['REQUEST_URI'];    
          //aqui imprime da primeira vez que faço o login, mas quando relogo a página a sessão some!, obs: a sessão email e senha continuam la
          echo $_SESSION['familia'];
          echo $_SESSION['email'];
          echo $_SESSION['senha'];
          if((!isset($_SESSION['email'])) and (!isset($_SESSION['senha'])) and (!isset($_SESSION['familia']))){
              header('location: ../index.php');
          }elseif((isset($_SESSION['email'])) and (isset($_SESSION['senha'])) and (!isset($_SESSION['familia']))){
              header('location: ../cadastro/criar_familia.php');
          }
       
      alguem da um help por favor, porque a sessão família está aparecendo somente uma vez e sumindo, e a sessão email e senha não está? 
      obs: no servidor local funciona perfeitamente, e antes estava funcionando normalmente após alterar alguns trechos que nem lembro mais oque é.
    • Por Kairion
      Estou à procura de algum sistema, de preferência opensource, que possa ser rodado em minha hospedagem e, além de registrar um documento/arquivo (atribuindo-lhe um código de autenticação), permita a assinatura digital (com certificado digital) do mesmo.
       
      O objetivo é que se produza efeito semelhante aos arquivos retirados dos processos dos sites dos Tribunais de Justiça, por exemplo, onde incluí-se na borda do documento a mensagem "Este documento foi assinado digitalmente por FULANO DE TAL. Para verificar a autenticidade deste documento acesse http://www.site.com.br/autenticacao e digite o código ABC-DEF-GHI-JKL".
       
      Reproduzindo o comportamento acima, busca-se imprimir o documento assinado digitalmente com a "permanência" de sua fé pública, pois ainda que ao ser impresso o mesmo a perca (resposta 5 das questões jurídicas do ITI, link: https://www.iti.gov.br/perguntas-frequentes/41-perguntas-frequentes/567-questoes-juridicas#r5), há uma ressalva:
       
      Ou seja, o que procuro é aproveitar a citada ressalva, que nada mais seria que uma alternativa livre/opensource ao Portal de Assinaturas da Certisign (http://www.portaldeassinaturas.com.br), por exemplo (bem como os seus concorrentes).
       
      Saberiam informar algum sistema que faça o exposto acima (ou se aproxime disso)?
       
      Obrigado.
×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.