Ir para conteúdo

Recommended Posts

Bom dia pessoal,

Gostaria de tirar algumas dúvidas:

Em toda a minha carreira me dediquei a outras atividades como atividade principal mas sempre fiz um projetinho web aqui e outro ali utilizando ASP Clássico, sei que esta linguagem não é muito utilizada hoje em dia, mas para meus projetos na época atendiam bem, pretendo migrar para o PHP e vejo que no mercado se fala muito em framework como Laravel, Symfony entre outros.

O que faz mais sentido ? Aprender PHP Puro e depois ir para Frameworks ou iniciar o aprendizado direto com um destes frameworks de mercado?

Se a resposta for ir direto para frameworks, qual seria o melhor para um iniciante em PHP? 

Por ter mais de 10 anos de ASP Clássico vocês acham que terei dificuldades com o PHP?

Agradeço pela ajuda!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pense assim:

E se amanha o framework não existir mais?

Os frameworks estão surgindo aos montes pq é uma trend do mercado porque pelo mercado a fora é "linha de produção" e os frameworks ajudam nesse quesito de acelerar o trabalho e também de padroniza-lo de modo que outros devs saberão o que você quis dizer com cada linha do seu código.

Mas, e se o framework amanha não existir mais e você "sabia" php apenas pelo framework?!

Isso acontece aos montes com devs de front-end. 9 em 10 utilizam o bootstraap mas na hora que aparece uma personalização ou algo que o framework não atende, os problemas surgem porque não dominam a base dele que é CSS e JS basicamente.

Minha recomendação é:

Faça o PHP puro, seja ele estruturado ou orientado a objeto.

Eu particularmente prefiro trabalhar sempre com php estruturado sem frameworks.

Depois disso se você ver que precisa de algo rapido e padronizado, ai sim parta para os frameworks.

Os que eu vejo mais utilizarem é o Laravel, Symfoni e o Zend

Abraço.

Compartilhar este post

Link para o post

@Anderson Maciel Qualquer que seja a linguagem que dominastes, na migração para outra fica muito mais simples, uma vez que já conhece o conceito lógico do que é programar.

Sobre usar framework... De cara nunca se deve adotar tal coisa, primeiramente aconselho que aprenda no caso aqui o PHP, e só quando tiver pleno domínio aí sim você mesmo se faça a pergunta:

Preciso usar algum framework?

Porque convenhamos, digamos que certa pessoa tenha centenas de horas de voo em um simulador, não quer dizer que ela saiba pilotar um avião, que por outro lado em qualquer problema ele não saberá o que fazer por não ter "EXPERIÊNCIA".

A mesma coisa se aplica ao que quero chegar, se você começa a usar um framework sem saber sua essência, quando "e vai acontecer" de ser pego de surpresa e não ter a comodidade do fw para lhe ajudar, porque não tem experiência ou ficou unicamente dependente do fw e quando usava nem mesmo saiba o que de fato estava fazendo, porque é isso que acontece com quem se joga a cegas nisso.

Eu particularmente nunca usei algum framework em trabalhos que fiz, mas se fosse usar sem questionar usaria o Zend, porque é de longe o melhor na minha opinião ao comparar o código dele com os demais.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

• Conteúdo Similar

• Por ABGui
      Oi, gostaria de saber que tipo de classe ou função eu posso usar de forma que crie no site uma sessão de artigos ou postagens que possam ser alteradas ou adicionadas pelo administrador do site sem a necessidade de acesso ao código PHP. 
      Mais ou menos como se fosse uma opção para adicionar mais posts à página principal, e que os mais antigos fossem guardados em uma aba de postagens antigas ou algo assim. 
      O foco está no usuário poder adicionar sem a minha interferência 
      Desde já obrigado. 
    • Por ABGui
      Oi, tenho uma dúvida bem simples mas que eu não tenho ideia de como resolver devido a falta de experiência. 
      Tenho o domínio do site comprado e registrado, estou programando o site à base de um template em CakePHP (dscp pela marcação errada). 
      A minha dúvida é, como eu faço para 'upar' o site depois de programado vinculado ao domínio, e se isso deve ser feito antes, durante ou depois da programação estar concluída. 
      Desde já obrigado
    • Por user2112
      Pessoal, estou iniciando em JS e fazendo meus scripts no bloco de notas mesmo. Depois vou simplesmente abrir o .html pra ver o resultado.

Mas as vezes ocorre de eu atualizar o arquivo .js e quando vou rodar o .html, ele ainda não atualizou minha mudança, como se tivesse cacheado uma versão antiga do .html
      Então tenho que dar refresh várias e várias vezes pra ver a mudança.

Como vocês lidavam com isso?
    • Por kleinfelipe1
      Estou desenvolvendo um site onde os participantes cumprem desafios, e eu preciso que, depois que o participante enviou o video, o status dele seja 1. E depois de 24 horas do vídeo enviado, volte a ser 0 para a condição de recebimento de emails. Por onde começo?
    • Por Paloma Luca
      https://pixabay.com/pt/cão-shetland-animal-de-estimação-2737256/
      https://pixabay.com/pt/cão-sessão-bonito-animal-aquarela-3736924/
      https://pixabay.com/pt/cão-animal-animal-de-estimação-arte-2605020/

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.