Jump to content
Viniciusr9

[Resolvido] ORA-00937: Não é uma função de grupo de grupo simples

Recommended Posts

Boa tarde pessoal,

Sei que tem varios tópicos sobre esse erro, porém analisei todos e nenhum foi aplicável ao meu caso ( a maioria era porquê o pessoal esquecia do Group By ao final das Querys) . 

Se alguém puder ajudar, agradeço . Os campos sem função estão inseridos no group by, porém o erro persiste .

SELECT * FROM(
select  
    LPAD(C.MES_COMPETENCIA,2,'0') ||'/'||C.ANO_COMPETENCIA AS PROJETO,
    E.DS_EQUIPE as EQUIPE,
    SUM(NVL((CC.QT_HORAS_CHEIA - SUM(AU.DT_FIM - AU.DT_INI)*24 ),CC.QT_HORAS_CHEIA)) as "ESFORÇO CALCULADO"     
 from EQUIPE E,
    COLABORADOR C1,
    COMPETENCIA C,
    COMPETENCIA_COLABORADOR CC,
    AUSENCIAS AU
 where E.CD_EQUIPE=CC.CD_EQUIPE
    and C.CD_COMPETENCIA=CC.CD_COMPETENCIA
    and C1.CD_COLABORADOR=CC.CD_COLABORADOR
    and C1.STATUS = 1
    AND C1.CD_GESTOR <> C1.CD_COLABORADOR
    AND AU.CD_COLABORADOR (+) = C1.CD_COLABORADOR   
    GROUP BY E.DS_EQUIPE, LPAD(C.MES_COMPETENCIA,2,'0') ||'/'||C.ANO_COMPETENCIA
) VT
WHERE VT.PROJETO = ((select to_char(sysdate, 'MM') from dual)||'/'||(select to_char(sysdate, 'RRRR') from dual))

SELECT * FROM(
select  
    E.DS_EQUIPE as EQUIPE,
    SUM(NVL((CC.QT_HORAS_CHEIA - SUM(AU.DT_FIM - AU.DT_INI)*24 ),CC.QT_HORAS_CHEIA)) as "ESFORÇO CALCULADO"     
 from EQUIPE E,
    COLABORADOR C1,
    COMPETENCIA C,
    AUSENCIAS AU
    and C1.STATUS = 1
    GROUP BY CC.QT_HORAS_CHEIA,U.DT_FIM,AU.DT_INI,E.DS_EQUIPE, LPAD(C.MES_COMPETENCIA,2,'0') ||'/'||C.ANO_COMPETENCIA
) VT
WHERE VT.PROJETO = ((select to_char(sysdate, 'MM') from dual)||'/'||(select to_char(sysdate, 'RRRR') from dual))

13 minutos atrás, Motta disse:

SELECT * FROM(
select  
    E.DS_EQUIPE as EQUIPE,
 from EQUIPE E,
    COLABORADOR C1,
    COMPETENCIA C,
    AUSENCIAS AU
    and C1.STATUS = 1
    GROUP BY CC.QT_HORAS_CHEIA,U.DT_FIM,AU.DT_INI,E.DS_EQUIPE, LPAD(C.MES_COMPETENCIA,2,'0') ||'/'||C.ANO_COMPETENCIA
) VT

Continua o mesmo erro , mesmo incluindo o AU.DT_FIM e DT_INI no group by..

Tira os dt_fim e dt_ini do group by ...

O erro persiste Motta. Pelo que eu tava lendo na net, eu não posso ter duas funções de grupo aninhadas do tipo :

SUM(NVL((CC.QT_HORAS_CHEIA - SUM(AU.DT_FIM - AU.DT_INI)*24 ),CC.QT_HORAS_CHEIA)) 

porém eu preciso dela pois eu preciso reduzir o QT_HORAS_CHEIA( horas totais)  de SUM(AU.DT_FIM - AU.DT_INI)*24 que são as horas faltadas pra ter um retorno de horas reais. o SUM de fora acumula tudo pra mim, sem ele dá tudo errado . 

Será que tem alguma maneira de converter isso e retirar um SUM porém tendo o mesmo retorno ?

Tenta colocar as colunas

QT_HORAS_CHEIA
DT_FIM
DT_INI

na subquery sem totalizar e totalizar no select externo

Desse jeito ? , assim me retorna apenas o resultado de 1501 , porém o correto que eu necessito é

( EQUIPE 1 = 1299

EQUIPE 2 = 1010

EQUIPE 3 = 147)

SELECt SUM(NVL((VT.QT_HORAS_CHEIA - SUM(VT.DT_FIM - VT.DT_INI)*24 ),VT.QT_HORAS_CHEIA)) FROM(
select  
    E.DS_EQUIPE as EQUIPE,
    AU.DT_FIM,
    AU.DT_INI,
    QT_HORAS_CHEIA

from EQUIPE E,
    COLABORADOR C1,
    COMPETENCIA C,
    AUSENCIAS AU
    and C1.STATUS = 1
    AND TO_DATE(LPAD(C.MES_COMPETENCIA,2,'0') ||'/'||C.ANO_COMPETENCIA,'MM/RRRR') = TRUNC(SYSDATE,'MM')
   -- GROUP BY CC.QT_HORAS_CHEIA,C1.DS_COLABORADOR 
) VT
WHERE TO_DATE(VT.PROJETO,'MM/RRRR') = TRUNC(SYSDATE,'MM')

GROUP BY VT.QT_HORAS_CHEIA,VT.EQUIPE,vt.projeto, vt.dt_ini,vt.dt_fim
--WHERE VT.PROJETO = ((select to_char(sysdate, 'MM') from dual)||'/'||(select to_char(sysdate, 'RRRR') from dual))

Fiz o SUM externo no Select externo e o restante mantive como o primeiro scritp que te mandei, fiz o group by dentro e fora , ai funcionou certinho. Ficou 

SELECt VT.PROJETO,SUM(VT.ESFORCO_CALC),VT.EQUIPE FROM(

-- SCRIPT PRIMARIO -- 

) VT
WHERE TO_DATE(VT.PROJETO,'MM/RRRR') = TRUNC(SYSDATE,'MM')

GROUP BY VT.EQUIPE,VT.PROJETO

. Muito Obrigado Motta !

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now

• Similar Content

• By leo.silvagomes
      Boa noite!
      Tenho um programa que importa determinado arquivo CSV para um banco SQL afim de depois comparar os dados entre versões diferentes do mesmo arquivo, por exemplo uma versão do arquivo é do dia 01/09 e outra do dia 15/09, a finalidade do arquivo é comparar o que mudou
      Uso uma procedure para importar os dados do arquivo para um objeto JvMemoryData e outra para alimentar uma ADOProc que faz o insert no SQL com os dados desse JvMD

Ocorre que o arquivo tem um padrão de 38 colunas e algo prox de 1 milhão de linhas! Como o cliente não usa toda a informação na planilha fiz uma opção de importação rápida que faz o input somente das colunas utilizadas, mas mesmo assim o processo de leitura e importação do arquivo demora até 50 min

Como posso deixar isso mais rápido? 
    • By Leandro Volanick
      Boa tarde pessoal.

Gostaria de uma ajuda em uma consulta sql, onde quero agrupar os todos produtos comprados pelo mesmo CPF, dentro de uma array. 

Segue o que estou usando:
      $data=mysqli_query($mysqli, "SELECT xml.id, xml.xProd as produto, prod.id as iddoproduto, GROUP_CONCAT( prod.xProd ) FROM produtos AS prod LEFT JOIN xml as xml ON xml.xProd = prod.xProd GROUP BY xml.CPFdest"); while($info=mysqli_fetch_array($data)) echo '['.$info['iddoproduto'].'],'; No momento, o codigo está trazendo apenas 1 produto, quero que ele printe todos produtos que o CPFdest já comprou.

• By danteblatt
      Olá Srs,
      Não tenho muito conhecimento em PHP e estou com um formulário onde o usuário tem alguns campos para preencher e gravar no banco de dados SQL, sendo que um campo deste form será dinâmico onde o usuário poderá adicionar quantos campos forem necessários a partir de um botão "+".
      Nome do campo dinâmico: chavenf
      Segue abaixo o código do formulário:
      <form method="POST" action="../includes/mf-processa.php"> <div class="form-group"> <div class="form-row"> <div class="form-group col-md-4"> <input type="hidden" name="usuario[]" value="<?php echo $_SESSION['usuarioNome']; ?>" /> <select class="form-control" id="tipo" name="tipo[]"> <option selected>Tipo</option> <option>1</option> <option>2</option> </select> </div> <div class="form-group col-md-4"> <select class="form-control" id="prioridade" name="prioridade[]"> <option selected>Prioridade</option> <option>Alta</option> <option>Padrão</option> </select> </div> <div class="form-group col-md-4"> <input class="form-control" type="text" name="fornecedor[]" placeholder="Fornecedor" id="fornecedor"> </div> </div> <div style="display:none;" class="form-row" id="chavecte"> <div class="form-group col-md-12"> <label>Chave </label> <input class="form-control" type="text" name="chavecte[]"> </div> </div> <div class="form-row" id="row-nota"> <div class="form-group col-md-12"> <label>Chave da NF </label> <input class="form-control" type="text" name="chavenf[]" id="chavenf"> </div> </div> <div style="display:none;" class="form-row" id="add-field-nf"> <div class="form-group col-md-2"> <button type="button" class="btn btn-primary" id="add"> + </button> </div> </div> <div class="form-row"> <div class="form-group col-md-2"> <input type="submit" class="btn btn-primary" value="Cadastrar"> </div> </div> </div> </form> <script> $( "#add" ).click(function() { $( "#row-nota" ).append('<div class="form-group col-md-12"><input class="form-control" type="text" name="chavenf[]" id="chavenf"></div>'); }); </script> Abaixo o arquivo que conecta e insere no BD, "mf-processa.php"
      <?php session_start(); include_once("conexao.php"); $prioridade = filter_input(INPUT_POST, 'prioridade', FILTER_SANITIZE_STRING); $usuarioentrada = filter_input(INPUT_POST, 'usuario', FILTER_SANITIZE_STRING); $tipofrete = filter_input(INPUT_POST, 'tipofrete', FILTER_SANITIZE_STRING); $fornecedor = filter_input(INPUT_POST, 'fornecedor', FILTER_SANITIZE_STRING); $chavenf = preg_replace("/\s+/", "", filter_input(INPUT_POST, 'chavenf', FILTER_SANITIZE_STRING)); $chavecte = preg_replace("/\s+/", "", filter_input(INPUT_POST, 'chavecte', FILTER_SANITIZE_STRING)); $nNF = substr($chavenf, 25, 9); $timenow = date('d-m-Y'); $timenow .= ' '.date('H:i:s'); $qtnotas = count($chavenf)-1; for ($f = 0; $f <= $qtnotas; $f++) { $sql = "INSERT INTO base (data, usuarioentrada, prioridade, tipofrete, nf, fornecedor, chavenf, chavecte, acao, dataretorno, usuariofiscal) VALUES ( '.$timenow[$f].', '.$usuarioentrada[$f].', '.$prioridade[$f].', '.$tipofrete[$f].', '.$nNF[$f].', '.$fornecedor[$f].', '.$chavenf[$f].', '.$chavecte[$f].', '', '', '' )" or die ("<center>Erro: " . mysqli_error() . "</center>"); $insert = mysqli_query($conn, $sql); if(mysqli_insert_id($conn)){ $_SESSION['msgrec'] = "<p style='color:green;'>Nota cadastrada com sucesso!</p>"; header("Location: ../recebimento/recebimento.php"); }else{ $_SESSION['msgrec'] = "<p style='color:red;'>Nota não cadastrada com sucesso!</p>"; header("Location: ../recebimento/recebimento.php"); }  

Veja o erro retornado na página.. Já tentei alterar o código e mesmo assim não consegui efetuar a inserção dos dados no BD.

( ! ) Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in D:\Wamp\www\RecebimentoAdm\includes\mf-processarecebimento.php on line 31 Call Stack # Time Memory Function Location 1 0.0001 411528 {main}( ) ...\mf-processarecebimento.php:0  
      ( ! ) Notice: Uninitialized string offset: 0 in D:\Wamp\www\RecebimentoAdm\includes\mf-processarecebimento.php on line 41 Call Stack # Time Memory Function Location 1 0.0001 411528 {main}( ) ...\mf-processarecebimento.php:0  
      ( ! ) Notice: Uninitialized string offset: 0 in D:\Wamp\www\RecebimentoAdm\includes\mf-processarecebimento.php on line 42 Call Stack # Time Memory Function Location 1 0.0001 411528 {main}( ) ...\mf-processarecebimento.php:0
    • By opl12
      Olá Mestres!
      Tenho uma tabela no banco com os campos:
      Data, mês, área, valor meta, valor realizado..

Tem várias linhas onde a data se repete. 

A pergunta:
      Tem como gerar um SELECT do mês X trazêndo apenas as datas únicas e com os valores totais referente a cada data?

Ex.: 
      12/09, $10 de meta, $15 de valor realizado
      12/09, $5 de meta, $25 de valor realizado

A resposta do SELECT deveria ser:
      12/09, $15 de meta, $40 de valor realizado

Tem como fazer?
      Vlewwww

• By igor.js167
      Boa tarde,
      Estou enfrentando um problema recorrente nas minhas queries, já tentei algumas alternativas encontradas aqui, sem sucesso.

Tenho o seguinte select:
      select avaliacao.dt_liberacao, avaliacao.cd_pessoa_fisica, nome.nm_pessoa_fisica NOME_PCT, decode(diag.qt_resultado,871,'Desnutrição grave',872,'Desnutrição moderada',873,'Desnutrição leve', 874,'Eutrofia',875,'Sobrepeso',876,'Obesidade') from med_avaliacao_paciente avaliacao, pessoa_fisica nome, med_avaliacao_result diag where diag.nr_seq_item = 1266 and diag.nr_seq_avaliacao = avaliacao.nr_sequencia and avaliacao.cd_pessoa_fisica = nome.cd_pessoa_fisica and avaliacao.dt_liberacao is not null and ie_situacao = 'A' O que quero é trazer apenas o último registro por pessoa, um das alternativas que tentei foi dada em outro tópico pelo moderador Motta, incluindo no where o código:
      and avaliacao.dt_liberacao = (select max(avaliacao2.dt_liberacao) from med_avaliacao_paciente avaliacao2 where avaliacao.cd_pessoa_fisica = avaliacao2.cd_pessoa_fisica) Porém esse select só retorna um resultado...

Realmente preciso entender como funciona essa lógico, porque tenho vários selects semelhantes que preciso retirar os resultados "repetidos"

Important Information

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Terms of Use.