Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

chuck01

Novo Framework PHP Brasileiro - Facil Facil

Recommended Posts

Em relação a utilização de frameworks, sou totalmente favorável, visto o tempo de serviço que reduz, e a forma "padronizada" (organizada) que deixa nossos códigos.

 

Exatamente. Qualquer pessoa que conheça sobre o framework utilizado (e aqui entra a crítica ao framework próprio) pode pegar um código seu e fazer uma manutenção sem muitos problemas. Até mesmo você, daqui algum tempo, terá facilidade de manter o código.

 

Vou dar um exemplo. Peguei um sistema para fazer manutenção algum tempo atrás... O sistema era muito bom, mas MUITO gambiarrento... Era um tal de arquivo config.php que chamava outro config.php, que chamava outro config.php, que chamava.... Aí você ia utilizar uma variável... Mas aonde ela foi definida? Qual o valor dela? De onde vem???? Lá vamos nós à caça!!! :D

 

Também já vi gente desenvolvendo com framework sem utilizar o framework ( :huh: )... Utilizar o ZF por exemplo só pra dizer que está desenvolvendo em MVC, mas não utilizar os módulos e classes do próprio framework.

 

Enfim, continuem opinando pessoal... O debate está interessante.

 

Carlos Eduardo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

a unica coisa que 'sou contra' são as 'gorduras'.

 

esse é um dos pontos que sou contra

sera mesmo que tudo aquilo vai ser usado?

é realmente tão ABSURDO você desenvolver algo com o que você precisa de verdade???

 

quem usa FW acostuma-se

o meu FW em ASP tem tudo o que preciso, se quiser algo novo, basta incluir numa pasta e pronto -> sei tudo que roda, sei onde pode dar problema e sei aonde ir caso algo de errado -> pq eu fiz, limpinho e com o que é preciso

 

reinventei a roda???

NÃO!

mas fiz a roda melhor pro carro que eu tenho!!!

essa é a diferença

 

usar roda de ferrari num fusca não vai fazer andar mais rapido

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Os fiz apartir dos meus estudos, e com o 'meu mini-fw', que resolve apenas o necessário para mim. (só trabalho com MySQLi)

 

Essa 'base' que tenho, me auxilia e me economiza bastante tempo de desenvolvimento,

 

Interessante você comentar aqui William. Aconteceu algumas semanas atrás de um cliente seu (que você indicou para mim) me procurar para complementar um trabalho que você desenvolveu, com seu mini fw. O que acontece neste caso. Caso eu fosse pegar o trabalho (que não peguei porque estou sem tempo), teria que cobrar a mais para primeiro ENTENDER o seu código (que eu nem olhei, então não sei como está) e só depois começar a realmente trabalhar no código. Por isto que sou favorável a utilizar o framework e por isto gosto tanto do ZF. Nem tanto por causa dele (que aliás, gosto bastante), mas porque ele meio que te "obriga" a trabalhar utilizando os padrões de projeto, fazendo o código ficar mais correto e mais fácil de manter para qualquer pessoa que pegar o código.

 

não acho 'nada válido', defender este ou aquele.

Pense em framework, mais como um conceito do que em um nome em específico.

 

Digamos que 'se todos pensassem' que tal é muito melhor e superior que outro, talvez não teriamos tantos FWs (muito bons por ai), ou talvez, fossemos todos escravos de um unico, talvez o primeiro que saisse.

Já que pelo que vi das opiniões, se existe e tá ai. Não pense. Use.

 

Isto é verdade e concordo com você. Framework é ferramenta, da mesma forma que linguagem de programação. Não devem ser tratados como religião. São apenas ferramentas. Cada uma é mais adequada para cada trabalho.

 

Carlos Eduardo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Parece que o grande dilema desse tópico tá girando em torno de "EU FASSO-ME POR EU MESMO" e "ÇOU OPEN ÇOURCE E ÇIGO PADRAOS".

 

Usei e ainda uso muitos frameworks PHP, dependendo do projeto e da equipe com a qual estou trabalhando, inclusive alguns brasileiros como Spaghetti e iGrape, muito parecidos com o CakePHP. O CodeIgniter foi o que mais me agradou.

 

Frameworks são muito bons pra quem já tem conhecimento da linguagem e precisa poupar tempo. Portanto, chuck01, nós sabemos que você não é iniciante, mas sejamos ingênuos e admitamos que é, eu não o recomendaria começar com um framework.

 

O que ocorre é que, mesmo que você tenha estampado na testa o "ÇOU OPEN ÇOURCE E ÇIGO PADRAOS", naturalmente, um dia, você vai ter construído seu próprio framework, reunindo suas classes, suas funções e seus próprios padrões, afinal, você não é um robô. O difícil será sair do seu mundo fechado, abrir seus horizontes e admitir isso.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Haz - Não nego, sou iniciante sim e muito novato na linguagem, tenho apenas 1 ano e meio de convivencia com a mesma ... Minha dúvida desde o inicio do tópico era sobre como começar num framework e se poderia utilizar esse NEOS, pois realmente é fácil utiliza-lo, não para a vida toda + para pegar a manha de um framework .. de php oo e de mvc (até então não fazia desta forma, costumava dividir entre 'layout','ações','manutenção' + nem me dava conta que isso era MVC).

 

Tudo que o cara faz lá nas video-aulas eu sei fazer na mão + se me desse qualquer framework não saberia fazer .. essa era a questão =)

-------

Meu mundo ainda é um pouco fechado sim, + é justamente por causa da idade (21 anos kkk), preciso EXP para abrir meus horizontes e isso só posso adquirir com o tempo, + há uma coisa o qual nem sei se com o tempo irei mudar, é aquilo que o Matias Rezende falou, para desenvolvimento de sites para uma empresa, acho legal o uso de um FW conhecido e poderoso. Agora quando for um mini projeto, site para o seu amigo, seus próprios projetos o uso de seu próprio framework não cai mal ...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sobre as gorduras dos framework, é que o pessoal nao esta acostumado com a ideia de ter um framework para ajudar

muitos veem muitos scripts, muitas funções que nao ira usar e ja acha que é um desperdicio ou que nao precisa de tudo aquilo por isso nao usa

 

mas vejam o proprio exemplo do Jquery, ele é super completo, você pode usar o jquery para dar um simples "alert"

ou pode fazer uma requisição em ajax, mas nem por isso todo o resto das funcionalidades pode ser considerado gordura

como todo framework completo, precisa ter de tudo, mesmo que ninguem for usar tudo

 

mas claro usar um framework para fazer um site simples nao tem necessidade, mas é só começar a perceber as facilidades e acostumar que deixa de ficar questionando o tamanho do framework e suas classes.

 

outra coisa o framework é muito bom para quem ja sabe programar, e quer ganhar tempo e até deixar os projetos padronizados, mas eu recomendo um framework até para quem esta começando, porque a pessoa ja pode aprender de uma forma mais padronizada

 

finalizando eu defendo o Zend pela experiencia que eu tenho, ja trabalhei em diversas empresas como Data sul e microsiga, e hoje sou gerente do meu setor, ja usei varios frameworks, alguns nem existem mais, ja usei muito o CI, mas o que mais me agradou realmente foi o Zend, dificil eu achar que tem alguma coisa faltando, e ja aconteceu de eu reclamar de alguma coisa do Zend, mas logo em outras versoes o Zend trazer essas melhorias

 

por isso que eu recomendo o Zend, mas como falei é só minha opniao.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Legal Fabyo

 

O que me deixa com o pé atrás com fw, é digamos assim, um 'uso incorreto'.

é fácil ver a galera enchendo a página de plugins jQuery, sem saber pra quê, ou apenas para fazer algo, que com os recursos nativos, seria facilmente alcançado.

 

digamos por exemplo:

http://forum.imasters.com.br/index.php?/topic/376112-populando-combobox-com-jquery/page__view__findpost__p__1465899

 

sinceramente, não vi a menor necessidade do selectboxes.

O mesmo pode acontecer em php. Onde um site simples, com sistema básico, aplicar um fw poderoso, só vai 'pesar desnecessariamente'.

 

Pelo menos é como eu vejo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom cada um tem sua opniao, mas sobre o caso desse exemplo que voce citou eu achei legal sim o uso do selectboxes

facilitou bastantes o uso das funções removeOption, ajaxAddOption etc...

 

mas como você mesmo falou nao tem necessidade de um framework para um projeto simples, dai vai do programador usar de acordo com a necessidade

 

William Bruno gosto de voce nunca tive nenhum problema com você, mas naquela epoca desse topico tive a impressao que você nao gostou da função que eu postei, parecia que você tava competindo comigo, para ver qual função era melhor, fez questão de no final do meu exemplo postar um link para o seu exemplo

 

mas eu nao ligo para essas coisas, eu frequento foruns desde 2003 e tem topicos meus ai muito antigos, sempre gostei de postar e ajudar a comunidade, e nunca critiquei nenhum script de exemplo de ninguem, claro que quando o usuario pede opniao eu dou, mas vamos deixar pra la o topico ta fugindo de novo do assunto

 

mas o que importa é que como falei tenho respeito por você e nao quero que ninguem fique ofendido com minhas palavras

 

t+

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá, galera!

 

Alguém já teve tempo para ver a proposta do NEOS PHP Framework?

Alguém já pensou em apoiar projetos nacionais?

E quanto a usar "array em lugar de um select no banco de dados", por falta de tempo eu presumo, o colega não entendeu que se trata de um exemplo, não de uma situação real.

 

Discutir sobre qual framework é o melhor (ou em não usa-los) é como discutir sobre o melhor TIME DE FUTEBOL!

 

Sou veterano em frameworks: Zend, CodeIgniter, Cake(etc) e vi que MUITOS, iniciantes ou não, tem dificuldade em aprender e usar essas ferramentas por dois motivos: documentação em inglês e extrema complexidade.

Com o NEOS eu pretendo simplicidade, facilidade de uso e leveza (sem gordura), com foco em desenvolvedores nacionais e principalmente iniciantes.

 

Se você tiver um "tempo" veja a documentação do NEOS, os vídeos, teste o framework e... Talvês possa, quem sabe, ajudar a iniciativa.

Se tiver idéias para melhorá-lo, porque não ajudar? Criticar é muito fácil!! (eu já tentei isso: não funcionou! Criei o NEOS!)

 

Quem quiser é só fazer uma busca por: NEOS PHP Framework.

O site está em construção (atualmente usamos uma versão em Drupal), mas logo estará completo. TODA a ajuda é muito bem vinda!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Caro NEOS,

 

Meu objetivo não é entrar no âmbito pessoal. O seu projeto está ruim, é mais um framework caseiro desenvolvido totalmente sem feedback da comunidade de desenvolvedores. Não estou dizendo que não seja funcional, leve e fácil de usar, mas é pouco orientado a objetos, não implementa nenhuma interface, o MVC é um bloco inacoplável e sem possibilidades de utilizar um ORM e uma estrutura Model qualquer ou um TemplateEngine. Não há convenção. Como foi comentado, orientação a Joel Santana é f***.

 

De um modo geral, meter o pau não adianta muito. É louvável o seu esforço, mas a meu ver inútil. PHP é assim: cada um quer desenvolver suas bibliotecas. Não existe um esforço conjunto para uma ferramenta ótima, e o NEOS é mais uma destas tantas. Minhas sugestões:

 

Desenvolva um projeto.

Crie um GoogleCode para ele.

Dê espaço para os desenvolvedores.

Discuta ideias com profissionais mais experientes, arquitetos, analistas e programadores.

Estabeleça convenções, boas práticas e orientação a testes.

 

Com certeza terá MUITO mais apoio para construir algo de forma comunitaria do que apresentar um pacote fechado fácil de usar e difícil de continuar.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Caro NEOS,

 

Meu objetivo não é entrar no âmbito pessoal. O seu projeto está ruim, é mais um framework caseiro desenvolvido totalmente sem feedback da comunidade de desenvolvedores. Não estou dizendo que não seja funcional, leve e fácil de usar, mas é pouco orientado a objetos, não implementa nenhuma interface, o MVC é um bloco inacoplável e sem possibilidades de utilizar um ORM e uma estrutura Model qualquer ou um TemplateEngine. Não há convenção. Como foi comentado, orientação a Joel Santana é f***.

 

De um modo geral, meter o pau não adianta muito. É louvável o seu esforço, mas a meu ver inútil. PHP é assim: cada um quer desenvolver suas bibliotecas. Não existe um esforço conjunto para uma ferramenta ótima, e o NEOS é mais uma destas tantas. Minhas sugestões:

 

Desenvolva um projeto.

Crie um GoogleCode para ele.

Dê espaço para os desenvolvedores.

Discuta ideias com profissionais mais experientes, arquitetos, analistas e programadores.

Estabeleça convenções, boas práticas e orientação a testes.

 

Com certeza terá MUITO mais apoio para construir algo de forma comunitaria do que apresentar um pacote fechado fácil de usar e difícil de continuar.

 

Como sempre: blá, blá, Zend e melhor, CodeIgniter é o fera!, blá, blá.... E ninguém ajuda projetos nacionais!!!

 

Tudo o que foi dito pelo nosso "amigo" não é verdade! É apenas o de sempre: falar mal de qualquer coisa que não conheça!

Não conhece o projeto do NEOS, não conhece nossos colaboradores, não conhece MVC para PHP, não SABE o que é O2 em PHP, enfim não sabe do que está falando.

 

ORM?!

A abstração de dados em programação PHP (O2) está presente no NEOS, mas de forma muito mais moderna que a tratada pelos GRANDES (enormes) frameworks. Pegar dados do banco de dados e passar para a memória do PHP é redundância!

Prefiro que os programadores usem a linguagem certa para a situação certa - SQL é preferível à Active Records e outras coisas do gênero. Por exemplo: no CodeIgniter temos um helper para criar formulários, desnecessário, afastando o programador do conhecimento (e prática) do HTML/CSS:

 

Veja o que é necessário para inserir um campo "input":

$this->load->helper('form');

$data = array(
             'name'        => 'username',
             'id'          => 'username',
             'value'       => 'johndoe',
             'maxlength'   => '100',
             'size'        => '50',
             'style'       => 'width:50%',
           );

echo form_input($data);

// Would produce:

<input type="text" name="username" id="username" value="johndoe" maxlength="100" size="50" style="width:50%" />  

Isso foi copiado do próprio manual do CI

 

Da mesma forma, trabalhar com dados (redundantemente) usando apenas PHP transforma o programador em "aleijado", só conhecendo o PHP e privando-se do conhecimento e uso do SQL, com um servidor exclusivo, dedicado a banco de dados, por tanto muito mais rápido e eficiente que o próprio PHP.

Em outras palavras, você acaba transformando o seu PHP em um sub-banco de dados - acreditem - sem necessidade!

 

Outra pessoa, no início deste tópico, falou em uso de "global"! Só tenho uma pergunta: esse cara sabe o que é global para o PHP? Eu acho que está confundindo com as extintas Variavéis Globais do PHP 3/4. Falou besteira, por falar - "chutar cachorro morto", sacou?

 

Um desafio: Compare o novo CodeIgniter (2.x) com o NEOS (ou com o BETA)!

((((OBS: Usei CodeIgniter e Zend numa série de projetos antes de parar de perder tempo com essas COISAS americanas!))))

 

Quer fazer alguma coisa util? Ajude o projeto do NEOS ou outros projetos similares, de desenvolvimento nacional. Não critique, indique os problemas com honestidade e sem partidarismos( Zenders, CI's)...

Muitos programadores estão tentando entrar no mercado e não conseguem uma ferramenta tão acessível como o NEOS. Algo que você instale e já saia utilizando; fácil.

 

Honestamente: dá para fazer isso com outros frameworks?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu li seu código fonte. É um bloco inacoplável. E SE quiser utilizar um ORM? Ninguém liga a mínima para os suas opiniões pessoais sobre desenvolvimento. Você realmente acha que este "framework", se é que pode-se chamar desta forma, é algo apresentável para uma comunidade de desenvolvedores utilizarem e contribuirem? Pelas coisa que fala, parece não saber nada sobre nada.

 

"Ajude o NEOS..." De que forma?

 

Minha opinião particular como programador: Qualquer programador php pleno desenvolve um framework como o NEOS em um fim de semana, em MVC, com OO e interfaces. Não vejo NADA abstraído nesta ferramenta.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

É legal a atitude, a iniciativa, o empreendedorismo, força de vontade e fazer algo novo, etc.

Mas, o framework neos, não pode ser divulgado como sendo um framework, pois não é.

 

Vi este tópico no ano passado no dia que foi criado pelo autor.

 

Fiz download do FW Neos, testei e examinei os códigos na época.

 

Não sei como está hoje, mas a verdade mesmo é que estava horrível.. Desculpe a palavra, mas sejamos sinceros.

 

Estamos aqui debatendo como profissionais, de forma aberta.

Se você lançar o projeto no mercado da forma como está será pior para você.

 

Um ponto muito negativo é a abordagem que faz para convencer as pessoas da comunidade a apoiá-lo.

 

Tecnicamente, o neos possui uma metodologia "equivocada" sobre os conceitos OOP e ao MVC no que tange a abstração de dados.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

hinom, eu também fiz a mesma coisa, lembro que na época o David tinha postada essas video aulas do NEOS no site dele (videoaulasbrasil) e eu assisti as 5 partes. E cheguei a conclusão que como foi proposto no começo do topico. Esse framework é apenas para ter uma 'noção' de como as coisas funcionam e não deve-se ainda ser chamado de framework.

 

Acredito que se quem criou ele estiver realmente afim de levar isso para frente, deverá disponibilizar o source(github) e recrutar voluntários para fazer ele de uma forma que consiga competir com os gringos(zend,ci).

 

Abraços e até mais :thumbsup:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O NEOS está sendo desenvolvido no GoogleCode (svn): http://code.google.com/p/neos-php-framework/

O site oficial do projeto é: http://neosphp.org

 

A versão 2 do framework sai no início de 2012 e convidamos a todos para participarem do projeto. Contribua com esse projeto BRASILEIRO, desde scripts, sugestões, testes e até mesmo críticas (como a maioria neste fórum).

 

As críticas foram de muita ajuda, pois, resolvemos todos os problemas "reclamados" e ainda acrescentamos muitos outros aperfeiçoamentos ao framework - acesse um dos endereços acima e confira.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ambiente

Windows 7 Ultimate

PHP 5.3.3

Apache 2.2.17

 

 

 

 

- Warnings de erros "Strict Standards" e outros diversos.

index.php

 

Strict Standards: Creating default object from empty value in C:\_w\tests\neos\core\Public\index.php on line 4

Strict Standards: Creating default object from empty value in C:\_w\tests\neos\core\Config\config.php on line 35

Strict Standards: Creating default object from empty value in C:\_w\tests\neos\core\Config\config.php on line 41

Strict Standards: Creating default object from empty val...

 

54425608.png

 

 

- Não segue o padrão internacionalizado. (internationalization design pattern)

- Erros básicos como uso de funções e métodos em desuso. no exemplo abaixo, trecho do código do arquivo library/neos_template.php, onde usa-se passagem por referência (Passing by Reference), supressão de erros (usando o sinal @)

 

 

function insere_area(&$arquivo,&$ret){
	global $cfg;
	global $ctrl;
	$vartemp='';
	@$view=$ctrl->_neosViews[trim($ret['name'])];

 

 

 

 

 

Ainda há diversos erros... posso descrever mais de 20 nos 5 minutos que parei para testar.

 

O MVC "melhorou" algo em 5% em relação a versão anterior, mas mesmo assim, ainda parece muito perdido. Aconselho que estude o que é MVC e quando compreender terá uma visão maior do que está fazendo, podendo assim, aprimorar.

 

Não vou comentar sobre OOP, porque o sistema inteiro é procedural com uma salada de classes..

 

Se me permite avaliar, sobre o HTML também.. usando ainda o HTML Transitional.. tudo bem, mas no mínimo deveria estar no strict, já caminhando para o HTML5

 

Codificação das páginas HTML:

<p>Veja na tabela abaixo algumas informações 

 

Utilize os caracteres especiais sem medo. Configure corretamente o charset-encode dos arquivos e do editor de textos com o qual trabalha. Sugiro o UTF-8 Without-BOM

 

 

Outra falha que continua muito grave é fazer propaganda de algo que não existe.

O site do Neos FW é bonito, organizado, tem manual e tudo mais.. Faz uma baita propaganda do Framework, sendo que não é um framework e tampouco deve ser encorajado uso em produção.

 

Respeito sua vontade em querer construir algo, a coragem em botar a cara à tapa e esforço em corrigir. Espero que entenda a crítica, repeitando também o tempo que me consumiu para avaliar o projeto.

 

Quando você tiver algo realmente bom, dê um up no tópico.. Mas uma coisa vou deixar avisado.. Se continuar fazendo propaganda de algo inexistente, infelizmente as críticas serão severas.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

palha mesmo, tava ate pensando em ver as videos aulas mas depois dessa........

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olha na minha opinião colaborar é muito bom, eu não entendo nada de framework vontade é o que não falta, mas o certo é o seguinte, o caminho é esse mesmo botar a cara a tapa, não tenha medo de falar que o Neos é um framework, não importa as críticas severas porque se você depender de gente que só sabe dá críticas severas nunca vai conseguir subir num software que você está tentando aprimorar.

Você tem todo meu apoio se é para o bem da programação.

Até mais

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Criar um Framework não é nada trivial, ainda mais se for baseado em MVC, o buraco é beeem mais embaixo!

Eu mesmo criei o meu e cada dia melhoro ele ainda mais, não está no clássico MVC, mas eu consegui fazer o que eu queria a muito tempo, no mais é ir melhorando, e esse que eu fiz está sendo próprio somente para Gerenciadores de Conteúdos para sites.

 

E cara, se você quer usar um framework, que eu testei e não gostei, porém dizem ser muito útil, é o CodeIgniter. Vá nele que é fácil de usar, porém você NÃO está programando OO usando este Framework!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.