Ir para conteúdo
fabionps

Multiplicação e divisão no python

Recommended Posts

Pessoal meu professor da faculdade passou trabalho para fazer um programa pra fazer uma calculadora de produto e divisão no python. A pessoa escolhe o que ela vai fazer e depois escolher dois números inteiros.

OBS.: Não pode usar nenhum comando de laço e só pode usar os operadores aritméticos  +  e/ou  -  

Não pode usar  *  nem  / 

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não pode usar nenhum comando de laço

Não conheço Python mas não me ocorre como...

Compartilhar este post

Link para o post

Antes tarde que nunca, fica o compartilhamento de conhecimento para outros.

Veja a definição de multiplicação https://pt.wikipedia.org/wiki/Multiplicação:

Em matemática, a multiplicação é uma forma simples de se adicionar uma quantidade finita de números iguais...

Com essa definição parece fácil resolver o problema com um loop, porem você possui essa restrição, então qual seria a alternativa ao loop? A resposta é utilize recursão https://pt.wikipedia.org/wiki/Recursividade_(ciência_da_computação).

E quanto a divisão? bom nesse caso a definição da Wikipedia https://pt.wikipedia.org/wiki/Divisão não ajuda muito:

Divisão é a operação matemática inversa da multiplicação...

Porem a solução é semelhante a da multiplicação basta contar quantas vezes é possível subtrair o divisor do dividendo.

TL;DR: Utilize recursão.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

• Conteúdo Similar

• Por andrenogueira
      Pessoal não estou conseguindo fazer o exercício, alguém poderia me ajudar?

1) Faça um programa que leia a idade de uma pessoa expressa em dias e mostre-a expressa em anos, meses e dias.
      2)  Elaborar um programa que lê 3 valores a,b,c e verifica se eles formam ou não um triângulo. Supor que os valores lidos são inteiros e positivos. Caso os valores formem um triângulo, calcular e escrever a área deste triângulo. Se não formam triângulo escrever os valores lidos. (Se a > b + c não formam triângulo algum, se a é o maior).

• Por luizbr
      Olá,como gerar no python uma lista de calendário entre 2018 e 2022 com 2 formatos:
      Dia da semana,Data Mes Ano  Horario(horas:minutos:segundos)  -  Ano-Mes-Data Horário(horas:minutos:segundos) 
      Observacao:
      Calendario : Calendario respeitando ano bissexto
      Datas: apenas datas pares
      horario: Horarios gerados de forma aleatória 
      Exemplo:
      e assim por diante,até o ano 2022...
    • Por Gleiciane Teixeira Boss
      Alguém pode me ajudar com esse exercício, não estou conseguindo por favor.
      Escrever um algoritmo que gera os números de 1000 à 1999 e imprimir aqueles
      que divididos por 11 têm resto igual à 5

• Por bertelliedgard
      Estou estudando Python há algum tempo através de um livro que propõe o seguinte exercício:

Alguém pode me ajudar com este exercício?
    • Por Capuz
      Preciso da ajuda de vocês. Existe um algoritmo passado pelo meu professor de Programação que estou tentando criar e queria que vocês me ajudassem a analisar o código, pois sou leigo em programação e estou iniciando agora.

"Uma fruteira está vendendo frutas com a seguinte tabela de preços:
      Até 5 Kg
      Morango R$ 2,50 por Kg
      Maçã R$ 1,80 por Kg

Acima de 5 Kg
      Morango R$ 2,20 por Kg
      Maçã R$ 1,50 por Kg

Se o cliente comprar mais de 8 Kg em frutas ou o valor total da compra ultrapassar R$ 25,00, receberá ainda um desconto de 10% sobre este total. Escreva um algoritmo para ler a quantidade (em Kg) de morangos e a quantidade (em Kg) de maças adquiridas e escreva o valor a ser pago pelo cliente."

Fiz o código então da seguinte maneira:

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.