Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Matheus Lucca Carmo

PHP é a linguagem a se seguir ?

Recommended Posts

Bom pessoal , talvez seja um assunto saturado , mas , queria a opinião de vocês .


Realmente vale a pena se dedicar exclusivamente ao PHP , querendo certificação e etc ?

 

Lendo várias matérias , vi que o PHP não é uma linguagem pedida no mercado , e como somos humanos e precisamos de dinheiro , não é uma linguagem em que o profissional é bem pago . Talvez pelo fato de qualquer pessoa ai que lê um tuto na net já acha que é programador , sai pedindo R$500,00 por sites ai .

Da até um pouco de se esforçar tanto e depois acabar que não ganhando bem . Existe ainda o .NET MVC 4 da Microsoft , é uma ótima plataforma para se trabalhar , o problema é que se trabalha com Open Source , como o PHP é sempre mais legal e melhor , mas , se não houver boa remuneração não da .

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

PHP é o que possui maior demanda e o cenário não mudará tão cedo.. Quanto a isso não há com o que se preocupar.

 

.NET é uma boa, mas vc estará limitado a ambientes Microsoft e os custos são maiores, o que não torna a remuneação maior que os do PHP.

 

O Facebook foi construído com PHP e é mantido ainda hoje com PHP e MySQL.

Pense aí quanto não deve ganhar um programador PHP da equipe de engenharia de software do FB ?

Não é qualquer sobrinho que entra lá.. pode ter certeza disso.

O mercado de sobrinhos é para os clientes amadores que não querem investir 1 centavo para construir um sistema em PHP, por isso procuram o mais barato e se possível de graça.

 

Se vc se considera acima dessa "ralé" (estou sendo pejorativo mesmo), foque-se num mercado mais profissional, que exige profissionais sérios e pagam bem por isso. Essa área é bastante carente pois muitos bons profissionais ficam de degladeando com sobrinhos ao invés de "subir de fase".

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Realmente, o PHP possui uma biblioteca de dados vasta. Há inúmeras e inúmeras possibilidades com o PHP. Há linguagens como o Perl que são poderosíssimas, mas isso não desmerece o PHP. Java é quem está no topo das pesquisas hoje em dia, logo em seguida o PHP. Mas, Java é uma linguagem "faz-de-tudo", o PHP é linguagem web, mais específica e muito mais poderosa. Inúmeros nomes de peso que você conhece utilizam linguagens como o PHP e o Perl em suas aplicações. A exemplo disso temos o Facebook e o Yahoo. O Yahoo utiliza também, em massa, o Perl em suas aplicações.

 

Enfim, só quero dizer que não há programador que conheça apenas uma linguagem, mas se focar no PHP e se especializar nessa área é algo que pode sim lhe trazer bons resultados, desde que você esteja no meio correto. Apesar da "má remuneração" que dizem por aí, um profissional programador de PHP não ganha assim tão mal, né? Basta procurar o lugar certo para se empregar, assim como disse o Hinom ;)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

É verdade , há também quem diga que bons profissionais nunca ganham mau , porém , para alguém que vai começa a aprender do zero , tem muita coisa para aprender para merecer o salário alto que um bom programador mereça , como a própria linguagem , OO , Patterns , Metodologias e etc , dai pesquisando , se vê uma diferença salarial entre o PHP e o .NET , mas talvez realmente seja pela fato que o Hinom disse , o custo para usar .NET é alto.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

a questão de salario e demanda por linguaguem X depende da região.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Na minha região, a maior procura está por desenvolvedores .NET, especificamente C#. O salário inicial está muito alto, de três a quatro vezes de um programador PHP com experiências similares. Alguns anos atrás a demanda era por programadores Java, isso sempre muda.

 

Mas como mencionei, isso é na minha região.

 

A demanda por bons profissionais PHP está começando aos poucos, algumas empresas estão investindo pesado na linguagem, mas ainda tem muito o que rolar por aqui.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O grande problema ( ou não ) do PHP não seria a facilidade com que as pessoas começam a programar com ele ? Ou talvez isso esteja mudando com o PHP OO ?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

acho q a questão é cultura desde do inicio ate hoje(um pouco menos) o php é ensinando de forma procedural monolitica! oq tem de livros e tutoriais 'ensinando' a fazer codigos de 300 linhas para mais sem o uso de funções...... e dal-he mysql_..... outra parcela da culpa é o pessoal q não se da ao trabalho de ver as datas dos tutoriais e por ultimo.... o cara não sabe ingles basico, mtos erros são resolvidos so traduzindo a mensagem q esta legivel não é um monte de hexadecimal vomitado na tela....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sim e não. Veja bem, darei um exemplo irreal e, de certa forma, similar ao que realmente acontece. Mas será o suficiente para entender.

 

"Aprendi a jogar futebol. me deram uma bola de futebol, me ensinaram que devo levar ela através de algo que chamam de "goleiras", o qual nem sei o porque é esse nome. As goleiras ficam nas extremidades do campo de futebol. Também sei que não devo usar as mãos para jogar a bola, somente o goleiro (aquele que defende as goleiras) ou quando a bola sair por uma das laterais. Se a bola sair pela linha de fundo, eu devo usar os pés para jogá-la de volta ao campo. Pronto, posso ser jogador de futebol agora, quero entrar em um time."

 

Não parece, mas é assim que acontece ultimamente com a programação. Se não houvesse todos os testes necessários no futebol (olheiros, peneirão, coletivo, etc), aconteceria o que acontece na programação, o famoso: "Ele disse que sabia jogar(programar)".

 

Os grandes times, conseguem manter um nível no elenco devido a grande barreira que impõem. Mas, e na programação, quantas empresas que eu fui fazer uma entrevista que me impuseram um teste, ou que realmente foi além do "eu sei programar isso, isso e isso"? De todas que eu fiz entrevista, somente uma fez um teste, e foi teste lógico para crianças.

 

Em algumas, exigiam o meu "curriculo". Mas não o currículo de papel, e sim códigos de bibliotecas que eu desenvolvi, e ainda pediam para eu explicar o que ocorria.

 

Saber o que acontece na linguagem de programação é fundamental, peculiaridades, erros comuns, o porque de algo deve ser feito. O que cada linha de código faz somente de olhar para ela. Além de possuir uma escrita limpa e legível de código. Tudo isso, é fundamental. Assim como ter uma longa experiência no futebol é fundamental a qualquer jogador (raras exceções dos "fenômenos").

 

Ter o primeiro contato com a programação, não indica que sou programador e já posso ir para o mercado profissional. Quando eu estava terminando a primeira cadeira de programação (faculdade), tendo tirado 10 em tudo, o professor falou para a turma o seguinte: "Pessoal, apesar de vocês se considerarem programadores, saibam que o melhor de vocês daqui, vai trazer só prejuízo para qualquer empresa, ainda tem muito caminho pela frente."

 

Foi com isso em mente, que me dediquei na programação.

 

Sobre a linguagem de programação, eu me foquei em PHP, li a maioria dos padrões Web e normas da W3C, sei as peculiaridades que ocorrem entre CSS/HTML desde o IE 6 e Firefox 1.5. Mas também tenho conhecimentos em Java e C#. Meu foco atual é PHP, óbvio, é o meu sustento e onde possuo maior conhecimento. Mas isso não indica que, se um dia o 'barco ir "a pique"', eu não irei me virar em outra linguagem. Outra coisa é, entender que apesar das diferenças entre as linguagens, no fundo, a maioria delas, seguem os mesmos princípios de programação. Um pouco de estudo, e os limites impostos em determinada linguagem, desaparecerão.

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Em algumas, exigiam o meu "curriculo". Mas não o currículo de papel, e sim códigos de bibliotecas que eu desenvolvi, e ainda pediam para eu explicar o que ocorria.

 

isso aqui é o ideal.

 

Pelo menos nos lugares fui.... basicamente a entrevista é o cara perguntar tudo q esta no curriculo....... depois é pedido q vc transcreva oq esta no cv para a 'ficha' da empresa...... agora em consultorias...... é a mesma coisa mais uma prova escrita, q o conteudo é copiado de certificações(java) e outras perguntas bem jaguaras...... por exemplo: oq é jsf, o framework hibernate serve para....

 

se a empresa não gasta um bom tempo elaborado o teste pratico ou teorico, pq eu candidato vou perder mais tempo respondendo ele?

 

o teste define quais conhecimentos o candidato deve ter.... se ele é negligenciando haha a empresa n pode falar q falta mão de obra qualificada.

 

 

opa esqueci de postar esse link: http://www.daviferreira.com/posts/programadores-php-e-agencias-web-onde-esta-o-problema

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Primeiramente ter posto a pergunta nessa área não é uma boa ideia pois vamos defender o PHP com unhas e dentes já que foi o que escolhemos.

 

de resto o pessoal já disse o que ocorre, muito estudo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mas acho que aqui que consigo opiniões sobre quem está na área . Então , isso só que estava me deixando inquieto , porque , verdadeiro programadores PHP estudam tanto e não ganham igual a um programador .NET

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

porque , verdadeiro programadores PHP estudam tanto e não ganham igual a um programador .NET

 

a finalidade dos projetos de php e c# diferem mto, o bolso do patrocinador tbm.

 

clientes q adotam php são?

clientes q adotam c# são?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

É impressão.

 

é por que .NET é muito raro ter sobrinhos pois o conteúdo que existe nessa área é minima então requer muita força de vontade logo 90% dos programadores são bons programadores.

 

PHP por ter muuuuito conteudo o cara escreve 2 linhas de código e começa procurar trabalho e faz uma caga fenomenal e ao invés de culpar o infeliz acha que isso é da linguagem por qeu afinal ele contrata outro bunda mole que faz a mesma besteira.

 

é desvalorizado por causa dos sobrinhos mas com o crescimento do OO e isso sendo cada vez mais pedida no mercado os sobrinhos irão morrer e poderemos ganhar um valor justo.

 

mas se você quer simplesmente dinheiro vai para MOBILE.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Quem nem o vinicius disse aqui nos vamos defender o PHP com unhas e dentes, mais acho que uma pergunta que pode lhe ajudar é:

 

Por que escolhemos o PHP, e por que continuamos na linguagem?

acho que as respostas lhe mostrão os beneficios da linguagem.

 

agora o ponto investir somente em php cara acho que o conhecimento não se deve limitar a uma unica linguangem ainda quando falamos de web temos ai: o JAVASCRIPT que esta cada vez mais poderoso.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vinicius

É com esse pensamento que vou continuar estudando PHP , que o OO vai mudar isso .

 

Se vocês quiserem , eu vim no fórum fazer está pergunta depois de ter lido esta matéria , principalmente lendo os comentários http://www.daviferreira.com/posts/programadores-php-e-agencias-web-onde-esta-o-problema

 

Hinom

 

Isso que você disse é verdade , o profissional tem que ter sua valorização e também tem que fazer seu marketing , mas talvez o medo seja de não achar trabalho com a valorização que você mereça , e pra quem é freela isso é foda

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

No começo inevitavelmente você vai cobrar uma merreca, mesmo se você virar um mestre igual ao neto quando for fazer seus primeiros trampos vai sair barato pois você não tem portifolio.

Cliente gosta de ver o que você fez ou faz, quando estava iniciando criei sistemas de testes e falava que estava em cliente só para aumentar o preço já que meu trabalho é bom.

 

Se pretender ir para alguma empresa eles cobram muito WordPress que é facil de mais e frameworks tais como Zend, Cake que é um pouco mais em baixo.

 

Só desejo boa sorte e qualquer dúvida pode perguntar já que você esta querendo aprender tenho certeza que não vai faltar gente pra ajudar.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vinicius

Entendi cara , e também é uma questão de experiência né . Zend Framework já ta na minha lista e valeu pelas respostas !

Com certeza farei muitas perguntas aqui , um dos pontos forte do PHP é a comunidade , o pessoal , principalmente aqui do iMasters ajudam muito !

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Entrando no tópico ae......

 

Vaga de trabalho Programador de Sistemas I => http://goo.gl/DcoFo , o que me dizem sobre as exigências e sobre a remuneração??

 

Sinceramente achei abaixo do esperado por ter tanto conhecimento envolvido nos requisitos....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sobrinhos no .NET existem tanto quanto no PHP. Eles simplesmente vivem de arrastar componentes com o Visual Studio, e seguir receitinhas de bolo. Além do que, eu JAMAIS botaria minha mão no fogo por uma linguagem/framework fechado, nas mãos da companhia de tio Bill Gate$. A Microsoft, apesar de ter melhorado nos últimos anos, ainda continua se achando a última bolacha do pacote. Cria-se um ecossistema de "God bless Microsoft" danado, se usa C# e .NET, o db vai ser MSSQL, usar cloud da microsoft, ou seja, microsoft é linda e vamos usar tudo dela. Esse vídeo é sensacional:

 

Sobre o PHP, não, não vou defender com unhas e dentes, vou criticá-lo até as unhas acabarem, mesmo usando ela e gostando dela (contraditório, não?).

 

O PHP começou certo e errado (novamente, contradições), certo pois foi para resolver um problema de forma prática, sendo assim, simplificando muitas coisas, inicialmente somente web, todavia com este fato, ele se tornou-se fraco em questão de design. Sofremos com isso até hoje, funções com nomes pavorosos, despadronização, return false e já eram os erros, tudo é função (testes unitários se tornam mais complicados em alguns casos, entre outros).

 

-> http://www.codinghorror.com/blog/2008/05/php-sucks-but-it-doesnt-matter.html

-> http://me.veekun.com/blog/2012/04/09/php-a-fractal-of-bad-design/

 

Outro problema é a popularidade e novamente é benéfico também. O benéfico e que a linguagem evolui mais rápido, possui mais suporte, mais conteúdo sobre ela e por consequência, ampliação de sua utilização, desde pequenas empresas até grandes corporações, mas tem o lado negro: por ser muito fácil, atraiu sobrinhos, veio uma "pancada" de livros "PHP & MySQL 24h-tour" e pseudos-desenvolvedores PHP.

 

Avançando mais um pouco, tivemos o PHP 4, que teve uma introdução (não, esquece .. não se tinha nem conceito de instância direito, ops...) e aí sim, chega "o cara": PHP 5: o berço do PHP maduro. Mas daí, em paralelo surgira o Rails e todos foram correr para criar frameworks, se falasse que era MVC, era como se fosse algo perfeito, todos focados loucamente em produtividade (bruxarias correndo à solta), e daí vem mais um problema: os sobrinhos se mascararam. Saber o tal MVC e dominar tudo que é framework era o profissional perfeito. Bem, quanto a linguagem teve o PHP 5.1 (exceptions, arrayobject, parte da SPL) e o 5.2 (melhorias em geral). E o ecossistema PHP, renovou-se com PHP 5.3 (namespaces, lambas, garbarage collector, mais SPL, etc.) e felizmente um framework foi muito, mas muito benéfico: o Symfony2, trouxe o PHP à um alto nível e a partir dele, vieram microframeworks como silex, slim e bibliotecas como Aura e Respect e depois o PHP 5.4, que não renovou nada, mas melhorou a linguagem em si.

 

Ainda sim, nessa altura do campeonato, o PHP tem seus defeitos, principalmente dentro do core: orgulho e conservadorismo! Parece que o PHP não pode ter nada de bom, é só aparecer uma novidade que os idosos vão lá e votam negativo e o pior é quando se fala de tipagem, parece que estamos falando de um mal e alguns vêm com argumento que isto não é possível ou é complicado (para tudo precisa de um esforço).

 

Mas saindo da história, o PHP é horrível, uma bosta, mas é a bosta mais cheirosa que temos. É open-source, guiada pela comunidade e não pelos manda-chuvas, pensada para web e não é burocrática. Eu não iria somente escolher uma linguagem por oportunidade de emprego e/ou salário, não trabalharia com algo que não gosto para apenas ter um salário melhor.

 

Existem alternativas muito melhores que o .NOT (digo, .NET), como o Ruby, o Java (sim, ele mesmo) ou até usar NodeJS. Ter as coisas fechadas é péssimo, você fica na mão de uma companhia, etc. Eu acho que sim, PHP ainda é a melhor linguagem para a web. (o Fabien Potencier do symfony disse uma frase perfeita: "O PHP pode não ser a melhor linguagem, mas é a melhor plataforma para web de todos os tempos.")

 

Se pretender ir para alguma empresa eles cobram muito WordPress que é facil de mais e frameworks tais como Zend, Cake que é um pouco mais em baixo.

 

Aí está um ponto péssimo: WordPress, não por ele, mas pela sua cultura de ser o resolvedor de tudo (ecommerce com WP é forçar barra). hoje, ainda existem programadores WordPress, digo aqueles que não sabem PHP, a linguagem deles é WordPress. WP deixa vc usar o PHP 5.2, aí está o problema também, de hosts, que não atualizam nem a pau a versão, pois o PHP para eles significa WordPress.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.