Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

_Renato_

Arte p/ Panfletos, qnto eu cobro?

Recommended Posts

Bom pessoal, queria q vcs me tirassem uma duvida...

eu peguei um trabalho pra fazer uma arte pra promover um evento

vai ser tipo um panfleto do tamanho de um papel A4 dividido ao meio...

(ou ateh menor), provavelmente em preto e branco (jah q vai ser na xerox)...

queria saber qnt cobrar SOH pela arte, tirando a taxa de qnt vou gastar com xerox, jah q vao ser +/- 300 panfletos...

(tirar xerox do original sai mais em conta ateh...) http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/assobiando.gif

eu sei q varia muito o preço... mas pelo menos uma taxa minima vcs podiam me falar, pra eu ter uma noçao q qnto cobrar...

http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif

eu li um topico parecido aki ... mas nada q me esclarecesse muito... http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/closedeyes.gif

valeu ^^,

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Putz Renato, já vi outros tópicos parecidos com esse aqui no fórum. É complicado "chutar" um preço, a dica que te dou é calcular mais ou menos quantas horas irá trabalhar na arte + acompanhamento na gráfica e tal e não esquecer de colocar a porcentagem dos impostos caso vá emitir NF. O quanto vale a hora do seu trabalho é só você que pode dizer, tem algumas tabelas de referência aqui no fórum, dê uma olhada.Agora, CUIDADO com xerox, eu tenho medo disso...boa sorte!

Compartilhar este post

Link para o post

Eu tinha uma tabela com uma base mais ou menos... vou ver se consigo colocar aqui e te mando o link..Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

opa! brigado galera... procurei uma tabela de preços e tal... mas num axei aki...eu pensei em cobrar uns 200 a 350 pela arte e talz... mas eu aguardo a ajuda de vcs ^^valeu galera!

Compartilhar este post

Link para o post

se conseguir cobrar 350 pilas pelo panfleto, tá muito bem cobrado!=)

Compartilhar este post

Link para o post

Estou achando meio exorbitante ....Pode até ser uma panfleto bem elaborado, mas se tratando de um impresso em 1 cor e ser feito na base do xerox...Esse custo/benefício pra mim tá meio esquisto.Gráficas (principalmente pequenas), infelizmente não inserem o valor da criação de um panfleto, justamente para "pegar" o serviço.Agora, na minha cidade, vejo muito arte-finalista que chega a cobrar até R$ 5,00 por uma criação, um absurdo.Para mim o ideal seria, como muita gente faz, e que já foi postado aqui é o trabalho ser cobrado por hora.

Compartilhar este post

Link para o post

cobrar a arte por hora trabalhada seria legal...

e disse pra descondiderar a impressao pq quem vai imprimir provavelmente eh o proprio cliente...

irei fazer colorido, mas cabe a ele querer P&B ...

(na xerox ou outra impressao)

considerando o tempo normal q levo pra desenhar... 7 a 8 horas ... 10 a 15 por hora... eh uma boa ^^

acho q vai ser +/- isso... http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/assobiando.gif

mas quem quiser ajudar aceito sujestoes ^^,

valeu ^^

Compartilhar este post

Link para o post

Pq exorbitante?

Cada profissional sabe o qto custa a sua hora trabalhada. Aqui na empresa, por exemplo, cobramos 180 reais a gravação de um cd!

Se pedir pra uma McCann, W/Brasil, DM9 desenvolver um panfleto, pode desenbolsar muito mais do que 350 reais.

Eu acho q a nossa área precisa justamente repensar seus valores e enviar a faca com gosto nos nossos clientes. Senão, nunca conseguiremos comprar as 900RR que tanto queremos!

Sou a favor de preços altos, pq eu sei qto tenho q pagar de aluguel no fim do mês! Viva os valores de 4 dígitos!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Calma Alx!Eu falei em custo/benefício... do que adianta pagar R$ 350,00 em uma arte e imprimir sem qualidade.Mesma coisa que botar um relógio de ouro no braço e usar com uma roupa rasgada e suja.Mas pelo que o Renato falou que é só a criação que ele está fazendo, aí sim. Agora, onde e como o cliente irá fazer são outros quinhentos.O legal seria se o Renato colocassem uma imagem para gente ver se ficou bacana e se compensa esse gasto.

Compartilhar este post

Link para o post

ô DiMinas... me desculpa... é um velho problema de fóruns! às vezes a gente posta alguma coisa q pode parecer q estamos nervosos! não era o caso!coloquei em bold pq não era a resposta seguinte e não usei quote.=)malz!acho que seria bom mesmo se o Renato colocasse a imagem dele e o valor final cobrado. tem muito profissional aqui do IMasters mesmo que precisa cobrar melhor seus trabalhos.se você vende carros e vê q o vendedor do outro lado da rua vende exatamente o mesmo modelo q você por 3X mais, então alguma coisa está errada. ou com você, ou o carro q ele vende tá cheio de cocaína!pode parecer brincadeira, mas produtos semelhantes AINDA ASSIM tem fatores que os diferenciem.abraços a todos.

Compartilhar este post

Link para o post

AE ^^, bom, eu cobraria +/- 350 se no caso eu fosse imprimir tambem e talz... mas soh farei a arte, o cliente q decide como vai imprimir...ainda num ta pronta a arte, ateh porque falta me darem o nome do evento, data, e atraçoes...mas jah começei pelomenos com o basico, qnd tiver com 50% do caminho andado eu coloco aki pra vcs verem se ta ficando legal...quem quiser dar uma olhada em alguns vetores meus:www.fotolog.com/atomox(tenho q fazer meu protifolio <_< )valeu galera ^^

Compartilhar este post

Link para o post

Poxa cara! ... Muito bom seus trabalhos.Agora calcule: Seu tempo, sua conta de luz, água, telefone, aluguel (mesmo que não pague aluguel, coloque, um dia você pode querer mudar para uma casa melhor, né?!), software, cursos, transporte...bem, tudo o que você precisa para desenvolver seus trabalhos. Sem esquecer do lucro também. Divida pelas horas que você trabalha e multiplique nas horas que suou nesse projeto. Acho que dessa forma você saberá quanto vale seu esforço. Valorize seu trabalho e não deixe que qualquer "arte-finalista" só pq tem um orçamento bem inferior ao seu faça você cobrar o mesmo que eles e muito menos deixe que o cliente imponha seus preços!Sucesso!Ah! ... Não esqueça de postar o trabalho pronto!

Compartilhar este post

Link para o post

AE DiMinas, Obrigado cara ^^ ...eh mesmo... tenho q pensar em todas as coisas q tenho q pagar pra obter uma boa arte...e claro, ter um lucro legal... hehehehe ^_^ AH sim! qnd terminar o trabalho eu coloco aki ^^,soh tow esperando me passarem o conteudo pra por na arte... dai coloco pra vcs verem :lol: Valeu :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

Opa!!

kra, eu trabalho com meu pai nessa area!!

Bom, agente cobra da seguinte maneira!

Se for somente formatação, ou seja, só organizar uma idéia ja formada, agente cobra em torno de R$20,00

Agora, se você foi contratado para criar um panfleto, onde tudo foi fruto de sua criatividade, enfim, criar alguma coisa agente cobra de R$150,00 a R$300,00...

Pode até ser mais dependendo de como ficou!!

http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/grin.gif

espero ter ajudado!

mas lembrando que isso é aqui em minha cidade: Campo Grande - MS, não sei onde você mora, mas as vezes é diferente!

http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/grin.gif

Abraço!

Compartilhar este post

Link para o post

É Renan... se você gastar no MÁXIMO uns 10 minutinhos para pegar uma idéia pronta e diagramar acho válido os R$ 20,00. Vou ser sincero...Tenho três tipos de serviços e cobro cada um de maneira diferente.Como tenho uma pequena gráfica e chega um cliente querendo fazer um panfletinho simples não tenho como cobrar o serviço de arte, porém ganho no serviço de impressão. E não tem como cobrar, 99,9% dos meus concorrentes também não fazem, se eu cobrar perco este serviço, visto que a maioria que procura cartãozinho simples, panfletos, etc e como estou localizado em uma área menos nobre, este tipo de serviço tenho que fazer para os "João Pedreiro", o "Manoel Pintor", a "Gertrudes Cabeleireira", não tem como cobrar, mas em geral é um serviço somente de texto e no máximo um clipartizinho para alegrá-los.Um 2º tipo de serviço, seria aqueles cartões coloridos 4x1 cores feito em gráficas que cobram de R$ 25,00 à 35,00 o milheiro deste cartão, esses eu cobro 2 vezes e meia ao preço de que vou gastar com esse material, porém não gasto mais que 5 minutos com o cliente me passando o que ele quer e 10 minutos elaborando a diagramação, depois é só mandar o e-mail para gráfica e pegar o serviço pronto. E não deixo o cliente ver eu fazendo a arte, pq se não ele fica querendo mudar aqui, mudar ali, trocar fonte...somente uma prova por e-mail ou impressa, para não sair errado.O 3º tipo, aí sim. Coisas mais elaboradas e complexas, identidades visuais, rótulos, revistas... Aí eu tenho que cobrar como designer Uma marca cobro no mínimo R$ 250,00, somente a marca gravada em um cd. Se quiser uma coisa mais profissional, uma marca com um Manual de Identidade Visual, posso chegar à uns R$ 1000,00. E se o cliente quer uma marca e não tem como pagar cobro R$ 70,00, mas aí só escolho uma fonte mais apropriada ao tipo de serviço dele e só e sem muitas firulas. Sem esquecer de pegar metade do valor antes de qualquer coisa.Na verdade mesmo, como existe um cliente dono de mercearia, ou posso ter uma cliente dona de uma Maison, tenho que adaptar o preço que se pode pagar com serviço que ele mereça.

Compartilhar este post

Link para o post

Vou ser sincero...Tenho três tipos de serviços e cobro cada um de maneira diferente...

ae DiMinas, de que lugar você é? fiquei curioso, pq aqui (estou em Maringá / PR) rola essas situações igualzinho você descreveu.....

Compartilhar este post

Link para o post

ué... ele é DI MINAS!!!kakakakakakakakakanão deu pra evitar!

Compartilhar este post

Link para o post

Di Minas uai! ... Mais precisamente de BH.Mas queria saber...Tô cerdo ou tô errado?(barulho de pulseiras no braço balançando)

Compartilhar este post

Link para o post

ué... ele é DI MINAS!!!kakakakakakakakakanão deu pra evitar!

:lol: :lol: :lol: :lol: esse aLx................eu perguntei de que lugar diMinas, uai.agora como ele já respondeu que é BH, só te digo que fico espantado com essa realidade de valores por se tratar de uma capital.

Compartilhar este post

Link para o post

Não entendi.Meus preços estão fora da realidade ou estou prostituindo mais o mercado?Ou seria melhor para quem quiser uma logo procurar um designer do interior?Pela estrutura e localização que tenho, como posso cobrar o mesmo que uma agência que tem uma equipe com um atendimento, um redator, um departamento de criação, Pcs e Macs?

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.