Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Marcos Vinícius

Manipulação em Fotografia Digital

Recommended Posts

Já vi em vários lugares discussões a respeito da manipulação em fotografia digital.

Qual a opinião de vcs? A manipulação é válida? Até onde pode ir a manipulação?

 

Pra esquentar, vou deixar uma frase:

 

FOTOGRAFIA É ARTE!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Na minha opinião a fotografia tem estilos!você não pode querer comparar uma fotografia de uma macro com a de uma paisagem....são estilos diferentes....agora, hoje em dia existe mais um novo estilo, que é o da fotografia manipulada....digamos que seja uma nova categoria no meu ponto de vista....agora na minha opinião, a manipulação de levels, curves e balanceamento de cor é valida sim! pois em muitas vezes, a fotografia não saiu na pontuação correta porque precisava ser muito rapida!por exemplo, quando estamos fotografando modelos e precisamos de uma luz pontuada(que por sinal fica lindo), UM, sim eu disse UM (1) passo que a modelo dah para frente ou para traz para trazer movimento ou uma quebra de corpo para a fotografia, modifica a pontuação da mesma, e é inviavel fazer uma seção de 40 fotos para tirar 1 e pontuar correto todas as fotos!temos que utilizar a pontuação que julgamos correta para a posição inicial e após depois dos movimentos, alteramos no computador!acredito que isto é muito valido! agora, existe um outro estilo, que não sei se eh está discussão aqui neste topico, que eh da fotografia profissional, que é inerente retoques em pele, emagrecer a modelo, delinear e etc....deixo aqui um pouco de minha opinião... e aberto a discussões.....abrações....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Como já disse antes num outro tópico, eu procuro sempre ser fiel com o que estava lá no momento!! Ou seja, o que meu olhos viram! O que acontece é que a camera enxerga diferentemente dos nossos olhos! Se nao soubermos traduzir bem essa linguagem teremos resultados que nao serao fiéis ao que foi realidade naquele exato momento. Gosto de truques noturnos com luz, como por exemplo o trabalho do nosso amigo Bruno Guerreiro. Mas como nao é essa a área que quero me aperfeicoar, continuo buscando o momento mágico com a luz certa e retoques na edicao para trazer fidelidade ao que meus olhos viram. Acredito que o quao melhor fotógrafo você se torna, menos você depende de edicao. Por exemplo, eu trabalhei com um fotógrafo que era super perfeccionista e preocupado com os detalhes da producao envolvida e com a foto em si. Nós demorávamos em média 5 horas para fazer uma foto still de um móvel em estúdio. Alguns dizem que é loucura, mas eu tenho certeza que as fotos dele, chegavam na agencia de publicidade do jeitinho que eles queriam; sem precisar de alteracoes. Pessoalmente uso, ajustes de cores e contraste, ajuste de foco e crop. Abraxx

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

bom.... esse é um assunto muito interessante mesmo..

é pega fogo muito fácil...

 

eu acho que depende do para que voce vai utilizar essa fotografia, independente do que você esteja fotografando....

a questão que o Chillaca colocou é muito interessante, mas depende de qual for o uso da fotografia...

 

se for um produto, quando mais próxima da realidade melhor... se for um anúncio, ressaltar algumas cores, de uma foto, não a do produdo em si, mas de uma foto de paisagem que esteja no fundo, acho que essas alterações são válidas...

 

agora no meu caso, uso a fotografia como uma ferramenta para o design, então, não vejo limites de tratamento filtros e etc. mas esse é um caso, dos vários....

 

por exemplo, um dia desses eu fotografei um trabalho meu da faculdade por que tinha gostado do resultado... eu só fotografei e fiz uma montagem com algumas fotos no photoshop, não fiz nenhum tipo de tratamento... e ao meu ver ficou o mais real possível. http://flickr.com/photos/carmolim/561548161/

 

outro caso interessante, são de pessoas que não tendo um equipamento tão bom, ou que não ofereça os efeitos que ela gostaria de dar em uma foto, por exemplo uma profundidade de campo com uma abertura, f 1.2.... não é qualquer camera que tem uma abertura dessa, mas você pode conseguir um efeito semelhante no photoshop...

 

e nesse caso como que fica??

 

vamos agitar esse discução.. é muito importante!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

acho que devemos por em um nivel profissional para falar desse lance de tratamentopq se for falar de iniciantes (não amadores)..... ja cai esse lance de câmera ruim, falta de experiêcia compensada com manipulaçãoacho que são casos e casosmais pra mim hoje com esse 'vuco-vuco' das câmers digitais os PROFISSIONAIS mesmo são aqueles que conseguem uma fotografia extraordinária sem precisar de quase nada de manipulação, somente o básico como ajuste de brilho & contraste, balanço de cores.....hoje o mercado da fotografia está prostituido porque ?uma pessoa que domina uma ferramenta de edição, compra um XTI no PY, aprende uma coisinha ou outra sobre fotografia e tale já sai clicando e cobrando a metade de um profissional, pois ele sabe que depois vai retocar no PS....... que não irá ficar 100% como uma fotografia estudada e bem tiradamais que infelizmente os clientes são leigos e muitas vezes não sabem a diferençano meu caso, o que mais vejo são os fotógrafos tirando fotos de qualquer jeito e falando pro cliente "ah depois o designer arruma no PS"tira foto em qualquer fundo, cores de qualquer jeito.... e depois "o manipular arruma"eu acho isso total falta de profissionalismoacho que correções é uma coisa agora arrumar um 'erro' fotográfico é outra bem diferente....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Legal!!! Surgiram bons argumentos.Eu li alguns dias atrás um colega defendendo que no início o fotógrafo tem que tirar fotos e não manipular. Assim, ele vai aperfeiçoando a técnica, o enquadramento correto e tudo o mais. Mais tarde, qdo tiver aprendido a tirar fotos, manipula, se precisar, ou se tiver que fazer alguma alteração que não foi possível na hora de tirar a foto. Na minha opinião, "manipular" a foto não é correto. Mas também não proibido, senão, como disse lá atrás, não seria arte.Qdo digo manipular, digo fazer montagens, corrigir enquadramento. Isso não acho legal. Agora corrigir níveis, cores, saturar, tudo que melhore a foto acho válido. No meu caso, tenho uma câmera até que boa para os padrões das compactas. Mas tiro fotos com a abertura e velocidade sugeridos pela câmera e ainda assim, qdo abro no PS, vejo que precisam de algumas correções. Então, como dizer que não podemos manipular, se você fez tudo que a câmera sugeriu? Por isso acredito que esse tipo de manipulação, ou seria melhor edição, pode ser aceita sem restrições.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

tipo o esta acontecendo com o mercado da fotografia é exatamente o contrario que tu disse marcoshoje o cara aprender photoshop primeiro em um curso basico, depois compra uma camera... pois ai ele sabe aonde ele pode tirar de qualquer jeitoque depois irá concertar....... por isso eu disse prostituição da fotografia esta aumentandoclaro que temos muuuuuuita gente boa no mercado... mais infelizmente EU acho , não sei as estatisticas mais como vem aparecendo gente ruim no mercado da fotografiacaracas, pelo menos na regiao ondem moro a empresa que trabalho é a TOP em fotografia, studio e cobertura de eventos... nem tem concorrencia direta... pois os fotografossao muito ruins......o que mais vejo por exemplo é fotografo "profissional" tira foto do jeito que da na cabeça, ai flash não sai, fica escura ou estoura o cara não tem a capacidade de olhar no preview e ver que ficou ruim e tirar outra...... "ah deixa assim depois o manipulador da um jeito"...... cara é sinistro d+ ouvir uma coisa dessa de pessoas que estao ai desde a era analogica...acho que o digital acomodou muito os fotografos ai com o POSTWORK ainda... vixi mãe.......por isso gosto muito de fotografia manual, apesar de nunca ter clicado com uma manual sou apreciador.....voltando ao topicoacho que até um enquadramento é valido.... já montagem.. só se for bordinhas, um template pra unir fotos ..... agora tirar foto de uma paisagem e colocar passaros no céu.... lua de dia..... afff PODRE sinceramente!e se a ferramenta esta ai pra ajustes acho que é valido..... e grandes nomes da fotografia são parceiros do grandioso photoshop.... ou acha que uma playboy, caras, gente.... sai sem nenhum retoque nos artistas... ? é ruim ehin

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

tipo o esta acontecendo com o mercado da fotografia é exatamente o contrario que tu disse marcoshoje o cara aprender photoshop primeiro em um curso basico, depois compra uma camera... pois ai ele sabe aonde ele pode tirar de qualquer jeitoque depois irá concertar....... por isso eu disse prostituição da fotografia esta aumentando

Com certeza você tem toda razão. É uma pena. Mas, bem ou mal, temos que aceitar que a tecnologia tá aí pra fazer a diferença. A pena é que em vez de fazer a diferença, ela tá sendo a ferramenta principal.

caracas, pelo menos na regiao ondem moro a empresa que trabalho é a TOP em fotografia, studio e cobertura de eventos... nem tem concorrencia direta... pois os fotografossao muito ruins......

Cara... minha veia de empreendedor até salta do pescoço quando vejo uma afirmação dessa. Que bom mercado, hem!!!

e se a ferramenta esta ai pra ajustes acho que é valido..... e grandes nomes da fotografia são parceiros do grandioso photoshop.... ou acha que uma playboy, caras, gente.... sai sem nenhum retoque nos artistas... ? é ruim ehin

Com certeza ajustes são válidos e até necessários. Essa semana eu tava conversando com aquele amigo do Flickr (o TGlow http://www.flickr.com/photos/tglow/) e ele tava me dizendo que as digitais estão muito longe ainda das analógicas. E olha que ele tem uma Nikon D200. Um show de câmera.Olha essa foto do cara. Sem manipulação, nós não teríamos um "quadro" como esse pra ver.http://www.flickr.com/photos/tglow/634693377/

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

e se a ferramenta esta ai pra ajustes acho que é valido..... e grandes nomes da fotografia são parceiros do grandioso photoshop.... ou acha que uma playboy, caras, gente.... sai sem nenhum retoque nos artistas... ? é ruim ehin

Com certeza ajustes são válidos e até necessários. Essa semana eu tava conversando com aquele amigo do Flickr (o TGlow http://www.flickr.com/photos/tglow/) e ele tava me dizendo que as digitais estão muito longe ainda das analógicas. E olha que ele tem uma Nikon D200. Um show de câmera.Olha essa foto do cara. Sem manipulação, nós não teríamos um "quadro" como esse pra ver.http://www.flickr.com/photos/tglow/634693377/

ah eu gosto desse tipo de MANIPULAÇÃO .... pois seila.. eu nao sou nem amador de fotografia , pra mim essa foto está bonitanão está exagerada em efeitos e manipulação.......acho que os poréns da manipulação nem são tanto em externas ou paisagens mais principalment em studiosseila.. posso estar errado.. mais falo do que vejo por aqui onde moro...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fico muito preocupada com fotografia....vivemos o antes, estamos na febre do advento Photoshop (deixo claro que acho maravilhoso o Photoshop) a manipulação em geral das fotografias....mas será que podemos confiar? Quando se vê uma foto (para mim que sou leiga) será que ela reflete a realidade ou será que foi manipulada.?..e como prova judicial? qual o valor? será que teremos que fazer perícia (outro tipo de prova) na própria fotografia? vejam que no futuro ela perderá sua credibiliade? Será que estou certa ou errada? Fica aí pra vcs. meus questionamentos e dúvidas. beijos a todos. Obede

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Concordo com o Marcos Vinicius que "fotografia é arte" e você tratando ela como tal, pode fazer o que bem entende, MAS se for a sua proposta de trabalho.Isso causa muito rebuliço principalmente no meio jornalístico. Lembro que à época do atentado a um trem em Madri, um jornal aqui de São Paulo passou um carimbo numa perna dilacerada jogada nos pedregulhos a volta da linha férrea. Outros deram um crop ou simplesmente não publicaram. Nesses termos, é inadmissível que alguém manipule a imagem. Nela, pode-se dizer que a realidade foi alterada.O 'levels', 'curves', 'color balance' e 'contrast' são normais. Como disseram aqui, é válido. Mas a partir do momento que você altera elementos da cena fotografada, como a perna de uma pessoa, isso já fica delicado.

"Acredito que o quao melhor fotógrafo você se torna, menos você depende de edicao." - Chillaca.

Na verdade, devemos trabalhar de modo que nem precisemos passar por qualquer programa de edição. E outra, nenhuma revista ou jornal vende se as imagens não forem editadas.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fico muito preocupada com fotografia....vivemos o antes, estamos na febre do advento Photoshop (deixo claro que acho maravilhoso o Photoshop) a manipulação em geral das fotografias....mas será que podemos confiar? Quando se vê uma foto (para mim que sou leiga) será que ela reflete a realidade ou será que foi manipulada.?..e como prova judicial? qual o valor? será que teremos que fazer perícia (outro tipo de prova) na própria fotografia? vejam que no futuro ela perderá sua credibiliade? Será que estou certa ou errada? Fica aí pra vcs. meus questionamentos e dúvidas. beijos a todos. Obede

Realmente essa é uma questão complicada. E, queiramos ou não, esse é o futuro, aliás, o presente. Na minha opinião, nós estamos vivendo uma fase de transição, que terminará com tudo virtual. A Justiça já está trabalhando com processos eletrônicos. A Receita Federal está começando a implantar o e-processo e não terá mais processos em papel. Então, cabe a nossa geração "definir" como serão as regras de agora em diante.Quando tivermos trabalhando somente com documentos digitais, provavelmente entenderemos melhor isso tudo. É difícil mesmo pegar uma foto impressa e dizer se ela foi manipulada ou não. Mas se ela é digital, é mais fácil. E com certeza, logo teremos softwares que irão analisar as fotos e dizer se foram ou não manipuladas.Só pra vcs terem uma idéia, hoje fiz um treinamento com um software OCR, que a partir de uma imagem qualquer, ou documento PDF, faz um outro documento editável, em formatos diversos, como .doc, .xls, .pdf, analisando o que é texto, tabela ou imagem, com uma precisão incrível. A tabela pode ser salva em excel e editada como se você tivesse digitado no próprio excel.Agora, falando de validade jurídica, o que temos de concreto é a MP 2200/2001, que institui a Infra-Estrutura de Chaves Públicas Brasileira - ICP-Brasil, que tem a finalidade de "autenticar" documentos eletrônicos, através de "Autoridades Certificadoras", como o Serpro e a Certisign. Inclusive imagens digitais. Eu não sei se já fazem autenticações de imagens, mas no meu trabalho já uso assinatura digital. A Obede me perguntou se é confiável usar fotografia como meio de prova. Se teremos que fazer perícia na fotografia. Judicialmente, como qualquer outra prova, a outra parte pode questioná-la. Eu acho que até nos acostumarmos com esse novo tipo de documento, muitas dúvidas vão surgir. Essa fase de transição é mais complicada. Eu imagino que você esteja falando de fotografias obtidas por meio digital e depois impressas. Aí realmente é difícil analisar uma foto impressa e dizer se ela foi manipulada. Agora, quando for tudo digital, vai ser mais fácil. Eu acredito que teremos muitas fotos manipuladas sim, já que somos um povo "criativo". Mas não acho que isso vá tirar a credibilidade das fotos como prova, pois entendo que a outra parte, vendo que a foto foi manipulada, vai pedir perícia e logo os "espertos" vão perceber que não adianta tal prática.Com certeza teremos muita resistência nesse primeiro momento. Assim como tivemos no início da era "word". Não sei se todos lembram, mas até pouco tempo atrás, os documentos de empresas vinham em "papel timbrado", que era mandado fazer em gráficas. Quem não viveu essa fase não imagina que tivemos dificuldades de aceitar os documentos que tinham o timbre feito no word.Por fim, vamos esperar pra ver como será a certificação digital de imagens.Acho que esse é interessante continuarmos discutindo esse assunto.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Marcos Vinícios.

Obrigada pelas respostas . Um brande abraço Obede

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

eu acho que se a justiça resolver investir em tecnologia e pessoas especializadas em analisar essas imagens digitais concerteza poderão começara usá-las como provas....... pois hoje em dia tem trabalhos perfeitos que a olho-nú você não distingue se foi manipulada ou nãonão sei por qual meios ou até se seria possível....mais ainda acho que isso ira demooooraaarr muito tempo, pelo menos no Brasil que tudo é lento principalmente a Leipor enqnto até onde sei somente fotos com negativos são aceitas como provas, mais já vi em alguns casos alguns juizes aceitarem fotos digitais com datamais pô ai que vem o tema 'manipulação digital' eu cansei... cansei .... de colocar fotografia de outras datas em fotografias de acidentes, roubo....etc... qndo trabalhavaem uma outra empresa a alguns anos atras......e ai como fica .. principalmente uma data é impossível (pelo meos eu penso que sim) descobrir que aquele númerofoi inserido depois.... ou seja, não precisa manipular uma cena... basta alterar uma data .....por isso a tecnologia terá que avançar ainda pra conseguir analisar uma imagem e descobrir tal coisa... eu torço pra que logo....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Quem sabe esse não é um campo a ser explorado... especializar-se em análise de fotografia digital e trabalhar como perito... apesar de que eu ainda acredito que se começarem a surgir problemas de manipulação, logo aparecerá algum software que faça essa análise. De qualquer forma, o juiz ou o advogado não vão fazer a análise, mesmo com o software, de forma que ainda será preciso o perito.Agora, a data eu também acho que é impossível saber...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A Manipulação de Imagem Digital, é consequencia do avanço tecnológico, assim como o avanço da informática, dos meios de comunicação.

 

a Fotografia, foi "além da luz"... hoje é possivel "desenhar" luz... assim como a agenda, não se passa de um "notepad" no computador.

 

Limite para edição, não existe, existe sim o conforto visual, gosto, e exigencia em fotografia.

 

Softwares para descobrir edição, já existe, pelo EXIF(como todos sabem) é possivel saber se a foto foi editada ou não.... inclusive o nome do software

 

e a versão. O Proprio Windows Vista, e o XP já trazem estas informações, basta clicar com o botão direito do rato e verás em suas propriedades, não

 

acharei justo se houver "limite" para a edição fotográfica, crianças que nascem na era do ano 2000 não irão conhecer máquinas a filme, podem até

 

conhecer, mas terão no bolso e no trabalho, a camera digital e o seu photoshop.

 

 

 

esta é minha opinião Imagem Postada

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

o problema é sempre o uso desenfreiado como sabem assim como a ciência já perdeu o limiete, o avanço tecnologico tb.... não custará nada as fotos tb acontecerem issobeleza que para um trabalho, para os fotografos isso é uma ajuda mais e quando esse tipo de tecnologia de edição de fotografia começar a serem usadas para o 'lado negro da força' (rs*)a justiça estará preparada ???hoje já se ve brincadeiras de gente que faz montagens de amigos, rosto de homem em cabeça de mulher e tal....e quando essa 'montagem' se tornar muito perto do realeu acho que hoje não é preocupante mais pro futuro pode ser que sim.... mais pensando mais pelo lado artistico e dos fotografos eu concordo que nao se deve ter 'limite' mais sem limites o homem tem a tendência de estrapolar.... o homem é feito para ter limites, o limite é que impõe a dificuldade, se tirar essa dificuldade qualquer um irá fazer aquilo,.... é o que está acontecendo hojealguém vai la compra uma camera de 10 mpxl..... uma p**** de auto-config... config. automatica....tira um pancada de fotos (se fosse na epoca do filme queria ver)......depois da uma tratadinha no PS joga na internet e se diz fotografo........mais voltando ao assunto do topico .... eu digo que não sou nem totalmente contra nem totalmente a favor..... vai de contexto, aonde será usada, comercial, pessoal, hobbie...seilá.. nao sei se me entenderam uaiuehae ... penso muito e nao consigo escrever direito o q queria dizer XD

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Aconteceu um caso na minha cidade(Marilia-SP), de uma estudante de Pompéia-SP, que foi na cama com 2 homens em um motel. Ela acusa que foi montagem, que ela não foi para o motel com eles. Um era casado, outro era funcionário de uma grande empresa(JACTO). Dizem más linguas que o cara foi mandado embora e, e o casado ficou solteiro rs. Mas sobre a justiça o que aconteceu, foi é nada. O que está acontecendo, é descobrir o responsável pela inserção das imagens na Rede e punirá de acordo com a "agração", e não estão se preocupando se houve montagem.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

É exatamente pela questão judicial que a Obede está preocupada, até por que ela trabalha na área.A questão do EXIF, se for uma foto 'artística', tudo bem, o fotógrafo não vai se preocupar com isso. Mas se for pra uso judicial, usando 'o lado negro da força' (hehehe), ele vai editar o EXIF. Já pelo lado artístico, minha opinião é a de que é válida, sim. Até porque as fotos de câmeras digitais não tem a mesma nitidez que as fotos de câmeras analógicas. Além disso, e acho que até com maior peso, a câmera faz tratamento da imagem e normalmente não reflete o que o fotógrafo vê, em termos de cores/brilho/contraste. Mais ainda nas câmeras compactas. Basta ver que as fotos sempre saem com as cores meio achatadas, sem vida.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

realmente editar um EXIF é muito fácil, e como sempre tem gente tentando fazer algo de bom pra sociedade tem outros tentando burlar ^^

 

 

-- edit ---

 

 

falando em segurança em manipulações de imagens.... da uma olhada nesse video de um novo software em edição de imagens

 

 

fiquei abismado no final do vídeo a capacidade de tirar objetos, pessoas com apenas 1 clique.......

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.