Jump to content
luiz14

Como vender um serviço de desenvolvimento de site para o cliente da forma correta?

Recommended Posts

Eu estou começando a pensar em trabalhar como freela na área de desenvolvimento de sites, eu programo já tem alguns anos, mas tenho dúvidas em relação a como cobrar por um site, ví varios videos na internet, mas normalmente eles dizem para cobrar x valor dependendo do site que formos fazer, porém a minha dúvida é em relação à hospedagem e o domínio, pois esses são valores que se paga periodicamente e não apenas uma vez. Como vocês fazem na hora de vender um site? Vocês cobram por exemplo: R$ 500,00 pela construção do site e dizem para o cliente que ele vai ter que pagar anualmente (ou mensalmente, etc...) a hospedagem e o domínio, ou vocês colocam esse custo da hospedagem e do domínio junto com o preço da manutenção do site e dizem que a manutenção é obrigatória? Quando vocês percebem que o site do cliente é bem simples, vocês colocam em hospedagens gratuitas até ultrapassar o limite, depois migram para uma hospedagem paga?

Share this post


Link to post
Share on other sites

Olá, em meu ponto de vista , a hospedagem e o domínio devem ser registrados ou contratados pelos clientes, o que você pode fazer é sugerir alguma empresa ..ajudar na configuração etc. isso cria mais segurança. A sua ossada é desenvolvimento certo ? , então mantenha o foco nisso, cobre pelo número de horas trabalhadas no projeto, pesquise a concorrência para ter uma base e mantenha um preço mediano até conseguir um portfólio. Quanto a hospedagem grátis , jamais utilize um host free em um projeto profissional, não existe garantia nenhuma de suporte e estabilidade do ambiente. Procure sempre trazer o melhor para os seus clientes, ou será apenas mais um nesse mercado tão competitivo. Abraço.

  • Gostei 1

Share this post


Link to post
Share on other sites

Entendo, devo então destacar para o cliente leigo, antes de começar o serviço, que ele deverá além de pagar pelo desenvolvimento do site, posteriormente, pagar a hospedagem e o domínio, para que depois ele esteja ciente desde o começo qual será seu custo total, certo? Pois acredito que muitos clientes leigos não tem a noção de que precisam pagar um valor periódico de hospedagem e domínio e imaginam que o valor do desenvolvimento do site inclui a hospedagem e domínio. Pelo que você colocou acima, acredito que eu estava com uma concepção errada de que deveria, eu mesmo, me responsabilizar pela contratação da hospedagem e registro do site ou o cliente veria meu trabalho como incompleto. Obrigado pela resposta!

Share this post


Link to post
Share on other sites

Olá Luiz, exatamente isso,  informe os custos e deixe a parte de infraestrutura com empresas da área, digo isso pois já atuei em um grande provedor e cansei de encontrar clientes perdidos, com domínios congelados e hospedagem bloqueada por que tinham perdido contato com o desenvolvedor(sumiu do mapa!). Hospedagem deve ficar onde exista uma equipe especializada 24x7x365 para que não haja nenhum prejuízo ao cliente final. 

Share this post


Link to post
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now

  • Similar Content

    • By kadumx
      Boa noite pessoal,
       
      como posso migrar meus arquivos wordpress que estão em pasta www.site.com.br/novo para raiz www.site.com.br.
      Tentei seguir esse (  http://www.luisaambros.com/blog/como-trocar-o-wordpress-de-diretorio-na-mesma-hospedagem/ )mas quando chego na etapa 8 e 9 sou redirecionado para o painel antigo e não o novo.
       
      Agradeço se conseguir tirar essa dúvida.
    • By guzulino
      Eu tenho uma dúvida meio tosca, mas as páginas que eu estou colocando no site não estão carregando, quando acesso o site aparece uma página padrão de domínio reservado para um cliente HostGator, mas quando vou no cPanel fazer upload dos arquivos, eles não são carregados no site, tentei colocar na pasta "public_html" com o nome de index, mas mesmo assim ela não é carregada na página principal do site. Gostaria de saber qual a pasta em que devo colocar os arquivo das páginas principais para serem carregados. Eu já trabalhei com hospedagem na Locaweb, mas quis testar outra hospedagem para ver como funciona, mas até agora não deu muito certo, adquiri o domínio na semana passada então ele já deveria funcionar teoricamente.
    • By luannsr12
      Olá meus caros!
        Eu gostaria de pergunta a vocês, se é possível alterar o endereço do Cpanel, por exemplo: site.com/cpanel para um outro endereço.
        Porque não é legal qualquer pessoa ter acesso a está pagina do meu site, mesmo precisando de autenticação.
        Recentemente eu acessei um site, e por curiosidade , acessei o endereço /cpanel , e vi que a pagina me redirecionou para 404.
        Será que posso fazer isso, dando acesso a determinado IP? Ou existe outra maneira, no qual somente o administrador saiba o caminho do Cpanel.
    • By ricalamino
      Estou disponibilizando contas gratuitas para desenvolvedores iniciantes que queiram trabalhar mas não podem arcar com os custos de um servidor. 100MB disponíveis para os primeiros que chegarem, incluindo emails, SSL, painel de controle, PHP, gerenciador de arquivos, servidores NS próprios. 
       
      Traga seu(s) domínio(s) sem custo algum. https://alamino.org
       
      Obrigado!
    • By JondasCortes
      Olá, bom dia a todos! Antes de tudo, deixo claro que sou leigo e agradeço antecipadamente pela paciência, cordialidade e ajuda.
       
      Tenho um site Wordpress com Woocommerce que possui somente 6000 visitas por mês e uma taxa baixíssima de conversão, em muito, por conta da grande lentidão do site.
      A grande questão é que tenho neste woocommerce cerca de 40.000 produtos cadastrados para venda (e preciso que continue com essa quantidade). E é isso, isso é o site, basicamente. Nada demais.
      O site está muito mal posicionado no Google.
      O banco de dados MYSQL pesa cerca  de 600 mb.
      O que fiz até aqui foi instalar o plugin de cache W3.
      Comecei em uma hospedagem compartilhada. Não rolou pois parece que a alta quantidade de postagens(produtos) pesa.
      Depois passei por duas VPNs, e não deu certo também. O site além de lento ficava totalmente instável e vivia saindo do ar. Tudo isso eu mesmo transferindo e levando na garra em hospedagens sem nenhuma adaptação específica para minha situação.
      Por último, eu fui para uma Cloud Hosting da Locaweb com banco de dados dedicado na seguinte configuração:
      4GB MEMÓRIA / 2vCPUs PROCESSAMENTO / Mysql Dedicado / 50GB espaço em disco  / Transferência ilimitada / Gerenciado por eles. (Pagando 329 reais por mês).
      Foi a única que segurou o site, embora esteja ainda bastante lento para carregar.
      A questão é que – na minha visão de leigo – intuo que dê pro site ficar mais rápido e até a hospedagem mais barata ou no mínimo – otimizada – pois o site nada mais é do que um wordpress morto com um woocommerce com 40.000 produtos cadastrados, sem grande complexidades (incialmente eu tinha cadastrado tags mas exclui todas elas pra diminuir o problema)
      Os índices das minhas páginas no PageSpeed Insights do Google estão bem ruins, girando em torno de 30. Ao desativar os plugins e deixar só o essencial dá uma ligeira melhorada, mas penso que era pra essa hospedagem aguentar.
      Simplesmente não sei o que fazer. Gostaria de uma luz, por favor.
      Enfim, minha hospedagem não é otimizada para wordpress (não sei se isso faz diferença e quanto faz) , não estou usando nenhuma CDN (será que isso poderia fazer alguma diferença mesmo eu usando uma Cloud Hosting?) .
      Não sei que tipo de serviço de otimização, ou hospedagem buscar, tendo em vista que sou leigo.
      Em suma, gostaria de saber que dicas a galera poderia me dar, no que diz respeito à esta situação.
      MUITO grato.
×

Important Information

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Terms of Use.