Jump to content

Archived

This topic is now archived and is closed to further replies.

FranP

Queria dicas para começar os estudos no desenvolvimento de jogos?

Recommended Posts

Se você já domina alguma linguagem de programação você deve começar por essa. Aprender uma linguagem enquanto faz o jogo pode ser um tanto frustante, porque várias vezes vai se deparar erros comuns que iniciantes tem. Aliás, jogo é um pouco mais complicado.

Se você não dominar nenhuma, procure por linguagens simples de programar como flash. Se você acha que está levando jeito com HTML5, continue em frente.

Bem, vamos a resposta que você tá pedindo. O Unity. Se você quiser usar pode, mas engines costumam limitar programação, não dá recursos para fazer ações mais complicadas, e se quiser ter mais controle do que seu jogo faz, sugiro aprender uma linguagem mesmo, como está fazendo.

Tutoriais é uma boa para começar, assim como você está fazendo.

Para ambiente de desenvolvimento pode usar Dreamweaver. Existe um pack para dar suporte ao HTML5.

Acho que acabei não respondendo sua pergunta

Você precisa definir primeiro que tipo de jogos gostaria de desenvolver.

Se você quer partir para jogos 3D então Unity3D, no entanto, você precisará aprender javascript ou c# para criar experiências melhores em seus jogos. O Unity3D é bom pq com ele você pode desenvolver para celulares e tablets, web e standalone, principalmente.

Se quer desenvolver para web, invista seu tempo em HTML5, javascript e css3, ou flash com actionscript, mas eu apostaria na 1ª opção.

Se quer desenvolver para tablets e smartphones, invista em corona SDK ou no próprio Unity3D que também oferece essa possibilidade.

abs.

Olá, Francis Piola, caso te interesse existem sites muito bons para se aprender vou postar os links caso te interesse, alguns possivelmente estarão em inglês, se não sabe inglês fica a dica www.wizard.com.br

http://www.maujor.com/index.php (css)

http://w3schools.com/html/default.asp (javascript,dom)

http://api.jquery.com/ (jquery, isso vai ser importante se você quiser criar jogos para navegador)

http://php.net (caso você queira usar da linguagem php para server-side)

http://msdn.microsoft.com/en-US/ (caso queira usar o .NET)

Para modelagem eu costumo usar blender, eu não cheguei a usar as outras mas sei que tem 3d max, maya, e até o photoshop ta modelando 3d hoje em dia.

Sinceramente espero ter ajudado.

Obrigado pessoal pelas dicas!!!

Em 07/10/2013 at 13:29, Marcos Cardoso disse:

Você precisa definir primeiro que tipo de jogos gostaria de desenvolver.

Se você quer partir para jogos 3D então Unity3D, no entanto, você precisará aprender javascript ou c# para criar experiências melhores em seus jogos. O Unity3D é bom pq com ele você pode desenvolver para celulares e tablets, web e standalone, principalmente.

Se quer desenvolver para web, invista seu tempo em HTML5, javascript e css3, ou flash com actionscript, mas eu apostaria na 1ª opção.

Se quer desenvolver para tablets e smartphones, invista em corona SDK ou no próprio Unity3D que também oferece essa possibilidade.

abs.

Caro Francis Piola, para se fazer do começo ao fim (botar a mão na massa) você só precisa saber programação e modelagem 3d. Caso queira fazer de seu jogo um produto, vai precisar de recursos diferentes, recursos que possibilitariam a comercialização de seu jogo (Estudo de viabilidade, analise de mercado, desenvolver história, definir objetivos, e muita burocracia), sendo assim uma situação diferente, sugiro no caso da comercialização no mínimo a consultoria de alguém que tenha experiência na área.

Obs: Não falei de coisas como física, inteligência artificial e as outras coisas, porque dependendo da necessidade do jogo eles exigem atenção diferente nessas coisas.

• Similar Content

• By Matheus Arcanjo
      Olá, me chamo Matheus. Sou graduado em Ciência da Computação e atualmente curso Cinema e produção audiovisual (com intuito de especializar em roteiro). Busco pessoas para parcerias e para montar projetos juntos (jogos, quadrinhos e animação), pois não sou um excelente desenhista e nem animador, mas me interesso pelo roteiro e um pouquinho de programação (bem pouquinho) caso tenha interesse em conversar, mande uma mensagem. 
    • By Cloudinbr
      desde pequeno sempre tive esse desejo ardente de poder contar uma historia através de um jogo, com um ótimo game play, historia envolvente e dinâmica etc... então assim que completei meus 16 anos, resolvi começar a pesquisar mais sobre a criação de jogos, e a uns meses atras resolvi começar a estudar c++. eu tambei baixei o Godot, que é uma engine boa para criação de jogos e esta ganhando uma certa fama ultimamente, e tambem tem suporte a c++. bem, ainda não estou programando nenhum game porque estou na metade dos meus estudos sobre c++ ainda, mais queria algumas dicas:

*é necessário estudar outras linguagens da programação para programar jogos? se sim quais vocês recomendam?

* Existe algum livro em pdf que poderia me ajudar mais a estudar c++?

*Ultimamente fiquei com duvida se realmente conseguiria fazer um jogo bom em c++, então poderiam me dar exemplos de jogos legais feitos em c++?

enfim, se quiserem me der outras dica ficarei feliz, sou relativamente um iniciante quando se trata de desenvolver jogos(ja tentei fazer uma coisa ou 2 no rpgmaker vxace mas como não sabia nada de programação e só usava os recursos do programa, saia tudo cagado ksksksks) então adoraria saber de dicas dos mais experientes no assunto :v
    • By ummlkneutro
      Bem... eu preciso de algumas dicas sobre desenvolvimento de jogos.

Desde pequeno eu fui apaixonado pelo mundo da informatica e pelo mundo dos games, por isso decidi estudar para me tornar um desenvolvedor independente de jogos. No entanto, eu meio que não tenho motivação para continuar estudando, sempre que começo uma vídeo aula eu paro de assistir depois de uns 6 ou 7 vídeos. Além disso meu computador é muito limitado, ele já não roda a maioria dos jogos recente então é meio obvio que ele não conseguiria executar engines para o desenvolvimento dos mesmos... e mesmo se rodasse eu não teria dinheiro para compra-los.

Outro ponto é a programação. Eu entrei no mundo da programação com o HTML, mais precisamente quando assisti um vídeo ensinando a programar pelo bloco de notas ;-; (eu parei de estudar HTML depois de 7 vídeos). Passado alguns meses eu comecei a estudar javascript, mas também parei. O mesmo aconteceu com Java, C++ e CSS... Como eu consigo manter a motivação para continuar estudando essas linguagens?   
    • By Werlang
      Olá. Sou o criador da plataforma gladCode, onde você cria gladiadores desde sua aparência, atributos físicos e mentais até a programação de seu comportamento, e os coloca para lutar contra gladiadores de outros jogadores em uma arena virtual.A programação do comportamento deles conta com uma série de funções, e uma vez dentro da arena eles se comportam de maneira autônoma, sem intervenção de seu mestre.
      Segue o link para o vídeo promocional da plataforma:

Visitem a gladCode no site https://gladcode.tk
      Ou a página do Facebook: https://www.facebook.com/gladcode/
      Seria uma honra ter a visita de vocês no site, bem como esclarecer todas suas dúvidas.

• By Adhara
      Olá, eu gostaria de saber se alguém pode me dar um help. Eu estou fazendo um jogo em AS3 e por algum motivo os Hit Test Object não estão funcionando.

O código é este, até onde sei não tem nenhum erro:

if (this.hitTestObject(MovieClip(parent).blocodeinterrogacao)) {
                  this.y = stage.stageHeight - 450-this.height;            
                  this.gotoAndStop("parado");
                  MovieClip(parent).moeda.visible = true;
                  MovieClip(parent).blocodeinterrogacao.x = -300;
      }
      if (this.hitTestObject(MovieClip(parent).blocodeinterrogacao2)) {
                  this.y = stage.stageHeight - 450-this.height;
                  this.gotoAndStop("parado");
                  MovieClip(parent).inscrita.visible = true;
                  MovieClip(parent).blocodeinterrogacao.x = -300;
      }

Se alguém puder me ajudar, desde já agradeço.

Important Information

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Terms of Use.