Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Maykel-ctba

Bloquear download, mas exibir na tela o PDF (htaccess?)

Recommended Posts

Fala galera! Seguintche:

Tenho um site hoje com algumas fichas em PDF para os usuários cadastrados verem. Porém, meu cliente "JENIAL" solicitou que não pudessem ser baixados, apenas "visualizáveis" no navegador.

A principio, expliquei pra ele que era impossível por questões técnicas. Falei a respeito de bloquear o botão direito do mouse e blablabla, mas nada impediria de copiar o documento através de print-screens. A pessoa também poderia acessar o código fonte e ver o link do PDF, entre outros recursos. Sem falar que só o fato de mostrar no navegador o documento aberto, quer dizer que já baixou no PC, mesmo que temporariamente.

Mas também, posso estar errado. Eu não estou muito atualizado nessa área.

Existe algum jeito da pessoa apenas visualizar o documento sem a necessidade de download? HTACCESS, maquiar URL, sei lá... o que vocês fariam neste caso?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não há como, no final das constas, mesmo se encontrar um modo, eu poderia apertar a tecla print e imprimir do paint....

Compartilhar este post

Link para o post

Pois é Gabriel. Usei esse mesmo argumento ao cliente :closedeyes:

Mesmo assim, existe como dificultar, acredito.

Pensei numa ideia de abrir o PDF em um modal, por exemplo, não mostrando a URL do documento. Será que é viável?

Compartilhar este post

Link para o post

Não creio, o próprio leitor de pdf permite salvar.

Conheço um bug no chrome, que é o seguinte, o PDF é criado somente pra output, apagando o arquivo físico. Quando o leitor de pdf do chrome tentar salvar, ele tenta abrir novamente o arquivo, e não o encontra.

Mas esse bug só acontece no chrome (não sei dizer se é exclusivo do web-kit, ai pode afetar o Opera também).

Compartilhar este post

Link para o post

Olá,

Acho que vc pode tentar usar JavaScript para impedir o download. A primeira opção, mais básica e pouco funcional, é bloquear a combinação de teclas CTRL + S. Creio que haja algo em JavaScript para captar o "save event". Vou pesquisar sobre e, caso ache algo relativo, posto aqui.

Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

@ProgracmoComOsPes isso não impede de acessar a aba "File > Save As", infelizmente.

Pensei na possibilidade de bloquear o clique com botão direito e tal, mas não há muito a ser feito.

Mesmo num modal, vendo algumas soluções e fóruns na web, vi que os recursos para salvar continuam sendo exibidos. Teria que ser no próprio PDF o bloqueio, e não no site, acredito eu.

Compartilhar este post

Link para o post

Olá,

Acredito que nada possa impedir o printscreen, mas se o documento tem várias páginas, uma forma de dificultar seria usar o slideshare.

Não sei se ajudei em alguma coisa...

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Cara, trabalhar com cliente é complicado, inventam cada coisa. Mas assim, logicamente falando, isso nunca será possível de fazer. Você pode bloquear teclas, mouse e um monte de coisa, mas se o cara quiser baixar, ele vai baixar e ponto final.

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.