Jump to content
César Campos

IDE's - Programação Web - Full Stack

Recommended Posts

Olá galera!

Seguinte, estou começando agora na área de programação web, estoufazendo um curço começando pelo html, depois vou passar pelo css, javascript, gimp, php e mysql (TUDO BASICO)...

Para desenvolvimento web qual a melhor IDE para quem quer ser um full-stack, atuar tanto na programação quanto no design ? Dreamweaver, Wordpress, Eclipse for php.... (ou outros)?  (Ex: IDE tal + IDE tal etc.......)

Eu quero estudar um pouco designweb em paralelo ao curso, já que o curso que estou fazendo é mais na area de programçao (BÁSICO), queria saber qual IDE me indicam nessa área (Photoshop, Fireworks, etc........) e o que devo estudar para aprender a construir todo o layout da página nessa IDE e dps usar a linguagem de marcação HTML, estilização CSS, e depois as linguagens de programção PHP , etc........

Bem, espero que me entendam e me dêem boas respostas, pois são várias perguntas de quem está começando e quer realmente aprofundar e trabalhar na área...

AGRADEÇO DESDE JÁ QUEM PUDER AJUDAR COM SUA OPINIÃO !!!

Bem. Primeiro de tudo, Wordpress não é IDE, é um CMS.

E minha dica é a seguinte. Já que você esta começando, nao utilize IDEs. IDEs servem para quem já programa e elas deixar a digitação mais dinâmica.

Para quem esta começando é melhor usar editores de textos, fazer tudo na mão, é o melhor jeito de aprender a programar

Um bom editor de texto que indico e uso é o Sublime Text 3.

Ja com relação ao design... Photoshop, Fireworks, etc... nao posso opinar, pois não manjo nada de design :p

Espero ter ajudado. Abs!

Olá Cesar ! Tudo bem ?

Então em termos de programação web aconselho-te o notepad++ tendo em conta que vais começar agora até como o amigo Gabriel disse o melhor é escrever tudo à mão.

Então notepad ++ é um editor de texto ótimo para quem está a começar porque?

Porque possui suporte a uma carrada linguagens permite editar ou criar ficheiros php mysql java c++ c# css enfim tem um suporte enorme mesmo!! É um software gratuito e é bastante leve pesa megas!! Eu aconselho bastante vou deixar o link aqui para baixares  vais ver que não te vais arrepender de ter esta ferramenta no teu pc é muito bom mesmo!!

https://notepad-plus-plus.org/download/v7.3.3.html

Quando já souberes mais de programação ai o que te aconselho é uma ferramenta mais profissional o adobe dreamweaver sem duvida e para mim é melhor de todos!! Ele é pago mas consegues arranjar crakeado à vontade e como uma ferramenta profissional tem muitas opções e ferramentas úteis para quem programa!! Mas como te disse o melhor mesmo é começar pelo notepad ++ deixa o adobe lá mais para a frente hehehe

Em termos de design web para ser sincero contigo não percebo nadinha disso...

Bem espero que te tenha ajudado ! 

Boas programações !!

Hum... deixando meus 2 centavos...

Quando comecei, fui de bloco de notas. Há muitos desenvolvedores que possuem problemas por não darem atenção ao básico, o meu professor da época não quis que usássemos DreamWeaver para adquirir maus hábitos, e o agradeço por isso.

Indico o ATOM: https://atom.io/ - É super simples e a medida que for evoluindo seu conhecimento, pode ir instalando novas funcionalidades nele, o utilizo nas minha programações de Javascript, HTML, CSS, PHP e Python.

Software de imagem, eu uso o Inkscape e o Gimp. Minhas ferramentas são todas Opensources.

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now

• Similar Content

• By guiguicdd
      Olá a todos. Recentemente eu venho programando no **Android Studio** e tive um problema na hora de **abrir um projeto**. Não esperei ele terminar de carregar pois já tinha se passado muito tempo e **resolvi cancelar**. Não consegui e por isso eu **fechei o programa** e tentei abrir novamente, porém sem sucesso e assim **eu desliguei o meu computador** e liguei novamente. Quando eu abro o Android Studio... Ele **começa a mostrar varias linhas vermelhas e sem nenhum erro** pois o meu projeto **compila normalmente**. Isso me incomoda muito ! poderia me dar uma luz ? Deis de Já eu agradeço :)
      Segue abaixo o erro:
      https://fscl01.fonpit.de/userfiles/7639892/image/forum/2019-04-02__2.png

• By Fábio.info7
      Olá pessoal, estou precisando de uma grande ajuda, tenho duas tabelas no postgres, são elas: PESSOA e a outra é  ENDERECOS, elas estão relacionadas, oq acontece é que no php eu preciso recuperar o valor do id através da função nextval('nome_da_sequnce'), e não estou sabendo fazer, preciso recuperar o ultimo id e depois realizar o insert nas tabelas relacionadas, poderiam me dar um exemplo de como implementar isso? abaixo deixo o meu codigo php, acredito que esteja errado pois não esta gravando no banco.

Minhas tabelas do banco: CREATE TABLE public.pessoa ( codigo_aluno integer NOT NULL DEFAULT nextval('pessoa_codigo_aluno_seq'::regclass), cpf character varying(11) COLLATE pg_catalog."default" NOT NULL, nome character varying(30) COLLATE pg_catalog."default" NOT NULL, sexo character varying(30) COLLATE pg_catalog."default" NOT NULL, nascimentodata date NOT NULL, email character varying(50) COLLATE pg_catalog."default" NOT NULL, endereco integer, CONSTRAINT pessoa_pkey PRIMARY KEY (codigo_aluno), CONSTRAINT pessoa_endereco_fkey FOREIGN KEY (endereco) REFERENCES public.enderecos (codigo_endereco) ) CREATE TABLE public.enderecos ( codigo_endereco integer NOT NULL DEFAULT nextval('enderecos_codigo_endereco_seq'::regclass), logradouro character varying(200) COLLATE pg_catalog."default" NOT NULL, bairro character varying(80) COLLATE pg_catalog."default" NOT NULL, cidade character varying(100) COLLATE pg_catalog."default" NOT NULL, uf character varying(2) COLLATE pg_catalog."default" NOT NULL, cep character varying(20) COLLATE pg_catalog."default" NOT NULL, CONSTRAINT enderecos_pkey PRIMARY KEY (codigo_endereco) ) ****** ABAIXO O PHP *************************************** <?php try { require_once "conexao.php"; $dados = filter_input_array(INPUT_POST, FILTER_DEFAULT); $sql = "select nextval('pessoa_codigo_aluno_seq')"; $seq = $conn->prepare($sql); $id = $seq->execute(); $id = $seq->fetchAll(PDO::FETCH_ASSOC); $sql = "insert into pessoa (cpf, nome, sexo, nascimentodata, email, endereco ) values (:cpf, :nome, :sexo, :nascimentodata, :email, :fk_endereco )"; $inserir = $conn->prepare($sql); $inserir->bindParam(":cpf", $dados["cpf"]); $inserir->bindParam(":nome", $dados["nome"]); $inserir->bindParam(":sexo", $dados["sexo"]); $inserir->bindParam(":nascimentodata", $dados["nascimentodata"]); $inserir->bindParam(":email", $dados["email"]); $inserir->bindParam(":fk_endereco", $id['codigo_endereco']); $inserir->execute(); // Gravando dados de endereço $sql_end = "insert into enderecos (codigo_endereco, logradouro, bairro, cidade, uf, cep, pessoa )values(:codigo_endereco, :logradouro,:bairro,:cidade,:uf,:cep, :pessoa)"; $end = $conn->prepare($sql_end); $end->bindParam(":codigo_endereco", $id['codigo_endereco']); $end->bindParam(":logradouro", $dados["logradouro"]); $end->bindParam(":bairro", $dados["bairro"]); $end->bindParam(":cidade", $dados["cidade"]); $end->bindParam(":uf", $dados["uf"]); $end->bindParam(":cep", $dados["cep"]); $end->execute(); echo "Dados gravados com sucesso!"; } catch (Exception $e) { echo "Mensagem: " . $e->getMessage() . "<br/>"; echo "Linha do Erro: " . $e->getLine() . "<br/>"; } PRECISO CONSEGUIR INSERIR OS DADOS NAS DUAS TABELAS INSERINDO OS IDS RECUPERADOS PELO NEXTVAL()
    • By agness
      como faço pra criar uma nova tela, sendo que ela depende de informações do meu código?
      ex.: na tela inicial o usuario escolhe um numero de 1 a 10 e dependendo desse numero a proxima tela será diferente.

obvio que posso desenhar 10 telas diferentes, mas sei que tem um meio mais elegante de fazer isso
    • By Wagner Prudente
      Caros,
      Estou desenvolvendo um projetinho que é um sistema de controle de postos de combustível.  Cruds, relatórios, dashboard e um app para o dono acompanhar no celular.
      Procurando por uma ferramenta que acelerasse meu desenvolvimento encontrei esse cronapp - www.cronapp.io - que tem um esquema de montar blocos visuais de programação que achei bem bacana, já que pra montar a lógica fica muito legal, e pelo que eu vi o código por trás é limpo e dá pra modificar diretamente também. Ele usa spring e bootstrap também então facilitou bastante. A dúvida é se alguém conhece ou já ta usando? Queria a opinião pra saber se continuo ou abandono. Vou colocar um print do ambiente pra vocês verem:

• By Eduardo Rocha Kmiecik
      Bom dia, estou com um problema na minha sessão. Algumas páginas funcionaram e em outras não, mesmo usando o mesmo arquivo "sessao.php".
      Eu tentei utilizar o "error_reporting('E_WARNING')" (para sumir o aviso da página) porém a sessão não funciona. Ele abre a página normalmente mesmo não estando logado.
      Segue o arquivo e o erro. Preciso de segurança nas páginas

Warning: session_start(): Cannot send session cache limiter - headers already sent (output started at /Baldeio/relatorioIndividualCm.php:1) in /home/valedotibagi/www/Baldeio/sessao.phpon line 2

<?php session_start(); if((!isset ($_SESSION['login']) == true) and (!isset ($_SESSION['senha']) == true)) {unset($_SESSION['login']); unset($_SESSION['senha']); header('location:login.php');} $logado = $_SESSION['login']; require('conecta.php'); ?>

<?php include'sessao.php'; ?> <!doctype html> <html> <head> <meta charset="utf-8"> <title>Documento sem título</title> </head> <meta charset="utf-8"> <meta http-equiv="X-UA-Compatible" content="IE=edge"> <meta name="viewport" content="width=device-width, initial-scale=1"> <!-- The above 3 meta tags *must* come first in the head; any other head content must come *after* these tags --> <!-- Bootstrap --> <link href="css/bootstrap.min.css" rel="stylesheet"> <link rel="stylesheet" href="https://fonts.googleapis.com/icon?family=Material+Icons"> <link rel="stylesheet" href="https://cdnjs.cloudflare.com/ajax/libs/font-awesome/4.7.0/css/font-awesome.min.css"> <?php $idCm= $_GET['idcm']; $sqlcm ="SELECT registro.dataViagem, registro.quantidade, registro.local, registro.hora, registro.dataAtual, login.nomeUsuario, cm.prefixo, motorista.nomeMotorista FROM registro INNER JOIN login ON login.idlogin = registro.login_idlogin INNER JOIN cm ON cm.idcm = registro.cm_idcm INNER JOIN motorista ON motorista.idmotorista = registro.motorista_idmotorista AND idcm = '$idCm' ORDER BY registro.dataViagem DESC"; $result_cm = mysqli_query($con, $sqlcm) or die('Falha na consulta de Usuário'); ?> </head> <body> <nav aria-label=''> <ul class='pager'> <li><a href='relatorioCm.php'>Voltar</a></li> <li><a href='painelAdm.php'> Tela Inicial </a></li> </ul> </nav> <!--INICIO TABELA--> <div class="py-5"> <div class="container"> <div class="row"> <div class="col-md-12"> <table class="table table-hover"> <thead> <tr> <th><center> MOTORISTA</center></th> <th><center><br> CM</center></th> <th><center></span>LOCAL</center></th> <th><center>DATA</center></th> <th><center> CADASTRANTE</center></th> <th><center><br> HORÁRIO</center></th> <th><center>DATA DO CADASTRO</center></th> </tr> </thead> <?php while($arrayCm = mysqli_fetch_array ($result_cm)){ $dataViagem = $arrayCm ['dataViagem']; $prefixo = $arrayCm ['prefixo']; $local = $arrayCm ['local']; $motorista = $arrayCm ['nomeMotorista']; $hora= $arrayCm ['hora']; $dataAtual = $arrayCm ['dataAtual']; $nomeUsuario = $arrayCm ['nomeUsuario']; $dataCerta = date('d/m/Y', strtotime($dataViagem)); $atualData = date('d/m/Y', strtotime($dataAtual)); echo "<tr>"; echo "<td> $motorista </center></td>"; echo "<td><center> <i class='fa fa-truck' style='font-size:20px;'></i> $prefixo </center></td>"; echo "<td><center> $local </center></td>"; echo "<td><center> <span class='glyphicon glyphicon-calendar'></span> $dataCerta </center></td>"; echo "<td><center> $nomeUsuario </center></td>"; echo "<td><center> <span class='glyphicon glyphicon-time'></span> $hora </center></td>"; echo "<td><center> <span class='glyphicon glyphicon-calendar'></span> $atualData </center></td>"; echo "</tr>"; echo "</tr>"; } ?> </div> </div> </div> </div> <!--FIM DE TABELA--> </body> </html>  

Important Information

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Terms of Use.