Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

João Batista Neto

Construindo uma rede social

Recommended Posts

Em 20/07/2010 at 13:27, 'Daniel R. Gomes' disse:

Muitas vezes, um profissional que mantém um endereço na web, seja ele do ramo da programação, design, consultoria, mantém um portfólio neste endereço.

E na maioria das vezes, esses profissionais fazem de tudo para que as pessoas conheçam o trabalho deles pelo endereço que eles mantêm na web, visto que um serviço de hospedagem, por mais barato que seja, custa dinheiro.

Se começarmos a adicionar muitas funcionalidades à aplicação, vamos querer transformar a coisa em um all-in-one, e não é esse o objetivo.

Exatamente, Daniel, esse não é o objetivo.

Mas ainda "somos o cliente", clientes sempre terão ideias mirabolantes sobre o que deve ser a ferramenta.

Em 20/07/2010 at 13:27, 'Daniel R. Gomes' disse:

Manter o foco é o X da questão.

Garantiremos o foco no próximo tópico, que será aberto em Metodologias de Desenvolvimento, lá definiremos o que é prioritário e o que é secundário, discutiremos também sobre qual metodologia usaremos, as equipes e as tarefas, inclusive sua sugestão dada no POST #3

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Muito bom o andamento do projeto.

Um grande ponto a ser definido é o nome da aplicação, para que quem for participar da criação do logotipo possa iniciar os trabalhos.

Compartilhar este post

Link para o post

eu sugiro para o nome ... ... "Tyfu" =]

significa Crescer em Galês *segundo o google, a ideia é exatamente a principio o nome não tenha significado aparente.. mas sim que esse possa ser agregado pelos usuarios posteriormente ;) alem de *eu achei bunito se caso algum dia for guestionado o nome :P ja se tem um significado legal "Crescer".

obs: ashdhas foi so uma sugestão

valww

Compartilhar este post

Link para o post

Gostei Will, para uma melhor organização criei este tópico la em Brainstorm para as sugestões do pessoal http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif

Compartilhar este post

Link para o post

Estou dentro, João seria interessante você colocar em no começo de todos os tópicos um link para cada topico em especifico ex. Design, Modelagem, Desenvolvido e etc...

Compartilhar este post

Link para o post

Tenho algumas Dúvidas, estas serão descritas em tópicos abaixo citados;

1 - Pelas definições até agora apresentadas pude entender que o projeto consiste basicamente em um aplicação simples, a similaridade com uma ferramenta já existente no mercado e a inexistência de novos e significativos recursos não pode resultar no desinteresse de seu publico alvo?

2 - Focar a estrutura do projeto no compartilhamento de conteúdo e não na relação entre seus respectivos usuários não poderia proporcionar pouca divulgação já que a relação (user/amizade) seria relativamente estreita, grande parte das aplicações existentes no mercado são focadas exatamente no oposto.

3 - A ferramenta estará diretamente ligada ao fórum ou ao termino este constará apenas como um incentivador / parceiro.

Quanto a um nome para o projeto, sugiro ioms ( Interactive Online Message System ), acho que "aiomis" soa super legal.

Compartilhar este post

Link para o post

tb gostei do nome Will....

o unico problema é q você sabe como sao os brasileiros né..

parei aq pra faze uma analise do nome..achei super interessante...

como eu sempre tento pegar a base primeiro pra depois ver a maldade de inicio num vi nada...

mas depois vi o nome como algo q podem fazer piadas...

com relaçaçao a necessidades ou nao necessidades...

temos sim q manter o foco no projeto pra deixa-lo simples e clean...

mas tb temos +q procurar inovaçoes de serviço...

pq caso contrario é melhor ficar usando o twitter...

algumas podem ate ser gordura...mas se aproximar o usuario de uma forma positiva é uma gordura saudavel e nao uma gordura Trans

=D

acho q devemos avaliar os tipos de gorduras q temos nas ideias q ja foram passadas...

O nome IOMS soa legal tb

Compartilhar este post

Link para o post
  Em 20/07/2010 at 15:54, 'Untill' disse:

Tenho algumas Dúvidas, estas serão descritas em tópicos abaixo citados;

1 - Pelas definições até agora apresentadas pude entender que o projeto consiste basicamente em um aplicação simples, a similaridade com uma ferramenta já existente no mercado e a inexistência de novos e significativos recursos não pode resultar no desinteresse de seu publico alvo?

É exatamente o que discutimos no início do tópico, @Untill. A proposta inicial é criar algo que se diferencie daquilo que o mercado atual oferece, mesmo em suas 'entranhas beta', digamos assim. Sobre os significativos recursos, concordo com você, mas por enquanto nossos recursos são a participação da comunidade e a disposição de ajudar, nada mais.

Mais importante ainda é ressaltar que nós somos o público alvo, por enquanto.

2 - Focar a estrutura do projeto no compartilhamento de conteúdo e não na relação entre seus respectivos usuários não poderia proporcionar pouca divulgação já que a relação (user/amizade) seria relativamente estreita, grande parte das aplicações existentes no mercado são focadas exatamente no oposto.

Você tem razão neste ponto, precisamos discutir melhor essas questões sobre compartilhamento.

3 - A ferramenta estará diretamente ligada ao fórum ou ao termino este constará apenas como um incentivador / parceiro.

Quanto a um nome para o projeto, sugiro ioms ( Interactive Online Message System ), acho que "aiomis" soa super legal.

Não sei responder essa pergunta, mas com certeza constará o nome de todos os colaboradores no final do projeto.

Compartilhar este post

Link para o post
  Em 20/07/2010 at 16:50, 'Daniel R. Gomes' disse:

Não sei responder essa pergunta, mas com certeza constará o nome de todos os colaboradores no final do projeto.

Na verdade não existe nenhum incentivo da empresa iMasters para o projeto, acredito que toda a elaboração será creditada aos colaboradores e o iMasters ficará como um parceiro, ou não.

Compartilhar este post

Link para o post

Refletindo, aqui pensei em alguns possíveis problemas.

1 - O Desenvolvimento compartilhado não poderia resultar em vulnerabilidades, já que muitas pessoas teriam acesso ao código fonte? o mais indicado não seria definir uma equipe de confiança e apenas requisitar módulos aos outros participantes.

Já discutindo desenvolvimento, até porque este fator reflete ativamente na qualidade e perfil da equipe desenvolvimento.

2 - Quais serão as linguagens, e recursos utilizados.

Compartilhar este post

Link para o post
  Em 20/07/2010 at 16:55, 'João Prado' disse:

Na verdade não existe nenhum incentivo da empresa iMasters para o projeto, acredito que toda a elaboração será creditada aos colaboradores e o iMasters ficará como um parceiro, ou não.

De fato, não existe nenhum incentivo da empresa iMasters porém, estamos utilizando como ferramenta para toda a elaboração da aplicação o fórum dessa empresa então, é justo que o nome iMasters conste na lista de colaboradores da aplicação.

Agora, independente do nível de participação de um membro no desenvolvimento da aplicação, ele será sim, definido como colaborador e seu nome constará na lista de desenvolvedores dela.

Sem contar ainda que a aplicação é open-source, ela é de todos.

Compartilhar este post

Link para o post
  Em 20/07/2010 at 17:17, 'Untill' disse:

Refletindo, aqui pensei em alguns possíveis problemas.

1 - O Desenvolvimento compartilhado não poderia resultar em vulnerabilidades, já que muitas pessoas teriam acesso ao código fonte? o mais indicado não seria definir uma equipe de confiança e apenas requisitar módulos aos outros participantes.

Sem chance. Por ser um projeto open-source, de cunho livre, todos terão acesso ao desenvolvimento.

2 - Já discutindo desenvolvimento, até porque este fator reflete ativamente na qualidade e perfil da equipe desenvolvimento, quais serão as linguagens, e recursos a serem utilizados.

Isso é independente. Implementação é mais à frente com relação à discussão que estamos tendo.

Compartilhar este post

Link para o post

Definitivamente não, quando terminarmos de definir o escopo da aplicação e formos "colocar a mão na massa" teremos um repositório onde o código ficará.

Todas as modificações serão revisadas antes de um commit então, vulnerabilidades "grosseiras" não existirão.

2 - Já discutindo desenvolvimento, até porque este fator reflete ativamente na qualidade e perfil da equipe desenvolvimento, quais serão as linguagens, e recursos a serem utilizados.

Quando formos discutir sobre o desenvolvimento, discutiremos sobre tecnologias.

Nesse momento, somos o cliente, não temos um projeto nem alguém para desenvolver.

Temos apenas um problema e algumas ideias para resolvê-lo.

Quando esse tópico finalizar, passaremos de clientes para desenvolvedores e, somente então, discutiremos sobre metodologias de desenvolvimento, tecnologias utilizadas, recursos que são prioridade, etc...

Compartilhar este post

Link para o post

Em Definição de permissões para um usuário:

O usuário poderá excluir ou alterar seu próprio comentário depois que outras pessoas já comentaram?

Compartilhar este post

Link para o post
  Em 20/07/2010 at 17:46, 'hargon' disse:

Em Definição de permissões para um usuário:

O usuário poderá excluir ou alterar seu próprio comentário depois que outras pessoas já comentaram?

É um ponto importante.

Excluir eu não acho necessário, mas a edição é bom pois sempre há aqueles erros para arrumar. Acredito que cabe o bom senso do usuário de não alterar sua mensagens ao ponto de mudar o sentido de tudo.

Compartilhar este post

Link para o post

A princípio, creio que não precisemos nos concentrar em devidas 'maldades' que a aplicação sofrerá por parte de seus usuários (e acreditem, ela vai sofrer).

Mas acho que esta discussão é interessante, sim.

Compartilhar este post

Link para o post
  Em 20/07/2010 at 17:46, 'hargon' disse:

Em 20/07/2010 at 10:07, 'João Batista Neto' disse:

Definição de permissões para um usuário:

Permissão de Leitura: Dá ao usuário apenas a possibilidade de acompanhar a discussão.

Permissão de Escrita: Dá ao usuário a permissão de participar da discussão.

Permissão de Compartilhamento: Dá ao usuário permissão de adicionar novos participantes à discussão.

Permissão de Moderação: Dá ao usuário a permissão de excluir postagens indesejadas e de remover um participante da discussão.

Se ele tiver permissões de moderação, sim.

Se ele tiver permissões apenas para leitura e escrita ele não poderá editar nem excluir.

Compartilhar este post

Link para o post

Se ele tiver permissões de moderação, sim.

Se ele tiver permissões apenas para leitura e escrita ele não poderá editar nem excluir.

Interessante. A dúvida surgiu pq não tenho costume de utilizar o Twitter. Mas uma vez postei algo e uma pessoa fez um RT. Na ocasião exclui o que postei, o Twitter excluiu da minha lista, mas se utilizar a busca, ainda aparece a mensagem, e ainda estou como autor.

O comentário não era nada demais, mas não gostei de ficar preso, já que era o autor da mensagem.

Categorias

- Não seria mais interessante trabalhar com tags, podendo marcar mais de uma tag para cada mensagem?

Essa sugestão do Matias eu achei bacana, e ela não entrou no post #32.

Compartilhar este post

Link para o post
  Em 20/07/2010 at 18:20, 'hargon' disse:

Na ocasião exclui o que postei, o Twitter excluiu da minha lista, mas se utilizar a busca, ainda aparece a mensagem, e ainda estou como autor.

Eu não conhecia esse comportamento do Twitter, imaginava que, ao excluir, a mensagem era realmente excluída.

Em 20/07/2010 at 18:20, 'hargon' disse:

Categorias

- Não seria mais interessante trabalhar com tags, podendo marcar mais de uma tag para cada mensagem?

Essa sugestão do Matias eu achei bacana, e ela não entrou no post #32.

Eu chamei as tags de grupos, seria basicamente a ideia original das tags, porém além de ser apenas para mensagens, o agrupamento seria para mensagens e participantes.

Em 20/07/2010 at 10:07, 'João Batista Neto' disse:

Agrupamento de discussões segundo suas características.

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.