Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Billie Joe

Uma base de dados ou múltiplas bases de dados?

Recommended Posts

Boa tarde pessoal,

 

 

Minha dúvida é relativamente simples e queria mais é opinião dos desenvolvedores. Estou iniciando um projeto de uma plataforma de comércio eletrônico. A idéia é oferecer sempre a mesma plataforma para n clientes, trabalhando com templates para o front end da loja e uma interface padrão para o gerenciamento online.

 

Um dos meus parceiros no trabalho sugere que a gente utilize múltiplas bases de dados para o sistema. Ou seja, cada cliente teria uma base única e isolada, o que ajuda no desempenho e na segurança, porém tenho um certo receio de aplicar essa abordagem e ter problemas no gerenciamento da aplicação no futuro (por exemplo uma alteração de estrutura de uma tabela, índice ou relacionamento).

 

Gostaria de uma breve opinião de cada um de vocês, levando em consideração pontos como escalabilidade, desempenho (no presente e no futuro), segurança, gerenciamento, etc.

 

 

Obrigado a todos!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

... A idéia é oferecer sempre a mesma plataforma para n clientes ...

A questão é se isto vai se feito mesmo.

 

Uma base única te simplifica a vida no respeito ao gerenciamnto do Bd mas se um cliente tiver uma necessidade própria ou você não vende ou começa a tratar

o cara de forma separada no Sistema, isto para o CAOS é um passo, pois o Sistema pode virar um aglomerado de exceções.

 

Se for para vender uma solução única e com um diferencial de preço por conta disto eu concordo com a ideia do seu colega de ter uma única base.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá Motta,

 

Só pra esclarecer, quem quer utilizar apenas uma única base de dados sou eu hehe.

 

E sobre seu questionamento: sim, a decisão de ter a mesma plataforma para todos os clientes será respeitada! O sistema será bem amplo, terá várias nuances e especificações para atender o maior número de clientes possíveis (que trabalhem com cores, com tamanhos, com todas as formas de pagamento e entrega, etc).

 

Porém ainda preciso de argumentos para comprovar que a utilização dessa única base é mais eficiente, viável, mais simples de ser desenvolvida (tempo é algo importantíssimo no nosso caso) e de fato a melhor forma.

 

 

Valeu!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O melhor gerenciamento de uma base única me parece meio óbvio, resta as questões de segurança, imagine ter seus dados lidos pelo concorrente ou outra empresa.

 

Outra coisa ruim é que um problema na base de uma empresa é um problema de todos os clientes, por outro lado também o backup é apenas o backup e não n backups.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Quando o cliente decidir não ser mais seu cliente, o que o contrato com os seus clientes prevê nestes casos? Como, tecnicamente, você pretende entregar o resultado de tudo o que seu cliente fez no sistema durante o período que ele usou o ambiente? E no caso de um cliente fizer "caca", qual a estratégia prevista para restaurar os dados de apenas um cliente?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.