Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Wallace Maxters

Quais são as gambiarras mais usadas no PHP e como evitá-las?

Recommended Posts

As vezes um gambiarra resolve problema ainda mais quem trabalha com trasos apertados nao da pra fica as vezes buscando a solução mais eficaz, eu uso a que vai resolve meu problema kkkkkk

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

O problema é que uma gambiarra dá uma bela dor de cabeça no futuro. Gambiarras são feitas quando não há planejamento e/ou conhecimento do problema/ferramenta. Um bom modo de evitar gambiarras é usando TDD (de modo correto).

Compartilhar este post

Link para o post

Gambiarras que mais vi em PHP e mais me dá medo só de olhar.

1) o simples uso do var_export que na minha opinião devia ser banido e devia chicotear o cara que usa isso.

2) uso de globals (esclarecendo globals não é gambiarra, é chamada para fazer uma ou mais, se gambiarra e globais fossem tabelas o relacionamento seria um para muitos, uma variável global pode ter muitas gambiarras).

3) $$variavel esse é outro item que devia ser punido com chicotada e depois banho de sal grosso.

4) if dentro de if desnecessários, muitas vezes os códigos podem ser simplificados com o uso de return não obrigando o programador que for dar manutenção continuar lendo o código até o final da função para ver se tem mais alguma coisa a ser feita. Geralmente se um código tem três níveis de indentação, provavelmente há como simplificar.

no Exemplo:

if( $condicoes_para_logar = true) {

}

A condição será sempre verdadeira, desde que exista memória, pois o programa não testa o valor true, nem a variável $condicoes_para_logar, ele testa se conseguiu atribuir um valor para a variável, alocar a área de memória e atribui o valor.

todas essas coisas são diferentes:

( $condicoes_para_logar = true)
( $condicoes_para_logar == true)
( $condicoes_para_logar === true)

Compartilhar este post

Link para o post

As vezes um gambiarra resolve problema ainda mais quem trabalha com trasos apertados nao da pra fica as vezes buscando a solução mais eficaz, eu uso a que vai resolve meu problema kkkkkk

O problema é: sofre quem vem depois pra mexer no seu código.

kkkkkkkkkkkkkkk

... Um bom modo de evitar gambiarras é usando TDD (de modo correto).

Completando: "... E também parar de preguiça e usar mais o Google";

Compartilhar este post

Link para o post

Concordo com o Enrico, não é utilizando arrobas nem escondendo os erros que se resolve... A comparação pode até ser um pouco "forçada", mas é como fingir que um casamento está indo muito bem quando na verdade não está... O sistema funciona, as telas são exibidas, os dados são inseridos e atualizados, mas se você habilitar a exibição dos erros verá que um monte de warnings são gerados... Oras, por que não resolvê-los então? :closedeyes:

Porque tá funcionando... :natalbiggrin:

Compartilhar este post

Link para o post

Porque tá funcionando...

Essa é típica né kkkkkk, "mas funciona!".

• "Se funciona, então tá certo - Acoplado ou não, txt ou sql, mil funções ou 10, design patterns... Nada disso tem valor para o usuário, que só precisa de um software funcional. O termo "escalável" é falacioso"

• "Deixe o amanhã para amanhã - Muitos programadores atrasam projetos alegando que a demora de uma implementação para seguirem regras de design patterns ou comentários que ajudarão a outros entender melhor o código. Deixe o amanhã para o otário programador seguinte"

Retirado da Desciclopédia da Programação Orientada a Gambiarras.

Acho que é o que muitos dos programadores que usam as famosas gambiarras pensam :pinch:

Compartilhar este post

Link para o post

• "Deixe o amanhã para amanhã - Muitos programadores atrasam projetos alegando que a demora de uma implementação para seguirem regras de design patterns ou comentários que ajudarão a outros entender melhor o código. Deixe o amanhã para o otário programador seguinte"

kkkkkkkkkkkkkk, li isso ontem

Compartilhar este post

Link para o post

A mais comum que eu costumo ver é usar ob_start para resolver erro de "Headers already sent"

True story

Acho que é o que muitos dos programadores que usam as famosas gambiarras pensam :pinch:

kkkkkkkkkkkk, o que vai para o código vem do coração!

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.