Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

meop

Grafica Rápida

Recommended Posts

Olá pessoal, venho mais uma vez chetear vcs por aqui :D

Bom, decidimos por montar uma gráfica para nosso jornal.

Fazendo umas contas constatamos q o dinheiro gasto para uma gráfica realizar nossa impressão pagaria os nossos custos de material e manutenção e sobraria para custear um pouco o custo de financiamento do maquinário. Sem dizer que abriria novas oportunidades a empresa.

Estamos na fase de escolha de material. (ainda vamos fazer uns cursos de off-set para iniciarmos o trabalho)

Não queremos algo absurdamente caro, entao queria saber de algumas Informações:

Como vamos usar o formato berliner não queremos uma super laser nem uma super off-set, apenas que faça nosso serviço bem feito!.

Opções para impressora a laser e off-set.

Informações de fornecedores (papeis, quimicos etc.)

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bem meop,

Pelo título comparando-se ao conteúdo do post, não ficou batendo.

Há uma grande diferença entre uma Gráfica Rápida e uma Gráfica Convencional.

Gráfica Rápida = Impressão Digital (ideal para pequenas tiragens)

Gráfica Convencional = Impressão Offset (grandes tiragens)

O ideal de gráfica para impressão de jornais seria contar com máquina offset rotativa. Pode-se usar offset plana para este tipo de material, mas o custo do jornal ficaria mais caro. Isso dependerá da tiragem.

Como me parece que está havendo uma confusão em seu tópico, indico: Esqueça a gráfica rápida e impressoras a laser para a impressão do jornal. Impressora a laser, só no caso de uma monocromática para a impressão de laser-film para gravação de chapas ou laser colorida para provas.

Quanto à fornecedores, estou indicando que faça um cadastro no GPG (Guia do Profissional Gráfico), entre no site e solicite o guia deles, lá constará diversos distribuidores de materiais gráficos, tanto químicos como maquinários.

Compartilhar este post

Link para o post

opa,

desculpa o erro, se alguém puder mudar agradeço.

Era exatamente isso q eu queria, tenho duvidas em relação ao maquinário ideal para meu caso, o que ficaria mais em conta entendeu? não tenho nenhuma experiência nisso, vou ter alguns toques no curso que vou fazer mas como aqui só tem "macaco véio" penso que vcs podem me ajudar nisso.

entao, uma grafica pra "inicialmente" imprimir um jornal berliner com uma boa qualidade: qual equipamento?

Ja entrei em vários sites que mostram maquinas maravilhosas mas não sei é o que devo optar.

Compartilhar este post

Link para o post

meop,

Esse tipo de formato e impresso normalmente é impressa em offset rotativa.

Mas dá para imprimir em uma offset plana, tranquilo. Nesse caso, é necessário a aquisição de uma offset formato 4.

Formato 4 = 48x33 cm

Berliner = 47x31,5 cm

Mas tem que atentar com algumas características da máquina. Provavelmente em uma máquina formato 4, você não conseguirá chegar ao formato Berliner, tem que analisar a área máxima de impressão da máquina.

Compartilhar este post

Link para o post

o formato seria meia folha, ou seja 66 por 48, são 2 paginas e não apenas 1, tive pesquisando e as mais em contas sao as CATU 660 e SOLNA 125... tenho q ver qual é a melhor pro meu caso...

Ainda vou precisar de uma laser pra fazer os fotolitos... isso nem vi ainda...

Edit: o formato é de 31,5 em papel, a area de impressão é de 29...

Compartilhar este post

Link para o post

o formato seria meia folha, ou seja 66 por 48, são 2 paginas e não apenas 1, tive pesquisando e as mais em contas sao as CATU 660 e SOLNA 125... tenho q ver qual é a melhor pro meu caso...

Ainda vou precisar de uma laser pra fazer os fotolitos... isso nem vi ainda...

Edit: o formato é de 31,5 em papel, a area de impressão é de 29...

Então seria uma formato 2. Na minha preferência pessoal, ficaria com a Solna, porém a Catu como é uma máquina nacional, deve haver uma melhor oferta de peças para reposição e manutenção. Ideal procurar um bom mecânico e entrar em contato com gráficas que possuam estas máquinas para fazer uma boa escolha.

Quanto aos fotolitos, não seria uma impressora laser, e sim, uma imagesetter. Nesse caso, para não fazer um investimento de imediato, terceirize. Costuma ser um máquinário muito caro e você necessitará de mão-de-obra qualificada. E o custo da terceirização não é tão alto.

Compartilhar este post

Link para o post

agora você me falou uma coisa q naum me deixou muito contente...

Não sei onde fica uma empresa q faça isso aqui por perto, a ideia era naum deixar nada terceirizado.

Antigamente quando nosso jornal era rodado em tipografia lembro vagamente de quando passamos pro sistema "digital" (diagramação por computador) tinhamos uma impressora a laser que imprimia os fotolitos... Depois ela acabou queimando e passamos isso pra grafica.

Olhei os preços e chegam a custar o preço da impressora... não há um modo mais barato de se fazer isto decentemente?

Compartilhar este post

Link para o post

Até onde eu sei, você não conseguirá uma impressora laser que imprima vegetal ou laserfilm (não fotolito) em um formato 2.

A não ser uma impressora A3, que dará um quase formato 4. Mas se for gravar a chapa, você terá que montar com perfeição esses lasers. O que não aconselho, é praticamente uma gambiarra. Além de não ter uma resolução bacana para um couche, ou até mesmo um AP.

Compartilhar este post

Link para o post

entao, seriam impresso 2 paginas separadas, a serie 5000 laserjet da HP tem um formato grande A3... iria dificultar para cromia mas seria melhor do que viajar km's para terceirizar o serviço.

Bom, até agora pesquisando cheguei nisso, vou estar visitando algumas gráficas pra ver o equipamento que eles usam quando eu estiver mais perto da compra, ainda devo demorar no minimo 2 meses.

Compartilhar este post

Link para o post

entao, seriam impresso 2 paginas separadas, a serie 5000 laserjet da HP tem um formato grande A3... iria dificultar para cromia mas seria melhor do que viajar km's para terceirizar o serviço.

Bom, até agora pesquisando cheguei nisso, vou estar visitando algumas gráficas pra ver o equipamento que eles usam quando eu estiver mais perto da compra, ainda devo demorar no minimo 2 meses.

Sei não meop, na minha opinião não tem muito cabimento adquirir uma formato 2 e gravar chapas com um laserfilm tirado em uma laser.

É como você comprar um carro de luxo para carregar botijão de gás.

Mas isso mesmo, visite gráficas, analise bem e torço para que faça um bom investimento.

Qualquer coisa estamos aí.

Compartilhar este post

Link para o post

OK, vlw mais uma vez pelos toques... quando eu tiver mais perto de comprar devo aparecer com mais duvidas hahahahahaahahaha

mas por enquanto, muito obrigado

Compartilhar este post

Link para o post

sei não. acho que HP 5000 não resolve quase nada. acho melhor investir numa imagesetter de formato 4 boa. pq o fotolito pode sair individual... tem as linotronics antigas que servem perfeitamente para jornal... faz o preto e branco e os coloridos tb.

acho que vale a pena.

estou ficando preocupado com esta questão de "dar uma mão" na escolha de equipamentos. tenho visto muitas perguntas assim aqui no fórum... e a responsabilidade é grande demais.

melhor deixar isso para uma consultoria (e eu espero em Deus que quem estiver para montar uma gráfica tenha o bom senso de contratar uma antes de mais nada).

Compartilhar este post

Link para o post

estou ficando preocupado com esta questão de "dar uma mão" na escolha de equipamentos. tenho visto muitas perguntas assim aqui no fórum... e a responsabilidade é grande demais.

melhor deixar isso para uma consultoria (e eu espero em Deus que quem estiver para montar uma gráfica tenha o bom senso de contratar uma antes de mais nada).

Como eu entendi sua citação como um certo puxão de orelha. Em algum momento, indiquei ao meop uma escolha de alguma máquina. Citei apenas uma preferência de uma máquina em que se for fazer uma visita à 10 grandes gráficas, no mínimo 8 possuem, conforme vejo ewm anúncios de gráficas no Anuário Brasileiro da Indústria Gráfica. Ainda deixei claro que, o IDEAL seria dispor de um bom mecânico e visitar gráficas que possuem tal maquinário. Gostaria que me informasse aonde errei para que eu posso fazer a devida correção.

Então seria uma formato 2. Na minha preferência pessoal, ficaria com a Solna, porém a Catu como é uma máquina nacional, deve haver uma melhor oferta de peças para reposição e manutenção. Ideal procurar um bom mecânico e entrar em contato com gráficas que possuam estas máquinas para fazer uma boa escolha.

Quanto aos fotolitos, não seria uma impressora laser, e sim, uma imagesetter. Nesse caso, para não fazer um investimento de imediato, terceirize. Costuma ser um máquinário muito caro e você necessitará de mão-de-obra qualificada. E o custo da terceirização não é tão alto.

Compartilhar este post

Link para o post

entendeu errado, DiMinas.

pelo menos, pra pessoa errada.

você sabe o quanto sou preocupado com o conteúdo que colocamos no fórum, e penso que alguns users estão deixando o lado "LÓGICO" da coisa para ir pelo lado mais fácil. não tenho dúvida nenhuma que a sua intenção e capacitação sejam as melhores possíveis.

mas acho que esse lance de "estou montando uma empresa. que equipamento deveremos usar?" deve acabar. a responsabilidade é muito grande e não quero que amanhã tenhamos problemas com alguém que comprou uma EPSON C9500 e está tendo problemas com impressão em frente-verso.

ou alguém que não está sabendo operar uma imagesetter corretamente.

acho realmente bom pararmos de dar estas ajudas pq isso pode ser muito comprometedor. isso sem falar nos valores envolvidos.

--

qto a HP5000 eu já trabalhei muito com ela. para p&b ela servia, mas para cromia... nunca prestou. esquentava demais. perdia registro. intervalos de impressão de quase 5 minutos em ambiente refrigerado. não acho que valha a pena.

bom, espero que agora tenha entendido o que eu quis dizer.

abraços.

aLx

--

Compartilhar este post

Link para o post

Ah sim alx,

Dessa forma entendi completamente.

Realmente é uma escolha que deve ser feita com cuidado. Ainda mais pelos valores que estão em jogo.

Concordo plenamente.

Peço desculpas por ter interpretado mal a sua citação.

Compartilhar este post

Link para o post

É, esse negócio do cara nem saber o mercado q tá se metendo e investir uma grana pesada pra montar uma empresa e comprar maquinário é receita pra quebrar, salvo honrosas exceções.

Eu mesmo só fui publicar a primeira edição de minha revista depois de trabalhar 10 anos em uma editora, aprendi principalmente o q NÃO fazer na administração de uma editora.

Eu vejo muito aqui o pessoal perguntando q equipamento comprar pra montar uma gráfica e fico pensando: "se o cara soubesse mesmo o q é uma gráfica não tava aqui perguntando. você tirar uma dúvida td bem, mas pedir pra descrever TODA a estrutura?!?!?"

Eu não sou a favor da reserva de mercado, mas pro cara se meter em qualquer área de negócio tem q trampar nela um tempo. Se tiver grana sobrando ainda vá lá... pode contratar quem sabe, mas se for pra meter a mão na massa...

PS..................................................................

Um dos primeiros erros da editora q trabalhei foi qd resolveram montar um birô de fotolito pq gastavam muito com esse material pra fazer a revista. Aqui no estado foi o pioneiro, só se usava vegetal e laserfilm, pra ter fotolito tinha q fazer em Salvador ou Recife, tanto q nos primeiros 2 anos de revista a gente rodava em Brasília e São Paulo e mesmo com o frete ainda saía mais barato.

Tudo deu certo por 1 ou 2 anos +-, só q os sócios tiveram a bela idéia de abrir o birô para todos os donos de gráfica da capital e do interior, e ainda deu treinamento pros funcionários das agências e das gráficas pra mandarem o serviço prontinho, assim q os donos de gráfica calcularam qt gastavam por ano no birô e qt precisavam investir em equipamento, e já tinham gente treinada... já viu né?

Hoje, praticamente todas as gráficas daqui tem um depto de prepress, inclusive uma delas comprou a imagesetter q o nosso birô tinha, q já tinha uns quilômetros rodados qd a gente comprou.

E a editora? Por essas e outras decisões administrativas desastradas hoje mal consegue se manter, mas torço pro pessoal de lá conseguir se recuperar, até pq ainda faço uns serviços freelas pra eles ^_^ .

B)

Compartilhar este post

Link para o post

pouts, fiquei um tempo sem olhar meu próprio topico... vamos lá

Eu estava pedindo uma ajuda (o DiMinas se propôs a me ajudar) pra saber sim qual equipamento comprar, mas não estava fazendo uma consultoria com ele, tava apenas me dando umas dicas, só por que ele citou a Solna como a de preferência dele não significaria q ja sairia comprando e caso não desse certo iria xingar toda a arvore genealógica dele, pelo contrario, ele estava tentando me ajudar. Estou consultando TODAS opiniões possíveis.

É, esse negócio do cara nem saber o mercado q tá se metendo e investir uma grana pesada pra montar uma empresa e comprar maquinário é receita pra quebrar, salvo honrosas exceções.

Eu vejo muito aqui o pessoal perguntando q equipamento comprar pra montar uma gráfica e fico pensando: "se o cara soubesse mesmo o q é uma gráfica não tava aqui perguntando. você tirar uma dúvida td bem, mas pedir pra descrever TODA a estrutura?!?!?"

hummm ai complicou...

1º que não são todos os filhos de médicos que fazem uma faculdade pra tal, como não há inúmeras faculdades de impressor, aprende-se na lida mesmo.

2º alguém teve que entrar de cara no negocio primeiro, teve que ter algum pioneiro no negocio, acho q esse tbm não sabia de tudo e graças a eles vcs tem um emprego hj.

3º da errado pra quem não tem capacidade e vontade, não faz uma pesquisa de mercado (exatamente o que estou fazendo agora), e tem um pessimismo de desanimar qualquer sócio ou funcionário.

4º estou tentando obter opiniões de quem ja trabalha a tempo do ramo, SE todos soubessem de tudo o que fazem não tinha pra q ter fóruns como este.

Essa de não sabe fazer nem faça é lema de perdedor. Não sabe fazer, APRENDA!

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.