Paulo Mardson 1 Denunciar post Postado Julho 4, 2012 Lendo o livro do Maujor vi que seria facultativo o fechamento da tag <br> <br/> isso também ocorre nas tags <meta> e <link>?? <!DOCTYPE html> <html lang="pt-br"> <head> <meta charset="utf-8"> <title>Documento HTML5</title> <link rel="stylesheet" href="testes/css.css"> </head> <body> <h1>Documento HTML5</h1> </body> </html> Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Guilherme Oderdenge 42 Denunciar post Postado Julho 4, 2012 Teoricamente, sim, seria facultativo. Mas nos dias de hoje, semanticamente falando, o mais belo seria você colocar a barra. :thumbsup: Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Paulo Mardson 1 Denunciar post Postado Julho 4, 2012 Teoricamente, sim, seria facultativo. Mas nos dias de hoje, semanticamente falando, o mais belo seria você colocar a barra. :thumbsup: É eu pensei isso tb. Valeu Guilherme. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Jonathan Djavan 2 Denunciar post Postado Julho 4, 2012 Teoricamente, sim, seria facultativo. Mas nos dias de hoje, semanticamente falando, o mais belo seria você colocar a barra. Com certeza!!! semântica é linda :) Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
William Bruno 1501 Denunciar post Postado Julho 4, 2012 Galera... fechar <br />, ou <meta />, não tem absolutamente nada a ver com semântica!!! cuidado!!! esse fechamento, vem do XML. Herdamos do xHTML, e eu prefiro pq estou acostumado e gosto de ver o código compativel com xHTML. Mas não tem nada a ver com semântica não. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
André do Vale 76 Denunciar post Postado Julho 5, 2012 Eu também prefiro fechar com /> elementos de mão única, e também fechar </elemento> aqueles de mão dupla que não seria necessário (li, td, tr etc). Mas é sempre bom estarmos preparados pra fazer doutra forma, se assim for solicitado né. :thumbsup: Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Guilherme Oderdenge 42 Denunciar post Postado Julho 6, 2012 Galera... fechar <br />, ou <meta />, não tem absolutamente nada a ver com semântica!!! cuidado!!! esse fechamento, vem do XML. Herdamos do xHTML, e eu prefiro pq estou acostumado e gosto de ver o código compativel com xHTML. Mas não tem nada a ver com semântica não. Baseado em que critério você diz que não tem nada a ver com semântica? Segundo o nosso amigo Wikipédia, semântica (do grego σημαντικός, sēmantiká, plural neutro de sēmantikós, derivado de sema, sinal), é o estudo do significado. Incide sobre a relação entre significantes, tais como palavras, frases, sinais e símbolos, e o que eles representam, a sua denotação. Na prática, a barra em tags HTML de mão única definem melhor que aquilo é uma tag de mão única e que não precisa de uma outra tag igual para o fechamento. Veja que "<br />" é mais simbólico que "<br>" para alguém que está começando agora - isso acontece porque a tag em si fica mais intuitiva, porque o seu significado fica melhor expressado. Nos meus primórdios de HTML, já cheguei a fechar break line com ela mesma SIM. E como você disse: "Herdamos do XHTML". Será que o XHTML não carrega consigo um conceito mais semântico? A boa prática to XHTML consiste, principalmente, em escrever HTML com coerência, com significado, com semântica. Na área de desenvolvimento, tanto Server Side quanto Client Side, praticamente tudo é assim. Quanto mais humana for uma linguagem, mais fácil de se entender é. Tecnicamente falando, sim, o fechamento de tags HTML é facultativo e sua finalidade - inicialmente - é para o XHTML, que, por sua vez, encadeia a utilização do XML. Mas faça a análise semântica e veja se não é mais coeso um <br/> à um <br>. :thumbsup: Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
André do Vale 76 Denunciar post Postado Julho 6, 2012 Também acho que semântica nada tem haver com o fechamento das tags. Semântica é relacionada diretamente ao conteúdo, e você usar as tags corretas para marcar este conteúdo, independente de fechá-las ou não. :thumbsup: Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Guilherme Oderdenge 42 Denunciar post Postado Julho 6, 2012 Também acho que semântica nada tem haver com o fechamento das tags. Semântica é relacionada diretamente ao conteúdo, e você usar as tags corretas para marcar este conteúdo, independente de fechá-las ou não. :thumbsup: Vou definir isso como "código semântico". Melhor assim? O que é mais intuitivo para você: <?php $var1 = "Filosofia" $var2 = "Matemática" Ou... <?php $var1 = "Filosofia"; $var2 = "Matemática"; ? E se quiser, diga-me o porquê. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
André do Vale 76 Denunciar post Postado Julho 6, 2012 Você está confundindo semântica com convenções de escrita de código (indentação, código read-friendly etc). Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Guilherme Oderdenge 42 Denunciar post Postado Julho 6, 2012 Não, não estou confundindo. A síntese da palavra semântica expressa-se por "significado". É mais entendível que um "br" é fechado nele mesmo utilizando a barra, do que a omitindo. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
André do Vale 76 Denunciar post Postado Julho 6, 2012 Se for analisar todas as palavras que utilizamos, e levar seus significados ao pé da letra, perde o sentido geral da "coisa". Esqueça um pouco a gramática, e os mais variados significados das palavras, e voltemos ao uso das palavras para o que estamos discutindo, front-end e semântica. Semântica para desenvolvimento web é apenas aplicar o uso correto das tags identificando o conteúdo. Saiba identificar o que é um título (e sua devida hierarquia num bloco ou página), o que é parágrafo, uma lista, um lista de definição, uma imagem, uma citação etc. Agora, em XHTML fechar as tags, é obrigatório, caso contrário o código se torna inválido! Mas em HTML5, que é o assunto do tópico, isso é puramente maquiagem, e continua com o uso herdado do XHTML apenas quem quer. :thumbsup: Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
William Bruno 1501 Denunciar post Postado Julho 6, 2012 Na prática, a barra em tags HTML de mão única definem melhor que aquilo é uma tag de mão única e que não precisa de uma outra tag igual para o fechamento. você está claramente confundindo as coisas. Isso não tem absolutamente nada a ver com semântica HTML. A boa prática to XHTML consiste, principalmente, em escrever HTML com coerência, com significado, com semântica. Não!Aqui você está confundindo novamente. xHTML vem do escrever HTML compatível com XML. Uma coisa é uma coisa, e outra coisa é outra coisa. Quanto mais humana for uma linguagem, mais fácil de se entender é. exatamente. Mas nem por isso podemos usar a palavra/conceito "semântica". Semântica HTML diz respeito ao significado das tags. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Wanderson Valerio 102 Denunciar post Postado Julho 6, 2012 Fechamento com /> ou >, até onde eu sei, tem a ver com o DOCTYPE do documento, no HTML5, que é o caso, costumo usar o /> para fechamento de tags de mão única, e referente a melhor visualização de código, prefiro o /> também, pois deixa seu código mais legível. Não confunda semântica com aninhamento de códigos, aninhar deixa seu código mais legível, mas na semântica não diz a respeito de somente aninhamento. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Guilherme Oderdenge 42 Denunciar post Postado Julho 12, 2012 você está claramente confundindo as coisas. Isso não tem absolutamente nada a ver com semântica HTML. Não! Aqui você está confundindo novamente. xHTML vem do escrever HTML compatível com XML. Uma coisa é uma coisa, e outra coisa é outra coisa. exatamente. Mas nem por isso podemos usar a palavra/conceito "semântica". Semântica HTML diz respeito ao significado das tags. Você é que está limitando o significado de "semantica". Não estou falando que o fechamento de tags com "/>" significa um propósito de entendimento... não! O que estou querendo dizer é que, se ignorarmos o fato do (X)HTML, temos, além de tudo, um código de melhor entendimento, mais simbólico, mais sugestivo, mais prático, mais orgânico, mais humano. É mais ou menos disso que estou falando. :thumbsup: Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites