Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Paulo Mardson

[Resolvido]  estrutura HTML5

Recommended Posts

Lendo o livro do Maujor vi que seria facultativo o fechamento da tag <br> <br/> isso também ocorre nas tags <meta> e <link>??

<!DOCTYPE html>
<html lang="pt-br">
<head>
 <meta charset="utf-8">
 <title>Documento HTML5</title>
 <link rel="stylesheet" href="testes/css.css">
</head>

<body>
 <h1>Documento HTML5</h1>
</body>

</html>

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Teoricamente, sim, seria facultativo.

Mas nos dias de hoje, semanticamente falando, o mais belo seria você colocar a barra. :thumbsup:

Compartilhar este post

Link para o post

Teoricamente, sim, seria facultativo.

Mas nos dias de hoje, semanticamente falando, o mais belo seria você colocar a barra. :thumbsup:

É eu pensei isso tb. Valeu Guilherme.

Compartilhar este post

Link para o post

Galera... fechar <br />, ou <meta />, não tem absolutamente nada a ver com semântica!!!

cuidado!!!

esse fechamento, vem do XML. Herdamos do xHTML, e eu prefiro pq estou acostumado e gosto de ver o código compativel com xHTML.

Mas não tem nada a ver com semântica não.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu também prefiro fechar com /> elementos de mão única, e também fechar </elemento> aqueles de mão dupla que não seria necessário (li, td, tr etc). Mas é sempre bom estarmos preparados pra fazer doutra forma, se assim for solicitado né. :thumbsup:

Compartilhar este post

Link para o post

Galera... fechar <br />, ou <meta />, não tem absolutamente nada a ver com semântica!!!

cuidado!!!

esse fechamento, vem do XML. Herdamos do xHTML, e eu prefiro pq estou acostumado e gosto de ver o código compativel com xHTML.

Mas não tem nada a ver com semântica não.

Baseado em que critério você diz que não tem nada a ver com semântica? Segundo o nosso amigo Wikipédia, semântica (do grego σημαντικός, sēmantiká, plural neutro de sēmantikós, derivado de sema, sinal), é o estudo do significado. Incide sobre a relação entre significantes, tais como palavras, frases, sinais e símbolos, e o que eles representam, a sua denotação.

Na prática, a barra em tags HTML de mão única definem melhor que aquilo é uma tag de mão única e que não precisa de uma outra tag igual para o fechamento. Veja que "<br />" é mais simbólico que "<br>" para alguém que está começando agora - isso acontece porque a tag em si fica mais intuitiva, porque o seu significado fica melhor expressado.

Nos meus primórdios de HTML, já cheguei a fechar break line com ela mesma SIM.

E como você disse: "Herdamos do XHTML". Será que o XHTML não carrega consigo um conceito mais semântico? A boa prática to XHTML consiste, principalmente, em escrever HTML com coerência, com significado, com semântica. Na área de desenvolvimento, tanto Server Side quanto Client Side, praticamente tudo é assim.

Quanto mais humana for uma linguagem, mais fácil de se entender é.

Tecnicamente falando, sim, o fechamento de tags HTML é facultativo e sua finalidade - inicialmente - é para o XHTML, que, por sua vez, encadeia a utilização do XML. Mas faça a análise semântica e veja se não é mais coeso um <br/> à um <br>. :thumbsup:

Compartilhar este post

Link para o post

Também acho que semântica nada tem haver com o fechamento das tags. Semântica é relacionada diretamente ao conteúdo, e você usar as tags corretas para marcar este conteúdo, independente de fechá-las ou não. :thumbsup:

Compartilhar este post

Link para o post

Também acho que semântica nada tem haver com o fechamento das tags. Semântica é relacionada diretamente ao conteúdo, e você usar as tags corretas para marcar este conteúdo, independente de fechá-las ou não. :thumbsup:

Vou definir isso como "código semântico". Melhor assim?

O que é mais intuitivo para você:

<?php
  $var1 = "Filosofia"
  $var2 = "Matemática"

Ou...

<?php
  $var1 = "Filosofia";
  $var2 = "Matemática";

?

E se quiser, diga-me o porquê.

Compartilhar este post

Link para o post

Não, não estou confundindo. A síntese da palavra semântica expressa-se por "significado". É mais entendível que um "br" é fechado nele mesmo utilizando a barra, do que a omitindo.

Compartilhar este post

Link para o post

Se for analisar todas as palavras que utilizamos, e levar seus significados ao pé da letra, perde o sentido geral da "coisa". Esqueça um pouco a gramática, e os mais variados significados das palavras, e voltemos ao uso das palavras para o que estamos discutindo, front-end e semântica.

Semântica para desenvolvimento web é apenas aplicar o uso correto das tags identificando o conteúdo. Saiba identificar o que é um título (e sua devida hierarquia num bloco ou página), o que é parágrafo, uma lista, um lista de definição, uma imagem, uma citação etc.

Agora, em XHTML fechar as tags, é obrigatório, caso contrário o código se torna inválido!

Mas em HTML5, que é o assunto do tópico, isso é puramente maquiagem, e continua com o uso herdado do XHTML apenas quem quer. :thumbsup:

Compartilhar este post

Link para o post

Na prática, a barra em tags HTML de mão única definem melhor que aquilo é uma tag de mão única e que não precisa de uma outra tag igual para o fechamento.

você está claramente confundindo as coisas.

Isso não tem absolutamente nada a ver com semântica HTML.

A boa prática to XHTML consiste, principalmente, em escrever HTML com coerência, com significado, com semântica.

Não!

Aqui você está confundindo novamente. xHTML vem do escrever HTML compatível com XML. Uma coisa é uma coisa, e outra coisa é outra coisa.

Quanto mais humana for uma linguagem, mais fácil de se entender é.

exatamente. Mas nem por isso podemos usar a palavra/conceito "semântica".

Semântica HTML diz respeito ao significado das tags.

Compartilhar este post

Link para o post

Fechamento com /> ou >, até onde eu sei, tem a ver com o DOCTYPE do documento, no HTML5, que é o caso, costumo usar o /> para fechamento de tags de mão única, e referente a melhor visualização de código, prefiro o /> também, pois deixa seu código mais legível.

Não confunda semântica com aninhamento de códigos, aninhar deixa seu código mais legível, mas na semântica não diz a respeito de somente aninhamento.

Compartilhar este post

Link para o post

você está claramente confundindo as coisas.

Isso não tem absolutamente nada a ver com semântica HTML.

Não!

Aqui você está confundindo novamente. xHTML vem do escrever HTML compatível com XML. Uma coisa é uma coisa, e outra coisa é outra coisa.

exatamente. Mas nem por isso podemos usar a palavra/conceito "semântica".

Semântica HTML diz respeito ao significado das tags.

Você é que está limitando o significado de "semantica". Não estou falando que o fechamento de tags com "/>" significa um propósito de entendimento... não! O que estou querendo dizer é que, se ignorarmos o fato do (X)HTML, temos, além de tudo, um código de melhor entendimento, mais simbólico, mais sugestivo, mais prático, mais orgânico, mais humano. É mais ou menos disso que estou falando. :thumbsup:

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.