Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

h4v3st

Alterar Path SQL Server 2008

Recommended Posts

Bom dia pessoal beleza? Estou com um problema aqui e não sei se é possivel gostaria da opinião de vocês. O SQL Server está instalado em C: e aconteceu de zerar o espaço livre dessa partição gerando inúmeros problemas aqui na empresa. É possível eu mudar o Path pra outra partição sem precisar reinstalar?

 

Obrigado!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O path dos banco de dados e dos logs sim, da instalação do SQL Server não acho que seria possível.

 

Prog onde eu faço essa alteração do BD e dos Logs?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Primeiro você precisa avaliar se isto pode ser feito a qualquer momento, é um procedimento simples, mas dependendo do tamanho da base a cópia pode ser bastante demorada, se for um ambiente de produção...

 

http://msdn.microsoft.com/en-us/library/ms345483%28v=sql.100%29.aspx

 

Estes procedimentos podem ser feitos também pelo Studio Management. São os mesmos passos, mas não sei dizer com precisão quais as opções e em quais menus. Normalmente clicando com botão direito sobre a base de dados as opções são exibidas.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O banco é relativamente grande (47GB). Vou fazer de madrugada pra dar tempo de copiar.

Obrigado Prog! :)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Opa, mta calma nesta hora....

Os bancos de sistemas estao nesta unidade C:? Ou o banco TEMPDB?

Se sim, eu aconselho mudar eles também, mas não a alterar o local dele, mas não é simplesmente Control C Control V!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Opa, mta calma nesta hora....

Os bancos de sistemas estao nesta unidade C:? Ou o banco TEMPDB?

Se sim, eu aconselho mudar eles também, mas não a alterar o local dele, mas não é simplesmente Control C Control V!!!

 

Principalmente o tempdb.

 

Há uma política bem definida do banco de dados aí?

Pergunto isto pq, o LOG DE TRANSAÇÕES pode crescer demasiadamente, mas isto pode ser minimizado para ser aderente a sua política de backup.

 

Se não houver uma política bem definida, bom... para uma base de 47GB, sugiro que o faça logo! :)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

SQL geralmente são instalados por pessoas de Infra, que se não tiver um dba para falar que as bases de sistemas tem que ir para unidade tal, as bases unidade tal, swap de disco tem que ser feito da forma xpto, collation vai ser xyz, tudo vira uma bagunça.

Já peguei ambientes em que tive que mudar "na unha" os locais dos arquivos de sistemas, estes patchs e até o local da instalação do backup ¬¬

h4v3st, sugiro colocar o TempDB em um disco separado, isso se puder, e verifique se sua base vai ter leitura de disco boa, geralmente Raid 0 não funciona bem com bases acima de 20GB.

 

[]´s e qq coisa só perguntar :)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A.Jr justamente esse é o problema. Instalaram o SQL tudo em C:.

Qual é a melhor maneira pra liberar um pouco do espaço em C: ? Passar o BD pra outra partição?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A.Jr justamente esse é o problema. Instalaram o SQL tudo em C:.

Qual é a melhor maneira pra liberar um pouco do espaço em C: ? Passar o BD pra outra partição?

Bom dia h4v3st!

Eu passaria o TEMPDB e as bases que fazem parte do seu sistema, no caso esta de 47GB para outra partição.

Para o tempdb faça o seguinte:

 

Movendo o banco de dados tempdb
É possível mover os arquivos tempdb usando a declaração ALTER DATABASE.
Determine os nomes do arquivo lógicos para o banco de dados tempdb, usando o sp_helpfile, como segue:
use tempdb go sp_helpfile go
O nome lógico para cada arquivo está na coluna nome. Esse exemplo usa nomes de arquivos padrão do tempdev e templog.
Use a declaração ALTER DATABASE, especificando o nome de arquivo lógico, conforme a seguir:
use mastergoAlter database tempdb modify file (name = tempdev, filename = 'E:\Sqldata\tempdb.mdf')goAlter database tempdb modify file (name = templog, filename = 'E:\Sqldata\templog.ldf')go

As seguintes mensagens confirmando a mudança devem ser exibidas:
Mensagem 1
Arquivo 'tempdev' modificado em sysaltfiles. Exclua o arquivo antigo após reiniciar o SQL Server.
Mensagem 2
Arquivo 'templog' modificado em sysaltfiles. Exclua o arquivo antigo após reiniciar o SQL Server.
O uso do sp_helpfile em tempdb não confirmará essas alterações até que você reinicie o SQL Server.
Interrompa e reinicie o SQL Server.
Para a sua base, basta um Backup/Restore.
[]´s

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Para a sua base, basta um Backup/Restore.

 

A.Jr,

 

Me corrija se estiver equivocado, mas para alterar o caminho físico da base de dados ele não vai precisar fazer um detach/attach ou um drop/create database?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A.Jr,

 

Me corrija se estiver equivocado, mas para alterar o caminho físico da base de dados ele não vai precisar fazer um detach/attach ou um drop/create database?

Não necessariamente.

Quando se faz um restore, pode-se alterar o caminho físico dos arquivos. Geralmente em casos de mudança, como já se fz um backup full da base, já aproveita e faz o restore alterando estes caminhos, mas pode fazer por detach/attach. O resultado final vai ser o mesmo.

 

EXCETO as tabelas de sistemas: Master, TempDB, MSDB e Model. Estas não são feitos desta maneira, cada uma tem uma particularidade para se alterar o caminho.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.