Jump to content
  • 0
LFormaggine

Erro no comando "se" no VisualG

Question

Pessoal, estou tentando fazer um jogo da velha um pouco diferente do padrão. É uma versão bem simples. Só que um dos comandos está dando problema e eu não faço ideia o porquê disso. Vejam:

algoritmo "Jogo da Velha"
var
   jogo: vetor[1..3, 1..3] de inteiro
   i, j: inteiro
   cont: inteiro
   pos1: inteiro
   pos2: inteiro
   num: vetor[1..9] de inteiro
Procedimento Topo()
inicio
   EscrevaL ("---------------")
   EscrevaL (" JOGO DA VELHA ")
   cont <- 1
   Para i <- 1 ate 3 faca
      Para j <- 1 ate 3 faca
         jogo [i,j] <- cont
         Se jogo[i,j] = num[pos1] entao
            Escreva ("|  X|")
         senao
         Se jogo[i,j] = num[pos2] entao
            Escreva ("|  O|")
         senao
            Escreva ("| ", cont, "| ")
         FimSe
         FimSe
         cont <- cont + 1
      FimPara
      EscrevaL ()
   FimPara
FimProcedimento
Procedimento JogadaJ1 ()
inicio
   Repita
      EscrevaL ("Digite a posição para o jogador (X)")
      Leia (pos1)
      Se num[pos1] = jogo[i,j] entao
         Escreva ("JOGADA INVÁLIDA. Digite outra posição")
      FimSe
   Ate num[pos1] <> jogo[i,j]
   num[pos1] <- pos1
   Topo ()
   JogadaJ2 ()
FimProcedimento
Procedimento JogadaJ2 ()
inicio
   Repita
      EscrevaL ("Digite a posição para o jogador (O)")
      Leia (pos2)
      Se num[pos2] = jogo[i,j] entao
         Escreva ("JOGADA INVÁLIDA. Digite outra posição")
      FimSe
   Ate num[pos2] <> jogo[i,j]
   num[pos2] <- pos2
   Topo ()
   JogadaJ1 ()
FimProcedimento
inicio
   LimpaTela
   EscrevaL (" JOGO DA VELHA ")
   cont <- 1
   Para i <- 1 ate 3 faca
      Para j <- 1 ate 3 faca
         jogo [i,j] <- cont
         Escreva ("| ", cont, "| ")
      cont <- cont + 1
      FimPara
      EscrevaL ()
   FimPara
   JogadaJ1 ()
fimalgoritmo

Ainda não terminou, mas há um erro de sintaxe na linha do "Se jogo[i,j] = num[pos1] entao" e "Se jogo[i,j] = num[pos2] entao". Alguém pode me dizer por quê ?

0 answers to this question

Recommended Posts

There have been no answers to this question yet

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now

• Similar Content

• By eduardodsilvaq
      function efetuarLogin ($x, $y) { $connect = db_connect(); $queryl = $connect->query("SELECT * FROM usuarios WHERE login = ". $x ." AND senha = " . $y . " "); if ($queryl->rowCount() == 0) { echo $x; echo $y; echo "<script>alert('Dados de Login incorretos.'); history.back();</script>"; exit; } else { setcookie("login",$x); header("Location:index.php"); exit; } } Esse código tem algum erro nessa linha:
      $queryl = $connect->query("SELECT * FROM usuarios WHERE login = ". $x ." AND senha = " . $y . " "); Nao consigo validar o login mesmo que os dados estejam corretos. Alguém da uma ajuda? 

• By Worn
      Fala rapaziada estou tendo alguma Warmi no meu sistema to batendo a cabeça aqui e não consigo resolver 
      https://prnt.sc/oqrcmy

linha do erro
      <?php /* * Login Class * * Desenvolvido por Gabriel Neves * Seguir cotes de desenvolvimento * */ class Login { private $tabela, $campoID, $campoLogin, $campoSenha; function __construct($tabela = 'tbl_usuarios', $campoID = 'id', $campoLogin = 'email', $campoSenha = 'senha') { // Iniciando sessão session_start(); // Definindo atributos $this->tabela = $tabela; $this->campoID = $campoID; $this->campoLogin = $campoLogin; $this->campoSenha = $campoSenha; } // ------------------------------------------------------------------------ /* * Retornando login do usuário que está na sessão * * @access public * @return string */ function getLogin() { return $_SESSION[$this->campoLogin]; } // ------------------------------------------------------------------------ /** * Retornando ID do usuário que está na sessão * * @access public * @return integer */ function getID() { return $_SESSION[$this->campoID]; } // ------------------------------------------------------------------------ /** * Trata as informações recebidas, procura o usuário no banco de dados e, se encontrado, * registra as informações na sessão. * * @access public * @param string * @param string * @param string * @return boolean */ function logar($login, $senha, $redireciona = null) { // Tratando as informações $login = mysqli_real_escape_string($login); $senha = mysqli_real_escape_string($senha); // Verifica se o usuário existe $query = mysqli_query($conexao, "SELECT {$this->campoID}, {$this->campoLogin}, {$this->campoSenha} FROM {$this->tabela} WHERE {$this->campoLogin} = '{$login}' AND {$this->campoSenha} = '{$senha}'"); // Se encontrado um usuário if(mysqli_num_rows($query) > 0) { // Instanciando usuário $usuario = mysqli_fetch_object($query); // Registrando sessão $_SESSION[$this->campoID] = $usuario->{$this->campoID}; $_SESSION[$this->campoLogin] = $usuario->{$this->campoLogin}; $_SESSION[$this->campoSenha] = $usuario->{$this->campoSenha}; // Se informado redirecionamento if ($redireciona !== null) header("Location: {$redireciona}"); else return true; } else return false; } // ------------------------------------------------------------------------ /** * Verifica se o usuário está logado * * @access public * @param string * @return boolean */ function verificar($redireciona = null) { // Se as sessões estiverem setadas if(isset($_SESSION[$this->campoID]) and isset($_SESSION[$this->campoLogin]) and isset($_SESSION[$this->campoSenha])) return true; else { // Se informado redirecionamento if ($redireciona !== null) header("Location: {$redireciona}"); return false; } } // ------------------------------------------------------------------------ /** * Finaliza a sessão do usuário * * @access public * @param string * @return void */ function logout($redireciona = null) { // Limpa a Sessão $_SESSION = array(); // Destroi a Sessão session_destroy(); // Modifica o ID da Sessão session_regenerate_id(); // Se informado redirecionamento if ($redireciona !== null) header("Location: {$redireciona}"); } } ?>  
    • By j3ffyog
      Estou estudando html e css e estou com um erro ao criar o navbar! me ajudem!

• By Salvatore
      Estou fazendo um sistema de login porém ele não consegue identificar a senha criptografada 

Como a senha e definida? a senha e definida a partir de um sistema em java(não feito por mim) então não posso editar

Exemplo de senha/Criptografada no bancos de dados
      12345m = $MD5$1a7b45ec4c0661b31f3e0cf2f2738d10@wbfqs/so33fBHLREhffQ7w==

no sistema em java ela e reconhecida como 12345m
      mas no meu sistema em php n
      alguém ajuda eu 

Meu codigo
      <?php include("admin/bd/config.php"); if (isset($_POST['Usuario']) && isset($_POST['Senha'])) { $Usuario = $_POST['Usuario']; $Senha = md5($_POST['Senha']); $get = mysqli_query($con,"SELECT * FROM nlogin WHERE Usuario = '$Usuario'") or die(mysqli_error(con)); $num = mysqli_num_rows($get); if ($num == 1) { while ($percorrer = mysqli_fetch_assoc($get)) { if (password_verify ( $_POST['Senha'] , $percorrer['Senha'] )){ $adm = $percorrer['adm']; $Usuario = $percorrer['Usuario']; session_start(); if ($adm == 1) { $_SESSION['adm'] = $Usuario; header("Location: admin/index.php"); }else{ $_SESSION['nor'] = $username; header("Location: index.php"); } } } } } Ele apenas fica travado na pagina vlogin.php e falando que a conexão com o bancos de dados foi bem sucedida(seta por mim) e não faz nada a mais, nem redireciona
    • By luizrufino
      Boa tarde pessoal, estou com dificuldade para 
      desenvolver as linhas de códigos de um problema.

Escreva um algoritmo em potrugol que leia o NOME do responsável e o número de filhos matriculados em uma escolinha de futebol. com mensalidade de $120,00, imprimir o valor que o responsável vai pagar, baseando-se na seguinte tabele de descontos

filhos matriculados        Desconto
       1                                             10%
       2 a 3                                       15%
      acima de  3                             20

Se alguém puder me ajudar, pode ser somente a estrutura básica.

Important Information

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Terms of Use.