Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

victor.gabrielli

Quanto custa um site desse porte?

Recommended Posts

Quando eu falei que ganhava 1500 você falou que era salario de auxiliar de limpeza, mas é isso que você paga aos seus funcionarios, você é de onde? SP? to pensando em me mudar pra SP, em 1 ano fico milionario apenas fazendo mini-sites e só nas minhas horas vagas.

Eu pago R$1100 de BOLSA aos estagiários (25hs/semana), o salário CLT é bem diferente... moro em São José do Rio Preto/SP, mas a título de curiosidade, antes morava em Santa Maria...

Só te peço, por favor, evite essa animosidade, você não vai ficar milionário fazendo "mini-sites", vamos tentar um diálogo como adultos, uma discussão sadia.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Estamos tento uma discução sádia, só achei desnecessário falar que 1500 é salário de auxiliar de limpeza

Compartilhar este post

Link para o post

ESerra, faço faculdade na UFSM Campus de Frederico Westphalen, e meu sonho é por uma Agência de desenvolvimento. rsrsrs...

Porém você sabe que por mais que você valorize seu trabalho na nossa região do RS(norte/noroeste), você não vai alcançar as cifras de 15k facil assim, vamos ser realistas, não é questão de desvalorizar, afinal quem não quer ganhar? O cliente também tem que ter esse poder para pagar isso, não adianta fazer nota de 15k e o cliente poder pagar 5k. Já vi casos de uma empresa faturar muito bem, porém os diretores não terem visão tão avançada tecnologicamente para investir nessa área, por que a gente sabe que isso é investimento e da retorno não só para programadores como também para a empresa que vai adquerir esse produto, com certeza se paga mais de uma vez o valor por um sistema web bem planejado.

Essa é uma discução longa, porém construtiva e tudo é aprendizado nessa vida.

ESerra, você tem sua agência e talz, porém se eu começar um agência aqui no RS, como devo agir? Tem que ter toda uma pesquisa de mercado, pesquisa de preços e talz, como foi seu começo? foi aqui no RS ou ai em SP? A diferença de mercado é quase gritante olhando desse jeito, em ponto de vista.

Como disse ainda quero abrir uma agência e nesse tipo de discução tento absorver o máximo do que pode ser útil a mim.

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, eu cobraria no mínimo 20 mil e nem discutiria preço.

Geralmente não vou no açougue perguntar o preço da carne depois fico debatendo com o açougueiro porque a picanha é mais cara que o coxão duro.

Em todo projeto existe, valor, tempo e qualidade Qualquer alteração em um dos tres reflete nos outros dois. Então um software barato não terá qualidade e poderá levar mais tempo. Se quer qualidade e tempo justo, terá que pagar o valor justo.

Acho que só quem pode definir o valor de algo é o profissional da área, pagando um valor justo se pode cobrar qualidade.

Compartilhar este post

Link para o post

A o site que passei anteriormente possui 19 módulos internos com gerenciamento de login.

Sobre o salário R$ 1.500,00, não acho que seja auxiliar de limpeza hehehe, sou suporte de TI e recebo em torno disso, além de ajudar na parte de Software/Hardware/Servidores e assistência ao usuário, também programo e crio algumas coisas na parte de design, como capas, logos, o próprio layout do site e intranet da empresa.

Se for analisar por um lado eu poderia estar ganhando uns 5k/mês por esses trabalhos, mas o que posso fazer quando a região paga isso? Talvez se mudar de cidade? hehehehe... é uma alternativa, porém tenho a faculdade por terminar ainda e minha família mora por aqui, assim não pago aluguel rsrsrsrs...

Compartilhar este post

Link para o post

Não adianta mudar de cidade, trabalho em Novo Hamburgo, aqui deve ter no minimo umas 15 agencias, 1 delas tava oferecendo uma vaga de programador R$ 1.900,00, mas sabe como é, tinha que saber até o basico de java hehehehe (isso pra programar php)

Temos que mudar de estado, temos que subir pra SP, la deve ser ótimo heheheh

Compartilhar este post

Link para o post

ESerra, faço faculdade na UFSM Campus de Frederico Westphalen, e meu sonho é por uma Agência de desenvolvimento. rsrsrs...

Porém você sabe que por mais que você valorize seu trabalho na nossa região do RS(norte/noroeste), você não vai alcançar as cifras de 15k facil assim, vamos ser realistas, não é questão de desvalorizar, afinal quem não quer ganhar? O cliente também tem que ter esse poder para pagar isso, não adianta fazer nota de 15k e o cliente poder pagar 5k. Já vi casos de uma empresa faturar muito bem, porém os diretores não terem visão tão avançada tecnologicamente para investir nessa área, por que a gente sabe que isso é investimento e da retorno não só para programadores como também para a empresa que vai adquerir esse produto, com certeza se paga mais de uma vez o valor por um sistema web bem planejado.

Essa é uma discução longa, porém construtiva e tudo é aprendizado nessa vida.

ESerra, você tem sua agência e talz, porém se eu começar um agência aqui no RS, como devo agir? Tem que ter toda uma pesquisa de mercado, pesquisa de preços e talz, como foi seu começo? foi aqui no RS ou ai em SP? A diferença de mercado é quase gritante olhando desse jeito, em ponto de vista.

Como disse ainda quero abrir uma agência e nesse tipo de discução tento absorver o máximo do que pode ser útil a mim.

Vamos lá, também estudei na UFSM, cursei ciência da computação.

A questão de 15k, 20k e etc é simples, quanto o software custa para ser desenvolvido? Qual o benefício que ele vai trazer para a empresa que vai comprá-lo? Um exemplo prático vindo de SM, trabalhei em uma empresa que fazia software (não era web), a CVI refrigerantes (fábrica da coca-cola) tinha um problema na questão da papelada deles, tinha 3 empregados para cuidar disto, eles orçaram um sistema para gerenciar essa papelada, um GED, não me lembro dos valores exatos, mas era algo como o software iria custar R$10k e eles iriam precisar de apenas de 1 empregado, economizando R$4k por mês (salário + impostos), ou seja em 2 meses em meio o software já estaria pago, eles fecharam? Não, acharam caro, falaram que não tinham orçamento para isto tudo e pagariam no máximo a metado do pedido, o que o meu chefe fez? Agradeceu e largou de mão.

A agência eu já montei em SP, mas o meu foco de atuação (maior parte das contas fixas e etc) é SC, o bom de trabalhar com web é que você não fica preso a uma região de fato, nada te impede de buscar clientes em qualquer lugar. Não vou dizer que é fácil e simples, no começo você se assusta porque você tem conta para pagar o mês inteiro, não sabe quanto (ou se vai) sobrar alguma coisa para investir, muito menos se você vai poder fazer alguma retirada, se você quer se meter nisso primeiro: tenha uma boa reserva de dinheiro, segundo: arrume um sócio (ninguém sabe tudo, alguém para complementar o expertise é sempre algo positivo), terceiro: veja realmente se você nasceu para ser chefe (mandar em alguém não é tão legal e fácil como parece), quarto: enquanto for empregado absorva tudo o que você ver no lugar onde está trabalhando, aprendi muito com os erros e acertos que vi pelas agências que passei, quinto: o mais importante, trate os seus colaboradores como gente, achar pessoal na área de TI é fácil, agora achar bons profissionais é difícil (e mesmo pagando um bom salário um ambiente ruim acaba com o relacionamento a médio-longo prazo).

Boa sorte na jornada!

Compartilhar este post

Link para o post

haham, se para fazer um site você ganhasse em média 10 mil (um site que você falou que era mais simples que este classificado ae, para vocês deve ser um valor baixo né?), vocês acham que existiria tantos blogs ensinando PHP? não seria mais rentavel você programar e vender ao invés de apenas programar para ensinar? Um curso de PHP está em média 2k, umas 60 horas + ou -, vocês acham que as escolas iriam cobrar tão baixo? Exitem sites onde você pode cobrar 10k, 15k >, mas ae estamos falando de no minimo um loja virtual, com o sistema de calculo dos cerreios + sistema de pagamento online tipo cielo e pag seguro + um app da loja para o FB, resumindo, com 18k daria pra desenvolver no minimo uns 5 classificados iguais esse ae que o cara esta procurando.

Sei que cada agência, cada desenvolvedor tem seu preço, mas em nenhuma das opções daria para cobrar isso que vocês estão falando (lembrando que estou falando do sistema de classificados que ele pediu).

Sem criar tumulto ok, abrçosss

Desculpa amigo mas isso ta errado.

Tem muitos Blogs ensinando PHP por que é OPEN SOURCE e uma linguagem fácil de se entender.

Um site daquele porte vale sim 18 e se o cara tiver uma ótima ideia vale mais.

Você usa seu framework e leva uma semana pra finalizar e faz algumas alterações beleza.

Você tem layout padrão e ferramenta padrão.

Qual o diferencial do seu site para os de mais? nenhum é só mais 1 entre 1000.

O cara que desenvolve na unha tem liberdade total de costumar a ferramenta do jeito que ele quiser e melhorar o tempo de execução das pesquisas, alterar funcionalidade do site (Ecomerce são engessados ao negócio normalmente) e isso faz que o seu site vale 18 mil.

Você tem o que oferecer pro cliente para cobrar esse valor.

No seu site se o cliente pedir pra mudar a gestão do negócio eu duvido que consiga.

Isso é sim chamados de sobrinhos que acaba com a linguagem e por isso as empresas tem muito preconceito.

Eu trabalho em uma empresa criando sotfwares de gerenciamento de estoque e o valor passa de 80 mil.. ¬¬

e vale muito mais.

Compartilhar este post

Link para o post

Estamos tento uma discução sádia, só achei desnecessário falar que 1500 é salário de auxiliar de limpeza

Onde eu trabalho a lider de limpeza deve ta ganhando nessa faixa!!

Andei pesquisando recentemente a faixa salarial aqui em São Paulo, varia bastante de região mesmo. Mas está nesta faixa

Programador Junior - R$ 1800,00

Programador Senior - R$ 3000,00

Programador Pleno - R$ 4000,00

A verdade é que o sálario está defasado em varios segmentos não só nesta parte de programação.

Compartilhar este post

Link para o post

vc ganha pela tecnologia tbm n esqueça disso

Programador Junior - R$ 1800,00

Programador Pleno - R$ 4000,00

Programador Senior - R$ 3000,00

como q um senior ganha menos q um pleno??? esses valores são clt ou pj?

Compartilhar este post

Link para o post

Bom dia,

O que o ESerra disse tem muita realidade, eu por exemplo trabalhei em uma empresa que possuia em torno de nove softwares voltados a web (no estilo SAAS), e pasmem a empresa não possuia nem uma pessoa para o levantamento de requisitos, pois achavam caro um profissional da área, era tudo planejado no "boca a boca" com o "faz tudo" da empresa e depois era aquele problema na hora de desenvolver a interface por exemplo, chegava um e dizia faça isso, depois chegava outro e dizia não é nada disso, e por fim o dono (sim acredite, o dono opinava no layout sem mesmo saber ao certo o que era), muda tudo. Tem como sobreviver em um ambiente assim saudável e produtivamente? No meu ponto de vista, NÃO !

Eu sou totalmente a favor de que o valor do software tem que se basear no que ele agregará a empresa, e claro, tudo que estiver envolvido na produção do mesmo, como enumerou bem o Evandro.

O mercado é MUITO competitivo e geralmente o cliente escolhe pelo preço sim, isso é um fato, porém a questão é: um produto/serviço diferenciado que realmente oferece qualidade (com base sólida, em pesquisa, aprimoramento, etc) pode ter o mesmo valor agregado que um produto "comum"?

Um e-commerce desenvolvido com CMS por exemplo, é rapido, tem qualidade em termos de tecnologia, lhe proporciona agilidade/rapidez no desenvolvimento, preço competitivo, seu cliente fica satisfeito, porém o que é bom para um determinado tipo de cliente, pode sequer ser base de padrão de qualidade/satisfação para outro, é muito relativo.

Compartilhar este post

Link para o post

vc ganha pela tecnologia tbm n esqueça disso

como q um senior ganha menos q um pleno??? esses valores são clt ou pj?

ihhh foi mal inverti a sequencia, falha minha! Inverte o senior e o pleno

Compartilhar este post

Link para o post

primeiro: tenha uma boa reserva de dinheiro, segundo: arrume um sócio (ninguém sabe tudo, alguém para complementar o expertise é sempre algo positivo), terceiro: veja realmente se você nasceu para ser chefe (mandar em alguém não é tão legal e fácil como parece), quarto: enquanto for empregado absorva tudo o que você ver no lugar onde está trabalhando, aprendi muito com os erros e acertos que vi pelas agências que passei, quinto: o mais importante, trate os seus colaboradores como gente, achar pessoal na área de TI é fácil, agora achar bons profissionais é difícil (e mesmo pagando um bom salário um ambiente ruim acaba com o relacionamento a médio-longo prazo).

ESerra, obrigado pelas dicas, gostaria de fazer algumas perguntas referente a este post.

1º - Essa reserva de dinheiro, seria para quais despesas por exemplo? aluguel, internet, água, luz, em primeiro momento isso ou teria algo a mais? em um novo negócio esse valor é investido sozinho ou "rachado" com o sócio?

2º - Sobre o sócio, seria um cara mais da parte técnica, ex.: programado, /designer, etc, ou um cara da área administrativa do negócio? Acredito pra ser/ter sócio tem que ser um conhecido e confiança, ou não necessáriamente?

3º - Sobre ser chefe, como sei se nasci para ser um líder? Acredito que não precisa nascer um, todos podem melhorar essa parte, ou é tão complicado assim? em que sentido do negócio teria tal dificuldade?

4º - Trabalho como Suporte de TI, mas me envolvo com a parte de programação por iniciativa própria no intuito de ajudar a empresa a criar um cultura digital e pra mesma ter uma melhor organização(ter menos papel "espalhado"), e a "Agência" mais perto de programação Web fica a 50km da minha cidade, o você me orienta a fazer, continuar como Suporte ou tentar entrar em uma agência para ver como funciona o negócio antes de montar uma, é necessário isso?

5º - Isso sim, sendo ou não colaborador sempre tem que ter um bom relacionamento com todos, mas se tratando de uma agência nova, eu e talvez meu sócio seriamos a empresa rsrsrs. Depois conforme demanda de trabalhos teria que contratar alguém.

Sempre é bom ouvir o que alguém do ramo tem a dizer, então pelo momento fico grato pela sua atenção.

Compartilhar este post

Link para o post

Galera, olha só, eu to falando que um site que o rapaz laaaaaa no inicio queria, não daria para cobrar mais que 4k, existe sim sites que valem 10k >, eu sei que tem uma agencia que faz lojas virtuais onde ela vende 2 versões desta loja, uma de 15k e outra de 35k, mas falar que ganha ou cobra 10k > por um site igual ao que o cara postou no inicio é pura sacanagem com o cliente!

Compartilhar este post

Link para o post

ESerra, obrigado pelas dicas, gostaria de fazer algumas perguntas referente a este post.

1º - Essa reserva de dinheiro, seria para quais despesas por exemplo? aluguel, internet, água, luz, em primeiro momento isso ou teria algo a mais? em um novo negócio esse valor é investido sozinho ou "rachado" com o sócio?

2º - Sobre o sócio, seria um cara mais da parte técnica, ex.: programado, /designer, etc, ou um cara da área administrativa do negócio? Acredito pra ser/ter sócio tem que ser um conhecido e confiança, ou não necessáriamente?

3º - Sobre ser chefe, como sei se nasci para ser um líder? Acredito que não precisa nascer um, todos podem melhorar essa parte, ou é tão complicado assim? em que sentido do negócio teria tal dificuldade?

4º - Trabalho como Suporte de TI, mas me envolvo com a parte de programação por iniciativa própria no intuito de ajudar a empresa a criar um cultura digital e pra mesma ter uma melhor organização(ter menos papel "espalhado"), e a "Agência" mais perto de programação Web fica a 50km da minha cidade, o você me orienta a fazer, continuar como Suporte ou tentar entrar em uma agência para ver como funciona o negócio antes de montar uma, é necessário isso?

5º - Isso sim, sendo ou não colaborador sempre tem que ter um bom relacionamento com todos, mas se tratando de uma agência nova, eu e talvez meu sócio seriamos a empresa rsrsrs. Depois conforme demanda de trabalhos teria que contratar alguém.

Sempre é bom ouvir o que alguém do ramo tem a dizer, então pelo momento fico grato pela sua atenção.

1 - Você tem contas a pagar na empresa e na vida pessoal, é para isso que a reserva deve servir, pode ser que no começo você já consiga um equilíbrio onde não tenha prejuízo, mas lucro mesmo não espere no começo (se vir melhor), mesmo porque o que tiver de lucro você terá que reinvestir. Sobre dividir as despesas, depende do modo como será a sua sociedade, na minha é 50% para cada um. Um erro muito comum é diminuir o custo fixo da empresa, no meu caso quando foi montada a planilha nós aumentamos os custos para ter lastro, o total que cada um de nós integralizou era o suficiente para manter a empresa por 1 ano sem ganhar nenhum centavo (ainda tinha a reserva para pagar as contas pessoais de casa), alguns autores/entendidos dizem que o capital tem que ser até maior que isto, outros menor e etc...

2 - Eu sou programador, um outro programador não iria acrescentar nada, por isso procurava alguém que fosse designer e/ou que tive um fino trato com o cliente, esse foi o perfil que escolhi na hora de procurar. Sobre ser conhecido de confiança, lembre-se se ele fizer escolhas ruins você responde junto, então é claro que tem que ser alguém em quem você confie.

3 - Acho que ninguém tem essa resposta...

4 - Cara, uma boa para nossa área é fazer uns freelas... como freelancer você vai cuidar de tudo e vai ver os pepinos da coisa, mas lembre-se que ter um CNPJ é duplicar os pepinos no final da conta.

Compartilhar este post

Link para o post

Galera, olha só, eu to falando que um site que o rapaz laaaaaa no inicio queria, não daria para cobrar mais que 4k, existe sim sites que valem 10k >, eu sei que tem uma agencia que faz lojas virtuais onde ela vende 2 versões desta loja, uma de 15k e outra de 35k, mas falar que ganha ou cobra 10k > por um site igual ao que o cara postou no inicio é pura sacanagem com o cliente!

Conheci uma pessoa esses dias que me disse que pagou 800 reais em um site e foi o mais barato que encontrou entre diversas agencias.

Resumindo o site dele: São três páginas estáticas com alguns efeitos em javascript.

Agora, o site do cara aí tem varias paginas e muita programação por tras, não da pra cobrar só 4k não! A não ser que vc já tenha um pronto e não vá ter trabalho algum para desenvolver, somente adaptar ao serviço do cara! Se for desenvolver sozinho na unha por 4k, até vc terminar o trabalho vc já morreu de fome !!

Compartilhar este post

Link para o post

R$3000.00 programador Senior?

Meu Deus... Tem nego aqui que mora na Índia, não é possível.

no interior é possivel.

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, no caso esse site seria um Freela, certo!?

Supondo que seja um freelancer, devemos colocar algumas coisinhas a mais na conta do cliente. Pense mais ou menos assim:

Você vai trabalhar em casa, logo você vai estar gastando mais energia elétrica, possivelmente você vai usar bastante o seu telefone fixo (e ainda por cima poderá ligar para o celular do cliente em horários de pico, você sabem o que isso quer dizer haha), seu plano de internet deve ser algo razoável, o que no Brasil não é barato.

Sua ferramenta de trabalho é seu computador, e dependendo do cliente pode ser que você necessite de um notebook para mostrar o projeto pra ele, em qualquer lugar e em qualquer horário, numa reunião por exemplo, logo você deve ter um Desktop (odeio desenvolver com note) e um notebook BOM, certo!? E agora vamos agregar outro variante: E seu o seu PC queima alguma peça? Ou o notebook? Sei que isso não tem NADA relacionado com o cliente, porém isso pode acontecer quando você estiver fazendo o projeto DELE, trabalhando pra ELE, então é interessante pensar nessa variante também.

Olhando tudo isso acima vem o outro ponto já citado:

Você DEVE fazer um sistema robusto, com uma boa identidade visual e que seja compatível com a maioria dos browsers modernos, logo você deve investir no seu conhecimento, estudos e mais estudos... Caso você pague um programador Frontend e exija dele cross browser, acredito que ele não vai cobrar barato (IE. Lembre-se disso, a maioria dos clientes/usuários gostam dele!).

Resumindo. Veja primeiro seus gastos, seja sincero com você mesmo e dê valor ao seu trampo, a seu conhecimento. Depois de tudo isso tente lucrar um pouco, ou não, aí vai de você.

Na minha opinião, com as minhas ferramentas e tudo aquilo que eu citei acima, algo em torno de 7/9 mil está de bom tamanho. Chute um pouco alto porque o cliente vai chorar, aí você pode baixar pra R$ 6.500,00, querendo ou não é você baixou em pelo menos R$ 1.500,00 o valor do produto, mas aí vai da pessoa...

Agora se ele quiser te pagar R$ 1.500,00, faça um hotsite pra ele sem documentação e sem nada, leva 3 dias e pronto.

[]'s

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.