Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

marketologo

Como cobrar? como fazer orçamento ? Quanto custa ?

Recommended Posts

tudo bem

 

espero que tenha entendido

 

Numa negociação, avaliando em primeira pessoa, o que vale é o que você argumenta e não o que você ouve (não quer dizer que é irrelevante aquilo que ouve).

 

numa bolsa de valores, a sua cotação faria isso:

Imagem Postada

dependendo do tipo de negócio, as consequências podem ser desastrosas.

 

Na hora "H", não tem volta como numa simulação.

Se usar uma palavra errada pode perder o controle.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ola galera...

È o seguinte... A pouco tempo fiz esse site:www.fazendatransagro.com.br ...

E agora o cliente quer que eu traduza ele para ingles para ter duas versoes em portugues e ingles.

 

A duvida é o seguinte ... Quanto posso cobrar por isso?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ola galera...

È o seguinte... A pouco tempo fiz esse site:www.fazendatransagro.com.br ...

E agora o cliente quer que eu traduza ele para ingles para ter duas versoes em portugues e ingles.

 

A duvida é o seguinte ... Quanto posso cobrar por isso?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá a todos! http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif

 

Trabalho como webdesigner já há 3 anos, e até tenho a noção de valores para sites, logotipos, etc.

 

Mas recentemente fiz alguns trabalhos de tratamento de imagens e não sei quanto cobrar por isso... Também não quero enfiar a faca no cliente, porque conheço a situação da empresa, mas também não quero cobrar pouco a ponto de não valer a pena para mim... http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/ermm.gif

 

E eu não faço idéia de quanto vale isso! Vou passar os links das imagens para vocês darem uma olhada (está no Flickr):

 

Primeiro tratamento:

http://www.flickr.com/photos/26339946@N03/...57617391566570/

Comentário: Nesse não mexi muito na cor. Foi mais o trabalho do recorte mesmo (repare que tem vários "buraquinhos" no assento e encosto, o que tornou a tarefa penosa, rsrs).

 

Segundo tratamento:

http://www.flickr.com/photos/26339946@N03/...57617391566570/

Comentário: Nessa imagem, além do recorte eu também clareei a imagem, pois estava muito escuro, e nem dava para notar os detalhes.

 

Terceiro tratamento:

http://www.flickr.com/photos/26339946@N03/...57617391566570/

Comentário: Essa foi recortada e tratada. Foi bem xato fazer, pois tive que "tirar o pó" do móvel (infelizmente não sei dar um efeito brilhante na madeira).

 

Quarto tratamento:

http://www.flickr.com/photos/26339946@N03/...57617391566570/

Comentário: Essa foi recorte e tratamento também. Dei um jeito de tirar aquele exesso de brilho branco.

 

^_^

 

Bom gente, passei essas imagens para vocês terem uma ideia de meu trabalho. O que eu quero é UM ÚNICO valor para todas, e não um valor para cada. É que este cliente me passa várias, e não dá para ficar cobrando um valor em cada. Preciso de uma média entre todos os trabalhos...

 

Me sinto um pouco perdida nesse aspecto.

 

PS: Desculpa se coloquei o tópico em local errado... Ainda estou sem as manhas do forum iMasters :unsure:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fala Brunna! Então, existem várias maneiras de se calcular o preço de um serviço achei um artigo bem interessante que talvez possa te ajudar: http://www.insistimento.com.br/2008/09/16/...ra-de-trabalho/ é bem simples mas exige paciência e deve ser algo muito bem pensado.

 

Acredito que você deveria ter postado na seção de Dúvidas Gerais, mas enfim muito bem feitos seus trabalhos, sucesso. Abraço!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom gente, passei essas imagens para vocês terem uma ideia de meu trabalho. O que eu quero é UM ÚNICO valor para todas, e não um valor para cada. É que este cliente me passa várias, e não dá para ficar cobrando um valor em cada. Preciso de uma média entre todos os trabalhos...

Um valor único por tudo? É uma questão difícil assim, pois pense só: se você passa um preço 'barato' e seu cliente abusa e lhe manda mais imagens (muito) do que o esperado? Seu preço ficará de graça praticamente...

 

Bom, eu já fiz este tipo de trabalho, de limpar o fundo de produtos, e tratar o 'recorte' final... é um desgaste a fixação do preço.

 

Para evitar muitas dores de cabeças, sugiro fixar o valor por cada imagem sim. E pra esse valor, vale a dica do post acima do 'vitorclaw'.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu entendo quando vocês dizem que não tem como ter apenas um valor para este tipo de serviço, mas é que meu cliente me dá apenas esse tipo de tratamento (recorte e arrumar uma cor aqui e ali).

 

Digam então quanto seria para cada uma dessas imagens, levando em conta a qualidade que vocês consideram dos tratamentos (tem foto antes e depois de todas para comparação) e levando em conta que sou apenas freelancer (não trabalho em empresa) e que tenho 3 anos de experiencia ^_^ (e levo em média de 20min a 40min para fazer). Quais as sugestões de valores na situação que citei?

 

Eu sei que é chato ficar perguntando isso... Mas creio que todos aqui já tiveram essa dúvida uma vez na vida (a não ser que tenham começado a trabalhar em uma empresa já de cara com salario fixo, o que não é meu caso).

 

Mas, o artigo que o vitorclaw achou é realmente interessante, vou dar uma boa lida! http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/joia.gif

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se você tem ciência do tempo para execução de cada trabalho, faça o preço por hora.

 

O cálculo do preço/hora você terá que ver todos os seus gastos:

- Água/Luz/Telefone/Internet;

- Aluguel (mesmo que você não pague, inclua, um dia você vai querer mudar para uma casa maior);

- Cafezinho/Lanche/Almoço;

- Compra, atualização e manutenção dos softwares/periféricos/computadores;

 

Não esqueça de embutir seu lucro, pois tudo acima é só gasto.

 

Bem, o link do vitor tá melhor que minha explicação...

 

 

Você parece que está com receio de cobrar pelo que seu serviço vale. Se valorize!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ola galera...

È o seguinte... A pouco tempo fiz esse site:www.fazendatransagro.com.br ...

E agora o cliente quer que eu traduza ele para ingles para ter duas versoes em portugues e ingles.

 

A duvida é o seguinte ... Quanto posso cobrar por isso?

Se você possui um ingles bom o suficiente pra traduzir perfeitamente, você nao precisara de um tradutor a parte, cobre de acordo com seu tempo, quanto tempo você vai levar pra fazer essas mudanças, quantas horas irá trabalhar em um dia, em quantos dias ficará pronto... enfim essas coisas...

 

você tem que dar o escopo do projeto assim como os custos e os prazos.

 

Abs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Achei interessante e confesso que até me diverti com a situação que o hinom provocou.

Valeu como uma aula, aprendi muito com estes poucos posts.

 

A situação da pessoa falar: faço o site para você mas não sou designer. Imaginei um paciente na sala de cirurgia, chega uma pessoa de jaleco branco, ela começando a sentir os efeitos da anestesia e o "médico" no pé do ouvido do paciente:

"Vou te operar, mas não sou médico."

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Esse lance de cobrar por hora, eu particularmente acho meio fora da casinha, pelo fato de.. cliente vai atrás de você e pergunta, "quanto você cobra para desenhar e programar um website assim, assado", programador responde, "a eu cobro 60 reais a hora", cliente vira as costas e vai embora, porque, por pensar "pô, então ele vai me enrrolar 60 horas e vai me cobrar uma nota, 3600 reais". É mais profissional você fazer o website dentro de um prazo, e cobrar o preço de mercado, que claro, você tera que pesquizar. Jeito simples, pedir orçamentos em várias empresas grandes ou pequenas de criação de sites que já estão a um bom tempo no mercado. Mas é opinião própria, cada um faz do jeito que quizer. Mas acho que teria uma grande perda de clientes.

 

Abraço galera!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

boa noite pessoal, estou montando um site q tera q ter uma area restrita para o próprio cliente "dono do Site" cadastrar os usuarios q poderão fazer login dpois no site.

Para entenderem melhor é o site para uma clinica, e os exames são colocados onLine, mais a própria clinica cadastra eles qd forem fazer exames.

Mais nao sei qt poderia cobrar por isso. Alguem poderia me dar uma dica, qt é cobrado em geral por um trabalho desses.

 

Muito obrigado, té mais

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pessoal, eu sempre mechi com programação e criação de sites, mas raramente vendia alguma coisa (só para amigos) e fazia um preço pequeno por isso. Hoje um amigo meu falou que tem um conhecido que estava precisando de alguém pra mecher no site dele e tal, conversei com ele e ele disse que já tinha o site pronto e tal mas não tinha ninguém que fizesse os newsletters. Quanto eu devo cobrar por esses newsletters? Um preço fixo ou um preço/hora?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

silverfox

...Amigos não tenham medo de cobrar o valor certo expliquem aos clientes que fazer um site é como uma casa tem uma estrutura toda...

 

Vamos comparar então a programação com o mundo fisico, então depois q você terminar a estrutura da casa e o cliente pedir para você 'engenheiro civil', que quer a casa 2 metros para a direita e que mude o telhado, o que você faria? E agora se ele pedisse para você alterar a cor do layout, e etc... ? O que tem de errado nisso se fazer uma casa é igual a criar um site

 

Nunca compare o mundo fisico com o mundo virtual. by Vinicius -> improveit/xp

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

hinom, eu nao respondi sério, só estava exemplificano a utilidade do programa.

 

O fato é que fazer uma relação de banco de dados, entre AnaliseS pedido pelo cliente com cada Amostra que ele der, todas essas Amostras com um Orcamento, cada Orcamento com um Cliente e EmpresasProcedentes, tratar se é uma EmpresaProcedente ou o proprio Cliente que vai pagar, para tratar NotasFiscais de acordo.. cadastrar promocoes que eles definirem para os precos.. não é um trabalho banal... enfim, é muito mais que só isso, mas com certeza se houver um Software em uma loja para ele comprar, não será um software facil de se usar em que os leigos que trabalham la possam aprender faclimente..

 

o software que ofereco trata exatamente os requisitos que eles precisam, nao vai precisar de treinamento pois possui interface totalmente simples para qualquer usuário, fora o design...

 

enfim.... se eu contrato um pedreiro para fazer um muro em minha casa ele vai dar um valor... pode ser um valor caro ou barato, mas não vai ser um preço absurdo nem de graça, pois ele tem noção de quanto os outros pedreiros da cidade cobrariam...

 

já eu sou um pirralho que não sabe o que é trabalhar e joga pacman o dia inteiro... mas tenho um hobbie de fazer muros... fiz um muro em minha casa usando tijolos que achei na rua, um cara passou e me perguntou qnto eu cobraria pra fazer um igual pra ele.. eu aceitei pois acho fazer muros facil, mas aí quando fui falar o valor fiquei com medo de cobrar muito alto pq o cara ignoraria, e acharia outro pedreiro facilmente, e fiquei com medo de fazer papel de bobo cobrando 10 reais pra fazer um muro grande.. por tanto sai perguntano aos outros pedreiros quando eles cobrariam pra fazer, só para eu ter uma ideia, e dar um preco justo pro camarada!

 

entendeu meu dilema? hehehe

 

flou vlw

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

vou postar sem uma formatação profissional porque isso custa muito tempo e a discussão é longa. Vou usar linguagem popular e direta.. espero que fique bem claro e compreensível.. vamos lá:

 

 

#238

A questão não é comparar mundo físico com mundo virtual.. é uma parábola.

Para construir uma casa, qual o procedimento ?

 

 

versão chata, longa, com mais de 3 linhas

 

 

1. começa pelo telhado (não tem alicerce nem parede)

2. começa pela pintura das paredes (nem tem parede ainda)

3. começa pelos alicerces e paredes

4. nenhuma das opções

 

 

A resposta seria, nenhuma das opções, pois nenhuma apresenta o planejamento.

Imagine algo mais simples como a "difícil" tarefa de comprar um pão.

 

O que fazemos para comprar um pão?

Para algo tão simples, fazemos planejamento. É tão simples que nem percebemos, é quase automático.

O plano para comprar um pão envolve uma estratégia de guerra:

 

 

1. tem dinheiro?

2. como vai chegar na padaria?

3. está chovendo ?

4. está muito quente?

5. a padaria está aberta ?

6. tem o pão que você quer na padaria ?

7. o custo compensa ?

8. locomoção (a pé, de bike, carro)

9. se vai de carro, qual o custo da gasolina até lá? não seria melhor ir a pé num local mais próximo ?

10. mas você quer também aproveitar e ir na feira, então o carro vem a calhar

11. mas a feira está aberta ?

12. tem o que você quer na feira ?

13. os preços estão bons ?

14. você sabe que no dia seguinte é a promoção da feira mas na padaria não.

15. aí você teve uma idéia de negociar com o dono da padaria para fazer as prmoções no mesmo dia da feira, atraindo mais clientes. com isso você ganha uma confiança, vira sócio e os paes saem de graça.

17..

18...

19....

20.....

 

Enfim... tudo isso passa na cabeça num piscar de olhos. Podemos chamar de "planejamento".

O mesmo se dá para construir sites.

 

 

 

 

 

 

versão p*ta me&da, baralho!! que idiot*

 

 

Quando for fazer um orçamento de um produto ou serviço que não tenha um preço tabelado, basta calcular o quanto vai ser gasto.

 

Baseado no quanto foi gasto para desenvolver o produto ou serviço, obtém-se o valor de custo.

O produto ou serviço pode ser oferecido pelo valor de custo mas, qual o sentido nisso ?

É preciso ter lucro, certo? Afinal, você trabalha de graça ?

A partir do valor de custo, coloque a margem de lucro.

Como fazer a margem de lucro?

Jogue 10% ou uma porcentagem qualquer sobre o valor de custo.

Agora compare com o valor cobrado no mercado. O nome disso é "pesquisa de mercado".

Compare com os preços dos concorrentes e analise também os prós e contras de cada um, a qualidade, etc.

 

Se o seu produto ou serviço estiver com valor acima da média e não houver vantagens competitivas, reveja o seu plano de negócios e, isso implicará também nos seus custos. Reduza custos desnecessários para chegar a um preço competitivo ou crie vantagens mesmo que aumente o preço, enfim, ofereça algo diferenciado que valha a pena.

 

 

Um ponto onde muitos inexperientes ficam enrolados é a relação de custos.

Estamos num forum de web-developers, então ok, vamos usar websites como exemplo, apesar de que isso se aplica em quaisquer áreas.

 

 

Quais as ferramentas para construir um blog qualquer que seja?

 

visão de um amador:

- um computador com internet.. e chuta um valor de 4 mil reais. Vai aproveitar um "template pré moldado", faz um ajuste e pronto. Pense em cobrar uns 4 mil reais porque ficou sabendo que por aí estão cobrando nessa faxa (sem a letra "i" mesmo rss).

Prazo para terminar em 1 semana, mas para o cliente para dar um prazo de 40 dias para mostrar que é profissional e não dar impressão de que foi fácil fazer. Ótima estratégia.. empresas e profissionais também fazem isso.

 

Total: 4,100 reais (jogou 100 a mais para comemorar com caxaça ou um prensado dubão)

 

 

visão profissional:

- Computador (consome energia elétrica e quanto mais usa há a degradação do aparelho em si)

- Mão de obra (programador, designer, etc)

- Parte do custo do local de trabalho (luz, gas, água, telefone, segurança, etc..) (escritório, home-office, o que for..)

- Registro e manutenção de hospedagem, domínio.

- Custos com transporte para reuniões com cliente

- Custos de atendimento ao cliente (durante a fase de preparo do orçamento, planejamento, finalização do contrato, andamento do projeto, etc)

- Custos jurídicos (impostos, vendas, comissões, bônus, etc)

- Tecnologia (servidores, linguagens de programação, licenciamento de softwares, nomes, marcas e patentes, etc..)

- Garantia e manutenção da estrutura.

- e por aí vai... soma tudo que vai ser usado.

 

 

valor de custo: 550 reais

média do mercado, incluindo os amadores: 3 mil reais

margem de lucro: 10 à 500% (usando a média do mercado como teto)

valor final: 2.200,00 reais (400% lucro e ainda sim está metade do preço do amador)

Prazo: 15 dias (tecnicamente está pronto em 5 dias e consegue fazer mais rápido que o amador)

Vantagens: Preços acessível, eficiência, qualidade, segurança.

 

O mesmo procedimento vale para freelancers que trabalham com seriedade, profissionalismo.

 

Vamos mudar a perspectiva.

 

Coloque-se no lugar do cliente.

Qual você escolheria ?

 

O amador que pode sumir da noite para o dia ? Que pode não conseguir fazer o que foi pedido ? Que está cobrando por um serviço mal feito e sem estrutura alguma ? que pode se ausentar, ficar internado num hospital? E se for atropelado e morrer ?

você fica a ver navios..

 

 

off: eu iria postar somente as duas frases abaixo, mas resolvi escrever essa montanha de coisa aí em cima porque se não explicar com detalhes e exemplos o povo fica boiando ou interpretando de forma distorcida...

 

 

 

 

 

 

versão simples 2 linhas

 

Para formular preços é pura lógica:

Quanto gasta e quanto quer lucrar.

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.