Jump to content
Minatos™

Como manipular checkboxes usando .checked

Recommended Posts

Olá pessoal, tudo bom? recentemente eu comecei a aprender programação com JS, eu já conseguir usar o

.checkboxes 

em exercício que o professor passou, entretanto, quando fui criar outros exercícios pra treinar, pra conseguir realmente aprender, ao usar o mesmo método que o professor utilizar, o meu código não funciona.

Basicamente, eu quero saber quando o usuário clicar em uma opção, e em seguida fazer uma ação, o meu código abaixo é de uma pergunta com resposta, basicamente quero saber qual resposta o usuário clicou e dependendo de qual, queria informar uma mensagem na <div></div>

HTML: 

<!DOCTYPE html>
<html lang="pt-BR">
<head>
    <meta charset="UTF-8">
    <meta name="viewport" content="width=device-width, initial-scale=1.0">
    <meta http-equiv="X-UA-Compatible" content="ie=edge">
    <title>Modelo de exercício</title>
    <link rel="stylesheet" href="estilo.css">
</head>
<body>
    <header>   
        <h1>Pergunta do Milhão</h1>
    </header>
    <section> 
        <div id="div1">
         <center><p>O que é um sistema ERP?</p></center>
         <p><input type="radio" name="per1" id="alt1" >
         <label for="alt1">É um sistema de informação que integra todos os dados e processos de uma organização em um único sistema.</label></p>
         <p><input type="radio" name="per1" id="alt2">
         <label for="alt2">É uma instituição internacional sem fins lucrativos que associa profissionais de gestão de projetos.</label></p>
         <p><input type="radio" name="per1" id="alt3">
         <label for="alt3"> é um conjunto de práticas na gestão de projetos organizado pelo instituto PMI e é considerado a base do conhecimento sobre gestão de projetos por profissionais da área.</label></p>
         <p><input type="radio" name="per1" id="alt4" checked >
         <label for="alt4">NDA</label></p>
         <center><input type="button" value="Verificar" onclick="verificar()"></center>
        </div>
        <div id="res">
            Testando...
        </div>
    </section>
    <footer>
        <p>&copy; Alexsander Fontes</p>
    </footer>
    <script src="script.js"></script>
</body>
</html>

JS:

function verificar() {
    var pergunta = document.getElementById('per1')
    var res = document.getElementById('res')
    if (pergunta[0].checked) {
        res.innerHTML = `Testando manipulação'`
    } else if (pergunta[1].checked) {
        res.innerHTML = `Testando manipulação 1`
    } else if (pergunta[2].checked) {
        res.innerHTML = `Testando manipulação 2`
    } else if (pergunta[3].checked) {
        res.innerHTML = `Testando manipulação 3`
    }
}

E então, se eu usar:

res.innerHTML = `Testando manipulação`

fora do IF, funciona normal, se eu por na condição, o código para. :/

Se não for isso, perdão ! devo ter interpretado errado.

<!DOCTYPE html>
<html lang="pt-BR">
<head>
<meta charset="UTF-8">
<!-- <link rel="stylesheet" href="estilo.css"> -->
</head>
<body>
<header>
</header>
<section>
<div id="div1">
<p>O que é um sistema ERP?</p>
<p><input type="radio" name="pergunta" value="1" id="respostaUm" >
<label for="respostaUm">É um sistema de informação que integra todos os dados e processos de uma organização em um único sistema.</label></p>
<p><input type="radio" name="pergunta" value="2" id="respostaDois">
<label for="respostaDois">É uma instituição internacional sem fins lucrativos que associa profissionais de gestão de projetos.</label></p>
<p><input type="radio" name="pergunta" value="3" id="respostaTres">
<label for="respostaTres"> é um conjunto de práticas na gestão de projetos organizado pelo instituto PMI e é considerado a base do conhecimento sobre gestão de projetos por profissionais da área.</label></p>
<p><input type="radio" name="pergunta" value="4" id="nenhuma" checked >
<label for="nenhuma">NDA</label></p>
<input type="button" value="Verificar" onclick="verificar()">
</div>
<div id="res">
Testando...
</div>
</section>
<footer>
</footer>
<script src="ecma.js"></script>
</body>
</html>

function verificar ()
{
const respostaCorreta = 2

console.log ( 'verificando resposta...' )

let radiosElements = document.querySelectorAll ( 'input[type=radio]' )

// console.log ( radiosElements )

radiosElements.forEach ( radio => {

if ( radio.checked )
{
// console.log ( 'A resposta marcada foi essa:', radio.value )

if ( radio.value == respostaCorreta )
{
alert ( 'Parabens, reposta correta.' )
}
else
{
alert ( 'Errou trouxa.' )
}
}

} )
}

1 hora atrás, winterjeferson disse:

Você está utilizando:

var pergunta = document.getElementById('per1');

Só que 'per1' não é um ID, sim um name.

Tenta mudar por:

var pergunta = document.getElementsByName("per1");

Nossa, Obrigado Mano! eu sabia que era coisa simples, revisei o código várias vezes, mas o sono deixou passar essa, Valeu! deu certinho.

1 hora atrás, _FelipeOlvr disse:

Se não for isso, perdão ! devo ter interpretado errado.

<!DOCTYPE html>
<html lang="pt-BR">
<head>
<meta charset="UTF-8">
<!-- <link rel="stylesheet" href="estilo.css"> -->
</head>
<body>
<header>
</header>
<section>
<div id="div1">
<p>O que é um sistema ERP?</p>
<p><input type="radio" name="pergunta" value="1" id="respostaUm" >
<label for="respostaUm">É um sistema de informação que integra todos os dados e processos de uma organização em um único sistema.</label></p>
<p><input type="radio" name="pergunta" value="2" id="respostaDois">
<label for="respostaDois">É uma instituição internacional sem fins lucrativos que associa profissionais de gestão de projetos.</label></p>
<p><input type="radio" name="pergunta" value="3" id="respostaTres">
<label for="respostaTres"> é um conjunto de práticas na gestão de projetos organizado pelo instituto PMI e é considerado a base do conhecimento sobre gestão de projetos por profissionais da área.</label></p>
<p><input type="radio" name="pergunta" value="4" id="nenhuma" checked >
<label for="nenhuma">NDA</label></p>
<input type="button" value="Verificar" onclick="verificar()">
</div>
<div id="res">
Testando...
</div>
</section>
<footer>
</footer>
<script src="ecma.js"></script>
</body>
</html>

function verificar ()
{
const respostaCorreta = 2

console.log ( 'verificando resposta...' )

let radiosElements = document.querySelectorAll ( 'input[type=radio]' )

// console.log ( radiosElements )

radiosElements.forEach ( radio => {

if ( radio.checked )
{
// console.log ( 'A resposta marcada foi essa:', radio.value )

if ( radio.value == respostaCorreta )
{
alert ( 'Parabens, reposta correta.' )
}
else
{
alert ( 'Errou trouxa.' )
}
}

} )
}

Obrigado Amigo! sua maneira de fazer essa questão está funcionando perfeitamente, valeu por essa luz. 

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now

• Similar Content

• By DinhoPHP
      Olá!
      Alguém pode me dar uma luz sobre fazer um ORDER BY, hora ASC ou hora DESC? Por favor! Estou utilizando PHP e JS no projeto.

$pegadados = $pdo->prepare("SELECT * FROM produtos WHERE categoria LIKE '%$dataSearch%' OR marca LIKE '%$dataSearch%' OR produto LIKE '%$dataSearch%' OR modelo LIKE '%$dataSearch%' OR descricao LIKE '%$dataSearch%' ORDER BY $filter $filter2");
    • By DinhoPHP
      Olá!
      Alguém pode me dar uma luz sobre fazer um ORDER BY, hora ASC ou hora DESC? Por favor! Estou utilizando PHP e JS no projeto.

$pegadados = $pdo->prepare("SELECT * FROM produtos WHERE categoria LIKE '%$dataSearch%' OR marca LIKE '%$dataSearch%' OR produto LIKE '%$dataSearch%' OR modelo LIKE '%$dataSearch%' OR descricao LIKE '%$dataSearch%' ORDER BY $filter $filter2");
    • By manoaj
      Boa tarde pessoal!
      Criei um sistema simples pra web utilizando PHP no backand.
      Mas agora antes do lançamento do sistema surgiu a necessidade de um app de consulta a esse sistema com funções básicas da plataforma Web, ou seja nem todas as funcionalidades serão implementadas no app agora no início.
      Qual a minha melhor alternativa no desenvolvimento híbrido hj em questão de agilidade no desenvolvimento considerando que minha plataforma web e o banco de dados mysql já estão prontos???
    • By DinhoPHP
      Olá!
      Não consigo entender o porque a minha função cadValor() funciona e a desc() não

file.js
      <script> var txtval = document.querySelector('#inputValor'); var res = document.querySelector('#inputCopyValor'); //ONDE QUERO ESCREVER var res2 = document.querySelector('#seuValor'); // VALOR INDO PARA HOLERITE var res3 = document.querySelector('#seuValorMult'); // VALOR QUE SERÁ DOBRADO function cadValor(){ var val = Number(txtval.value); res.placeholder = val.toFixed(2); res2.placeholder = val.toFixed(2); var dobro = val * 2; // dobra o valor res3.placeholder = dobro.toFixed(2); // pega o valor dobrado } function desc(){ var txtDobro = document.querySelector('#seuValorMult'); // VALOR QUE FOI DOBRADO var txtSacado = document.querySelector('#seuValorDia2'); var txtRestante = document.querySelector('#seuValorRes'); var resDobro = Number(txtDobro.value); var resSacado = Number(txtSacado.value); //var resRestante = Number(txtRestante.value); var resRest = resDobro; txtRestante.placeholder = resRest.toFixed(2); } </script> file.php
      <div class="container"> <!-- PRIMEIRA LINHA --> <div class="d-flex justify-content-center mt-3"> <div id="divHolerite" class="col-12 col-sm-8 col-md-6 col-lg-4"> <div class="d-flex flex-column justify-content-center align-items-end bg-dark"> <div class="col-12 mb-3"> <label for="inputValor">Admin: Cadastrar Valor</label> <div class="input-group"> <div class="input-group-prepend"> <span class="input-group-text">R$</span> </div> <input id="inputValor" class="form-control" type="text" name="inputValor" onkeypress="return onlynumber();"> <button type="submit" value="ativa" class="btn btn-danger text-uppercase ml-3" data-toggle="modal" data-target="#modalHolerite" onclick="cadValor()">ativa</button> </div> </div> <div class="col-12"> <button type="reset" value="clean" class="btn btn-light btn-lg text-uppercase mb-3">apagar cadastro</button> </div> <hr style="background-color: #777777; widht: 100%;"> </div> <!-- SEGUNDA LINHA --> <div class="d-flex flex-column flex-nowrap align-items-start bg-dark mb-3"> <div class="col-8 mb-3"> <div class="input-group"> <div class="input-group-prepend"> <span class="input-group-text">R$</span> </div> <input id="inputCopyValor" class="form-control" type="text" name="inputCopyValor" placeholder="" readonly> </div> </div> <div class="col-12 mb-3"> <div class="input-group mb-3"> <div class="input-group-prepend"> <span class="input-group-text">R$</span> </div> <input id="inputValorDia" class="form-control" type="text" name="inputValorDia" placeholder="0,10" readonly> <div class="input-group-prepend"> <span class="input-group-text">por dia</span> </div> <button type="submit" value="saque" class="btn btn-danger text-uppercase btn-sm ml-3">sacar</button> </div> <div class="d-flex"> <button type="submit" value="saque" class="btn btn-danger text-uppercase btn-sm mr-3">descontar</button> <div class="input-group"> <div class="input-group-prepend"> <span class="input-group-text">R$</span> </div> <input id="inputValorDesc" class="form-control" type="text" name="inputValorDesc"> </div> </div> </div> </div> </div> </div> <!-- HOLERITE --> <!-- Modal --> <div class="modal fade" id="modalHolerite" tabindex="-1" role="dialog" aria-labelledby="exampleModalLabel" aria-hidden="true"> <div class="modal-dialog" role="document"> <div class="modal-content"> <div class="modal-header"> <h5 class="modal-title" id="exampleModalLabel">Título do modal</h5> <button type="button" class="close" data-dismiss="modal" aria-label="Fechar"> <span aria-hidden="true">&times;</span> </button> </div> <div class="modal-body"> <!-- HOLERITE --> <div class="container"> <!-- PRIMEIRA LINHA --> <div id="test" class="d-flex justify-content-center mt-3"> <div id="divHolerite" class="col-12 col-md-10 col-lg-8"> <div class="d-flex flex-column justify-content-center align-items-end bg-dark"> <div class="col-12 mb-3"> <h2 class="text-uppercase text-center text-white">holerite</h2> <div class="row"> <div class="col-12 col-sm-6"> <label for="seuValor" class="text-left text-uppercase">seu valor</label> <div class="input-group"> <div class="input-group-prepend"> <span class="input-group-text">R$</span> </div> <input id="seuValor" class="form-control" type="number" name="seuValor" placeholder=""> </div> </div> <div class="col-12 col-sm-6"> <label for="inputValorDia" class="text-left text-uppercase">total: 200 dias</label> <div class="input-group mb-3"> <div class="input-group-prepend"> <span class="input-group-text">R$</span> </div> <input id="inputValorDia" class="form-control" type="number" name="inputValorDia"> <div class="input-group-prepend"> <span class="input-group-text">por dia</span> </div> </div> </div> <div class="col-12 col-sm-6"> <label for="seuValorMult" class="text-left text-uppercase">valor multiplicado</label> <div class="input-group"> <div class="input-group-prepend"> <span class="input-group-text">R$</span> </div> <input id="seuValorMult" class="form-control" type="number" name="seuValorMult"> </div> </div> </div> </div> <hr style="background-color: #777777; widht: 100%;"> </div> <!-- SEGUNDA LINHA --> <div class="d-flex flex-column justify-content-center bg-dark mb-3" style="padding-left: 10px; padding-right: 0px;"> <div class="row overflow-visible"> <div class="col-12 col-sm-4"> <span class="text-white font-data">00/00/2019:</span> </div> <div class="col-12 col-sm-8"> <div class="input-group mb-3"> <div class="input-group-prepend"> <span class="input-group-text">R$</span> </div> <input id="seuValorDia2" class="form-control" type="number" name="seuValorDia2" placeholder="0,10" readonly> <div class="input-group-prepend"> <span class="input-group-text">por dia</span> </div> <button type="submit" value="saque" class="btn btn-danger text-uppercase btn-sm ml-3 mr-2" onclick="desc()">sacar</button> </div> </div> </div> <div class="form-row col-12" style="border: 2px white solid;"> <div class="col-12 col-sm-6"> <label for="seuValorSacado" class="text-left text-uppercase"><br></label> <div class="input-group"> <div class="input-group-prepend"> <span class="input-group-text">R$</span> </div> <input id="seuValorSacado" class="form-control" type="number" name="seuValorSacado"> </div> <label for="seuValorSacado" class="text-center text-uppercase">valor sacado</label> </div> <div class="col-12 col-sm-6"> <label for="seuValorRes" class="text-center text-uppercase" style="margin-left: 5vw;">seu valor restante</label> <div class="input-group"> <div class="input-group-prepend"> <span class="input-group-text">R$</span> </div> <input id="seuValorRes" class="form-control" type="number" name="seuValorRes" placeholder="" readonly> </div> <label for="seuValorRes" class="text-center text-uppercase" style="margin-left: 10vw;">pra saque</label> </div> </div> </div> <!-- Termina linha geral --> </div> <!-- FIM DO HOLERITE --> </div> <div class="modal-footer"> <button type="button" class="btn btn-secondary" data-dismiss="modal">Fechar</button> </div> </div> </div> </div> </div> <script src="https://cdnjs.cloudflare.com/ajax/libs/jquery/3.4.1/jquery.slim.min.js"></script> <script src="https://cdnjs.cloudflare.com/ajax/libs/popper.js/1.15.0/umd/popper.min.js"></script> <script src="https://cdnjs.cloudflare.com/ajax/libs/twitter-bootstrap/4.3.1/js/bootstrap.min.js"></script>  
    • By Impermeabilidade
      Alguem conseguiria me mandar um tutorial que me ajudasse na geração de relatorios em pdf?

Important Information

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Terms of Use.