myzinha 0 Denunciar post Postado Agosto 3, 2010 oi pessoal tirem uma duvida minha por favor? fiz um site sem usar bd normal mas o cliente quer que tenha um jeito de não precisar ficar postando "baixando" ele toda vez que for modificado ele me disse que o site antigo era assim tinha um bd que eles podiam colocar os dados que mudava no site e o resto permanecia o msm ... eu queria saber se tem como fazer um site que o cliente possa mudar só o conteudo textos e fotos por exemplo sem precisar ficar fazendo upload ??? estou nesse topico pq ele falou de bd mas se tiver um jeito mais facil eu prefiro agradeço abraço Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
EuToComProblema! 1 Denunciar post Postado Agosto 3, 2010 acho que a forma mais fácil eh mesmo utilizar o bd... você vê o que seu cliente vai precisar modificar e estrutura o código da maneira a buscar as informações do banco... o mais básico seria uma listagem de usuários por exemplo. select * from usuarios <table> <tr><td><?php echo $usuario->nome ?> bom o código varia muito de como você vai usar, qual linguagem, framework etc... muito importante é você criar um usuário administrador e só ter acesso com login e senha. colocar apenas dominio/admin ou coisas do genero não é nem um pouco seguro... qualquer coisa posta de novo. mas não é muito simples para quem nao conhece... peça ajuda de amigos ou mesmo no forum, nao crie uma base "alá loca" que vai ter incomodação no futuro... Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
myzinha 0 Denunciar post Postado Agosto 4, 2010 valeu só que o que ele quer não é uma listagem ou um consultar dados ele quer incluir um texto por exemplo e esse texto aparece no site sem que os usuarios(qualquer pessoa) possa modificar eu ja fiz um site em php usando mysql normal mas não para usuarios para uma empresa nele ela podia incluir,excluir,consultar dados etc só que o que ele quer não é isso é só um texto que ele quer mudar e as fotos que são em flash humm os bd que eu vi são tabelas como poderia fazer isso entao tipo : "select * from usuarios" eles já estao la em uma tabela no bd mas um texto como coloca-lo no bd ????? ha detalhe que eu fiz esse da empresa sempre os dds tinham contato com bd atravez de um formulario entao testearea,botão enviar etc só que não é pra ter um formulario lá os textos não tem que entrar atravez de um textarea por exemplo tem que parecer paginas de html normais como fz isso? você sabe em qual topico eu falao sobre compatibilidade de brawsers ? fiz um site no dreanweaver normal eu testei no netscape,mozilla e explore não vou especificar qual pq tem que ser os mais resentes e tb os mais usados gostaria de saber como fazer isso usei esse codigo aki que axei <meta content="IE=EmulateIE7" http-equiv="X-UA-Compatible"> mas não funcionou o explore aki ficou do msm jeito esse aki vi no site de uma amiga minha só que o dela é em css só veja o codigo <meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=utf-8" /> <meta http-equiv ="Pragma" content="no-cache"> <meta http-equiv="cache-control" content="no-cache, must-revalidate"> se eu fosse usar esse aki o que eu poderia modificar meu site foi feito em html,css,flash,javascript e php para formulario humm se você poder me ajudar ou inicar onde buscar ajuda agradeço Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
EuToComProblema! 1 Denunciar post Postado Agosto 4, 2010 tem um espaço para dreanweaver aki no fórum e tb o de webstandards... não possuo tanta experiência e o ie tb me dah dor de cabeça muitas vzs... valeu só que o que ele quer não é uma listagem ou um consultar dados ele quer incluir um texto por exemplo e esse texto aparece no site sem que os usuarios(qualquer pessoa) possa modificar eu ja fiz um site em php usando mysql normal mas não para usuarios para uma empresa nele ela podia incluir,excluir,consultar dados etc só que o que ele quer não é isso é só um texto que ele quer mudar e as fotos que são em flash humm os bd que eu vi são tabelas como poderia fazer isso entao tipo : "select * from usuarios" eles já estao la em uma tabela no bd mas um texto como coloca-lo no bd ????? ha detalhe que eu fiz esse da empresa sempre os dds tinham contato com bd atravez de um formulario entao testearea,botão enviar etc só que não é pra ter um formulario lá os textos não tem que entrar atravez de um textarea por exemplo tem que parecer paginas de html normais como fz isso? entao. cria uma area administrativa (q por seguranca deve possuir login e senha) ai nessa parte vai ter um textarea para inserir o texto. depois na hora de mostrar na tela você busca do bd. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
h4v3st 1 Denunciar post Postado Agosto 4, 2010 myzinha, Primeiramente você deve sentar com o cliente e ver toda a parte que será dinâmica (que irá sofrer alterações). Vamos supor, ele quer trocar notícias por exemplo. Seguindo o exemplo de notícias, vou de mostrar o caminho: - Primeiramente crie um banco de dados, aqui no fórum há diversos tópicos de como pode ser feito. De acordo com a necessidade do cliente, você irá criar as tabelas, onde ficarão armazenados os dados que ele irá alterar. - Próximo passo seria a alteração no layout, onde você precisa fazer uma área administrativa com login/senha pra quem for fazer essas alterações acessar. - Partindo disso você irá programar, utilizando a linguagem que conheçe, em cima do banco de dados criado. Lembrando que na parte administrativa você deve colocar todos os campos pra ele preencher e salvar esses dados no banco de dados Esse é um simples método pra começar a fazer, você pode ir pesquisando pelo fórum e irá encontrar inúmeras soluções... (Que realmente irão te ajudar). Estamos a disposição para outros esclarecimentos. Um abraço. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
GabrielFerrari 41 Denunciar post Postado Agosto 4, 2010 Só para completar o que o h4v3st postou No caso de áreas administrativas você pode até salvar em arquivos .txt dependendo do que for fazendo um BD apenas para controle de usuário na edição. Eu fiz uma postagem a algum tempo na área de ASP usando um editor de conteúdo chamado TinyMCE http://forum.imaster...365853-tinymce/ É bem interessante. Porém se preferir o PHP que é uma linguagem mais popular e acesso mais fácil a informações também é possível usar o TinyMCE caso queira usa-lo pode criar um tópico na área e me envie uma MP para eu saber e poder tentar auxiliar. em breve pretendo fazer um tutorial sobre ele. ;) EDIT: Fazia tempo que eu precisava terminar ele e como tava com um tempinho resolvi concluir: http://forum.imasters.com.br/index.php?/topic/404397-editor-de-conteudo-paginacao/#entry1585933 Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
myzinha 0 Denunciar post Postado Agosto 5, 2010 obrigado pelas explicaçoes mas tenho umas duvidas? 1° eu ja tinha criado tabelas usando mysql normal, mas foi só pra estudo, será que pra isso eu teria que saber qual bd o cliente usa ou poderia estar usando o mesmo. 2° qd criar as tabelas como criar uma para receber um texto pq não é nome,fone,cpf de um cliente por exemplo é um texto com +/- 100 palavra ou mais e ele sera atualizado a tabela teria q ser como se fosse para um dado nome por exemplo. 3° qd fiz um exemplo usava sempre formulario ex textarea mas ai no caso qualquer usuario poderia estar colocando o texto, não é isso q ele quer ele quer modificar o texto e o texto modificado aparecer no layout, ele sera para exibiçao não tera contato com o usuario. entao como fz isso? agradeço obs: sei um pouco de php,mysq ja só não sei como fz desse jeito pq nunca fiz. abraço Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
GabrielFerrari 41 Denunciar post Postado Agosto 5, 2010 1° eu ja tinha criado tabelas usando mysql normal, mas foi só pra estudo, será que pra isso eu teria que saber qual bd o cliente usa ou poderia estar usando o mesmo. Você precisa saber quais os tipos de linguagens e Bancos de Dados o servidor dele aceita. 2° qd criar as tabelas como criar uma para receber um texto pq não é nome,fone,cpf de um cliente por exemplo é um texto com +/- 100 palavra ou mais e ele sera atualizado a tabela teria q ser como se fosse para um dado nome por exemplo. Vocês diz tabela ou campo fiquei confuso? Para esse caso você pode usar Varchar ou Text O Varchar aceita até 255 caracteres O TEXT já não tem essa limitação 3° qd fiz um exemplo usava sempre formulario ex textarea mas ai no caso qualquer usuario poderia estar colocando o texto, não é isso q ele quer ele quer modificar o texto e o texto modificado aparecer no layout, ele sera para exibiçao não tera contato com o usuario. entao como fz isso? O sistema que eu fiz no tutorial que postei acima atende perfeitamente essa necessidade Você só teria que fazer um sistema de login e senha para apenas o administrador poder usar essa área. Eu geralmente faço esse tipo de sistema e vendo para meus clientes. se tiver interesse posso fazer um freela para você criando o sistema ao seu cliente e te entrego os códigos comentados e explicados. O problema de se fazer esse tipo de coisa é a segurança que deve ter O minimo que você precisaria é aprender criptografia e SQLInjection Se tiver interesse podemos tratar por MP ou via MSN/Skype Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
myzinha 0 Denunciar post Postado Agosto 5, 2010 vi sei codigo no tutorial q você passou é +/- isso ta mais pra - ate a parte da criação do bd eu entendi depois não fazia mais parte assim do que eu preciso pra te falar que é parecido entendeu.... na verdd estou querendo mais saber como fazer o administrador atualizar o site sem que o usuario tb possa faze-lo com os conhecimentos q tenho não sei se consigo sei bem php e html de linguagem mas bd só sei criar tabelas e dds pq o que eu usei aki como exemplo foi por easyPHP sabe qual isso é pra criança haha é só isso que sei Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
h4v3st 1 Denunciar post Postado Agosto 5, 2010 na verdd estou querendo mais saber como fazer o administrador atualizar o site sem que o usuario tb possa faze-lo Myzinha, isso seria na parte de programação. Utilize essa área/tópico para ajuda na criação das tabelas, banco e comandos 'insert/update/delete/select'. Abra um tópico na área da linguagem que você irá desenvolver para discutir a lógica de como montar a sua área administrativa. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
GabrielFerrari 41 Denunciar post Postado Agosto 5, 2010 O tutorial que eu postei cria área para edição de conteúdo das páginas. No site que estou desenvolvendo atualmente eu utilizo Veja essa página: http://horusenergia....co-aprender.php Ali em baixo tem uma parte escrita "Aqui é o Texto editavel" O cliente vai editar sempre que quiser entrando na página administrativa que eu fiz. http://www.horusenergia.com.br/editor Ele coloca o login e senha e então irá aparecer aquelas páginas do tutorial para ele criar, editar e excluir as matérias ________________ eu não conclui e está com vários erros e bugs mas no meu portifólio tem um exemplo dela: http://gabrielweb.com.br/editor/ porém está sem login e senha para acessar. é apenas de amostra Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
myzinha 0 Denunciar post Postado Agosto 5, 2010 hum entendo caio mas então eu teria que criar 1° a tabela mas se eu criar no meu pc aki pra passar pra eles la como faço? deixa eu te fazer uma outra pergunta não sei se é desse topico mas ... humm tem como eu tb atualizar um pop-up? com msm procedimento Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
GabrielFerrari 41 Denunciar post Postado Agosto 5, 2010 deixa eu te fazer uma outra pergunta não sei se é desse topico mas ... humm tem como eu tb atualizar um pop-up? com msm procedimento Da sim! Os exemplos que eu te dei é apenas para uma página do site. Para se editar várias páginas é melhor criar um tabela para cada uma assim fica mais simples criar. Até é possível por ID e tal mas fica mais complexo é melhor fazer uma tabela para cada página. Ai no caso a página que abre no popup só teria que puxar as informações do BD :) Sem problemas. É simples montar esse sistema porém precisa ter uma certa familiaridade e prática com interação da linguagem e o BD. Obs: em vez de fazer postagem dupla. Utilize o botão editar. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
myzinha 0 Denunciar post Postado Agosto 5, 2010 Vi esse site que você me passou com exemplo hum ele não tem interação com usuario a não ser pela pagina contato é isso agora se você por exemplo quer mudar o conteudo do quem somos você entra com logim e senha que eu achei la e muda isso? http://horusenergia....co-aprender.php Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
GabrielFerrari 41 Denunciar post Postado Agosto 5, 2010 Exatamente. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
myzinha 0 Denunciar post Postado Agosto 10, 2010 Exatamente. olha como eu fiz as tabelas normal, fiz tambem um codigo em php chamado config.php que fz contato com servidor e banco veja o codigo... <!--conexao com bd e servidor--> <?php $host= "localhost"; $login="numerodologin"; $senha="senhadologin"; $banco="nomedobanco"; $conexao=mysql_connect($host,$login,$senha);//conexão com mysql if(!$conexao) { echo "Usuário ou Senha incorreto"; } else { $db= mysql_select_db($banco,$conexao); } ?> acho que esta correto ate akifiz tambem uma pagina para o administrador ou pessoa que ira atualizar o site chamado gravar.php veja <?php include("config.php"); $texto=$_POST["textoinfo"]; echo"<h3>Confirmação da atualização<h3>"; echo"Dados que seram atualizados<BR><BR>"; $sql=mysql_query("select * from informativo");//consulta dados// echo"<BR>Tem certeza que deseja atualizar os dados"; echo"Dados novos :<BR>"$texto"<BR>";// pega os dados novos que seram atualizados// echo" Digite S se sim ou N se não"; if("s" || "S") { echo"atualizando dados."; mysql_query("update informativo set campo=$_POST[textinfo] values "); echo "Dados atualizados : <BR>"$sql; } else { echo "Cancelando atualização."; echo "<input type='button' value='voltar a página do site' onclick= location.href='index.php'>"; echo "<input type='button' value='voltar a página de atualização do site onclick =location.href='atualiza.htm'>"; } ?> aki estou com duvidas se vai funcionar não sei se está correto... agora aki vai uma parte do site onde ele deveria receber a mudança é em html chamada informativo.html . . .<div id="texto2"> <pre>Contamos hoje com 144 leitos, sendo 125 leitos exclusivamente destinados ao SUS UTI Adulto 12 leitos Cirúrgica 38 leitos UTI infantil 08 leitos Berçário 28 leitos . Maternidade 28 leitos Particular 19 leitos Pediatria Infantil 12 leitos Pronto Socorro 10 leitos Clínica 52 leitos</pre> </div> . . obs: repare que ele esta em uma div chamada texto1 acho que o procedimento esta correto mas o código estou com duvidas por exemplo como que eu faço para atualiza-lo digo ele grava no banco mas o retorno que estou em duvidas; já me falaram de um código em html chamado de "refresh" ele atualiza o banco em um determinado tempo coloquei esse código no frame que contem essa pagina informativo.html <meta http-equiv="REFRESH"content="5"> mas como ele atualiza onde esta esse texto especifico esse texto ai que é que esta na div ? esse codigo refresh faz isso sem precisar chamar o banco isso?se alguem tiver alguma idéia de como faze-lo agradeço Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
GabrielFerrari 41 Denunciar post Postado Agosto 10, 2010 Esse tópico já está se encaixando mais em PHP do que em MySQL então irei move-lo Quanto a sua dúvida: mysql_query("update informativo set campo=$_POST[textinfo] values "); Isso aqui ta errado pois o update não tem nenhum valor para salvar sem contar que o $_POST[textinfo] tinha que estar fora das aspas mysql_query("update informativo set campo=" . $_POST[textinfo] . "values "); O refresh vai atualizar a página e não o BD só vai atualizar as informações se ele estiver chamando as informações. Sem chamar o BD você não consegue puxar informação nenhuma dele e não conseguirá mostrar se não tiver uma página .php Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
myzinha 0 Denunciar post Postado Agosto 10, 2010 hum entendi mas essa pagina.php seria uma pagina para a pessoa poder escrever o que quer atualizar isso? pq eu coloquei ela ai tb pra se chama grava.php Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
GabrielFerrari 41 Denunciar post Postado Agosto 10, 2010 O que eu quis dizer com página .php é que você precisa de uma página com extensão *.php Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
myzinha 0 Denunciar post Postado Agosto 11, 2010 O que eu quis dizer com página .php é que você precisa de uma página com extensão *.php sim isso eu entendi mas o que vai ter nessa pagina para que ela precisa ser criada claro que o nome é só exemplo Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites